Como uma casa pré-fabricada com wood frame é construída? Conheça o passo a passo!

Método Construtivo

A casa pré-fabricada gera a possibilidade de morar em um imóvel diferente do normal, afinal, as casas construídas neste padrão foram feitas pensando em diminuir o tempo útil de entrega do empreendimento, oferecendo também alto padrão tecnológico, como casas com a temperatura ideal e com isolamento acústico, por exemplo.

Ainda mais, as casas pré-fabricadas feitas com wood frame possuem uma forte preocupação com o meio ambiente, uma vez que esse método construtivo permite que a matéria-prima seja reflorestada na natureza.

Apesar de todos os seus benefícios, muitas pessoas ainda possuem dúvidas se morar em uma casa pré-fabricada de madeira é a melhor opção. Por isso, se você quer saber tudo sobre a construção de uma casa com wood frame, em especial a casa Alea, veio ao lugar certo. Aproveite a leitura para aprender as vantagens deste método, como uma casa de wood frame é construída e o passo a passo da construção da casa Alea!

O que é uma casa pré-fabricada?

O que é uma casa pré-fabricada | Blog Alea

O sonho de qualquer pessoa é morar em uma casa construída com qualidade, de forma mais rápida e eficiente. Saiba que é possível, através da construção de casas pré-fabricadas, que ainda por cima, são amigas do meio ambiente!

Para entender melhor, a casa pré-fabricada é um modelo de construção de casas que possui seus componentes produzidos industrialmente antes do início das obras, adiantando o tempo de entrega do empreendimento. Para isso, os engenheiros transportam todas as peças que compõem a casa até o local da obra, que será o futuro endereço do morador, seguindo o projeto de arquitetura escolhido.

Os materiais mais utilizados em construções de casas pré-fabricadas são o aço, concreto e madeira. No caso deste último componente, o método construtivo mais usado é o wood frame, uma tecnologia muito presente em países da Europa, América do Norte e Ásia.

O que é wood frame?

O que é wood frame | Blog Alea

Wood frame é um método construtivo que usa painéis em multicamadas para formar a estrutura de uma casa pré-fabricada. Assim como outras peças, os engenheiros transportam a matéria-prima diretamente da fábrica para o local da construção e montam a casa de acordo com as especificações do projeto.

Atualmente, o wood frame é a tecnologia construtiva mais utilizada nas casas de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Canadá e Suécia, chegando a alcançar a porcentagem de 90% de imóveis construídos com este sistema. Mas, no Brasil, o wood frame possui muitas tendências de crescimento, sendo o método construtivo oficial das casas Alea, especialmente pelos benefícios que apresenta, tanto para os responsáveis pela obra, quanto para os futuros moradores.

Entre essas vantagens, destacamos a agilidade na obra e no prazo de entrega, a preocupação em oferecer formas mais sustentáveis de construir uma casa e também o conforto térmico e acústico que as propriedades da matéria-prima possuem.

Características da construção com wood frame

Características do wood frame | Blog Alea

O wood frame possui algumas características próprias que diferenciam este método construtivo de outras tecnologias existentes no mercado. Ele faz uso de perfis leves, que permitem as mais variadas possibilidades de acabamento, por exemplo. Mas, para entender como funciona a construção e as vantagens do wood frame, é preciso aprender detalhadamente sobre as características do método.

Material

Por utilizar madeira extraída do reflorestamento, é um método com materiais naturais, já que a matéria-prima é replantada logo após o desmatamento para a construção.

Parede

As paredes do sistema construtivo wood frame geralmente são compostas por várias camadas, com revestimento de um material chamado Oriented Strand Board, o OSB, que são chapas de madeira que ajudam a manter a estrutura da casa mais resistente. Ainda mais, essas paredes contam com aplicações de massa cimentícia para proteção contra incêndios.

Normalmente, as chapas de OSB acompanham a estrutura de madeira, colocada ao meio, e uma aplicação de gesso para reforçar a proteção. Na mesma linha, para fazer o isolamento térmico, os profissionais preenchem as paredes com mantas que podem ser compostas com lã de vidro ou lã de rocha, materiais que reforçam a proteção acústica da casa.

Instalações

Instalações casa pré-fabricada | Blog Alea

Muito importante para o funcionamento dos sistemas elétricos e hidrossanitários, os técnicos realizam as instalações hidráulicas com a utilização de canos PVC ou PEX, contando com o reforço da membrana hidrófuga, para que assim o vapor escape e as áreas mais úmidas da casa estejam sempre protegidas.

Nos ambientes mais propícios a umidade, como cozinhas, banheiros e lavanderias, os construtores aplicam placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além da resina acrílica. Dessa forma, todos esses componentes possuem propriedades que combatem a infiltração e mofo, por exemplo.

Por fim, no caso das instalações elétricas, os técnicos reforçam completamente com fios cobertos com materiais isolantes e conduítes. Mas, essas aplicações são feitas por meio dos espaços internos entre os montantes e as placas de madeira, assegurando que os fios e instalações estarão sempre protegidos do fogo.

Lajes

Em conclusão, uma das principais características do wood frame é a construção de lajes, em especial, a laje seca e a laje mista.

A laje seca é formada pelas chapas de OSB e tem como função o contrapiso,  permitindo que seja possível a aplicação de alguns modelos de revestimentos, como cerâmica e piso laminado. No entanto, é necessário que o engenheiro tenha cuidado ao fazer uma laje seca em áreas mais úmidas. Elas devem contar com a utilização de chapas de cimento e uma camada impermeabilizante.

Por outro lado, a laje mista possui uma camada de lâmina plástica por cima das chapas de OSB, que recebe outra camada de concreto armado, podendo chegar até 5cm de altura. Diferente da laje seca, a laje mista pode receber qualquer tipo de revestimento.

Vantagens da casa pré-fabricada

Vantagens da casa pré-fabricada | Blog Alea

1. É uma opção mais sustentável

A construção de uma casa pré-fabricada com wood frame costuma ser mais sustentável e poluir menos o meio ambiente, pelo fato do método construtivo possuir componentes que não agridem a natureza, como a madeira, que é a principal base de todas as etapas da fabricação de um empreendimento.

Sabendo disso, a matéria-prima é mais fácil de ser reflorestada, o que contribui muito para a sustentabilidade do nosso ecossistema. Por fim, já que não é necessário realizar o descarte dos materiais, o wood frame demanda menor quantidade de resíduos, resultando em baixa poluição.

Na construção com alvenaria, por exemplo, é comum que os componentes básicos da obra sejam os que mais gastam energia, como a argamassa, o cimento, concreto, entre outros. Consequentemente, poluem mais a natureza.

2. Apresenta alto desempenho e qualidade

As principais vantagens de morar em uma casa pré-fabricada com wood frame estão no conforto proporcionado. Neste caso, as propriedades dos materiais utilizados garantem que a casa tenha controle térmico, isso é, se adequa a temperatura ideal do ambiente, além do isolamento acústico, evitando que você escute ruídos das casas dos vizinhos, por exemplo. Por isso, o método construtivo apresenta um bom resultado final.

Só para ilustrar, o wood frame é composto pelo OSB. Assim, em conjunto com as placas cimentícias e placas de drywall, adicionadas pelos engenheiros no processo da construção, os painéis de wood frame se tornam muito mais resistentes.

Com isso, as peças de wood frame são realmente mais duradouras. Profissionais especializados são responsáveis pelo tratamento químico, para evitar o máximo de problemas: cupins, brocas, fungos, insetos, além de intempéries, como chuvas fortes e vento.

3. A entrega da casa pré-fabricada é mais rápida

Entrega rápida casa pré-fabricada | Blog Alea

A principal característica de uma construção pré-fabricada, como na casa de wood frame, é a velocidade em que o empreendimento é construído. Além disso, as peças que compõem a estrutura da casa são fáceis para os profissionais transportarem, o que certamente facilita todo o processo.

Por isso, uma casa pré-fabricada pode ser construída em até 2 meses, dependendo da organização que a construtora terá. Esse fator é um ponto positivo tanto para os engenheiros responsáveis, quanto para quem deseja sair logo do aluguel e se mudar imediatamente.

4. Foi criada para proporcionar conforto

Como você já viu, as propriedades da matéria-prima ressaltam características que permitem que a casa seja mais aconchegante. Dessa forma, você vai poder economizar mais energia, já que não vai precisar de ar-condicionado e aquecedor, se quiser. Ainda mais, terá ambientes com acústica isolada e controle da temperatura regulado.

5. Manutenção fácil e com custo mais baixo

Você já fica preocupado ao pensar em qualquer tipo de gasto com manutenção da sua futura casa? Então saiba que a facilidade da matéria-prima de uma casa pré-fabricada com wood frame vai te ajudar a economizar com obras e reformas, por exemplo.

Para esclarecer, qualquer manutenção que você precisar fazer em casa, seja consertar um cano quebrado ou uma parede rachada, será um procedimento mais simples. Provavelmente, ele não levará mais que um dia para ser ajustado, afinal, os responsáveis irão apenas cortar a placa e realizar o reparo.

Agora, pense em como seriam essas situações em uma casa construída com alvenaria. Seria necessário, dependendo do caso, quebrar a parede para realizar o conserto, sem falar na quantidade de gastos e a sujeira que ficaria.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, a casa com wood frame também oferece maior possibilidade em relação as escolhas do futuro morador, como as cores das paredes, quais revestimentos aplicar (azulejo, porcelanato, cerâmica, drywall) e muito mais.

Conheça os componentes e materiais da casa pré-fabricada com wood frame

Componentes do wood frame | Blog Alea

Para construir uma casa com wood frame, será necessário passar por etapas parecidas com as da construção com alvenaria: montagem da estrutura, vedação e acabamento. Em primeiro lugar, tenha em mente que a base de toda a construção é a madeira, e por isso, é mais comum que os empreendimentos sejam construídos com madeira Pinus ou Eucalipto. É por isso que o wood frame é considerado uma tecnologia do sistema de Construção Energitérmica Sustentável (CES), afinal, a matéria-prima é amiga do meio ambiente e pode ser devolvida à natureza.

Sendo assim, conheça cada componente e material do método construtivo wood frame e suas funções:

1. Estrutura

A estrutura da casa é a fase inicial, pois representa a sustentação do imóvel. Aqui, temos três principais componentes:

  • Montantes: são os pilares horizontais de madeira da obra, com altura correspondente ao pé direito. Em alguns casos, podem ser produzidos com metal;
  • Travessas: peças horizontais que tem como função oferecer suporte para as janelas da casa;
  • Barroteamentos: funcionam como suporte para pavimentos acima do térreo.

2. Vedação

A vedação também é uma etapa importante da construção da casa pré-fabricada com wood frame:

  • Chapas de revestimento: são chapas do chamado OSB, que possuem espessura fina para a vedação vertical. Além disso, são reforçadas com uma camada hidrófuga, a fim de evitar qualquer tipo de infiltração;
  • Chapas de barroteamento: assim como a anterior, também podem ser classificadas como chapas de OSB, mas neste caso, a espessura é mais grossa, para a vedação dos assoalhos. Com isso, ainda ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

3. Acabamento

Por fim, a função dos componentes de acabamento é finalizar a construção e preparar a estrutura para o revestimento que o morador escolher.

  • Instalações elétricas e sanitárias: são as mesmas instalações utilizadas em casas com alvenaria, mas neste caso, atravessam as travessas. Caso seja necessário passar por montantes, essa ação deve estar prevista no projeto estrutural da casa;
  • Fitas impermeáveis de borracha: essas fitas tem a função de conectar as peças de madeira com as fundações da construção;
  • Placas cimentícias: muito importantes para manter a casa sem infiltrações, por exemplo, as placas cimentícias são mais utilizadas em ambientes propícios à umidade, como a cozinha, banheiro e lavanderia. Assim, o revestimento é aplicado por cima das placas;
  • Mãos-francesas: para concluir, a mão-francesa é uma peça que realiza o contraventamento, em outras palavras, o reforço dos montantes aplicados em obra.

Como funciona a construção da casa pré-fabricada em wood frame? Entenda o passo a passo

Construção da casa pré-fabricada passo a passo | Blog Alea

A construção da casa pré-fabricada utilizando o método construtivo wood frame é feita em etapas, para que assim, seja possível concluir a obra com qualidade e alto desempenho. A seguir, você confere o passo a passo da construção!

1. Desenvolvimento do projeto

Para começar, os responsáveis pela arquitetura e pela engenharia da obra irão definir todas as medidas dos cômodos e paredes, de forma bem detalhada para que a compra dos materiais seja uma escolha assertiva.

2. Transporte dos materiais

Em segundo lugar, como o material é feito sob medida, ocorre o transporte para o canteiro de obras, para dar início a fase de fundação.

3. Fundação

Na etapa de fundação, normalmente é mais comum encontrarmos o radier, que são lajes de concreto armado em contato direto com o solo, uma aplicação rápida e com custo baixo. Para realizar o procedimento, os construtores aplicam o concreto, criando uma laje em toda a superfície. Inclusive, esse talvez seja o único gasto que a construtora terá com concreto em toda a construção.

4. Instalação dos painéis estruturais

É uma das fases mais importantes da construção com wood frame, afinal, trata-se de todo o suporte da casa.

5. Preenchimento das paredes

Aqui, os engenheiros adicionam as mantas isolantes térmicas, cobertura e a vedação, que podem ou não serem feitas de gesso acartonado.

6. Incorporação das instalações hidráulicas e elétricas

Já com os painéis montados, serão realizadas aberturas na madeira para receber essas instalações. O acabamento exterior fica à critério do cliente.

7. Cobertura e vedação

A cobertura das construções com wood frame também são constituídas por madeira. Entretanto, nessa etapa podem ser adicionados outros materiais, desde que estejam previstos no projeto de arquitetura.

8. Acabamento externo

Para concluir o processo de construção de uma casa pré-fabricada utilizando o wood frame, o acabamento é feito no revestimento, escolhido pelo cliente e com uma gama de possibilidades. Aqui, é importante ressaltar que essas escolhas devem ser combinadas com entre o futuro morador e o projetista.

Conheça as paredes multicamadas das casas Alea!

Camadas das Casas Alea | Blog Alea

Agora que você já sabe como funciona a construção de uma casa pré-fabricada utilizando o método wood frame, é hora de conhecer as paredes multicamadas das casas Alea, que possuem alta tecnologia em 8 camadas resistentes, proporcionando conforto térmico e isolamento acústico. Descubra a seguir os detalhes de cada camada:

Camada 1

A primeira camada é a estrutura da parede, feita com madeira maciça de Pinus, quimicamente tratado para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Camada 2

Já a segunda camada conta com um painel OSB, proporcionando resistência e solidez à parede.

Camada 3

A terceira camada também é feita com um painel OSB, garantindo o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Camada 4

A quarta camada é um revestimento de manta hidrófuga, para proteção de mofo e infiltração.

Camada 5

A quinta camada é uma placa cimentícia de alta performance, para suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Camada 6

A sexta camada é uma chapa de gesso acartonado, que atua como uma preparação para um acabamento superior.

Camada 7

A sétima camada é uma pintura interna acrílica, adequada para todos os tipos de acabamento. Para concluir, essa é a última camada da parte interna da casa.

Camada 8

Por fim, a oitava e última camada é uma pintura externa em textura acrílica, que garante uma aderência perfeita. Em outras palavras, essa é a última camada da parte externa da casa.

Por que o wood frame não é popular no Brasil?

Wood frame no Brasil | Blog Alea

O wood frame é um método construtivo que foi inventado nos Estados Unidos, no fim do século XIX. A origem desta tecnologia tem relação com o aumento no número de habitantes da Costa Oeste norte-americana e com a matéria-prima disponível para a construção das casas na época. Então, a solução foi aproveitar a madeira que sobrava e desenvolver esse método. Assim, com o passar dos anos, os responsáveis descobriram que o wood frame é muito mais sustentável, eficaz, seguro e econômico do que os sistemas construtivos já existentes.

No Brasil, o wood frame começou a aparecer apenas em meados do ano de 2009. Foi em 2016 que o primeiro empreendimento com wood frame no Brasil foi construído: trata-se de um edifício, localizado no estado do Paraná.

Apesar disso, o Brasil ainda não possui mão de obra especializada na técnica, pelo fato da alvenaria convencional possuir muita força no país. Estima-se que 88% das residências brasileiras sejam construídas com alvenaria, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, não é impossível afirmar que daqui há alguns anos o wood frame se tornará uma tendência no país, afinal, possui um forte apelo à sustentabilidade, que também é um fator chave na decisão de escolher aonde morar. A Alea, por exemplo, entende as vantagens deste método construtivo, apostando na produção de casas em condomínios com wood frame.

Normas técnicas do wood frame

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ainda não existe uma regra em específico sobre edificações com wood frame. No entanto, a ABNT NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira deve ser consultada para critérios gerais de dimensionamento estrutural do empreendimento.

Complementando o projeto, você pode encontrar essa documentação no site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais).

Casas pré-fabricadas: wood frame na Alea

A Alea tem como missão construir casas pré-fabricadas utilizando o wood frame, pois entende que este método construtivo é o que mais oferece preservação da natureza, economia na obra, vantagens como conforto térmico e isolamento acústico, fazendo com que a sua casa seja entregue em menos tempo e proporcionando uma nova experiência de vida.

Está pensando em morar em uma casa com wood frame? Então conheça a Alea e como podemos te ajudar a realizar o seu grande sonho!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

2 respostas para “Como uma casa pré-fabricada com wood frame é construída? Conheça o passo a passo!”

  1. Vera Burger disse:

    A casa é decorada?

    • Blog Alea disse:

      Oi, Vera. Tudo bem? A casa é entregue com revestimento nas áreas úmidas (cozinha, banheiro e lavanderia) e sem revestimento nos demais cômodos, para que você possa personalizar a sua casa Alea da forma que preferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(2) Comentários
  • Vera Burger

    A casa é decorada?

  • Blog Alea

    Oi, Vera. Tudo bem? A casa é entregue com revestimento nas áreas úmidas (cozinha, banheiro e lavanderia) e sem revestimento nos demais cômodos, para que você possa personalizar a sua casa Alea da forma que preferir.