Casa de wood frame: 12 mitos e verdades sobre o tema

Método Construtivo

Apesar da construção de uma casa wood frame ser mais comum em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, muitas pessoas ainda não conhecem o método construtivo e acabam optando por comprar casas fabricadas com alvenaria. A partir disso, muitos mitos e questionamentos de interessados em saber mais sobre essa tecnologia surgiram.

No entanto, o wood frame possui grande relevância no mercado de construção civil. Afinal, é um método sustentável, com excelente custo-benefício e que apresenta uma estrutura de qualidade.

Você ainda possui dúvidas quanto a construção com wood frame, se ela é segura e principalmente, se cumpre o seu papel? Se a resposta for sim, continue conosco até o final deste conteúdo para descobrir 12 mitos e verdades sobre a casa wood frame.

O que é wood frame?

O que é wood frame | Blog Alea

Para começo de conversa, wood frame, que significa “estrutura de madeira”, é um modelo de método construtivo que usa painéis em multicamadas para formar a sustentação na construção de uma casa. Os construtores retiram a matéria-prima do wood frame diretamente do reflorestamento, permitindo a montagem de casas com até 5 pavimentos.

Criado no final do século XIX nos Estados Unidos, é muito comum encontrar esse método presente também em casas construídas na Alemanha, Japão, Canadá e Suécia. O wood frame conta com uma série de benefícios: menos poluição, mais sustentabilidade, entregas mais rápidas e economia de energia, por exemplo.

Sendo a principal tecnologia de construção desses países, no Brasil o wood frame ainda é pouco utilizado, mas possui uma tendência positiva de crescimento, como no caso da Alea, que usa esse método na fabricação de suas casas. Sem dúvidas, o wood frame deve se tornar uma tendência no país, principalmente pela característica de ser uma forma mais sustentável de construir uma casa, prática essa que os brasileiros valorizam, além de ser mais econômico e seguro.

Como funciona a construção em wood frame?

Construção wood frame | Blog Alea

Para entender como os engenheiros aplicam este método construtivo na montagem de uma obra residencial, é necessário conhecer as suas principais características. Em primeiro lugar, você deve saber que o material é o grande diferencial desse sistema, principalmente pelo destaque da matéria-prima em relação à sustentabilidade.

Em segundo lugar, as paredes de wood frame possuem multicamadas responsáveis por garantir mais resistência, durabilidade, proteção e claro, conforto. Essas camadas possuem técnicas e componentes diferentes, cada um com um objetivo para tornar a construção única. Só para ilustrar, as camadas das casas de Alea contém madeira quimicamente tratada, painéis OSB (Oriented Strand Board), manta hidrófoga para proteção de fungos e umidade, placa cimentícia para suportar variações de tempo, gesso acartonado e muito mais.

Na montagem da casa wood frame, os profissionais realizam instalações específicas para a elétrica, onde os fios são seguramente protegidos com material isolante. Por outro lado, para a parte hidráulica, os responsáveis pela estrutura utilizam canos PCV e PEX, que também contam com o apoio de placas contendo antifúngico, que são mais comuns de serem encontradas nas áreas úmidas da casa (banheiro, lavandeira e cozinha, por exemplo).

Para finalizar, na construção com wood frame também é possível construir lajes mistas, que possuem camadas de lâmina por cima das chapas de OSB, adicionando mais uma camada de concreto, reforçando a sua resistência e também lajes secas, que basicamente possuem a função de contrapiso. Assim como a laje mista, possui chapa de OSB e permite a aplicação de revestimentos.

Quais são os componentes do wood frame?

As propriedades que formam o método construtivo wood frame se encaixam em três grupos: estrutura, vedação e acabamento. Vale destacar que essa tecnologia faz parte do Sistema de Construção Energitérmica Sustentável, mais conhecido como CES, já que a matéria-prima é madeira de reflorestamento.

A base do wood frame também pode ser utilizada tanto na estrutura quanto nas paredes multicamadas. Geralmente, as madeiras que fazem parte do processo são o Eucalipto ou a Pinus. A seguir, conheça cada componente das etapas de construção da casa wood frame:

De estrutura

Todos os componentes estruturais representam a sustentação da construção, sendo os principais:

  • Montantes: são os pilares da obra que correspondem à altura do pé direito;
  • Travessas:  peças horizontais que dão suporte para as janelas;
  • Barroteamentos: pavimentos que ficam acima do térreo.

De vedação

Assim como na fabricação de casas com alvenaria, o wood frame conta com componentes de vedação que são as chapas de revestimento e de barroteamento:

  • Chapas de revestimento: específicas e reforçadas para evitar infiltrações, também conhecidas como OSB, são chapas para vedação vertical;
  • Chapas de barroteamento: assim como a anterior, também são chapas de OSB, mas com uma espessura mais grossa, já que realizam a vedação dos assoalhos da casa. Igualmente, contribuem para a contenção lateral de barrotes e travessas.

De acabamento

Para a última etapa, o acabamento é responsável pela finalização e entrega da obra para que o morador possa aplicar o revestimento do seu gosto.

  • Placas de cimento: os construtores aplicam as placas nas áreas mais úmidas da casa para reforçar a segurança;
  • Fitas impermeáveis de borracha: ligam as peças de madeira às fundações da construção;
  • Instalações elétricas e hidrossanitárias: representam os equipamentos que cuidam da energia e saneamento;
  • Mão-francesa: para concluir, a mão-francesa realiza o reforço dos montantes das extremidades da obra, também conhecido como contraventamento.

Conheça as principais vantagens do wood frame

Vantagens | Blog Alea

Apesar de ser pouco conhecido, o wood frame conta com uma série de vantagens que podem te surpreender, sendo mais sustentável do que a alvenaria, por exemplo. Saiba quais são os benefícios desse método construtivo a seguir.

É um método sustentável

Estima-se que aproximadamente 90% das construções nos países em que o wood frame possui mais força utilizam o método construtivo em sua base. Essa escolha não é atoa, afinal, a matéria-prima do wood frame é fácil de ser reflorestada, ao contrário de resíduos de sobras que costumam aparecer em construções de alvenaria: argamassa, concreto e areia são apenas alguns dos exemplos de itens que poluem o meio ambiente.

Com isso, outros benefícios surgem a partir da sustentabilidade que o wood frame proporciona: economia de energia e também a aprovação dos clientes que se preocupam com casas mais sustentáveis.

Proporciona conforto térmico e isolamento acústico

Você sabia que a fonte do wood frame absorve até 40 vezes menos calor do que uma parede feita com alvenaria? A composição natural da madeira conta com propriedades que ajudam a diminuir a energia. Ou seja, permite que seja possível estabilizar a temperatura do ambiente, economizando também nos gastos com ar-condicionado ou aquecedor.

Por fim, a propriedade do material é isolante natural contra ruídos, evitando que você escute barulhos altos do seu vizinho. Bom demais, né?

Possui um prazo de entrega mais rápido

A construção com alvenaria possui diversos processos até a sua finalização. Essas etapas podem demorar mais do que o previsto para quem deseja sair do aluguel. Em contrapartida, os engenheiros responsáveis pela obra costumam entregar uma casa feita com wood frame mais rápido, devido a dois fatores importantes: a preparação das peças pré-fabricadas e o peso da matéria-prima. Eles conseguem realizar o transporte com mais facilidade, principalmente se o deslocamento for feito da fábrica até o local da futura residência.

Por isso, mais uma vantagem desse método construtivo é ter um prazo de entrega mais rápido. Para concluir, essas características facilitam o trabalho dos construtores, resultando em uma obra mais segura e com menos erros.

É de fácil manutenção

Apesar de ser um método seguro, sabemos que problemas podem surgir: infiltrações, vazamentos, rachaduras, e por aí vai. Porém, considerando todas as dificuldades e resultados negativos de uma obra feita com alvenaria, o wood frame foi feito pensando em resolver esses problemas, e com isso, é mais fácil realizar alguma manutenção ou mudança de uma casa construída através desse método.

Digamos que um cano se rompa, provocando um vazamento. Em uma feita com alvenaria, seria necessário até mesmo quebrar a parede para consertar o problema. Por outro lado, como a casa wood frame é feita com um material leve, apenas realizar o corte da placa e colocar o reparo em prática já são suficientes. Além de ser mais fácil, também economiza gastos com reformas.

Garante boa resistência e durabilidade

Seguindo nessa linha, o tratamento realizado em todas as peças de wood frame é feito pensando em evitar intempéries (vento forte, temporal, extremo calor) e também insetos (cupins, brocas e fungos). Dessa forma, a casa wood frame possui uma durabilidade de até 50 anos. Ademais, possui componentes que reforçam toda a estrutura do imóvel, que você vai conhecer mais adiante.

Permite a escolha dos revestimentos

Para finalizar a série de vantagens do wood frame, ao final da montagem da casa é possível que você escolha quais serão os revestimentos utilizados nas paredes, como por exemplo azulejo, porcelanato, tinta, cerâmica e muito mais. Você também pode utilizar o dry wall.

Parede wood frame: conheça as camadas da casa AleaCamadas das Casas Alea | Blog Alea

Apesar de se tratar do mesmo método construtivo, os profissionais da Alea fabricam as paredes de wood frame de forma única, contando com uma estrutura mais resistente e que protege a sua casa contra intempéries e insetos, além de proporcionar conforto térmico e isolamento acústico. Conheça como é feita a montagem das paredes das casas de Alea a seguir:

Camada 1

A primeira camada é a estrutura da parede, feita com madeira maciça de Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Camada 2

Já a segunda camada conta com um painel OSB, proporcionando resistência e solidez à parede.

Camada 3

A terceira camada também é feita com um painel OSB, garantindo o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Camada 4

A quarta camada é um revestimento de manta hidrófuga, para proteção de mofo e infiltração.

Camada 5

A quinta camada é uma placa cimentícia de alta performance, para suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Camada 6

A sexta camada é uma chapa de gesso acartonado, que atua como uma preparação para um acabamento superior.

Camada 7

A sétima camada é uma pintura interna acrílica, adequada para todos os tipos de acabamento. Para concluir, essa é a última camada da parte interna da casa.

Camada 8

Por fim, a oitava e última camada é uma pintura externa em textura acrílica, que garante uma aderência perfeita. Em outras palavras, essa é a última camada da casa.

Verdades sobre a casa wood frame

Madeira de reflorestamento | Blog Alea

Apesar de ser um método confiável e seguro, por ainda não conhecerem o potencial do wood frame, muitas pessoas se questionam se essa técnica é realmente eficaz. Pensando nisso, trouxemos 6 verdades e 6 mitos sobre esse sistema construtivo.

1. A casa wood frame é mais confortável do que um imóvel feito com alvenaria?

Sim, é verdade. Isso acontece porque a matéria-prima utilizada na composição proporciona muito mais conforto térmico e acústico. Em outras palavras, a casa sempre está com a temperatura equilibrada, seja em dias quentes ou frios. Além disso, esse benefício também contribui para a economia de energia e consequentemente a redução de gastos com as contas de casa, já que contando com a regulagem ideal da temperatura, não é necessário usar ar-condicionado ou aquecedor, por exemplo.

2. Posso fazer reformas em uma casa wood frame?

É possível realizar obras ou reformas em uma casa construída à base de wood frame. Aliás, a madeira é um material fácil de ser manuseado, e por isso o método construtivo faz com que esse processo seja ainda mais simples do que em casas com alvenaria. Por fim, pela sua facilidade, você também economiza mais tempo e dinheiro, que são essenciais para toda reforma.

3. Esse método construtivo é mais sustentável?

Verdade! Como se sabe, a alvenaria é uma forma de construção que utiliza argamassa, blocos de concreto, pedras, tijolos e por aí vai. Só para ilustrar, depois que os responsáveis finalizam a obra, eles descartam os materiais, e é nessa hora que pode acontecer poluição.

Por outro lado, como a base de uma casa wood frame é a madeira, os profissionais realizam o descarte o adequado para o meio ambiente, afinal, eles irão devolver a madeira e reflorestar ela futuramente, tornando este método construtivo mais sustentável do que a alvenaria.

4. A construtora entrega a casa wood frame mais rápido?

Como você sabe, o wood frame conta com o auxílio de materiais pré-fabricados para completar todo o processo de construção. Além disso, como os engenheiros transportam as peças e painéis com facilidade da fábrica até o local da obra, o prazo final dela costuma ser mais rápido do que de casas feitas com alvenaria, o que com certeza é um grande benefício para quem deseja se mudar logo.

5. O material da casa wood frame proporciona mais economia de energia elétrica?

Verdade. Morando em uma casa feita com wood frame, você poderá economizar mais energia elétrica. Isso acontece porque a madeira possui componentes que gastam menos energia e também porque este método foi construído pensando em oferecer isolamento acústico e estabilidade térmica para as casas. Ou seja, você não vai precisar gastar energia e dinheiro com ar-condicionado ou aquecedor, já que a casa sempre vai estar na temperatura ideal.

6. As camadas da casa Alea são duradouras e resistentes?

Sim. Em comparação com as fabricantes do mercado, as paredes de wood frame das casas Alea possuem uma forma exclusiva de fabricação, contando com uma estrutura mais resistente e fabricada para proteger sua casa de intempéries e insetos como cupins e brocas. Estima-se que a casa Alea pode durar por até 50 anos.

Mitos sobre a casa wood frame

Método construtivo | Blog Alea

Descubra quais são os mitos sobre a casa wood frame.

7. A madeira da casa wood frame pode atrair cupim?

Os profissionais especializados da área tratam o material que é utilizado na composição do wood frame em um processo químico rigoroso e aprovado por normas do segmento de construção civil, gerando proteção contínua contra cupins, brocas e demais interferências. Com isso, a casa wood frame não possui risco de ser contaminada com esses insetos.

8. Minha casa pode pegar fogo?

Mito. Antes da entrega da casa, os responsáveis aprovam toda a estrutura do wood frame com base em normas técnicas. Por isso, as casas não possuem risco de incêndio. Só para ilustrar, as paredes contam com o gesso acartonado pelo lado de dentro e com a placa cimentícia por fora, ou seja, esses dois materiais são isolantes naturais contra qualquer risco de fogo. Ainda mais, em todos os pontos de elétrica do imóvel existe um revestimento com uma camada de proteção de lã de rocha. Em outras palavras, esse material também é um protetor natural contra o fogo, permitindo que a sua casa esteja sempre segura e livre desse tipo de risco.

9. É verdade que a madeira das paredes é frágil e não suporta peso?

As paredes das casas Alea possuem 8 camadas de proteção, cada uma com uma função específica. Assim, todas foram fabricadas pensando em proteger a estrutura da casa contra vento, chuva, insetos, instalações com peso e por fim, receber o acabamento que você escolher.

Na mesma linha, as paredes comprovadamente suportam até 4,5 toneladas de peso. Dessa forma, é permitido que você instale armários, pias de mármore ou granito e televisores, já que a estrutura feita com OSB suporta cargas mais elevadas.

10. A madeira precisa ser tratada novamente?

Não precisa. O material utilizado na construção não passa por outro tratamento químico, exceto em casos de avarias, como pode acontecer com infiltrações e vazamentos, por exemplo. Por outro lado, é importante realizar a manutenção da parte externa das paredes (limpeza e pintura), como em uma casa feita com alvenaria.

11. Pode acontecer do banheiro se deteriorar com o tempo?

Locais como banheiro, cozinha e lavanderia são conhecidos por serem mais suscetíveis à umidade em uma casa. Entretanto, o método construtivo de wood frame não permite que esses ambientes sejam afetados. Isso acontece pois no período de tratamento químico, que é feito com base em normas oficiais da construção civil, as áreas mais úmidas recebem uma avaliação rigorosa. Para resumir, não é possível que essas áreas sofram qualquer deterioração com o passar do tempo.

12. É verdade que a casa feita com wood frame é menos resistente do que a casa feita com alvenaria?

Não. As casas construídas utilizando o método wood frame possuem a mesma resistência e qualidade das casas feitas com alvenaria, sendo inclusive casas mais sustentáveis e com prazo de entrega mais rápido. Além disso, elas são certificadas pela norma NBR 15.575.

Como funciona a construção da casa Alea com wood frame?

Casas Alea | Blog Alea

Como você viu, o wood frame é uma tecnologia inovadora, que possui uma proposta sustentável e econômica. Ainda mais, esse método construtivo possui mais vantagens em comparação com a alvenaria, que atualmente é uma proposta menos sustentável e que pode ser cara para as construtoras. Além disso, o processo de fabricação é rápido, fazendo com que a sua casa seja entregue em menos tempo. É a proposta ideal para quem quer sair do aluguel e conquistar a casa própria!

Sabendo disso, as casas Alea foram construídas para oferecer mais resistência, durabilidade e conforto para você e para sua família. Por isso, os residenciais Alea oferecem o melhor da evolução da construção, seguindo todas as exigências e oferecendo tanta segurança quanto a alvenaria.

Nossos profissionais constroem casas com paredes de 8 camadas cada uma, que possuem a função de oferecer conforto térmico, isolamento acústico, vedação e um ótimo acabamento.

Ainda mais, a estrutura das casas Alea são registradas e autorizadas pela norma de desempenho NBR 15.575, que garante a segurança e certeza de que você irá morar em uma casa de qualidade!

Quer saber mais sobre a Alea e o que ela pode oferecer para você?

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar.

Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.