O que é wood frame?

Método Construtivo

Atualmente, existem muitas tecnologias na construção civil que permitem produzir empreendimentos com mais rapidez, menos custo e preservando o meio ambiente. Um exemplo é o wood frame, um sistema desenvolvido nos Estados Unidos.

Descubra o que é wood frame, como funciona, seus benefícios e por que esse método construtivo pode ser uma excelente opção para a sua casa.

O que é wood frame?

O que é wood frame | Blog Alea

Wood frame, que significa estrutura de madeira, é uma técnica de construção que utiliza painéis com multicamadas na estrutura de casas e edifícios. Em resumo, o método construtivo wood frame foi criado no final do século XIX nos Estados Unidos. Até hoje segue sendo um dos mais utilizados no país.

Inegavelmente, o wood frame ganhou visibilidade e passou a ser muito usado em países como Canadá, Alemanha e Suécia. Apesar de ter ganhado relevância em diferentes territórios, no Brasil a utilização ainda não é ampla, mas a cada ano mostra um crescimento. Por exemplo, as casas em condomínio fechado da Alea, são fabricadas com esse método.

Só para ilustrar, entre as principais vantagens do wood frame está a utilização de materiais sustentáveis. Com isso, a obra se torna muito mais sustentável, gerando uma série de benefícios como redução no custo, preservação do meio ambiente e valorização do imóvel.

Wood frame no Brasil

Para entender melhor como o wood frame surgiu e toda a sua história, vamos voltar um pouquinho no passado. No final do século XIX, o número de habitantes da Costa Oeste dos Estados Unidos cresceu de forma muito acelerada. Por isso, era preciso encontrar uma maneira rápida e eficiente para abrigar toda essa população. Como na região havia muita madeira disponível, ela foi o principal material usado para construir as moradias, dando início a um novo método construtivo, o wood frame. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a técnica do wood frame foi evoluindo, se tornando ainda mais eficiente, segura, sustentável e econômica.

No Brasil, o wood frame começou a aparecer por volta do ano de 2009, mas sem muito conhecimento por parte do setor de construção. Mas em 2016, tivemos o primeiro empreendimento feito por aqui com esse método construtivo, um edifício no estado do Paraná.

Se você está se perguntando o motivo do wood frame ainda ser pouco usado no Brasil mesmo apresentado diversas vantagens, a resposta é simples. A alvenaria é uma tradição na construção civil do nosso país. Além disso, não temos disponível mão de obra especializada em grande escala, entre outros detalhes.

O wood frame tem futuro no Brasil?

Wood frame no Brasil | Blog Alea

Sem dúvida o wood frame tem futuro no Brasil e ainda pode se tornar uma grande tendência, principalmente pelo forte apelo de sustentabilidade. Afinal, os brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de preservar o meio ambiente, com isso, as escolhas ficam mais seletivas, incluindo no setor de moradia.

Apesar de ainda serem muito pontuais, o Brasil já conta com empresas especializadas nesse método construtivo mais eficiente e sustentável. Por exemplo, a Alea é uma construtora que produz casas em condomínios com um método construtivo que utiliza painéis multicamadas na sua estrutura.

Do que o wood frame é composto?

O wood frame é composto por diferentes materiais, entre eles, a madeira, que pode ser usada tanto na estrutura, quanto nas paredes que possuem multicamadas. Em outras palavras, esse método construtivo conta com diversos elementos que garantem a maior qualidade, segurança e durabilidade da obra.

Este tipo de tecnologia construtiva faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que também conta com o steel frame, que utiliza aço.

Componentes estruturais do wood frame

Só para ilustrar, os componentes estruturais são a base de sustentação da casa ou do edifício. Ao todo, existem três considerados os principais. Confira.

Montantes

Os montantes representam os pilares da obra que correspondem à uma altura do pé direito.

Travessas

As travessas são as peças horizontais que funcionam como suporte para as janelas.

Barroteamentos

Os barroteamentos funcionam como um tipo de pavimento acima do térreo.

Componentes de vedação do wood frame

Assim como na alvenaria, a construção em wood frame necessita de vedação. E para isso, existem dois componentes principais, que são:

Chapas de revestimento

São chapas de OSB (Oriented Strand Board), específicas para a vedação vertical. Assim, são feitas com uma espessura mais fina e reforçadas para evitar qualquer tipo de infiltração.

Chapas de barroteamento

Também são chapas de OSB, assim como as de revestimento, mas com uma espessura mais grossa para a vedação dos assoalhos. Além disso, auxiliam na contenção lateral de barrotes e travessas.

Componentes de acabamento do wood frame

Por fim, os construtores e engenheiros utilizam os componentes de acabamento para finalizar a obra.

Placas de cimento

Aplicadas em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Fitas impermeáveis de borracha

Responsáveis por conectar diferentes peças às fundações da construção.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Configuram as mesmas instalações utilizadas em uma construção com alvenaria.

Mão-francesa

Realizam o reforço dos montantes das extremidades da obra, também conhecidos como contraventamento.

Principais características do wood frame

Características do wood frame | Blog Alea

Assim como os tipos de materiais, o wood frame possui características específicas que determinam o passo a passo do seu método construtivo e acabamentos. Confira algumas das suas principais características.

Material

Com toda a certeza, os materiais estão entre os diferenciais do wood frame, pois esse sistema destaca elementos sustentáveis em sua composição. Principalmente quando comparado aos usados na alvenaria tradicional.

Parede em Camadas

As paredes wood frame possuem multicamadas em sua estrutura, garantindo resistência, segurança, durabilidade e também o conforto térmico e acústico. Vale destacar que cada camada tem uma função diferente e conta com matérias-primas distintas. Por exemplo, há revestimentos de OSB, placas de gesso e de cimento, mantas, madeira maciça, entre outros.

Instalações

As casas de wood frame também possuem características específicas em suas instalações. As hidráulicas são feitas com canos PVC e PEX. Por outro lado, nas instalações elétricas são utilizados apenas os fios cobertos com material isolante. Há ainda as placas com antifúngico, instaladas nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

Lajes

Por fim, uma característica do wood frame é a construção de lajes, sendo dois tipos: a mista e a seca. A laje mista possui uma camada de lâmina por cima das chapas de OSB, que recebe outra camada de concreto, disponível para aguentar qualquer tipo de revestimento. Em contrapartida, a laje seca tem a função do contrapiso, ela também é feita com OSB e permite a aplicação de revestimentos de cerâmicas e laminados.

Paredes multicamadas das casas Alea

Parede wood frame | Blog Alea

As paredes de wood frame das casas Alea são feitas com alta tecnologia e possuem 8 camadas em sua estrutura. Além de muito resistentes, proporcionam conforto térmico e isolamento acústico. Descubra a seguir os detalhes de cada camada:

Camada 1

A primeira camada é a estrutura da parede, feita com madeira maciça de Pinus, quimicamente tratado para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Camada 2

Já a segunda camada conta com um painel OSB, proporcionando resistência e solidez à parede.

Camada 3

A terceira camada também é feita com um painel OSB, garantindo o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Camada 4

A quarta camada é um revestimento de manta hidrófuga, para proteção de mofo e infiltração.

Camada 5

A quinta camada é uma placa cimentícia de alta performance, para suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Camada 6

A sexta camada é uma chapa de gesso acartonado, que atua como uma preparação para um acabamento superior.

Camada 7

A sétima camada é uma pintura interna acrílica, adequada para todos os tipos de acabamento. Para concluir, essa é a última camada da parte interna da casa.

Camada 8

Por fim, a oitava e última camada é uma pintura externa em textura acrílica, que garante uma aderência perfeita. Em outras palavras, essa é a última camada da parte externa da casa.

Como uma casa em wood frame é construída?

Assim como em outros tipos de construções, o wood frame possui um passo a passo de toda a sua metodologia de produção. Em primeiro lugar, é importante ter em mente que todos os materiais, componentes, mão de obra e etapas do processo de construção devem estar alinhados com as recomendações da norma NBR 7190/1977 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Vale lembrar que os painéis de wood frame e as estruturas com multicamadas, normalmente são feitas em fábricas especializadas. Depois de prontas, essas peças são levadas até o terreno onde ficará a casa, para que assim, sejam montadas e finalizadas.

Confira o passo a passo da construção de uma casa wood frame:

Passo 1 – Projeto

Nessa fase a casa é totalmente projetada. É definida a planta, as medidas dos cômodos e das paredes, posição de janelas e portas, entre outros detalhes. Após o planejamento, todas as peças começam a ser fabricadas.

Passo 2 – Transporte

Depois de fabricadas, as peças são transportadas até o terreno onde a casa será construída.

Passo 3 – Fundação

Nesta etapa, utiliza-se o radier, um tipo de fundação rápida e de baixo custo. Consequentemente, cria-se uma laje na construção com concreto.

Passo 4 – Montagem da estrutura

A estrutura é a grande responsável pela sustentação da obra. Nesse sentido, a parede de wood frame é feita em camadas, ou seja, os profissionais colocam a madeira no meio e em seguida adicionam as placas de diferentes materiais, como a placa cimentícia e de gesso.

Passo 5 – Preenchimento das paredes

Após isso, o profissional habilitado realiza o preenchimento das paredes com mantas que dão vida ao isolante térmico. Consequentemente, inicia-se a cobertura de vedação.

Passo 6 – Instalações Elétricas e Hidráulicas

Para realizar todas as instalações elétricas e hidráulicas que uma casa necessita, são feitas aberturas no wood frame. Por fim, o acabamento é feito de acordo com as escolhas do futuro morador.

Passo 7 – Vedação e Cobertura

Normalmente, a cobertura de casas construídas com wood frame é feita com madeira. Porém, é permitido utilizar outros tipos de materiais, desde que estejam previstos no projeto a fim de evitar qualquer mudança adversa.

Passo 8 – Acabamento

Como já citado anteriormente, o acabamento pode ser escolhido pelo cliente e também pelo responsável do projeto. Com isso, existem muitas possibilidades de tons e acabamentos para esta etapa.

Vale ressaltar que os materiais mais indicados para o preenchimento que irá garantir o conforto térmico podem ser as mantas de lã de vidro ou rocha. No entanto, no caso das áreas mais úmidas, como banheiro e cozinha, as placas cimentícias contam com selador anti-fungo e pintura de resina acrílica, concluindo a finalização com gesso acartonado e revestimentos como azulejo, por exemplo.

Qual a diferença entre wood frame e steel frame?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a diferença entre wood frame e steel frame. O primeiro método utiliza madeira em sua matéria-prima, já o segundo é composto por peças de aço. Mesmo assim, ambos são flexíveis e leves, e podem ser utilizados em qualquer tipo de construção civil.

Vantagens do wood frame

Vantagens do wood frame | Blog Alea

O wood frame possui uma série de vantagens para quem ainda não conhece o método. Confira:

Sustentabilidade

Em primeiro lugar, é a característica mais marcante dessa estrutura. Desse modo, a sustentabilidade ocorre pois a madeira utilizada de reflorestamento é mais fácil de ser reposta, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Além disso, gera poucos resíduos como os de argamassa, areia e tijolos, como na alvenaria, por exemplo.

Agilidade

A principal característica do wood frame é a produção feita em diversos tipos de peças pré-fabricadas, e por isso, a construção é mais rápida do que a que é feita alvenaria, que começa do zero. Além disso, outro ponto é que as faixas de madeira são leves, então a instalação também é mais simples.

Sem falar no prazo que, dependendo do projeto construído, pode ser entregue em até mesmo 2 meses. Ainda mais,  essa vantagem é boa tanto para os fabricantes, quanto para os clientes que irão receber o empreendimento.

Conforto térmico e acústico

Quem nunca sonhou em evitar ter que escutar som alto da casa do vizinho, ou ter um cantinho mais gelado em casa no verão? Com o wood frame, esses desejos se tornam possíveis! Em princípio, a madeira é um tipo de material que oferece isolamento acústico e térmico, já que absorve até 40 vezes menos calor do que a parede feita com alvenaria.

Economia de energia

Além de ser um método ecológico e oferecer conforto térmico e acústico, o wood frame é uma técnica que ajuda a economizar energia, afinal, a estabilidade da temperatura permite que as pessoas usem menos ar-condicionado ou aquecedores, por exemplo. Assim, você também sai ganhando, literalmente.

Durabilidade

Uma casa de wood frame pode durar até 50 anos. Para isso, todas as peças e materiais são tratados rigorosamente, focando em resistência contra cupins, fungos e outros insetos que poderiam prejudicar a qualidade do material.

Aplicação de revestimentos

A madeira também permite aplicar revestimentos para a decoração da casa, como tinta, cerâmica, azulejo, porcelanato, e por aí vai. Além disso, também é possível utilizar o dry wall.

Existem normas para a construção wood frame?

Normas construtivas | Blog Alea

Por ser uma técnica ainda nova no Brasil, não existe uma regulamentação específica para o uso do wood frame na construção civil. Porém, contamos com o registro da ABNT NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira, sendo esta a principal referência para critérios gerais de direcionamento estrutural.

Além disso, é possível encontrar a documentação que fala sobre a regulamentação do wood frame no Brasil no site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais). Com isso, os procedimentos operacionais do sistema construtivo estão disponíveis para consulta, juntamente com os critérios mínimos de desempenho.

O wood frame é o método construtivo da Alea?

Sim! Como você pode aprender lendo este artigo, o wood frame é um método construtivo que proporciona mais inovação no mercado, contribui com a sustentabilidade do planeta e economiza nos investimentos tanto para quem vai construir, quanto para quem vai ser o dono da casa.

Com base nessas vantagens, a Alea investiu na utilização do wood frame como tecnologia para produzir casas mais confortáveis, resistentes e que irão proporcionar mais qualidade de vida.

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.