O que são casas pré-moldadas? Saiba tudo sobre o tema!

Método Construtivo

Você sabe o que são as casas pré-moldadas? Tem dúvidas? Temos um texto especial para que você possa entender como funciona esse método construtivo. Vamos tratar quais são suas vantagens e como é realizada essa obra.

Quer saber mais? Veja nosso blog completo e fique por dentro de tudo o que envolve as casas Alea.

O que são casas pré-moldadas?

O que são casas pré-moldadas | Foto de dois profissionais conversando em uma obra | Método Construtivo | Blog Alea

As casas pré-fabricadas são uma inovação no setor de obras. Isso porque, são feitas a partir de peças ou módulos pré-fabricados fora do local da obra. Logo, se traduz em vantagens vitais para os clientes. Isso porque, esses projetos dão um alto grau de toques individuais. O que permite que cada casa seja feita às escolhas de cada um. Além disso, o processo da obra é muito mais eficaz, reduzindo o tempo para finalizar o projeto. Um aspecto notável é a redução quase total do gasto de materiais. Com isso, não apenas beneficia o meio ambiente, mas, também, os custos da obra.

Como funcionam as casas pré-moldadas?

As casas pré-fabricadas trazem muita diversidade, atendendo aos desejos e vontades dos donos, de forma única. A princípio, os modelos de casas pré-fabricadas têm vários tipos, com destaque para as casas de madeira, que dão uma vasta gama de opções para os clientes. Ao optar por uma casa de madeira pré-fabricada, o cliente inicia sua jornada optando entre modelos que ficam em um catálogo. Vários fatores devem tomar essa decisão inicial.

Sendo eles, o tamanho do lote, gostos pessoais e o valor que o cliente tem para a compra.

Vale ressaltar que a variação de opções das casas pré-fabricadas é notável. É provável, que algumas delas se limitam a ter apenas o sistema pré-moldado. Com isso, a base da casa é montada de acordo com um projeto feito para atender às vontades do cliente. Isso permite que os donos tenham um alto grau de toques pessoais em relação ao layout, design e tamanho de suas casas.

Vantagens das casas pré-moldadas

Vantagens das casas pré-moldadas | Foto de um casal pesquisando as vantagens do modelo de construção | Método Construtivo | Blog Alea

Agora que nós já entendemos como são as bases das casas pré-moldadas. Vamos saber quais são as vantagens de adquirir e viver numa obra deste tipo.

1. Rapidez

A  rapidez do processo se estende além do tempo economizado. Isso porque, a fabricação das peças em um ambiente controlado reduz de forma considerável o desperdício de materiais. Assim, tornando-o uma escolha mais sustentável. Além disso, o padrão das peças garante um alto nível de qualidade e precisão na obra, gerando bases duráveis e seguras.

Portanto, se você está buscando uma solução de moradia rápida, eficaz e versátil, você achou. As casas pré-moldadas são uma escolha inteligente a ser considerada. Já que, não apenas um lar em tempo recorde, mas também um investimento sólido em qualidade para o futuro.

2. Diferentes tipos de materiais

As casas pré-fabricadas oferecem uma ampla gama de opções quando se trata dos materiais de obra, o que as torna muito versáteis. Essas opções permitem que os donos escolham de acordo com suas vontades pessoais e o estilo que desejam para sua casa. Desta forma, entre as opções, destacam-se o aço, o concreto, as casas de madeira e, até mesmo, os contêineres. Cada um com suas próprias vantagens e pontos únicos. Sendo assim, podemos destacar as casas de aço por sua duração e força, tornando-as vitais para áreas propensas ao clima. Por outro lado, as casas de concreto dão uma excelente reação ao fogo e isolamento de som. Elas são uma escolha para quem busca segurança e bem-estar.

As casas de madeira, por sua vez, é um charme rústico e cômodo. Além de serem ecologicamente corretas quando o manejo florestal é bem feito. Por fim, os contêineres certos para morar são modernos, feitos de bases de transporte para criar lares únicos.

Assim, a escolha do material para sua casa pré-fabricada depende do seu estilo de vida, local e gostos estéticos. Acima de tudo, elas geram uma ampla gama de escolhas na prática do sonho de possuir uma casa sob medida.

3. Sustentabilidade

A construção com wood frame é uma abordagem notável que se destaca por ser sustentável em comparação com métodos mais antigos, como a obra de alvenaria. Ao optar por peças naturais, como Pinus e Eucalipto, esse método não apenas usa recursos renováveis, mas também traz uma pegada mais leve.

O uso dessas madeiras não apenas reduz o impacto no mundo, mas também garante uma boa base. Além disso, a construção em wood frame reduz muito a geração de lixo. Isso ocorre porque ela dispensa o uso de argamassa, areia e tijolos e outros materiais que geram sujeira.

Com sua forma de otimizar recursos naturais, reduzir gastos e manter uma forma sólida da base, a construção com wood frame é uma escolha esperta e verde para aqueles que desejam construir de forma mais sustentável. Essa forma mantém o meio ambiente e gerando um futuro mais verde.

4. Tendências

As casas pré-moldadas estão conquistando um lugar de destaque no cenário atual. Esse método vai além das vantagens práticas citadas acima, dando uma série de bons quesitos que refletem o estilo de vida moderno e atual.

Um dos pontos que atrai muitas pessoas para as casas pré-moldadas é o seu conceito inovador. Por isso, essas casas são feitas para trazer questões de design atuais, gerando em ambientes que combinam função e beleza. Com linhas limpas, espaços abertos e peças modernas, as casas pré-moldadas se destacam como um exemplo de arquitetura de vanguarda.

Além disso, essas casas muitas vezes podem ganhar o toque do dono. Isso permite que os moradores coloquem sua própria marca e estilo único em seus lares. Isso cria um local de vida que é feito para as vontades e gostos pessoais, dando uma identidade.

Portanto, escolher uma casa pré-moldada não só oferece conforto e rapidez. Além disso, põe você no coração da evolução da arquitetura. Com isso, você vive em um espaço moderno e atual que é uma expressão do seu modo de vida atual.

Principais tipos de casas pré-moldadas

Principais tipos de imóveis pré-moldados | Foto de um profissional sorrindo em uma obra | Método Construtivo | Blog Alea

As casas pré-moldadas podem ser construídas de variadas formas e através de métodos distintos. Desse modo, temos alguns tipos de casas pré-moldadas que se destacam no mercado atual. Vamos ver quais são?

Casas de Wood Frame

O wood frame, em primeiro lugar, é um modelo inovador que se insere no âmbito da construção pré-fabricada. É uma abordagem que revoluciona a indústria de obras. Nesse método, todos os componentes essenciais são fabricados de forma industrial, muito antes do início das obras no local destinado ao futuro empreendimento. Esse enfoque permite uma entrega mais rápida do projeto, poupando tempo tanto para os construtores quanto para os futuros moradores.

Engenheiros e profissionais de obras transportam de forma cuidadosa todas as peças que compõem a edificação até o terreno onde a obra será erguida. Isso é notável no caso das casas Alea, produzidas na maior fábrica de casas da América Latina, que segue esse método de construção.

O resultado é a chegada das bases já prontas ao local da obra, agilizando de forma significativa o processo de montagem e a entrega do imóvel. Além de reduzir o tempo necessário para completar o projeto. O wood frame também contribui para a diminuição do desperdício de materiais, tornando-se assim uma opção de baixo valor na construção civil. Portanto, não é surpresa que o wood frame tenha se destacado como uma das maiores tendências na indústria de obras.

Casas de steel frame

O sistema conhecido como Light Steel Frame, ou base metálica leve, tem ganhado muita popularidade nos Estados Unidos. Da mesma forma, serve como uma alternativa inovadora e eficaz às tradicionais casas de madeira.

As casas construídas com Light Steel Frame apresentam uma base metálica leve como esqueleto principal, proporcionando uma série de prós. Primeiramente, essa abordagem é altamente durável e resistente, tornando as casas mais capazes de enfrentar condições climáticas adversas e prolongando sua vida útil. Além disso, a leveza do aço usado permite uma obra mais rápida e eficaz, reduzindo os custos de mão de obra e materiais.

Outra característica notável desse sistema é a rapidez no fechamento das paredes, que pode ser realizado com placas de gesso ou cimentícias. Desta forma, proporciona um isolamento térmico e de som eficaz, tornando as casas mais confortáveis e eficazes em termos de consumo energético.

Kits pré-moldados de concreto

Os kits pré-moldados em concreto representam uma revolução na indústria da construção civil. Estas obras modulares semiprontas oferecem uma solução eficaz e versátil para projetos residenciais e comerciais. As peças estruturais, fabricadas com precisão em ambientes controlados, são transportadas para o local da obra. A partir daí são montadas sobre a fundação de forma ágil e eficaz.

Uma das principais vantagens desses kits é a rapidez no acabamento. Os fechamentos externos podem ser feitos de acordo com as escolhas do cliente, permitindo a escolha entre alvenaria tradicional ou placas de argamassa armada. Isso não apenas confere um aspecto estético agradável à obra, mas também garante duração e força.

No interior da casa, o uso de drywall como fechamento proporciona um ambiente interno moderno e flexível. Além disso, o drywall permite a fácil instalação de sistemas elétricos e hidráulicos, além de possibilitar diversas opções de revestimento, como pintura, papel de parede e texturização.

O sistema wood frame, apesar de ainda não ter alcançado grande popularidade no Brasil, representa um método muito promissor. Além disso, suas vantagens, que incluem a alta qualidade das edificações, têm o potencial de revolucionar a tradição da construção civil no país. 

Saiba mais sobre a casa pré-moldada de wood frame da Alea

Saiba mais sobre a casa pré-moldadas de wood frame da Alea | Foto da fachada de uma casa Alea | Método Construtivo | Blog Alea

A Alea se destacou como uma das pioneiras na construção de casas usando o sistema wood frame no Brasil. Isso significa que suas casas em condomínios fechados oferecem não apenas conforto e lazer, mas também uma qualidade de vida superior. Projetamos tudo o que você precisa para desfrutar de uma vida tranquila e bem-sucedida.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o sistema wood frame e as casas oferecidas pela Alea? Não hesite em entrar em contato com nosso dedicado time de atendimento. Nossa equipe especializada está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliar você em sua próxima conquista imobiliária. Não perca a oportunidade de explorar esse método inovador e viver em uma casa que une e qualidade vantagem ao meio ambiente.

Características do wood frame

O wood frame é um sistema de obras off-site. Ele se destaca por seu uso de matéria-prima renovável, sendo madeira de Pinus ou Eucalipto. As paredes de wood frame são compostas por várias camadas revestidas com Oriented Strand Board (OSB). Sendo assim, elas dão força nas bases, conforto térmico, isolamento de som, vedação e acabamento de qualidade.

As instalações, como encanamentos de PVC e PEX, são reforçadas com manta hidrófuga. Visto que, servem para proteger áreas úmidas nas casas. Para evitar água e mofo, são aplicados produtos como placas cimentícias com selante acrílico antifúngico e resina acrílica. Os fios condutores são cobertos com materiais isolantes para proteção contra incêndios.

Quanto às lajes, podem ser do tipo misto ou seco, ambas revestidas com OSB e com opções de revestimento variadas. O wood frame se destaca pelo uso de recursos naturais, tornando-o um método de construção ágil, produtivo e ecologicamente consciente.

Componentes do wood frame

O sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) usa madeira Pinus ou Eucalipto de alta qualidade. A falta de falhas e secura as escolhe, tornando-as ideais para a obra.

Após um rigoroso tratamento químico e a aplicação de membranas conforme as normas técnicas, a base é feita em três etapas: estrutura, vedação e acabamento.

Na base, destacam-se os montantes, pilares de madeira que sustentam a altura do pé-direito, os barroteamentos. Desta forma,  ger

que suportam as janelas na forma horizontal.

Na etapa de vedação, tanto na obra em alvenaria quanto no wood frame, utilizam-se chapas de revestimento e chapas de barroteamento. As primeiras, feitas de OSB, evitam infiltrações, enquanto as segundas, com maior espessura, vedam os assoalhos e reforçam travessas e barrotes.

O acabamento inclui placas de cimento em áreas úmidas, instalações elétricas e hidrossanitárias similares às da alvenaria. Além disso, conta com mão-francesa para contraventamento e fitas impermeáveis de borracha para conexões entre peças de madeira e fundações. Esse processo resulta em obras mais eficazes.

Construção da casa pré-moldada de wood frame

A obra de uma casa com wood frame segue um processo rigoroso. Primeiro, um arquiteto e engenheiro elaboram o projeto conforme a norma NBR 7190/1977. As peças pré-fabricadas são então transportadas para o local da obra. A fundação, feita com radier, é seguida pela aplicação da laje de concreto.

A montagem da base é crucial, onde montantes de madeira e placas formam a estrutura da casa. Portanto, o miolo das paredes com isolamento térmico e vedação é feito em seguida, permitindo as instalações elétricas e hidráulicas. A vedação pode ser de madeira ou outros materiais previstos no projeto.

O acabamento é feita a partir do desejo do cliente, com opções como mantas de lã de vidro ou rocha para conforto térmico. Em áreas úmidas, placas de cimento recebem selador antifungos e proteção como azulejo. Este processo assegura a qualidade das casas wood frame, seguindo à risca as regras.

Conheça as paredes multicamadas das casas Alea

Conheça as paredes multicamadas Alea | Foto com o detalhamento das paredes do método da Alea | Método Construtivo | Blog Alea

A parede de wood frame é uma solução de obra projetada para proporcionar uma série de prós essenciais às casas Alea. A concepção da base multi-camada visava garantir uma força excepcional.

Além disso, esse material tem uma duração longa e um ambiente interno que oferece conforto térmico e isolamento de som de alta qualidade.

Essa inovadora parede é composta por várias camadas dispostas de forma estratégica. Com isso, cada uma desempenhando um papel crucial no desempenho geral da construção. Começando com a base de madeira como base sólida, seguida por duas camadas de painel OSB para reforçar a base e dar firmeza. Por fim, aplique então uma manta hidrófuga para proteger contra a umidade indesejada.

Insere-se a placa cimentícia para conferir robustez adicional e, em seguida, aplica-se o gesso para criar uma superfície interna lisa e pronta para acabamentos. Uma camada de argamassa prepara o terreno para a aplicação de uma pintura interna de alta qualidade, completa com textura acrílica. Dessa forma, proporciona não apenas beleza estética, mas também força e duração adicionais.

Como comprar uma casa pré-moldada de wood frame

O wood frame, um recurso ainda pouco conhecida no Brasil, está ganhando espaço devido às suas vantagens na construção civil. Esses prós vão desde a preocupação com o meio ambiente até a entrega de casas mais confortáveis em prazos reduzidos. Ficou interessado em conhecer a montagem de paredes em wood frame e deseja desfrutar de todas essas vantagens? Que tal considerar uma casa Alea é uma excelente opção.

As casas Alea são construídas utilizando o recurso wood frame. Contudo, com um processo prático e seguro que garante alta qualidade e desempenho. Morar em uma casa Alea significa viver em um ambiente de conforto, resistente, durável e sustentável.

Para adquirir uma casa com estrutura wood frame da Alea, nossos especialistas estão à disposição para orientá-lo e oferecer as melhores opções. Não espere mais, dê o primeiro passo agora mesmo e entre em contato conosco! Garanta um futuro mais sustentável e de muito conforto para você e sua família.

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem-estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.