Qual a segurança das casas em wood frame?

Método Construtivo

Embora as casas em wood frame sejam muito usadas em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, a maioria das pessoas ainda não conhecem essa técnica de obra e decidem por casas de alvenaria. Como resultado, surgem muitas perguntas entre aqueles que desejam saber mais sobre essa tecnologia.

No entanto, é importante ressaltar que o wood frame tem uma presença intensa no mercado de construção de casas. Trata-se de um método amigável ao meio ambiente. Além disso, tem uma ótima relação entre custo e benefício. Por fim, ainda oferece uma estrutura de alta qualidade.

Você ainda tem dúvidas sobre a construção com wood frame? Quer saber como é sua segurança e se realmente cumpre sua função?  O texto abaixo irá explicar esses pontos de forma precisa.

 Continue lendo para ter informações confiáveis e tomar uma decisão informada sobre sua futura casa. 

O que é wood frame?

O que é wood frame? | Foto de uma casa wood frame sendo contruida | Método Construtivo | Blog Alea

Em primeiro lugar, é preciso entender como o novo método construtivo de wood frame tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.  A princípio,  conhecido como a construção em estrutura de madeira, esse modelo traz uma série de vantagens. Se comparado às construções comuns, é uma opção cada vez mais viável e sustentável para o futuro.

Confira os principais aspectos e decida-se pelas Casas Alea:

Material

Antes de tudo, o wood frame consiste em uma estrutura de madeira. Geralmente, é usado madeira de pinus ou a de eucalipto como base para a construção de paredes, pisos e tetos. Dessa forma, essa casa é composta por painéis, vigas e pilares de madeira. Todo esse material é unidos através de conexões, como os pregos e os parafusos.

Rápida execução

Um dos principais aspectos do wood frame é a sua rápida obra. Por exemplo, ao contrário das construções comuns, que envolvem o concreto armado e alvenaria. No wood frame utiliza-se peças pré-fabricadas. Isso permite que a montagem seja feita de forma mais ágil e eficiente. Além disso, como a madeira é um material mais leve, as etapas de transporte e montagem também são simples. Dessa forma, a montagem tem um tempo muito menor de obra.

Sustentável

Outra vantagem do wood frame é o seu material. A madeira utilizada na obra tem origem em reflorestas. Isso quer dizer que vem de uma fonte renovável e ecológica. Além disso, a construção em estrutura de madeira é mais eficiente em termos de isolante térmico e acústico, o que diminui o gasto de energia, tanto para aquecer ou resfriar o ambiente, como também para ambientar o espaço.

Flexível

Por outro lado, as casas em wood frame também permitem uma arquitetura mais flexível. A empresa pode adaptar facilmente o projeto ao gosto do cliente, tanto em termos de layout, como também de acabamentos, com o uso de peças de madeira pré-fabricadas. Dessa forma, é possível criar projetos únicos, atendendo de forma mais precisa às demandas e gostos dos moradores.

Durabilidade

A duração do wood frame é outro ponto importante a ser destacado. Ao  contrário do que algumas pessoas pensam, a construção em madeira não é mais fraca do que as construções mais comuns. Desde que tratemos elas da forma correta e protejamos contra ações do tempo, a estrutura de madeira pode ter uma vida útil tão longa quanto uma construção comum.

Economia 

Por fim, o material também se destaca por ser uma opção econômica. O custo da mão de obra é menor, pois o processo de montar é mais simples e rápido.

Além disso, a facilidade de transporte e o uso das peças também contribui para a economia de dinheiro.

Como funciona a construção de casas em wood frame?

Como funciona a construção de casas em wood frame? | Foto de homens trabalhando em construção no modelo wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

A construção com wood frame é uma técnica nova que oferece uma série de vantagens. Em primeiro lugar, devemos considerar os termos de eficácia energética, sustentável e ágil  no processo de construir as casas. 

Se você está lendo até agora, é porque está pensando em construir ou comprar uma casa com esse método construtivo. Portanto, continue lendo para descobrir por que o wood frame e as Casas Alea podem ser a escolha certa para o seu projeto.

Vamos guiar você através de um passo a passo de como é construído sua futura casa com esse método.

Passo 1: Planejamento e Projeto

O primeiro passo para qualquer construção é o planejamento cuidadoso e a elaboração de um projeto detalhado. É importante definir o tamanho e o layout da casa, de acordo com a suas necessidades e gostos. Nessa etapa, um arquiteto ou engenheiro especializado em wood frame pode ajudar você. Isso garante que todas as etapas sejam atendidas.

Passo 2: Preparo do Terreno

Com o projeto em mãos, é hora de preparar o terreno onde a casa será construída. Essa etapa envolve a limpeza do local, nivelamento do terreno e a realização das fundações. No método wood frame, as fundações costumam ser de concreto, oferecendo uma base sólida para a estrutura de madeira.

Passo 3: Montagem da Estrutura

O próximo passo é a montagem da estrutura de madeira. As construtoras fazem as paredes, pisos e telhados em um ambiente controlado, em geral em uma fábrica. Em seguida, transportam-nos para o local da construção. As empreiteiras pré-fabricam as peças de acordo com o projeto, permitindo uma montagem rápida e precisa.

Passo 4: Instalações Elétricas e Hidráulicas

Após a montagem da estrutura, é hora de instalar as partes elétricas e hidráulicas da casa. Isso inclui a fiação elétrica, tubulações de água e esgoto, assim como a instalação de sistemas de aquecimento e refrigeração. É importante contratar profissionais qualificados para realizar essas etapas. Desta forma, com a instalação é garantida a segurança e a ação adequada das instalações.

Passo 5: Isolamento e Proteção

O wood frame é conhecido por sua excelente capacidade de isolamento térmico e acústico. Nesta etapa, é aplicado o isolante nas paredes, pisos e telhados, visando garantir o conforto e a eficácia energética da casa. Em seguida, são realizados os revestimentos internos e externos, como drywall, pisos, azulejos e pintura. Esses remates darão o toque final à sua nova casa.

Passo 6: Reforma fácil e flexível

Uma das grandes vantagens das casas construídas com o método wood frame é a facilidade de realizar reformas e alterações futuras. A estrutura de madeira permite a instalação ou remoção de paredes de forma mais rápida e simples. Assim sendo, facilita a alteração da casa às mudanças carências notadas pelos moradores.

Isso torna o wood frame uma escolha ideal para quem valoriza a flexibilidade em sua residência.

Construir uma casa com o método wood frame é uma alternativa moderna e eficiente. Com um planejamento cuidadoso, você pode construir sua casa dos sonhos. Tudo isso de maneira rápida e sustentável. Não se esqueça de elaborar bem um projeto e escolher profissionais qualificados.

Além disso, a facilidade de realizar reformas e alterações futuras é um diferencial que torna o wood frame uma opção ainda mais atrativa para quem busca uma casa única.

Vantagens das casas em wood frame

Vantagens do modelo de construção | Foto de um homem verificando uma construção | Método Construtivo | Blog Alea

Sustentável:

Comparadas a outras técnicas construtivas, o wood frame possui uma das maiores vantagens de ter seu impacto ambiental reduzido. A madeira é um recurso renovável, enquanto a extração de materiais como concreto e aço contribui de forma significativa para o desgaste do meio ambiente.

Além disso, a fabricação da estrutura de madeira consome menos energia durante o processo de produção. Isso contribui para a redução das emissões de carbono.

Eficácia Energética :

O wood frame também se destaca pela sua excelente eficácia energética. A madeira é um ótimo isolante térmico natural. Sendo assim, proporciona uma maior retenção de calor no inverno e frio no verão.

Além disso, a construção com o material permite a utilização de materiais isolantes adicionais. Podem ser usadas lâminas de isolamento nas paredes e no teto, reduzindo ainda mais o consumo de energia para calor e frio das casas.

Rapidez na Construção:

Uma das grandes vantagens do wood frame é sua velocidade de construção em comparação com métodos comuns. O processo é mais rápido, uma vez que a madeira já vem pré-fabricada, sendo necessário apenas montar as peças no local.

Essa agilidade proporciona uma entrega rápida da casa. Assim, reduz o tempo de execução e os custos envolvidos na mão de obra.

 Design Flexível:

O wood frame também oferece uma maior flexibilidade de design. Ainda mais em comparação com técnicas de construção mais comuns. A madeira é um material flexível, o que possibilita a criação de projetos de casas únicas e ao seu gosto.

Além disso, seus traços são resistentes e duráveis, o que permite a construção de bases mais leves. Esse fato facilita vãos maiores e o uso de espaços amplos, como áreas de lazer ou salas de estar integradas.

Camadas das casas Alea

Camadas das casas Alea | Foto de uma demonstração das camadas de uma casa Alea | Método Construtivo | Blog Alea

Os profissionais da Alea produzem as paredes de wood frame de maneiras diferentes, mesmo fazendo o uso de um único método construtivo. Essas paredes tem uma estrutura mais resistente, que oferece proteção contra condições climáticas incomuns e insetos, além de proporcionar conforto térmico e isolamento acústico.

A seguir, vamos conhecer o processo de montagem das paredes das casas Alea:

Estrutura de madeira: Esta é a camada responsável pela carcaça da parede, sendo feita com madeira maciça Pinus tratada de forma química para garantir máxima proteção contra cupins, brocas e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB: A primeira camada de OSB proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB: A segunda camada de OSB assegura o suporte de grandes cargas, podendo suportar até 4,5 toneladas. Isso permite a instalação segura de prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga: Esta camada consiste em uma cobertura que protege as paredes contra mofo e infiltração. Dando, assim, vazão à saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia: A placa cimentícia é uma camada de alta ação que suporta as condições climáticas mais extremas, dando conforto térmico.

Gesso acartonado: A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, oferece maior resistência à compressão e um acabamento superior, deixando as paredes mais lisas.

Argamassa: A camada de argamassa prepara a parede de wood frame para receber os painéis restantes, portanto, proporciona maior resistência, proteção e prepara o frame para a aplicação da textura.

Pintura interna: A camada de pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento e oferece mais conforto e aconchego aos moradores.

Textura acrílica: Por fim, a camada de textura acrílica é a última aplicada na parte externa. 

O wood frame é seguro?

O wood frame é seguro? | Foto de equipamentos e planejamentos da obra em uma mesa, com pessoas ao fundo | Método Construtivo | Blog Alea

É um fato que o wood frame se tornou uma opção cada vez mais popular no mercado da construção de casas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. No entanto, muitas perguntas ainda surgem sobre a segurança desta técnica. 

Isso se torna ainda mais verdadeiro em relação aos riscos de incêndio, desabamento e ocorrência de mofo. Para sanar suas dúvidas, vamos explorar essas questões e analisar a segurança do wood frame:

Incêndio:

Uma preocupação comum quando se trata de construções em wood frame é a resistência ao fogo. Adotar medidas de segurança adequadas é importante para minimizar os riscos de incêndio, uma vez que a madeira é um material inflamável.

No entanto, é importante prestar atenção para que o wood frame garanta segurança quanto à resistência ao fogo. Por isso, desde que utilizemos os materiais corretos e estejamos de acordo com as regulamentações e regras de segurança atuais.

Nesse sentido, com as devidas proteções, como isolamentos e sistemas de sprinklers, é possível garantir a segurança dos moradores e a integridade da casa em caso de incêndio.

Como já havia sido dito, as Casas Alea tem diversas camadas que tem muitas razões, sendo uma delas a proteção térmica.

Desabamento:

Outra preocupação comum relacionada ao método construtivo é a capacidade da estrutura das construções em relação ao peso.  No entanto, apesar dos mitos acerca do suporte do material, as construções em wood frame apresentam uma excelente capacidade de suportar cargas. Isso é fato desde que respeitemos os cálculos es direções do projeto.

Por isso, as casas são criadas conforme a guia técnica. Assim, deve ser levado em conta fatores como o vigor da madeira e a dimensão adequada dos elementos estruturais.

Dessa forma, o wood frame pode suportar o peso de revestimentos, móveis e outros elementos sem comprometer sua segurança.

Mofo:

A preocupação com o surgimento de mofo em construções em wood frame é justificável, em especial em regiões com alta umidade, como é o caso de certas regiões brasileiras. No entanto, os avanços da tecnologia e os materiais disponíveis atuais reduzem esse problema.

As paredes em wood frame, em especial nas casas Alea, são criadas para permitir a ventilação adequada e evitar o acúmulo de umidade. Isso faz com que as infestações de mofo diminua de forma considerável.

Além disso, usar os isolantes térmicos e barreiras de vapor na obra ajuda a controlar a umidade e garantir a duração do sistema. 

Insetos e pragas:

A madeira também pode atrair insetos e pragas, como cupins e formigas carpinteiras. Para evitar infestações, é importante adotar tratamentos preventivos, como o uso de madeira tratada e a aplicação de produtos repelentes.

Casas Alea

De acordo com esses detalhes, a Alea se dedica a construir casas que ofereçam resistência, duração e conforto para você e sua família. Nossas casas são construídas para usar os avanços da construção. Por isso, as casas atendem a todos os quesitos e dão segurança comparável à alvenaria.

Assim, nossa equipe de profissionais peritos constrói casas com paredes de múltiplas camadas. Dessa forma o conforto térmico, o isolante acústico, a vedação eficiente e o acabamento de alta qualidade são garantidos.

Além disso, a norma de desempenho NBR 15.575 registra e autoriza as estruturas das casas Alea, garantindo a certeza de que você estará adquirindo uma casa de qualidade!

Gostaria de saber mais sobre a Alea e descobrir o que podemos oferecer a você? Estamos prontos para acabar com todas as suas dúvidas e mostrar as vantagens de escolher a Alea para realizar o seu sonho da casa própria. 

Conheça a Alea

https://www.youtube.com/watch?v=FdVjiqQFmMQ

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem-estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.