Qual é a diferença entre steel frame e wood frame?

Método Construtivo

O setor da construção civil está sempre em busca de inovações e melhorias em seus métodos construtivos. Acima de tudo, sistemas que tornem as obras mais ágeis, econômicas e sustentáveis, como o wood frame e o steel frame, que possuem muitas outras vantagens além dessas.

Mas, você sabe como cada uma dessas tecnologias funciona e principalmente: qual é a diferença entre elas? Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Qual é a diferença entre steel frame e wood frame?

Qual é a diferença entre steel frame e wood frame | Engenheiro trabalhando com steel frame e wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

Em primeiro lugar, tanto o wood frame quanto o steel frame são dois métodos construtivos mais sustentáveis quando comparados com a alvenaria. Além do mais, são tecnologias inovadoras, ágeis e que funcionam em processos automatizados.

Entretanto, a diferença entre eles está principalmente na matéria-prima. Enquanto o wood frame é focado na madeira, o steel frame usa o aço galvanizado para a montagem das estruturas. Por outro lado, os processos de fabricação são semelhantes, apenas com algumas mudanças de componentes.

Além disso, o wood frame não é tão popular no país em relação ao steel frame, que já é uma tecnologia consolidada. Mas, possui muitas vantagens tanto para quem vai morar na casa quanto para quem está construindo. Nesse sentido, a Alea é uma das empresas pioneiras na construção com wood frame no Brasil, sendo responsável pela maior fábrica de casas de toda a América Latina.

Sendo assim, vamos entender melhor como funciona cada um dos métodos. Acompanhe!

O que é steel frame?

O que é steel frame | Estrutura de steel frame | Método construtivo | Blog Alea

O steel frame, que significa “estrutura de aço”, é um método construtivo à seco que usa o aço galvanizado para montar a estrutura de uma edificação. Além disso, o fechamento desses suportes pode ser feito com placas de madeira, placas cimentícias, painéis de alumínio composto ou até mesmo o drywall.

Assim como o wood frame, essa tecnologia possui forte presença nos Estados Unidos, sendo considerado um dos métodos construtivos mais populares no mundo. Outra semelhança está nas vantagens que o steel frame apresenta, que vão desde alta durabilidade até maior produtividade na construção.

Como o steel frame funciona?

No final do século XIX, com a revolução no setor metalúrgico, além do fim da Segunda Guerra Mundial, o aço se tornou um dos materiais mais abundantes nos Estados Unidos. Por isso, o material começou a ser muito usado na construção civil.

O steel frame é chamado de construção à seco porque não precisa do uso de tijolos, cimento ou concreto. Como a principal matéria-prima é o aço galvanizado, as obras e peças ganham mais segurança. Para esclarecer, o aço recebe um revestimento resistente de zinco, que torna a estrutura muito mais resistente.

Componentes do steel frame

As peças de steel frame podem ser usadas tanto na estrutura quanto em vigas secundárias, de piso, tesouras de telhado, entre outros componentes, que você confere a seguir:

  • Fechamento externo: a estrutura do steel frame é composta pelos perfis de aço galvanizado, isolante acústico, painel de OSB (Oriented Strand Board) e placa cimentícia. Após a montagem das placas, o cliente pode escolher o acabamento que deseja.
  • Fechamento interno: quando falamos na parte interna da edificação, também temos o aço e o isolante, além da adição de drywall e o acabamento. Além do mais, a fundação é feita através do radier.

O que é wood frame?

O que é wood frame | Parede de wood frame | Método construtivo | Blog Alea

Por outro lado, o wood frame, que significa “estrutura de madeira”, é uma técnica que usa placas de madeira para construir casas e outras edificações com até 5 pavimentos. Assim como o steel frame, ele foi criado nos Estados Unidos, onde é muito popular. Nesse sentido, estima-se que cerca de 90% das casas construídas no país foram feitas com wood frame.

Como o wood frame funciona?

O wood frame faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), afinal, o principal componente utilizado é a madeira, que na maioria dos casos é a Pinus ou o Eucalipto. Os construtores usam essas árvores por serem secas e livres de imperfeições, gerando uma qualidade maior na estrutura da casa.

Assim como o steel frame, o wood frame surgiu no século XIX nos Estados Unidos. Para esclarecer, a madeira era um material predominante na região da Costa Oeste, e devido ao grande aumento populacional, foi necessário usar a madeira como matéria-prima para a construção de casas. Assim, nasceu o método construtivo wood frame.

Componentes do wood frame

Todos os componentes do wood frame são sustentáveis, oferecendo alta performance para a estrutura do imóvel. Em seguida, conheça as principais etapas da construção com wood frame e quais são os materiais utilizados.

Estrutura do wood frame

Para começar, a estrutura é responsável por sustentar a construção. Da mesma forma, conta com três componentes principais:

Montantes

São os pilares de madeira, correspondentes à altura do pé direito.

Barroteamentos

Representam o pavimento que fica acima do térreo.

Travessas

Funcionam como suporte para as janelas, configuradas como peças horizontais.

Vedação do wood frame

Na etapa de vedação, tanto na construção com alvenaria quanto na construção em wood frame, são usados dois componentes: chapas de revestimento e chapas de barroteamento.

Chapas de revestimento

São as chapas de OSB, que normalmente costumam ser utilizadas na vedação. Assim, são específicas para evitar infiltrações.

Chapas de barroteamento

Neste caso, as chapas de barroteamento contam com uma espessura grossa para realizar a vedação dos assoalhos da casa. Em suma, assim como as chapas de revestimento, são compostas de OSB e também ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Acabamento do wood frame

Por fim, os componentes de acabamento finalizam os detalhes para que a casa seja entregue ao futuro morador.

Placas de cimento

Nesse sentido, os profissionais aplicam as placas de cimento nos locais do imóvel que terão mais contato com áreas úmidas. Por exemplo: cozinha, banheiro, lavanderia, entre outros.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

São as mesmas instalações que existem na alvenaria. Em resumo, servem para configurar os componentes de energia e saneamento.

Mão-francesa

A mão-francesa na construção com wood frame é responsável por realizar o reforço do contraventamento, um sistema de proteção contra o vento.

Fitas impermeáveis de borracha

Enfim, as fitas impermeáveis de borracha facilitam a conexão de peças de madeira com fundações.

Tanto o wood frame quanto o steel frame são tecnologias mais sustentáveis, ágeis e econômicas, quando comparadas com métodos tradicionais como a alvenaria. Entretanto, essas não são as únicas vantagens. A seguir, confira todos os benefícios desses dois sistemas construtivos.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Vantagens do steel frame

Vantagens do steel frame | Casa de steel frame | Método Construtivo | Blog Alea

Os benefícios do steel frame e do wood frame são parecidos, afinal, esses dois métodos são focados em agilizar a obra e ganhar em economia. Confira as vantagens!

Redução de resíduos na construção

Assim como na construção com wood frame, a fabricação em steel frame também diminui a quantidade de resíduos, já que grande parte da matéria-prima pode ser reciclada. Nesse sentido, além de economizar água, o steel frame também apresenta um baixo índice de desperdício e descarte de materiais.

Obras mais rápidas e limpas

Na mesma linha, as obras com steel frame também são mais limpas, já que a produção de entulho é mínima. Além disso, como as peças são prontas, a montagem da estrutura e ligações se torna mais fácil, o que é ideal para quem deseja construir edificações em um prazo menor.

Facilidade de montagem e instalação

A obra feita em steel frame apresenta maior facilidade na montagem das peças e nas instalações elétricas, sanitárias, de ar-condicionado, gás, entre outros. Ainda mais, também é um método que facilita qualquer manutenção que precisa ser feita.

Da mesma forma que o wood frame, na maioria dos casos é necessário apenas retirar a placa e realizar o reparo. Em resumo, o steel frame é mais fácil de ser manuseado, e qualquer obra ou reforma também pode sair mais em conta do que na alvenaria, além de fazer menos sujeira.

Ganho de área

Quando comparado com uma construção com alvenaria, o steel frame proporciona um maior ganho de área, já que a espessura das paredes internas é menor do que tijolos e blocos, por exemplo. Assim, é possível aproveitar um pouco mais de espaço.

Agilidade na construção

Por possuir menos etapas, a construção com steel frame também é mais ágil, sem deixar de entregar a qualidade necessária. Afinal, esse método faz parte de um processo automatizado, reduzindo o desperdício de materiais, focando apenas na montagem da estrutura.

Vantagens do wood frame

Vantagens do wood frame | Dois engenheiros conversando em uma construção com wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

As duas tecnologias possuem vantagens muito parecidas. Assim como o steel frame, o wood frame também apresenta agilidade em seus processos, diminui a quantidade de resíduos e possui maior facilidade na instalação e manutenção das peças. No entanto, o wood frame se destaca nos quesitos sustentabilidade, conforto térmico e isolamento acústico. Vamos entender melhor sobre os demais benefícios desse método? Continue acompanhando!

Sustentabilidade

O wood frame é uma das tecnologias mais sustentáveis que existem, já que a madeira (principal componente) pode ser reflorestada, ajudando a natureza e evitando a poluição do meio ambiente.

Conforto térmico e isolamento acústico

Na mesma linha, um dos principais aspectos da madeira é que ela proporciona conforto térmico ao ambiente. Em outras palavras, a casa terá sempre uma temperatura agradável, nem muito quente, nem muito fria.

Além de ter uma casa bem aconchegante, você também poderá ganhar em economia, já que o uso de aquecedores e ar-condicionado não será de fato necessário.

Para concluir, a madeira também oferece isolamento acústico, que ameniza a passagem de som entre as paredes. Com isso, é mais provável que ao morar em uma casa construída com wood frame, você não vai ouvir tanto barulho dos vizinhos.

Resistência e durabilidade

O wood frame recebe um tratamento completo contra cupins, fungos, brocas e qualquer intempérie, o que torna o material mais resistente e durável. Assim, uma casa feita nesse modelo pode chegar a durar cerca de 50 anos.

Ainda mais, por ter em seus componentes chapas de OSB, placas cimentícias e de drywall, a estrutura é muito mais forte, capaz de suportar grandes quantidades de peso.

Entrega mais rápida

Da mesma forma que o steel frame, o wood frame também faz parte de uma construção pré-fabricada, ou seja, o projeto é montado em fábrica e só depois é levado para o canteiro de obras. Igualmente, os perfis podem ser transportados com mais facilidade. Tudo isso resulta em uma obra e entrega mais rápidas.

Com isso, essa é uma ótima vantagem tanto para os engenheiros responsáveis quanto por quem vai morar no local.

Steel frame e wood frame no Brasil

Apesar de apresentarem muitas vantagens, tanto o steel frame quanto o wood frame não são muito populares no Brasil por dois motivos: a falta de especialização no segmento e a tradição do país com métodos mais convencionais, como a alvenaria, por exemplo.

Entretanto, aos poucos esses dois sistemas ganham cada vez mais força, afinal, seus benefícios são muito buscados por profissionais da construção e pelos clientes, que desejam morar em casas mais confortáveis e que sejam entregues em um prazo mais rápido.

Na mesma linha, o steel e wood frame são uma tendência no Brasil. A Alea, por exemplo, constrói casas de wood frame em condomínio, levando todas as vantagens citadas até você.

Saiba mais sobre o wood frame, método construtivo das casas Alea

Casa pré-fabricada | Construção de uma casa pré-fabricada | Método Construtivo | Blog Alea

Até agora, você aprendeu sobre o steel frame e o wood frame e pôde conhecer as principais diferenças entre os dois métodos. Nas casas Alea, a tecnologia utilizada é o wood frame, por se tratar de um sistema construtivo sustentável, rápido e eficaz.

Por conter matéria-prima renovável e fazer parte da construção em off-site, o wood frame possui características únicas que tornam o sistema um método mais ágil e produtivo.

Material

A fonte do wood frame é a madeira, que conta com a grande vantagem de ter propriedades naturais e sustentáveis. Geralmente, os construtores usam a madeira Pinus ou Eucalipto.

Parede de wood frame

A parede de wood frame é feita em várias camadas, revestidas com OSB, um material com a função de tornar a estrutura mais resistente. Além disso, cada camada é projetada para proporcionar conforto térmico, isolamento acústico, vedação e bom acabamento.

Instalações

São feitas com canos PVC e PEX, sendo reforçadas pela manta hidrófuga, protegendo os cômodos mais úmidos das casas. Na mesma linha, os técnicos aplicam diversos produtos para evitar infiltrações e mofos, como placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além da resina acrílica. Por fim, os fios condutores são cobertos com materiais isolantes, protegendo as instalações do fogo.

Lajes

Neste caso, podem ser feitas tanto lajes mistas quanto lajes secas. Ambas são cobertas pelo OSB e podem receber variedades de revestimento.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Como funciona a construção de uma casa com wood frame?

Dois engenheiros conversando sobre a obra | Construção com madeira | Método construtivo | Blog Alea

Normalmente, a construção de uma casa com wood frame é feita em etapas específicas, focadas em tornar o prazo da obra menor e ao mesmo tempo entregando um imóvel com qualidade. A seguir, confira os detalhes de cada fase.

Projeto

Em primeiro lugar, é feito o desenho da planta da casa, projetada por arquitetos e engenheiros em conjunto. Com isso, eles vão definir as medidas de cômodos e paredes, por exemplo, para que ocorra a compra dos materiais necessários.

Transporte das peças

Depois de definir a estrutura e fazer o tratamento químico dos perfis de madeira, os responsáveis vão realizar o transporte das peças (feitas sob medida), de forma totalmente segura para o local da montagem da paredes de wood frame.

Fundação

A fundação é a etapa em que os construtores fazem a montagem de lajes de concreto armado. Para isso, os construtores aplicam o concreto, criando uma laje em toda a superfície. É uma aplicação rápida e com baixo custo de produção.

Montagem dos painéis multicamadas

Sendo uma das fases mais importantes, neste momento acontece a montagem da parede de wood frame, responsável por sustentar toda a estrutura da casa. A partir disso, o restante do empreendimento poderá ser concluído.

Preenchimento das paredes

Para garantir conforto e durabilidade, a próxima etapa é o preenchimento da parede de wood frame. Nessa linha, os engenheiros finalizam o painel de madeira com a manta hidrófuga, gesso acartonado, argamassa, entre outras aplicações que vão gerar a resistência ideal para a parede.

Instalação hidráulica e elétrica

Agora que as paredes estão preenchidas, é hora de criar todo o sistema de instalação hidráulica e elétrica da casa. Em outras palavras, serão feitas aberturas nas placas para acionar os dois sistemas. Acima de tudo, os fios de energia estarão protegidos por materiais isolantes, evitando qualquer tipo de risco.

Cobertura e vedação

Já finalizando a construção com wood frame, a cobertura também é feita com madeira. Neste caso, podem ser adicionados outros materiais que também tragam mais resistência, desde que sejam previstos no projeto.

Acabamento externo

A última etapa é a fase em que os construtores aplicam o revestimento externo na construção. Acima de tudo, nesse momento o cliente possui total liberdade para escolher o acabamento do imóvel, desde que esteja de acordo com o que foi previsto no projeto de arquitetura, ainda na primeira etapa. Em resumo, são muitas as possibilidades, que serão escolhidas entre o profissional e o futuro morador.

Normas técnicas do wood frame

Apesar de ainda não existir uma regra específica sobre as construções com wood frame, o método pode ser aplicado com base no Projeto de Estruturas de Madeira, que faz parte da norma ABNT NBR 7190:1997. Você pode encontrar essa documentação no site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais).

Conheça as camadas das casas Alea

Camadas das Casas Alea | Montagem das camadas das Casas Alea | Método Construtivo | Blog Alea

Um dos principais pontos na construção com wood frame é a montagem da parede de wood frame. Afinal, ela é a grande responsável pela estrutura da casa.

Acima de tudo, nas casas Alea, a parede é fabricada focando em oferecer mais resistência, durabilidade e conforto. Para isso, a parede de wood frame da Alea é feita em camadas estratégicas:

  • Estrutura de madeira;
  • Painel OSB;
  • Painel OSB;
  • Manta hidrófuga;
  • Placa cimentícia;
  • Gesso acartonado;
  • Argamassa;
  • Pintura interna;
  • Textura acrílica.

A seguir, conheça detalhes sobre cada uma delas.

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

OSB

O painel OSB é a camada que proporciona maior resistência e solidez à parede.

OSB

Também feita com OSB, essa camada garante o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes de mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que têm como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por drywall, proporciona mais resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada da argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura em textura acrílica, que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Morar em uma casa de wood frame vale a pena?

Casa Alea | Família segurando uma miniatura de casa | Método Construtivo | Blog Alea

Os benefícios do steel frame e do wood frame são muitos, que vão desde obras mais sustentáveis até economia de gastos. Acima de tudo, são métodos que possuem uma tendência de crescimento no Brasil, especialmente o wood frame.

Apesar da mão de obra ainda ser pequena em relação a alvenaria, esse método possui muito potencial. Além do mais, morar em uma casa construída com wood frame pode ser uma ótima opção para quem está em busca de uma casa mais confortável e feita com qualidade.

Nesse sentido, a Alea é uma das pioneiras no país em construção de casas com wood frame, sendo responsável pela maior fábrica de casas de toda a América Latina. Aqui, você terá contato com a natureza, além de conforto térmico e isolamento acústico. Mais ainda, nossos condomínios de casas proporcionam a vida que você procura.

Gostou de entender a diferença entre steel frame e wood frame e quer saber mais sobre as casas Alea? Temos um time de especialistas preparado para te mostrar todas as possibilidades. Conquiste sua casa em condomínio agora mesmo!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 9 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.