Conheça as 7 principais vantagens do wood frame!

Método Construtivo

Para que seja possível entregar um projeto perfeito ao futuro morador, a execução de uma obra residencial demanda tempo e investimento. Entretanto, a demora na entrega e custos altos com mão de obra e materiais podem atrapalhar os planos de quem está esperando pela casa própria. Por isso, o método construtivo wood frame ganhou força em países como Estados Unidos, Suécia, Alemanha e Japão, visto que oferece mais agilidade e economia em relação a empreendimentos construídos com alvenaria. Descubra quais são as principais vantagens do wood frame!

O que é wood frame?

O que é wood frame | Blog Alea

A palavra “wood frame” vem do inglês, que significa “quadro de madeira”. Afinal, é justamente essa a ideia desse método construtivo. Basicamente, o wood frame é uma técnica que utiliza placas de madeira, extraídas de madeira de reflorestamento, para construir casas com até 5 pavimentos. Para resumir, essa tecnologia foi criada nos Estados Unidos no século XIX e possui como principais vantagens a sustentabilidade com o meio ambiente e a economia de duração da obra e de gastos financeiros.

Hoje em dia, cerca de 90% das construções nos países em que o wood frame possui mais força são feitas utilizando esse método.

Qual a composição do wood frame?

Madeira reflorestada | Blog Alea

Por conter madeira extraída do reflorestamento, o wood frame faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), além de conter a madeira Pinus e o Eucalipto, por exemplo. Assim, o mais importante é saber que os materiais que compõem o sistema wood frame oferecem mais qualidade e sustentabilidade à obra.

Para começar, é essencial saber que o wood frame possui três etapas em sua composição, sendo elas a composição da estrutura, vedação e acabamento.

Estrutura do wood frame

Para começar, a estrutura do wood frame é responsável por sustentar a construção. Da mesma forma, conta com três componentes principais:

Montantes

São os pilares de madeira, correspondentes à altura do pé direito.

Barroteamentos

Representam o pavimento que fica acima do térreo.

Travessas

Por fim, as travessas funcionam como suporte para as janelas, configuradas como peças horizontais.

Vedação do wood frame

Na etapa de vedação, tanto na construção com alvenaria quanto na construção em wood frame, utiliza-se dois componentes: chapas de revestimento e chapas de barroteamento.

Chapas de revestimento

São as chapas do chamado OSB (Oriented Strand Board), que normalmente costumam ser utilizadas na vedação. Assim, são específicas para evitar infiltrações.

Chapas de barroteamento

Neste caso, as chapas de barroteamento contam com uma espessura grossa para realizar a vedação dos assoalhos da casa. Em suma, assim como as chapas de revestimento, são compostas de OSB e também ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Acabamento do wood frame

Em conclusão, os componentes de acabamento finalizam os detalhes para que a construção seja entregue ao futuro morador.

Placas de cimento

As placas de cimento são aplicadas nos locais do imóvel que terão mais contato com áreas úmidas. São exemplos desses lugares: cozinha, banheiro, lavanderia, entre outros.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

São as mesmas instalações que existem na alvenaria. Em resumo, servem para configurar os componentes de energia e saneamento.

Mão-francesa

A mão-francesa na construção com wood frame é responsável por realizar o reforço do contraventamento, um sistema de proteção contra o vento.

Fitas impermeáveis de borracha

Enfim, as fitas impermeáveis de borracha facilitam a conexão de peças de madeira com fundações.

Principais características do wood frame

Características do wood frame | Blog Alea

O wood frame é conhecido por ser uma estrutura feita à base de madeira maciça. Já as placas de revestimento são compostas pelo OSB. Com isso, o mais importante é saber que o que caracteriza uma construção com wood frame é ter entre os componentes materiais que contribuem com o meio ambiente. O OSB, por exemplo, é formado por lascas de madeira reflorestada. Certamente, ao realizar o descarte dos materiais, as madeiras poderão ser reflorestadas.

Como é feita uma construção em wood frame?

Construir uma casa em wood frame possui etapas simples. Para começar, você precisa saber que a madeira que será utilizada precisa estar limpa, evitando qualquer tipo de nó ou resíduo. Normalmente, a madeira mais comum para a construção é a Pinus. Da mesma forma, também é possível utilizar o Eucalipto para construção em wood frame.

O primeiro passo é aplicar as chapas de revestimento, mais conhecidas como OSB. Depois, será realizado o preenchimento das paredes com a manta de isolante térmico. Assim, inicia-se a cobertura com vedação.

Após preparar essa base, os construtores adicionam a madeira ao meio. Em seguida, eles colocam as placas de madeira e para finalizar, o wood frame é composto pela placa cimentícia e pelo gesso.

Para concluir, os profissionais realizam aberturas que finalizam o processo de instalação elétrica e hidráulica. Além disso, quando o projeto é entregue ao comprador, ele pode tomar a liberdade para escolher o formato e as cores do revestimento que deseja aplicar nas paredes, por exemplo.

O wood frame existe no Brasil?

No Brasil, o wood frame ainda não possui tanta notoriedade, mas os seus benefícios tornam essa técnica uma tendência no país! Para esclarecer, o wood frame surgiu pela necessidade de abrigar grandes quantidades de pessoas nos Estados Unidos. Na região, a madeira predominava, e por isso foi escolhida para compor o método construtivo.

Em 2016, houve a primeira construção com wood frame no Brasil, que foi um edifício no estado do Paraná.

Qual a diferença entre wood frame e steel frame?

Se você já ouviu falar em steel frame, deve estar se perguntando qual a diferença entre este método e o wood frame. O primeiro utiliza perfis de aço na construção. Por outro lado, o wood frame é composto apenas por madeira.

Embora não seja tão sustentável quanto o wood frame, o steel frame também é uma boa opção de material leve e flexível, permitindo qualquer tipo de acabamento.

7 vantagens do wood frame

1. Sustentabilidade na obra

Sustentabilidade na construção civil | Blog Alea

Construir casas mais sustentáveis é uma preocupação cada vez mais em alta, tanto dos responsáveis pelo projeto quanto das pessoas que irão morar nesse imóvel. Para esclarecer, a madeira utilizada nas placas de wood frame é extraída do reflorestamento, portanto, garante maior preservação ao meio ambiente.

Em uma construção com alvenaria, por exemplo, alguns componentes como o aço e o cimento gastam muito mais energia do que a madeira. Além disso, esse método construtivo demanda menor quantidade de resíduos, já que não é necessário realizar o descarte.

2. Entrega mais rápida

Entrega de chaves | Blog Alea

O processo de construção de uma casa feita com madeira destaca mais vantagens do wood frame. Vamos te explicar o motivo! Como o wood frame utiliza materiais pré-fabricados para a construção, a entrega acaba se tornando mais rápida. Ainda mais, as peças de madeira do wood frame são leves e fáceis de serem transportadas.

Com isso, as vantagens do wood frame são boas tanto para os engenheiros responsáveis quanto para os moradores. Segundo os profissionais da área, uma casa feita em wood frame pode ser entregue em até 2 meses após o início da obra.

3. Qualidade na construção

Qualidade na construção | Blog Alea

Esse método construtivo foi feito pensando em melhorar alguns pontos da alvenaria. Assim, uma das vantagens do wood frame é possuir componentes que formam um padrão. Por exemplo, uma casa construída com wood frame foi feita pensando para evitar que ruídos de fora atrapalhem o conforto do lar, já que o material proporciona isolamento acústico.

Ao mesmo tempo, o wood frame também garante que as paredes absorvam mais calor do que paredes de alvenaria. Ou seja, você terá uma casa mais fresquinha no verão e mais aquecida no inverno.

4. Produtividade

Como você viu, o wood frame é um material pré-fabricado, o que torna a construção mais simples. Com o intuito de agilizar o processo, o trabalho dos operários fica mais fácil, contribuindo ainda mais para a segurança e redução de estresse com possíveis erros técnicos.

5. Resistência e Durabilidade

O tratamento que as peças de madeira de wood frame recebem é feito pensando em evitar o máximo de problemas possíveis: cupins, fungos e demais insetos. Assim, uma casa de madeira pode durar até 50 anos!

O wood frame é composto por chapas de OSB (Oriented Strand Board), que conferem alta resistência e rigidez. Após isso, os engenheiros adicionam placas cimentícias e placas de drywall, tornando a estrutura mais forte e resistente.

6. Economia de energia

Economia de energia wood frame | Blog Alea

A madeira utilizada no wood frame possui componentes que ajudam a diminuir a energia gasta. Como já visto no terceiro tópico, o wood frame é um material que é construído pensando em oferecer isolamento acústico e conforto térmico. Na mesma linha, essas características também são responsáveis por gerar economia de energia, e nós vamos te explicar o motivo!

Por contar com uma temperatura agradável, independente do clima, as pessoas que moram em casas construídas com o método wood frame acabam utilizando menos eletrodomésticos como o ar-condicionado e o aquecedor, por exemplo. Dessa forma, além de ajudar na sustentabilidade e construir uma casa mais resistente e durável, o wood frame também leva a oportunidade de você economizar nas contas de luz e energia. Esse é um ótimo benefício, não é mesmo?

7. Manutenção

Sabemos que, apesar do wood frame tornar o processo de construção muito mais facilitado, imprevistos podem acontecer. Porém, qualquer manutenção após a entrega da casa é muito mais fácil do que um imóvel feito em alvenaria. Por exemplo: caso um cano embutido se rompa, ele não levará mais que um dia para ser consertado, afinal, é só cortar a placa e realizar o reparo.

Comparando com a alvenaria, seria necessário quebrar a parede, realizar o reparo e a montagem de volta, sem falar na quantidade de sujeira e gastos com dinheiro.

Existem regras para a construção com wood frame?

O método construtivo wood frame não possui regulamentação específica, visto que essa técnica ainda é pouco utilizada no país. Apesar disso, o wood frame já foi registrado na ABNT NBR 7190:1997, no Projeto de Estruturas de Madeira.

Comprar uma casa com wood frame vale a pena?

Casa wood frame | Blog Alea

Morar em uma casa que possui todas as vantagens do wood frame é sinônimo de conforto, tranquilidade e qualidade de vida. De fato, você viverá em um ambiente no qual existirá o controle da temperatura e do som, protegido de insetos e fungos e será mais fácil realizar alguma mudança, como uma reforma ou aplicação de texturas na parede, se for necessário.

Além de tudo, o wood frame é uma opção que leva até você mais custo-benefício, já que você irá investir em uma casa com mais qualidade do que as demais.

Sabendo disso, A Alea é uma das únicas construtoras do Brasil que utiliza o wood frame como método construtivo, valorizando a segurança, economia e apoio à sustentabilidade que ele oferece.

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.