Ícone do site Alea

Como uma casa pré-fabricada com wood frame é construída? Conheça o passo a passo!

Casa pré-fabricada | Foto do condomínio de casas Alea | Estilo de vida | Blog Alea

A casa pré-fabricada gera a possibilidade de morar em um imóvel diferente do normal, afinal, as casas construídas neste padrão são feitas para agilizar a entrega do empreendimento.

Além disso, esse tipo de construção também oferece alto padrão tecnológico, mantendo os ambientes sempre na temperatura ideal e com isolamento acústico, por exemplo.

Ainda mais, outro diferencial das casas pré-fabricadas feitas com wood frame são a forte preocupação com o meio ambiente, uma vez que esse método construtivo permite que a matéria-prima utilizada seja reflorestada na natureza.

Apesar de todos os benefícios que reúne, muitas pessoas ainda têm dúvidas se morar em uma casa pré-fabricada de madeira é a melhor opção.

Por isso, se você quer saber tudo sobre a construção de uma casa com wood frame, em especial a casa Alea, veio ao lugar certo. Aproveite a leitura para saber quais são as vantagens desse método, como uma casa de wood frame é construída e o passo a passo da construção da casa Alea!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é uma casa pré-fabricada?

O sonho de qualquer pessoa é morar em uma casa construída com qualidade, de forma mais rápida e eficiente. E é justamente isso que as casas pré-fabricadas oferecem. Para completar, ainda são amigas do meio ambiente!

Para entender melhor, a construção de uma casa pré-fabricada é feita a partir de componentes produzidos industrialmente antes do início das obras, o que reduz o tempo de entrega do empreendimento.

De que maneira? Os engenheiros transportam todas as peças que compõem a casa até o até o local da obra, que será o futuro endereço do morador, seguindo o projeto de arquitetura aprovado.

Os materiais mais utilizados na construção de casas pré-fabricadas são o aço, o concreto e a madeira. No caso desse último componente, o método construtivo mais usado é o wood frame, uma tecnologia muito presente em países da Europa, da América do Norte e da Ásia.

O que é wood frame?

Wood frame é um método construtivo que usa painéis em multicamadas para formar a estrutura de uma casa pré-fabricada. Assim como outras peças, os responsáveis transportam a matéria-prima diretamente da fábrica para o local da construção e montam a casa de acordo com as especificações do projeto.

Atualmente, o wood frame é a tecnologia construtiva mais utilizada nas casas de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Canadá e Suécia, chegando a representar 90% dos imóveis construídos com esse sistema.

No Brasil, o wood frame vem apresentando tendência de crescimento, sendo o método construtivo oficial das casas Alea, especialmente pelos benefícios que apresenta, tanto para os responsáveis pela obra quanto para os futuros moradores.

Dentre as vantagens do wood frame, é possível destacar a agilidade na obra, com consequente redução do prazo de entrega, a preocupação em oferecer formas mais sustentáveis de construir uma casa e também o conforto térmico e acústico que as propriedades da matéria-prima oferecem.

Características da construção com wood frame

O wood frame tem algumas características próprias que diferenciam esse método construtivo de outras tecnologias existentes no mercado.

Ao fazer uso de perfis leves, o método permite as mais variadas possibilidades de acabamento, por exemplo. Mas para entender como funciona a construção e as vantagens do wood frame, é preciso conhecer detalhadamente as características desse sistema construtivo.

Material

Por utilizar madeira extraída do reflorestamento, é um método com materiais naturais, já que a matéria-prima é replantada logo após o desmatamento para a construção.

Parede

As paredes do sistema construtivo wood frame geralmente são compostas por várias camadas, com revestimento de um material chamado Oriented Strand Board, o OSB.

Esse material é constituído de chapas de madeira que tornam a estrutura da casa mais resistente. Além disso, os construtores aplicam massa cimentícia nas paredes para protegê-las contra incêndios.

Normalmente a estrutura de madeira é colocada entre as chapas de OSB e depois é feita uma aplicação de gesso para reforçar a proteção.

Já para fazer o isolamento térmico, os profissionais preenchem as paredes com mantas, que podem ser compostas por lã de vidro ou lã de rocha, materiais que, ainda por cima, reforçam a proteção acústica da casa.

Instalações

Nas instalações hidráulicas das casas com wood frame, os técnicos utilizam canos de PVC ou PEX, e reforçam o piso com uma membrana hidrófuga, para que assim o vapor escape e as áreas mais úmidas da casa fiquem sempre protegidas.

Nos ambientes mais propícios a umidade, como cozinhas, banheiros e lavanderias, os construtores aplicam placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além de resina acrílica. Todos esses componentes juntos evitam a infiltração e o mofo, por exemplo.

Por fim, no caso das instalações elétricas, os técnicos cobrem os fios com materiais isolantes e conduítes. Além disso, todos os fios são instalados entre os montantes e as placas de madeira da construção, a fim de assegurar que não fiquem aparentes e estejam sempre protegidos do fogo.

Lajes

Em conclusão, uma das principais características do wood frame é a construção de lajes, em especial, a laje seca e a laje mista.

A laje seca é formada por chapas de OSB e tem como função ser o contrapiso da construção. Sobre ela, podem ser aplicados alguns tipos de revestimento, como cerâmica e piso laminado.

No entanto, é necessário que o engenheiro tenha cuidado ao fazer uma laje seca em áreas mais úmidas. Nesse caso, será preciso utilizar chapas de cimento e uma camada impermeabilizante.

Por outro lado, a laje mista é composta por uma camada de lâmina plástica por cima das chapas de OSB e depois é aplicada outra camada de concreto armado, que pode chegar a 5 cm de altura. Diferentemente da laje seca, a laje mista pode receber qualquer tipo de revestimento.

Vantagens da casa pré-fabricada

1. É uma opção mais sustentável

A construção de uma casa pré-fabricada com wood frame costuma ser mais sustentável e poluir menos o meio ambiente. Isso acontece porque a madeira, que é a base principal nesse tipo de construção, não agride a natureza.

E mais: a madeira pode ser reflorestada, o que contribui muito para a sustentabilidade do nosso ecossistema. Por fim, já que não é necessário realizar o descarte de materiais, o wood frame gera menor quantidade de resíduos, o que resulta em uma obra menos poluente.

Na construção com alvenaria, por exemplo, é comum que os componentes básicos da obra, como a argamassa, o cimento e o concreto, entre outros, sejam os que mais consomem energia. Além disso, a produção desses insumos libera no ambiente grandes quantidades de gás carbônico, que, além de ser altamente prejudicial ao meio ambiente, pode causar graves problemas respiratórios.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

2. Apresenta alto desempenho e qualidade

As principais vantagens de morar em uma casa pré-fabricada com wood frame estão no conforto que esse sistema construtivo proporciona. Os materiais utilizados garantem que a casa tenha controle térmico, isto é, a temperatura do ambiente está sempre equilibrada, esquentando no frio e esfriando no calor.

O isolamento acústico é outro grande diferencial do wood frame. Esse material é um isolante natural contra ruídos, evitando que você escute o barulho das casas vizinhas, por exemplo. Bom demais, né?

Só para ilustrar, o wood frame é composto pelo OSB. Assim, em conjunto com as placas cimentícias e placas de drywall, adicionadas pelos engenheiros no processo da construção, os painéis de wood frame se tornam muito mais resistentes.

Com isso, as construções com wood frame são realmente mais duradouras. Profissionais especializados fazem a aplicação de tratamento químico para que a casa fique livre de cupins, brocas, fungos e insetos, e também para que resista às intempéries, como chuvas fortes e vento.

3. A entrega da casa pré-fabricada é mais rápida

A principal característica de uma construção pré-fabricada, como na casa com wood frame, é a velocidade em que o empreendimento é construído. Além disso, as peças que compõem a estrutura da casa são fáceis para os profissionais transportarem, o que certamente agiliza todo o processo.

Por isso, uma casa pré-fabricada pode ser construída em até dois meses! Claro que o prazo também vai depender da experiência e da eficiência da construtora. A Alea, por exemplo, é reconhecida no mercado por quem deseja sair logo do aluguel e por isso quer se mudar rapidamente.

4. Foi criada para proporcionar conforto

Como você já viu, as propriedades do wood frame permitem que a casa seja mais aconchegante, com seus ambientes com acústica isolada de barulhos externos e controle da temperatura regulado.

Dessa forma, você vai poder economizar mais energia, já que não vai precisar de ar-condicionado e nem de aquecedor. Ainda mais, terá ambientes com acústica isolada e controle da temperatura regulado.

5. Sua manutenção fácil e tem custo mais baixo

Você já fica preocupado ao pensar em qualquer tipo de gasto com manutenção da sua futura casa? Então saiba que a matéria-prima de uma casa pré-fabricada com wood frame vai ajudar você a economizar se quiser fazer obras ou reformas, por exemplo.

Para esclarecer, qualquer manutenção necessária, como consertar um cano, provavelmente não levará mais que um dia para ser concluída. Afinal, basta que o profissional corte a placa para realizar o reparo.

Agora, pense se a casa fosse construída com alvenaria. Dependendo do caso, seria necessário quebrar a parede para realizar o conserto, o que geraria gastos mais elevados e muito mais sujeira. E isso sem falar no tempo de obra.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, a casa de wood frame também oferece ao futuro morador maior possibilidade em relação a escolhas, como as cores das paredes, quais revestimentos aplicar (azulejo, porcelanato, cerâmica, dry wall) e muito mais.

Conheça os componentes e os materiais da casa pré-fabricada com wood frame

Para construir uma casa com wood frame, será necessário passar por etapas parecidas com as da construção com alvenaria: montagem da estrutura, vedação e acabamento.

Em primeiro lugar, tenha em mente que a base de toda a construção é a madeira, e por isso, é mais comum que os empreendimentos sejam construídos com Pinus ou Eucalipto. É por isso que o wood frame é considerado uma tecnologia do sistema de Construção Energitérmica Sustentável (CES). Afinal, a matéria-prima é amiga do meio ambiente e pode ser devolvida à natureza.

Conheça agora cada etapa do método construtivo wood frame, o material que utiliza e suas funções.

1. Estrutura

A estrutura, que dará sustentação à casa, é a fase inicial. Seus três principais componentes são:

2. Vedação

A vedação também é uma etapa importante da construção da casa pré-fabricada com wood frame:

3. Acabamento

Por fim, a função dos componentes de acabamento é finalizar a construção e preparar a estrutura para o revestimento que o morador escolher.

Como funciona a construção da casa pré-fabricada em wood frame? Entenda o passo a passo

A construção da casa pré-fabricada utilizando o método construtivo wood frame é feita em etapas, para que assim, seja possível concluir a obra com qualidade e alto desempenho. A seguir, você confere o passo a passo da construção!

1. Desenvolvimento do projeto

Para começar, os arquitetos e os engenheiros da obra definem de forma bem detalhada as medidas de todos os cômodos e paredes, para que seja comprado somente o material necessário, sem desperdícios.

2. Transporte dos materiais

Em segundo lugar, o material sob medida é transportado para o canteiro de obras, para que a fase de fundação possa ser iniciada.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

3. Fundação

Nesta etapa, normalmente é mais comum encontrarmos o radier, que são lajes de concreto armado em contato direto com o solo, uma aplicação rápida e com baixo custo. Sua construção é feita a partir da aplicação do concreto para criar uma laje em toda a superfície. Provavelmente , esse será o único gasto com concreto que a construtora terá em toda a construção.

4. Instalação dos painéis estruturais

É uma das fases mais importantes da construção com wood frame. Afinal, são esses painéis que darão sustentação a todo o projeto.

5. Preenchimento das paredes

Aqui, os engenheiros adicionam as mantas isolantes térmicas, a cobertura e a vedação, que podem ou não ser feitas de gesso acartonado.

6. Fase das instalações hidráulicas e elétricas

Com os painéis já montados, os profissionais realizam aberturas na madeira, que vão receber as instalações. O acabamento exterior fica a critério do cliente.

7. Cobertura e vedação

A cobertura das construções com wood frame também é de madeira. Entretanto, nessa etapa, outros materiais podem ser adicionados, desde que estejam previstos no projeto da casa.

8. Acabamento externo

Para concluir o processo de construção de uma casa pré-fabricada utilizando wood frame, o acabamento é feito pelo revestimento escolhido pelo cliente, que tem à sua disposição inúmeras opções. Mas é importante ressaltar que as escolhas devem ser anteriormente combinadas entre o futuro morador e o projetista.

Conheça as paredes multicamadas das casas Alea!

Agora que você já sabe como uma casa pré-fabricada com wood frame é construída, chegou a hora de conhecer a estrutura das paredes multicamadas das casas Alea. Resistentes, essas camadas são feitas com o uso de alta tecnologia, escolhida para proporcionar conforto térmico e isolamento acústico. E logo você vai saber por quê.

Estrutura de madeira

É responsável pela estrutura da parede. Feita com madeira maciça Pinus quimicamente tratada, tem a garantia de máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada de OSB proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de OSB é feita para suportar cargas de até 4,5 toneladas, permitindo instalar com segurança prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída de vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas para proporcionar conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando maior resistência, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento e tem o poder de deixar os ambientes ainda mais charmosos e aconchegantes.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última da parte externa da casa, feita com uma pintura que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Por que o wood frame não é popular no Brasil?

O wood frame é um método construtivo que foi criado nos Estados Unidos, no fim do século XIX. A origem dessa tecnologia tem relação com o aumento do número de habitantes da Costa Oeste norte-americana e com a matéria-prima disponível para a construção das casas na época. Então, a solução foi aproveitar a madeira que sobrava e desenvolver esse método.

Assim, com o passar dos anos, os responsáveis descobriram que o wood frame era muito mais sustentável, eficaz, seguro e econômico do que os sistemas construtivos já existentes.

No Brasil, o wood frame começou a aparecer apenas em meados do ano de 2009. E, em 2016, foi construído o primeiro empreendimento com wood frame no Brasil: um edifício localizado no estado do Paraná.

Apesar disso, o Brasil ainda não tem mão de obra especializada na técnica, já que a alvenaria convencional continua com muita força no país. Estima-se que 88% das residências brasileiras sejam construídas com alvenaria, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, é possível afirmar que, daqui a alguns anos, o wood frame se tornará uma tendência no país. Afinal, ao favorecer a sustentabilidade, um fator-chave desse método construtivo, tem um forte apelo na decisão de quem vai escolher onde morar. A Alea, por exemplo, entende as vantagens do wood frame e por isso aposta na produção de casas em condomínios com essa tecnologia.

Normas técnicas do wood frame

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ainda não existe uma regra específica sobre edificações com wood frame. No entanto, a ABNT NBR 7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira) é a referência para critérios gerais de dimensionamento estrutural do empreendimento.

Complementando o projeto, você pode encontrar essa documentação no site do Sinat (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais).

Casas pré-fabricadas: wood frame na Alea

A Alea tem como missão construir casas pré-fabricadas utilizando o wood frame. Afinal, entende que esse método construtivo é o que melhor preserva a natureza, além de garantir economia na obra e de apresentar vantagens como conforto térmico e isolamento acústico.

Suas construções também costumam ser entregues em menos tempo. Com isso, o futuro morador pode logo começar a ter uma nova experiência de vida.

Está pensando em morar em uma casa com wood frame? Então, conheça a Alea e como podemos ajudá-lo a realizar esse seu grande sonho!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de oferecer uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois adota um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com oito camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Sair da versão mobile