Sistema wood frame: saiba quais são os componentes desse método construtivo

Método Construtivo

Muito conhecido em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Japão, o wood frame é um sistema que utiliza perfis de madeira para construir casas e edifícios de até 5 pavimentos.

Essa tecnologia foi criada nos Estados Unidos, no final do século XIX, sendo muito popular até os dias de hoje, especialmente pelos benefícios que oferece.

Uma das principais vantagens do wood frame são seus componentes sustentáveis. Ah, mas já estamos nos adiantando. No entanto, antes melhor saber direitinho o que é o wood frame e quais são os seus componentes. Então, vamos lá. Esse conteúdo completo foi preparado pra você!

O que é o sistema wood frame?

O que é o sistema wood frame | Foto de uma construção com wood frame | Método construtivo | Blog Alea

O wood frame é um método de construção composto por montantes e travessas de madeira usados na construção de casas e edifícios. Dessa forma,  a madeira utilizada nas construções é de reflorestamento, e por isso o wood frame é um dos sistemas mais sustentáveis que existem hoje em dia.

O termo vem do inglês e significa “estrutura de madeira”. Isto é, ele representa justamente a base desse método construtivo. Seus perfis são leves, flexíveis e permitem qualquer tipo de acabamento tanto no interior quanto no exterior da obra.

Como funciona o sistema wood frame?

Para entender como funciona o sistema wood frame, antes é preciso conhecer todas as características desse método. Em primeiro lugar, a parte da estrutura (os montantes e as travessas) é formada por madeira maciça.

Já os revestimentos são feitos com OSB (Oriented Strand Board), placas de madeira utilizadas para garantir resistência e maior durabilidade da casa.

As placas de OSB, formadas por lascas de madeira reflorestada coladas em diferentes direções (para proporcionar à obra melhor qualidade). As podem ser novamente aproveitadas, o que favorece o meio ambiente.

Com essa estrutura, os profissionais podem construir de pequenas obras a edifícios de até 5 andares. Um dos pontos mais específicos do wood frame é a fabricação de paredes multicamadas, responsáveis pelo suporte do imóvel.

Mas antes de entrar nos detalhes das paredes de wood frame, vamos ver a seguir quais são os componentes desse sistema.

Quais são os componentes do sistema wood frame?

Quais são os componentes do sistema wood frame | Imagem de um engenheiro trabalhando em uma obra | Método construtivo | Blog Alea

O wood frame faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável). Dessa forma, o método recebe essa classificação porque apresenta ótimo desempenho térmico. Além disso, ele ainda economiza energia tanto durante a construção quanto depois, na fase de ocupação do imóvel, o que já o tornaria sustentável. Mas tem mais. O wood frame utiliza materiais ecológicos, que reduzem o consumo de água durante a obra e apresentam baixa emissão de gás carbônico.

Isto é,  as madeiras de reflorestamento mais usadas nas construções com wood frame costumam ser Pinus e Eucalipto, as mais sustentáveis e as que apresentam menos imperfeições.

Agora que já sabemos o que caracteriza o wood frame, chegou a hora de conhecer os componentes desse sistema, que são classificados de acordo com a sua função: estrutural, de vedação e acabamento. Vamos lá?

Componentes estruturais

Os materiais de estrutura são responsáveis por sustentar a construção. No wood frame, existem três elementos principais:

  • Montantes: pilares horizontais de madeira, com altura equivalente ao pé-direito de um pavimento. Em alguns casos, esses perfis podem ser feitos de aço, como nas construções em steel frame;
  • Travessas: peças horizontais de madeira responsáveis pelo suporte das janelas (na forma de verga e contraverga);
  • Barroteamentos: funcionam como suporte para pavimentos que estão acima do térreo.

Componentes de vedação

Os materiais de vedação, como o próprio nome diz, são específicos para vedar a construção, sendo divididos em dois componentes:

  • Chapas de revestimento: são as placas de OSB, com espessuras mais finas (cerca de 10 mm) para a vedação vertical. Os engenheiros reforçam as chapas com uma manta hidrófuga. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de infiltração tanto na parte interna quanto externa da obra;
  • Chapas de barroteamento: também chapas de OSB, têm espessura superior à das chapas de revestimento. São usadas para fazer a vedação dos assoalhos e ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Componentes de acabamento

Os componentes utilizados para o acabamento da obra são:

  • Instalações elétricas e hidrossanitárias: as mesmas utilizadas em uma construção convencional (com alvenaria, por exemplo). No wood frame, elas devem trespassar apenas as travessas quando necessário. Por outro lado, se precisarem passar pelos montantes, é preciso que seja previsto no projeto estrutural. Os tubos escolhidos são o PEX, que suportam tanto água quente quanto fria;
  • Fitas impermeáveis de borracha: conectam as peças de madeira às fundações da construção;
  • Placas cimentícias: são materiais que devem ser aplicados nos ambientes mais úmidos da construção, como cozinha, banheiro e lavanderia, por exemplo. É possível colocar revestimento por cima das placas, como azulejos comuns ou de porcelanato;
  • Mão-francesa: reforço dos montantes das extremidades da obra para proteger contra a ação do vento.

Como foi criado o sistema wood frame?

Como foi criado o sistema wood frame | Imagem de um engenheiro moldando uma placa de OSB | Método construtivo | Blog Alea

Para conhecer a história do wood frame, vamos voltar um pouquinho no passado. No final do século XIX, a população da Costa Oeste norte-americana cresceu de modo acelerado. Por isso, foi preciso encontrar uma maneira rápida e eficiente de construir casas para abrigar seus habitantes.

Como a região era conhecida por ter muita madeira disponível. Por sua vez, esse material foi amplamente usado na construção de casas. Em suma, foi assim que o wood frame se tornou um dos métodos construtivos mais promissores e sustentáveis.

Com o avanço da tecnologia, o wood frame foi evoluindo cada vez mais. Essa evolução permitiu agilizar as obras para entregá-las de forma mais rápida, com mais economia, menos desperdício e menor geração de resíduos. Além disso, essa ação mais rápida fez com que o método superasse em vantagens a alvenaria, por exemplo.

Quais são as vantagens do wood frame?

Vantagens da casa pré-fabricada | Foto de uma família conhecendo a casa nova | Método construtivo | Blog Alea

Não é à toa que o wood frame é um dos sistemas mais utilizados nos Estados Unidos e em outros países da América do Norte e da Europa. Esse método construtivo apresenta uma série de benefícios tanto para os responsáveis pela obra quanto para quem vai morar no imóvel. Confira a seguir!

  1. Sustentabilidade

Por utilizar materiais naturais como Pinus e Eucalipto, a construção com wood frame é bem mais sustentável do que as tradicionais, como de alvenaria, por exemplo.

Além disso, essa tecnologia gera menos resíduos, já que em sua construção não são utilizados argamassa, areia e tijolos.

  1. Agilidade

Outra característica do sistema construtivo wood frame são as peças pré-fabricadas. É isso mesmo! A construção é off-site, ou seja, as peças são feitas na fábrica e, quando prontas, transportadas para o canteiro de obras para a finalização.

Isso agiliza (e muito) a construção, uma vez que o transporte das peças é fácil e rápido. Por fim, o resultado é que algumas casas com wood frame podem ser entregues em torno de 2 meses após o início da obra. Incrível, não é mesmo?

  1. Conforto térmico e isolamento acústico

As propriedades da madeira garantem excelente conforto térmico e isolamento acústico. Ou seja, a temperatura de uma casa de wood frame é agradável o ano todo e os ruídos não passam de um ambiente para outro.

Além disso, ao morar em uma casa construída com essa tecnologia, você poderá fazer uma boa economia na conta de energia.  Isso porque, o ambiente sempre estará na temperatura ideal e assim, não precisará gastar com ar-condicionado e aquecedor.

  1. Alta duração

Uma construção com wood frame pode durar, no mínimo, 50 anos. Portanto, as peças de madeira passam por tratamentos químicos que visam deixá-las mais resistentes contra fungos, cupins, brocas e outros insetos.

  1. Produtividade

Ao utilizar peças pré-fabricadas, o wood frame favorece a produtividade de todos os envolvidos na obra, ao contrário do que acontece com as construções de alvenaria. 

Além disso, por ser uma tecnologia automatizada, está menos sujeita a erros humanos. Portanto, isso contribuiu para o desempenho dos responsáveis pela obra.

  1. Fácil manutenção

Mesmo o wood frame sendo um sistema mais ágil e rápido, sabemos que imprevistos podem acontecer. Mas isso está longe de ser um problema, já que qualquer manutenção é bem mais simples do que em obras de alvenaria.

Para você ter uma ideia do que estamos falando, imagine que um cano embutido se rompesse, por exemplo. Nesse caso, bastaria cortar a placa de wood frame, fazer o reparo e montar a placa outra vez. Simples, né?

Agora, pense no mesmo acontecendo em uma casa construída pelo sistema convencional. No entanto, qual seria o desenrolar da história? Um profissional habilitado precisaria quebrar a parede, fazer o reparo e levantar uma nova parede. Além de toda a dor de cabeça que uma obra fora do previsto traria, ainda seria preciso lidar com muita sujeira. O fim da picada, hein?!

  1. Revestimentos

As paredes de wood frame aceitam diversos tipos de revestimento, indo da tinta e do azulejo e cerâmica até o porcelanato. Portanto, para áreas úmidas, é possível usar o dry wall (também conhecido como “placa verde”). Nesse sentido, essas placas são resistentes à umidade e assim protegem a estrutura do wood frame contra respingos, escorrimento de água e vapor condensado.

Sistema wood frame no Brasil

Sistema wood frame no Brasil | Foto de uma engenheira em uma construção | Método construtivo | Blog Alea

No Brasil, o sistema wood frame começou a ser usado em meados de 2009. No entanto, foi apenas em 2016 que o primeiro empreendimento foi construído com o método: um edifício no estado do Paraná.

Se você está se perguntando por que o wood frame ainda não é tão popular no Brasil apesar de todas as suas vantagens, a resposta é simples. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 90% das casas brasileiras foram construídas com alvenaria. O que mostra que existe bastante mão de obra formada nesse método construtivo.

Já o oposto acontece com o wood frame: no Brasil, a mão de obra especializada nesse método construtivo é escassa. Mesmo assim, algumas construtoras que entenderam de fora rápida a importância do wood frame e perceberam seu potencial investiram nessa tecnologia.

Foi o caso da Alea, uma das pioneiras na construção com wood frame no Brasil, responsável pela maior fábrica de casas da América Latina!

A tendência de construir com wood frame deve começar a crescer em breve. Além disso, os benefícios dessa tecnologia mostram que o método construtivo vale a pena tanto para os profissionais envolvidos quanto para quem vai morar em uma casa de wood frame.

Quais são as normas técnicas do sistema wood frame?

Apesar de o wood frame ainda ser novidade na construção civil brasileira, uma comissão destinada à elaboração da norma técnica específica para esse método foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre 2016 e 2017.

Atualmente, essa norma ainda não está em vigor, entretanto, para os critérios gerais da dimensão estrutural, é possível consultar a ABNT NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira.

Características da construção com wood frame

Características da construção com wood frame | Foto de um construtor fazendo ajustes em uma placa de OSB | Método construtivo | Blog Alea

O wood frame tem características próprias para a construção e abaixo você pode conferir os detalhes sobre essa tecnologia.

Material

O wood frame tem como base materiais naturais, em especial a madeira. Isso permite que o lugar de extração desse componente seja reflorestado, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

Parede

As paredes, responsáveis pelo suporte da estrutura da obra, normalmente são compostas por várias camadas, incluindo o OSB, que tem como função proporcionar à construção maior resistência e duração.

Além disso, entre outros materiais para reforçar a estrutura, é aplicada massa cimentícia sobre as camadas para proteção contra incêndios. 

Suas chapas de OSB acompanham a estrutura de madeira, colocada no meio, e, dessa forma, uma aplicação de gesso reforça a proteção.

Já para fazer o isolamento térmico, os profissionais preenchem as paredes com mantas que podem ser compostas de lã de vidro ou lã de rocha, materiais que reforçam a proteção acústica da casa.

Instalações

As instalações dos sistemas elétricos e hidrossanitários de uma construção com wood frame podem ser feitas utilizando canos PVC e PEX.  Por causa disso, eles recebem o reforço da membrana hidrófuga, para que assim o vapor escape e as áreas mais úmidas da casa fiquem sempre protegidas.

Em ambientes mais sujeitos à umidade, como banheiro, cozinha e lavanderia, os responsáveis aplicam placas cimentícias com selante acrílico contra fungos, além da resina acrílica, que têm a função de combater, por exemplo, mofo e infiltrações.

Já no caso das instalações elétricas, os fios são cobertos com materiais isolantes e conduítes. Em seguida, essas aplicações são feitas entre os montantes e as placas de madeira. Desta maneira, isso assegura que os fios e as instalações fiquem sempre protegidos do fogo.

Lajes

O wood frame possibilita a construção de dois tipos de laje: a seca e a mista. Portanto, a primeira é formada por placas de OSB que constituem o contrapiso, onde é possível aplicar alguns tipos de revestimento, como cerâmica e piso laminado.

Vale destacar que, ao fazer uma laje seca em áreas mais úmidas, é preciso ter o cuidado de sempre aplicar as chapas de cimento e uma camada de impermeabilizante.

Já a laje mista recebe uma camada de lâmina plástica por cima das chapas de OSB e outra camada de concreto armado, que pode chegar a até 5 cm de altura.

Ao contrário da laje seca, é possível aplicar qualquer tipo de revestimento sobre a laje mista.

Como é a construção de uma casa no sistema wood frame?

Como é a construção de uma casa no sistema wood frame | Foto de uma parede de wood frame sendo transportada | Método Construtivo | Blog Alea

Primeiramente, a construção de uma casa utilizando o sistema wood frame exige que todos os materiais, mão de obra, etapas e dimensão da estrutura estejam de acordo com as recomendações da norma NBR 7190/1977, referência para projetos de madeira no Brasil.

Normalmente, os perfis de wood frame e as estruturas com multicamadas são feitos em fábricas. Após finalizar, transportamos as peças até o local da obra para montá-las e finalizá-las.

A seguir, conheça o passo a passo de uma construção com wood frame.

1 – Projeto

Na primeira fase, um arquiteto, em conjunto com um engenheiro, cria o projeto da casa de wood frame, definindo as medidas dos cômodos, das paredes e a posição de portas e janelas, entre outros detalhes.

Depois, os engenheiros começam a fabricar as peças.

2 – Transporte

Após a fabricação, as peças de wood frame são transportadas para o local da obra para a montagem e finalização.

3 – Fundação

Nesta etapa, utilizamos o radier, um tipo de fundação de rápida aplicação e baixo custo, e, logo após, aplicamos a laje de concreto.

4 – Montagem da estrutura

Na construção com wood frame, esta é uma das fases mais importantes. Afinal, a estrutura é a grande responsável pelo suporte da obra.

Os profissionais adicionam o montante de madeira e, em seguida, colocam as placas de diferentes materiais para formar a estrutura da casa.

5 – Preenchimento das paredes

Em seguida, os construtores fazem o preenchimento das paredes com mantas para isolamento térmico. Nesse sentido, ele iniciam a cobertura de vedação.

6 – Instalações elétricas e hidráulicas

O próximo passo são as instalações elétricas e hidráulicas. Em razão disso, são feitas aberturas nas placas de wood frame.

7 – Vedação e cobertura

Normalmente, a vedação de casas com wood frame é feita com madeira. No entanto, é possível utilizar diferentes materiais, desde que estejam previstos no projeto logo na primeira etapa.

8 – Acabamento

Por fim, o proprietário pode escolher o acabamento que deseja para o imóvel. Vale ressaltar que os materiais mais indicados para garantir o conforto térmico são as mantas de lã de vidro ou rocha.

No caso das áreas mais úmidas, como banheiro, cozinha e lavanderia, as placas cimentícias recebem ainda selador contra os fungos e pintura de resina acrílica. Por último, são aplicados gesso acartonado e um revestimento como azulejo, por exemplo.

Quais são as camadas do sistema wood frame? Conheça as camadas da casa Alea!

Camadas das casas Alea | Imagem das camadas da casa Alea | Método Construtivo | Blog Alea

Como vimos, as paredes multicamadas são parte essencial de qualquer edificação com wood frame, sendo responsáveis pela estrutura do imóvel e garantindo maior resistência e duração.

As casas Alea são fabricadas com o método construtivo wood frame, e, portanto, oferecem todas as vantagens que vimos aqui. Além disso, na criação das nossas casas, a montagem das paredes é feita de forma estratégica, visando garantir todos os benefícios desse sistema construtivo.

Dessa forma, as principais etapas são:

  • Estrutura de madeira;
  • Primeiro painel de OSB;
  • Segundo painel de OSB;
  • Manta hidrófuga;
  • Placa cimentícia;
  • Gesso acartonado;
  • Argamassa;
  • Pintura interna;
  • Textura acrílica.

A seguir, confira todos os detalhes sobre a montagem de cada camada!

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada de OSB é a que proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de OSB garante o suporte de cargas de até 4,5 toneladas. Como resultado, isso permite instalar com segurança prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em uma capa que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta ação, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada a todos os tipos de acabamento. Nesse sentido, isso garante mais conforto e aconchego aos moradores.

Textura acrílica

A camada de textura acrílica é a última da parte externa da casa. Feita com pintura, garante melhor aderência e acabamento perfeito.

Casas de wood frame da Alea

Casas Alea | Imagem da casa Alea Santa Bárbara | Método Construtivo | Blog Alea

Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, o sistema wood frame é um método construtivo promissor. Além disso, os benefícios que reúne, como a sustentabilidade e a alta qualidade das edificações, podem mudar a tradição da construção civil brasileira.

Ciente das vantagens do wood frame, a Alea foi uma das pioneiras em construção de casas com wood frame no Brasil. Por isso, nossas casas em condomínio fechado proporcionam conforto, lazer e uma qualidade de vida melhor, com tudo o que você precisa para viver com tranquilidade.

E aí, gostou de conhecer o sistema wood frame e quer saber mais sobre as casas Alea? Então,  entre em contato com o nosso time de atendimento agora mesmo. Temos uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você na sua próxima conquista!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Dessa forma, todos os residenciais priorizam grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.