Qual é a durabilidade do wood frame?

Método Construtivo

Muito popular em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, o wood frame é um método construtivo que tem como base perfis de madeira. Esse material oferece um excelente conforto térmico, isolamento acústico, entre muitos outros benefícios. Nesse sentido, uma das principais vantagens é a durabilidade do wood frame.

Apesar de ainda não ser tão conhecido no Brasil, o wood frame é uma das maiores tendências da construção civil, especialmente pela sua tecnologia construtiva.

Por isso, se você tem dúvidas sobre esse sistema e quer descobrir qual é a durabilidade do wood frame, preparamos um conteúdo completo com todas as informações. Confira!

O que é wood frame?

O que é wood frame | Foto de uma construção de imóvel com wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

A princípio, wood frame, que significa “painel de madeira” é um método construtivo que tem como ponto principal o uso de perfis de madeira em uma construção.

Portanto, com essa técnica, é possível construir casas e edifícios de até 5 pavimentos. Para isso, os engenheiros extraem a madeira de reflorestamento, que é limpa e não apresenta imperfeições. Depois do término da obra, o material é devolvido ao meio ambiente.

O wood frame foi criado nos Estados Unidos, no final do século XIX, onde é muito popular. Só para ilustrar, cerca de 90% das casas norte-americanas foram feitas com wood frame.

Da mesma forma, ele também é muito utilizado no Canadá e Suécia. Isso porque, apresenta uma série de vantagens: menos poluição, entregas mais rápidas, economia de energia, redução dos impactos ambientais e muito mais.

Assim, as casas de wood frame apresentam uma ótima durabilidade e resistência, devido ao seu processo de construção. Se você tem dúvidas sobre o tema, fique tranquilo! Vamos te explicar tudo sobre wood frame a seguir!

Qual é a durabilidade do wood frame?

Qual é a durabilidade do wood frame | Foto de um trabalhador manuseando uma placa de OSB | Método Construtivo | Blog Alea

Em primeiro lugar, a principal fonte do wood frame é a madeira, que possui propriedades naturais e sustentáveis. Nesse sentido, os engenheiros usam a madeira pinus ou eucalipto.

Essas escolhas não à toa: os componentes da madeira contam com muitas vantagens, e por isso esse é o principal material.

Um desses benefícios é a durabilidade do wood frame. Para esclarecer, durante a construção, as peças de madeira são quimicamente tratadas para evitar problemas como fungos, broncas, cupins e tudo o que possa danificar a estrutura do wood frame.

Além disso, as peças também contam com a proteção da manta hidrófuga, impedindo a presença de mofo e infiltração, da placa cimentícia que proporciona conforto térmico e também da placa de OSB, que permite o suporte de grandes cargas na estrutura.

Por isso, um imóvel construído com o sistema construtivo wood frame dura, no mínimo, 50 anos. Incrível, não é?

Como o wood frame funciona?

Como funciona a construção com wood frame | Foto de uma casa sendo construída em planta 3D | Método Construtivo | Blog Alea

Para entender melhor como o wood frame funciona na prática, é importante conhecer os seus principais atributos. Como você já sabe, a madeira é a principal matéria-prima, sendo responsável por proporcionar qualidade e resistência, além é claro, durabilidade.

Um dos pontos que garante essas vantagens são as paredes de wood frame, que possuem multicamadas resistentes. Os engenheiros constroem esses painéis em um processo automatizado, seguro e ágil.

Na montagem de uma casa de wood frame, os profissionais fazem instalações específicas para a elétrica, protegendo os fios ao aplicarem um material isolante. Já para a parte hidráulica, os responsáveis usam canos PCV e PEX que também contam com placas de antifúngico para a proteção das áreas úmidas (banheiro, cozinha e lavanderia), por exemplo.

Por fim, os construtores também podem fabricar lajes mistas ou secas. A primeira é focada em oferecer resistência, enquanto a segunda tem a função de contrapiso para a aplicação de revestimentos.

Quais são os componentes desse método?

Casa de madeira | Foto de uma placa de OSB em uma fábrica | Método Construtivo | Blog Alea

O wood frame é parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), justamente por ter como base a madeira natural, que inclusive pode ser utilizada tanto na estrutura da edificação, quanto nas paredes de wood frame.

A seguir, confira quais são os componentes do wood frame:

Componentes estruturais

Só para ilustrar, os componentes estruturais são a base de sustentação da casa ou do edifício. Ao todo, existem três considerados os principais. Confira.

Montantes

Os montantes representam os pilares da obra e correspondem à altura do pé direito.

Travessas

As travessas são as peças horizontais e funcionam como suporte para as janelas.

Barroteamentos

Os barroteamentos são o pavimento que fica acima do térreo.

Componentes de vedação

Assim como na alvenaria, a construção com wood frame necessita de vedação. E, para isso, existem dois componentes principais:

Chapas de revestimento

São chapas de OSB (Oriented Strand Board) específicas para a vedação vertical. Assim, são feitas com uma espessura mais fina e reforçadas, têm a função de evitar qualquer tipo de infiltração.

Chapas de barroteamento

Também são chapas de OSB, assim como as de revestimento, mas apresentam uma espessura mais grossa, própria para a vedação dos assoalhos. Além disso, auxiliam na contenção lateral de barrotes e travessas.

Componentes de acabamento

Por último, os construtores e engenheiros utilizam os componentes de acabamento para finalizar a obra.

Placas de cimento

Aplicadas em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Fitas impermeáveis de borracha

Responsáveis por conectar diferentes peças às fundações da construção.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Iguais às das instalações utilizadas em uma construção em alvenaria.

Mão-francesa

Realizam o reforço dos montantes das extremidades da obra, também conhecidos como contraventamento.

Quais as vantagens do wood frame?

Quais as vantagens do wood frame | Foto de uma miniatura de casa de madeira em uma planta 3D | Método Construtivo | Blog Alea

Além de apresentar uma ótima durabilidade, o wood frame é um método construtivo com muitas vantagens. Em seguida, conheça cada uma no detalhe.

Método sustentável

Construções com madeira apresentam um impacto ambiental muito menor do que obras que usam concreto. Inclusive, o wood frame foi criado justamente como uma opção mais sustentável, já que a madeira pode ser reflorestada no meio ambiente após a utilização durante a obra.

Nesse sentido, também é possível ter uma redução na quantidade de resíduos, causando menos poluição, um benefício para a natureza e também para quem está trabalhando na construção.

Entrega mais rápida

O wood frame faz parte da construção off-site (fora do canteiro de obras), que tem como principal característica o uso de materiais pré-fabricados, ou seja, que chegam prontos ao local da obra para serem finalizados na hora. Por isso, a entrega de uma casa feita com wood frame pode ser mais rápida do que um imóvel construído à base de alvenaria.

Essa é uma vantagem para quem precisa da obra pronta de forma rápida, mas mantendo a qualidade e o alto padrão de fabricação. Só para ilustrar, uma casa de wood frame pode ser entregue em até dois meses após o início das obras.

Conforto

O sonho de qualquer pessoa é morar em uma casa confortável e aconchegante. Nesse sentido, um imóvel construído com wood frame apresenta diversas melhorias em relação a alvenaria.

Para esclarecer, a madeira é um excelente componente quando o assunto é conforto térmico e isolamento acústico. Em outras palavras, você não vai precisar se preocupar com ar-condicionado e aquecedor, já que as paredes do imóvel estarão sempre na temperatura ideal. Além disso, as chances de escutar ruídos dos vizinhos ou de outros cômodos é bem menor.

Produtividade na obra

Além de possuir uma entrega mais rápida, esse método construtivo também contribui para que todas as etapas da obra sejam mais ágeis e produtivas. Como as estruturas já chegam prontas no canteiro de obras, os riscos de ocorrência diminuem, colaborando para a segurança e redução do estresse dos trabalhadores.

Economia de energia

Por proporcionar conforto térmico, quem mora em uma casa feita com wood frame acaba usando menos o ar-condicionado e o aquecedor, o que pode proporcionar uma economia de energia significativa.

Logo, além de evitar o desperdício de energia, também é uma oportunidade para economizar na conta de luz.

Manutenção

É só falar em obras e reformas que você já fica com dor de cabeça? É muito comum pensar pelo lado negativado ao fazer qualquer tipo de manutenção, já que normalmente essas mudanças envolvem gastos, planejamento e até mesmo um pouco de bagunça e sujeira.

Entretanto, saiba que qualquer manutenção que precise ser feita em uma casa de wood frame é muito mais simples do que em uma construção com alvenaria, afinal, as placas de madeira proporcionam essa facilidade.

Por exemplo: caso seja necessário consertar um cano quebrado, basta cortar a placa de madeira e realizar o reparo. Esse ajuste não deve levar menos do que um dia. Por outro lado, em construções de alvenaria, seria preciso quebrar a parede e depois montar a estrutura de volta.

Wood frame no Brasil

Wood frame no Brasil | Foto de dois trabalhadores em uma construção de wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

Você deve estar se perguntando: se o wood frame é um método com tantos benefícios, por que ele ainda não é tão popular no Brasil? A resposta é bem clara: por aqui, o assunto ainda é uma novidade. O wood frame começou a aparecer no país em volta de 2009. Foi apenas no ano de 2016 que o Brasil ganhou a sua primeira construção com wood frame, um edifício no estado do Paraná.

Além disso, outro fator é a tradição da construção com alvenaria no Brasil. Por ser o método mais aplicado, ainda não existem tantos profissionais especializados em wood frame.

Mas isso não significa que o wood frame não tem futuro no Brasil. Muito pelo contrário, devido ao forte apelo à sustentabilidade, entrega mais rápida, maior produtividade e economia de custos durante a obra, a tendência é que o método vá crescendo cada vez mais.

A Alea, por exemplo, é uma das primeiras construtoras de casas feitas com wood frame no Brasil, pois conhece as vantagens que essa tecnologia inovadora pode proporcionar. Nosso diferencial são os painéis multicamadas das casas Alea.

Apesar de ainda não existir uma norma que trate sobre o dimensionamento da estrutura de wood frame, é possível encontrar o primeiro documento técnico sobre o tema: a diretriz SINAT Nº005 – Revisão 02 – sistemas construtivos estruturados em peças leves de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas (Sistemas leves tipo “Light Wood Framing”), que aponta procedimentos de avaliação do sistema no Brasil, além de seus critérios mínimos de desempenho.

Conheça o passo a passo da construção de uma casa de wood frame

Quanto tempo dura uma casa de madeira | Foto de uma construção de casa em 3D | Método Construtivo | Blog Alea

Feita em etapas estratégicas, a construção de um imóvel neste método construtivo tem como função entregar uma estrutura completa, em um prazo de tempo mais rápido e claro, garantindo a alta durabilidade do wood frame.

Em seguida, entenda como funciona cada uma das etapas:

1. Projeto

Em primeiro lugar, é feito o desenho da planta da casa, feita por arquitetos e engenheiros em conjunto. Com isso, eles vão definir as medidas de cômodos e paredes, por exemplo, para que ocorra a compra dos materiais necessários.

2. Transporte das peças

Depois de definir a estrutura e fazer o tratamento químico dos perfis de madeira, os responsáveis vão realizar o transporte das peças (feitas sob medida), de forma totalmente segura para o local da montagem da parede de wood frame.

3. Fundação

A fundação é a etapa em que os construtores fazem a montagem de lajes de concreto armado. Para isso, os construtores aplicam o concreto, criando uma laje em toda a superfície. É uma aplicação rápida e com baixo custo de produção.

4. Montagem dos painéis multicamadas

Sendo uma das fases mais importantes, neste momento acontece a montagem da parede de wood frame, responsável por sustentar toda a estrutura da casa. A partir disso, o restante do empreendimento poderá ser concluído.

5. Preenchimento das paredes

Para garantir conforto e durabilidade, a próxima etapa é o preenchimento da parede de wood frame. Nessa linha, os engenheiros finalizam o painel de madeira com a manta hidrófuga, gesso acartonado, argamassa, entre outras aplicações que vão gerar a resistência ideal para a parede.

6. Instalação hidráulica e elétrica

Agora que as paredes estão preenchidas, é hora de criar todo o sistema de instalação hidráulica e elétrica da casa. Em outras palavras, serão feitas aberturas nas placas para acionar os dois sistemas. Acima de tudo, os fios de energia estarão protegidos por materiais isolantes, evitando qualquer tipo de risco.

7. Cobertura e vedação

Já finalizando a construção com wood frame, a cobertura também é feita com madeira. Neste caso, podem ser adicionados outros materiais que também tragam mais resistência, desde que sejam previstos no projeto.

8. Acabamento externo

A última etapa é a fase em que os construtores aplicam o revestimento externo na construção. Acima de tudo, nesse momento o cliente possui total liberdade para escolher o acabamento do imóvel, desde que esteja de acordo com o que foi previsto no projeto de arquitetura, ainda na primeira etapa. Em resumo, são muitas as possibilidades, que serão escolhidas entre o profissional e o futuro morador.

Conheça as paredes multicamadas das casas Alea

Camadas das casas Alea | Imagem das camadas da casa Alea | Método Construtivo | Blog Alea

Um dos principais pontos que garante maior resistência e durabilidade do wood frame são as paredes multicamadas. Portanto, elas são responsáveis por sustentar o imóvel e são preenchidas com diversos materiais diferentes para levar segurança e eficiência.

O grande diferencial das casas Alea são as camadas das casas, que são construídas em um processo automatizado e perfeito para levar todos os benefícios do método construtivo até o futuro morador. Dessa forma, as etapas da construção das paredes são:

  • Estrutura de madeira;
  • Primeiro painel de OSB;
  • Segundo painel de OSB;
  • Manta hidrófuga;
  • Placa cimentícia;
  • Gesso acartonado;
  • Argamassa;
  • Pintura interna;
  • Textura acrílica.

Em seguida, conheça todos os detalhes sobre a montagem de cada camada!

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada de OSB é a que proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de OSB garante o suporte de cargas de até 4,5 toneladas. Isso permite instalar com segurança prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura, que garante melhor aderência e acabamento perfeito.

Acima de tudo, o wood frame é um sistema mais sustentável, que apresenta maior agilidade e menos erros em sua fabricação, além de oferecer casas mais confortáveis. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, é a solução que a área da construção civil busca para diminuir os efeitos negativos de outros métodos construtivos.

Portanto, agora que você já conhece qual é a durabilidade do wood frame e todos os benefícios dessa tecnologia, que tal encontrar um lar para chamar de seu? A Alea possui imóveis à venda no interior de São Paulo, todos em condomínio fechado, proporcionando segurança, lazer e facilidade para você e para a sua família.

Nossas casas são fabricadas dentro do modelo construtivo wood frame, e a Alea possui a maior fábrica de casas da América Latina. Para dar o próximo passo, escolha uma casa para morar e fale com o nosso time de atendimento. Estamos prontos para te ajudar nessa conquista!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar com segurança, conforto e qualidade de vida em um condomínio fechado de casas. Todos os residenciais priorizam grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo focados no seu bem-estar. Além de oferecer uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois adota um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas são compostas por paredes com oito camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

 

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.