O que é off-site? Entenda como funciona na construção civil

Método Construtivo

Cada vez mais, surge a necessidade de entregar empreendimentos construídos em um prazo de tempo menor. Como resultado, a construção civil vem passando por mudanças importantes, sendo uma delas a implementação do modelo off-site.

Você já pensou em morar em uma casa construída fora do canteiro de obras? Certamente, a construção off-site possui muitas vantagens, tanto para a equipe de produção, quanto para o futuro morador.

Com este artigo, você vai entender o que é o off-site, como funciona e quais as vantagens de uma casa pré-fabricada.

O que é uma construção off-site?

O que é off-site | Blog Alea

Antes de mais nada, off-site, que significa “fora do local” é um processo no qual um empreendimento é construído fora do canteiro de obras, como em uma fábrica, por exemplo, e depois é transportado para o destino final, para a conclusão do projeto.

Sabendo disso, as edificações chegam prontas até a obra, agilizando o processo de construção e entregando o imóvel em um período mais curto. Com isso, o método é uma das maiores tendências da construção civil, porque reduz o tempo de edificação, o desperdício de materiais e ainda gera economia no orçamento total.

A construção off-site é muito diferente da construção com alvenaria. No entanto, a diferença está no método construtivo. Normalmente, as construções em off-site apresentam um resultado superior. Nas casas Alea, por exemplo, a tecnologia utilizada é o wood frame, que você ainda vai conhecer ao longo do texto.

Como funciona a construção off-site?

Os componentes de uma construção com off-site são feitos com materiais que priorizam a qualidade, seguindo normas e padrões construtivos aprovados no segmento. Alguns exemplos de materiais que os profissionais podem usar em uma construção off-site são: aço, concreto e madeira.

Depois disso, a estrutura da casa é transportada por uma equipe técnica para o local da obra, para que a construção seja finalizada na etapa de acabamento. Contudo, para ser considerada off-site, a edificação não precisa ser completamente feita de materiais pré-fabricados, mas sim apenas uma parte dela.

Vantagens da construção off-site

Vantagens do off-site | Blog Alea

A construção off-site apresenta benefícios em diversos quesitos, mas especialmente nos processos. Em primeiro lugar, a agilidade na montagem da casa é o principal destaque, porém, essa não é a única vantagem. A seguir, confira os pontos positivos da construção em off-site:

1. Sustentabilidade

O off-site é um dos métodos que mais contribui para o meio-ambiente, pela característica de trabalhar com componentes mais sustentáveis. Por exemplo, os processos do off-site diminuem o uso de água, utilizam materiais sob medida (que podem ser recicláveis), geram energia através das placas solares e podem reduzir em até 4x a quantidade de resíduos.

Dessa forma, acaba sendo uma forma mais econômica de construir uma casa. Assim, os gastos economizados poderão servir para outras necessidades que surgirem ao longo do processo.

2. Prazo de entrega menor

Projetos de casas pré-fabricadas, ou seja, que são construídas em off-site, podem ser entregues 6 vezes mais rápido do que imóveis feitos com alvenaria. Além disso, não dependem do clima para construção. Sabendo disso, uma casa pré-fabricada pode ser construída em até 4 dias.

3. Diminuição de resíduos

Uma das principais preocupações na hora da edificação é em relação aos resíduos. No entanto, uma das características da obra feita em fábrica é a diminuição da sujeira no local. Só para ilustrar, os construtores irão montar algumas instalações apenas no local da obra. Essas peças serão transportadas, evitando que qualquer tipo de sujeira ou resíduo permaneça.

4. Economia

A obra feita com off-site permite que os gastos sejam mais assertivos. Com isso, é possível evitar imprevistos e economizar no orçamento, evitando o desperdício de insumos e despesas com transporte de entulhos, por exemplo.

5. Personalização

Caso seja necessário fazer alguma mudança no imóvel, é possível modificar a estrutura da casa com off-site, o que não é possível em uma casa convencional. Como resultado, pode-se criar espaços flexíveis e com liberdade arquitetônica.

6. Mobilidade

Por fim, uma das grandes vantagens da construção off-site é a mobilidade que ela apresenta. Neste caso, é mais fácil para os construtores transportarem as peças que formam a estrutura da casa. Eles podem montar e desmontar as peças em lugares diferentes, sempre mantendo a qualidade.

Qual a diferença entre a construção off-site e a construção convencional?

Diferença entre a construção off-site e a construção convencional | Blog Alea

Muitas pessoas podem ter dúvidas em relação a segurança da construção off-site. No entanto, a principal diferença entre este modelo e a construção convencional está no tempo de fabricação. Em resumo, esses dois métodos diferem em:

Construção off-site

  • É personalizável;
  • Focada na pré-fabricação de empreendimentos;
  • Apresenta maior mobilidade;
  • Possui tempo de execução mais rápido.

Construção convencional

  • Construída no canteiro de obras;
  • Não é personalizável. Em outras palavras, para alterar qualquer detalhe da estrutura, antes é necessário realizar uma reforma ou até mesmo outra obra;
  • Imóvel, ou seja, não apresenta mobilidade;
  • O tempo de execução depende de agentes externos, como por exemplo clima sem chuva ou vento, mão de obra, entre outros.

Off-site no Brasil e no mundo

O off-site é uma tecnologia muito usada em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Nesses casos, é muito comum encontrar empresas que constroem um imóvel completamente pré-fabricado fora do canteiro de obras.

Geralmente, essas habitações são entregues em um prazo bem curto e apresentando alto desempenho. No caso do Japão, por exemplo, é muito comum a venda de banheiros 100% feitos em fábricas de off-site.

No Brasil, existem algumas empresas que trabalham com essa ferramenta, como a Alea, que usa o wood frame como método construtivo na fabricação off-site. Com isso, a tendência é que o número de casas feitas com off-site cresça, principalmente pelas vantagens que a tecnologia apresenta.

Por que a construção off-site deve ser expandida no Brasil?

Off-site no Brasil | Blog Alea

Apesar de ser pouco conhecida no país, a construção com off-site já se manifestou como uma tendência de crescimento, especialmente pelos benefícios que entrega. Como a principal característica dessa tecnologia é a produção em fábrica, ela acaba tendo um maior controle de qualidade, afinal, é possível acompanhar os processos detalhadamente, o que muitas vezes não acontece em uma construção convencional.

Por esse motivo, a construção off-site também não sofre com interferência do clima externo e investe na produtividade dos trabalhadores, duas características fundamentais para agilizar a entrega.

Além dos benefícios já citados, a construção off-site possui motivos que justificam a expansão do método no Brasil. Confira quais são:

  • Redução de prazos e de custos;
  • Diminuição de mão de obra;
  • Geração de empregos de melhor qualidade (mais seguros);
  • Processo de produção mais sustentável;
  • Baixa perda de material;
  • Produção personalizada, móvel e acessível;
  • Redução de serviços e custo pós-obra.

Qual é a diferença entre construção modular e construção off-site?

Apesar de possuírem ideias parecidas, a construção modular não possui as mesmas etapas da construção com off-site. Para entender melhor, antes é necessário compreender as diferenças entre essas duas tecnologias.

A construção modular é feita de módulos pré-fabricados que se encaixam, mas são construídos fora do canteiro de obras. Por outro lado, o off-site está focado na fabricação de uma estrutura completa, e não apenas algumas partes. Apesar disso, a edificação também é feita fora do canteiro.

Com isso, o off-site é mais indicado para construções de alto nível, como casas, escolas, hotéis, hospitais e prédios. Já a construção modular é voltada para obras que precisam serem concluídas no menor prazo possível e com áreas menores, como é o caso de escritórios e salas de reunião, refeitórios, banheiros e módulos comerciais.

Qualquer projeto pode ser feito em off-site?

A construção em off-site pode fabricar grandes projetos, chegando a suportar mais de 30 andares de altura. Dessa forma, é possível levar mais dinamismo e inovação para a fabricação de casas, construindo desde grandes moradias até alguns cômodos no formato pré-fabricado.

Exemplos de construções em off-site

Exemplos de construção de casas pré-fabricadas | Blog Alea

Diante de todos os benefícios apresentados anteriormente, o off-site é considerado um dos maiores avanços tecnológicos dentro da construção civil mundial. Afinal, o off-site é um caminho para facilitar processos na obra, evitar a falta de produtividade, entregar casas em um período menor e, ainda mais, construídas de forma sustentável com o meio ambiente.

Portanto, o off-site é uma tendência para construção, desde a edificação de espaços menores até a montagem de grandes empreendimentos. Nesse sentido, confira alguns exemplos de construções em que o off-site pode ser aplicado:

  • Escritórios e salas de reunião;
  • Módulos comerciais;
  • Depósitos (armazéns, almoxarifados);
  • Vestiários e banheiros;
  • Refeitórios;
  • Dormitórios.

Em conclusão, o off-site é indicado para obras que necessitam de um prazo mais rápido, ou que possuem um canteiro de obras menor.

Construção em off-site com o sistema construtivo wood frame

Como você viu até aqui, o off-site é um modelo de construção de casas pré-fabricadas mais sustentável, ágil e econômico. Essas características são muito parecidas com as do método construtivo wood frame, utilizado para construir painéis multicamadas que formam a estrutura de uma casa.

Assim como o off-site permite rapidez na entrega, redução de custos e alta qualidade na obra, o wood frame também apresenta características parecidas, afinal, a matéria-prima conta com propriedades que facilitam a agilidade nos processos, é fácil de ser encontrada e reflorestada, o que também diminui a quantidade de resíduos desperdiçados.

Atualmente, o wood frame é o método construtivo mais utilizado em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha e Suécia. Por enquanto, ainda está em crescimento no Brasil. A Alea, por exemplo, é uma das empresas pioneiras na construção de casas utilizando wood frame, dentro da construção off-site.

Principais características do wood frame

Características do wood frame | Blog Alea

Diferente de outros sistemas construtivos, como a alvenaria, o wood frame possui características específicas em relação ao material utilizado, a estrutura das paredes, instalações e construção das lajes.

A seguir, confira quais são esses diferenciais:

  • Material: a matéria-prima do wood frame é a madeira, que conta com a grande vantagem de poder ser devolvida para a natureza após a conclusão da obra. Geralmente, os construtores usam a madeira Pinus ou Eucalipto;
  • Parede: as paredes das casas construídas com wood frame são feitas com várias camadas, revestidas com OSB (Oriented Strand Board), com a função de tornar a estrutura mais resistente. Além disso, cada camada é projetada para proporcionar conforto térmico, isolamento acústico, vedação e bom acabamento;
  • Instalações: são feitas com canos PVC e PEX, sendo reforçadas pela membrana hidrófuga, protegendo os cômodos mais úmidos das casas. Na mesma linha, os técnicos aplicam diversos produtos para evitar infiltrações e mofos, com  placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além da resina acrílica. Por fim, os fios condutores são cobertos com materiais isolantes, protegendo as instalações do fogo;
  • Lajes: neste caso, podem ser feitas tanto lajes mistas quanto lajes secas. Ambas são cobertas pelo OSB e podem receber variedades de revestimento.

Quais são as vantagens do wood frame?

Os pontos positivos de ter o wood frame como método construtivo são muito parecidos com os benefícios apresentados por uma construção off-site. Em geral, as principais vantagens do wood frame são:

1. Método construtivo sustentável

Como dito, o wood frame costuma ser mais sustentável quando comparado a alvenaria, já que toda a matéria-prima pode ser reflorestada na natureza. Além disso, a quantidade de materiais descartados é menor, então a poluição acaba sendo evitável.

2. Alto desempenho e qualidade

As casas feitas com wood frame possuem uma qualidade superior, pois as propriedades naturalmente resultam em maior controle térmico, ou seja, os cômodos se adequam à temperatura ambiente. Ainda mais, também proporcionam isolamento acústico. Em suma, os painéis são resistentes por conterem placas cimentícias e de drywall.

3. Entrega rápida

Sendo essa a principal vantagem do off-site, como os painéis de wood frame são leves e fáceis de serem transportados, todo o processo de montagem e acabamento sai mais rápido do que a construção de uma casa com alvenaria, por exemplo. Sabendo disso, é possível entregar um imóvel com wood frame em até 2 meses.

4. Proporciona economia

Ao morar em uma casa feita com wood frame, você ganhará tanto em economia de energia quanto na redução de gastos. Logo, vai poder diminuir o uso do ar-condicionado ou aquecedor, já que os ambientes sempre estarão em temperatura ambiente. Em outras palavras, estará economizando energia e o dinheiro que seria gasto com a instalação e manutenção desses aparelhos.

5. Obras e reformas mais simples

Sabemos que ajustes em casa podem demandar gastos a mais, além de fazerem sujeira, barulho e bagunça. Porém, como o wood frame possui um material fácil de ser manuseado, qualquer reparo que você precisar fazer será mais simples do que o conserto na alvenaria.

Na maioria dos casos, os profissionais irão apenas realizar o corte na placa e ajustar o problema. Agora, pense em consertar um cano quebrado em uma parede de concreto. Dependendo da situação, seria necessário até mesmo quebrar a parede, sem falar nos gastos, sujeira e desorganização. Por isso, o wood frame proporciona reformas e obras mais simples.

Como uma casa com wood frame é construída?

Casa wood frame | Blog Alea

Pensando em entregar uma edificação com qualidade e desempenho, a construção de uma casa usando o método construtivo wood frame é dividida em 8 fases, cada uma delas com o objetivo de reforçar a resistência da estrutura.

1. Projeto

Em primeiro lugar, é preciso contar com a elaboração do projeto arquitetônico da casa. Dessa forma, os arquitetos, em conjunto com os engenheiros responsáveis irão definir as medidas dos ambientes para que a compra dos materiais de apoio seja assertiva.

2. Transporte dos materiais

Depois disso, ocorre o transporte dos painéis multicamadas. Como resultado, eles são feitos sob medida, e os técnicos realizam o transporte para o canteiro de obras, para iniciar a primeira fase: a fundação.

3. Fundação

O primeiro passo da construção com wood frame é a montagem de lajes de concreto armado que entram em contato direto com o solo, também conhecidas como radier. Nesse sentido, os engenheiros aplicam o concreto em toda a superfície.

4. Montagem dos painéis

A quarta etapa é uma das mais importantes para a construção da estrutura. Em seguida da fundação, os engenheiros realizam a instalação dos painéis estruturais. A partir disso, a casa poderá ser construída.

5. Preenchimento das paredes

Visando criar resistência, durabilidade e conforto, na hora de preencher as paredes de wood frame, são adicionadas diversas técnicas e ferramentas, como: mantas isolantes térmicas, gesso acartonado, painéis de OSB, e muitos outros.

6. Instalações hidráulicas e elétricas

Depois da montagem e preenchimento dos painéis, é hora de realizar aberturas nas placas para as instalações que serão responsáveis pela parte hidráulica e elétrica da casa. Em outras palavras, é importante ressaltar que os fios serão sempre protegidos por materiais isolantes.

7. Cobertura e vedação

A cobertura também é feita a partir da matéria-prima. No entanto, é possível vedar a casa com outros materiais, desde que estejam previstos no orçamento do projeto.

8. Acabamento externo

Em conclusão, chega a etapa do revestimento. Nesse sentido, o futuro morador possui liberdade para escolher como deseja finalizar a própria casa. Em suma, essa fase também será combinada entre o arquiteto e o cliente, que vão combinar qual é a melhor opção, baseada no gosto pessoal do morador e nas possibilidades existentes.

Conheça as camadas da casa Alea

Na Alea, as camadas de wood frame, construídas através do off-site, foram projetadas para garantir todas as vantagens desse método, especialmente o conforto térmico e isolamento acústico. A seguir, descubra os detalhes de cada camada:

Camada 1

A primeira camada é a estrutura da parede, feita com madeira maciça de Pinus, quimicamente tratado para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Camada 2

Já a segunda camada conta com um painel OSB, proporcionando resistência e solidez à parede.

Camada 3

A terceira camada também é feita com um painel OSB, garantindo o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Camada 4

A quarta camada é um revestimento de manta hidrófuga, para proteção de mofo e infiltração.

Camada 5

A quinta camada é uma placa cimentícia de alta performance, para suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Camada 6

A sexta camada é uma chapa de gesso acartonado, que atua como uma preparação para um acabamento superior.

Camada 7

A sétima camada é uma pintura interna acrílica, adequada para todos os tipos de acabamento. Aliás, essa é a última camada da parte interna da casa.

Camada 8

Por fim, a oitava e última camada é uma pintura externa em textura acrílica, que garante uma aderência perfeita. Em outras palavras, essa é a última camada da parte externa da casa.

As casas Alea são feitas na construção off-site?

Off-site Casas Alea | Blog Alea

Sim! Como você pode ver, a construção civil é um setor que está evoluindo ao oferecer tecnologias inovadoras e que facilitam o processo construtivo. Como resultado, são entregues muitos benefícios: além de diminuir o prazo de entrega do imóvel, possibilitar a economia em custos e ser um método flexível, o off-site também ajuda o planeta a ser mais sustentável.

A Alea, conhecendo todas as vantagens do off-site, é uma das empresas brasileiras pioneiras na construção de casas em condomínio fechado usando essa técnica, além de ter como método construtivo o wood frame, que também é uma opção mais sustentável e de alta qualidade.

Então, se você quer morar em um condomínio fechado de casas, com contato direto com a natureza, segurança, privacidade e liberdade, venha conhecer um pouco mais sobre a nossa história e como podemos te ajudar a tornar esse sonho possível!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.