Saiba tudo sobre wood frame no Brasil

Método Construtivo

Consolidado em países como Alemanha, Suécia, Japão e Estados Unidos, o wood frame é um método construtivo que possui muitas vantagens, como um prazo de entrega mais rápido, preservação do meio ambiente, isolamento acústico, conforto térmico e muito mais.

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o wood frame está crescendo cada vez mais, sendo o método construtivo oficial das casas Alea. Antes de mais nada, se você quer entender o que é wood frame, descobrir os seus benefícios e saber tudo sobre essa tecnologia no Brasil, leia esse post e aprenda mais sobre o assunto. Confira!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é wood frame?

Dois engenheiros conversando | O que é wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

Na construção civil brasileira, o sistema de edificação mais usado é a alvenaria. No entanto, o wood frame ganhou força nos últimos anos. Principalmente em países estrangeiros, que já conhecem os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, como economia de gastos e redução no prazo de entrega.

Em resumo, a técnica de wood frame consiste na utilização de painéis multicamadas para a construção da estrutura de um imóvel. Normalmente, podem ser construídos até 5 pavimentos.

Quando falamos em wood frame, estamos falando em um método muito mais sustentável. Pois, a principal matéria-prima é retirada e devolvida de volta para a natureza, no processo de reflorestamento.

Como surgiu o wood frame?

O wood frame surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX, na Costa Oeste norte-americana. Para esclarecer, essa região teve um crescimento habitacional muito rápido, resultando em uma demanda maior de casas.

Por isso, foi necessário encontrar uma forma mais fácil e rápida de construir moradias. Nesse sentido, a região da Costa Oeste era conhecida por comportar muita madeira. Assim, surgiu uma nova tecnologia para a construção civil mundial: o wood frame.

Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, o método foi evoluindo, focando principalmente em entregar construções seguras, sustentáveis e com mais qualidade. Como resultado, atualmente 90% das casas nos Estados Unidos são feitas com wood frame.

Como funciona o wood frame?

O wood frame, que significa “estrutura de madeira”, faz parte do Sistema de Construção Energitérmica (CES). Isso porque, a principal matéria-prima é a madeira extraída do reflorestamento, que pode ser a madeira Pinus ou o Eucalipto.

Uma das principais características do wood frame é a utilização do método na construção de casas pré-fabricadas. Nesse sentido, os responsáveis pela obra fazem o transporte dos perfis de madeira do canteiro de obras para ser finalizado no local em que o imóvel será construído. Com isso, agilizam o tempo de entrega, poluindo menos o ambiente e gerando menos custos.

Vantagens do wood frame

Homem segurando uma miniatura de uma casa de madeira | Vantagens do wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

As principais vantagens do wood frame estão ligadas ao prazo de entrega, ao material utilizado e a qualidade do imóvel que será entregue. A seguir, confira os principais benefícios do método construtivo usado na fabricação das casas Alea!

1. Sustentabilidade

O wood frame pode ser considerado o método construtivo mais sustentável. Afinal, a matéria-prima usada é  facilmente reflorestada, diminuindo a emissão de gás carbônico, por exemplo.

Uma das principais desvantagens da alvenaria e de outros métodos que utilizam cimento, aço e argamassa é o descarte incorreto desses materiais, apesar de prático é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Por outro lado, como tanto a madeira Pinus quanto o Eucalipto podem ser replantados, trabalhar com wood frame se torna mais fácil e benéfico para o meio ambiente.

Em resumo, você não vai precisar se preocupar com a poluição que a obra poderá causar.

2. Prazo de entrega menor

A construção feita com wood frame também pode ser chamada de pré-fabricada, pois toda a estrutura da casa é feita no canteiro de obras e depois transportada para o local fixo do imóvel. Só para esclarecer, as peças de madeira são leves, o que facilita esse processo.

Logo, todas essas características resultam em um prazo de entrega menor e em uma construção mais rápida. Com isso, acaba sendo uma vantagem tanto para os construtores, quanto para quem vai morar na casa!

3. Qualidade

Se você tem dúvidas sobre a qualidade da matéria-prima do wood frame, então precisa saber que a madeira, além de garantir controle térmico e isolamento acústico, é um dos materiais mais resistentes e duradouros.

Para esclarecer, um dos principais componentes do wood frame é o OSB (Oriented Strand Board), um material feito à base de madeira que apresenta boa resistência. Quando adicionado junto as placas cimentícias e de drywall, resulta em paredes mais firmes e constantes.

Além disso, essas peças passam por um tratamento químico regrado. Esse procedimento é baseado em normas técnicas do segmento, protegendo você contra intempéries e insetos indesejados.

4. Conforto

Mulher feliz sentada no sofá de casa | Conforto térmico | Método Construtivo | Blog Alea

Na mesma linha, as propriedades naturais da madeira permitem que seja possível garantir conforto térmico e isolamento acústico. Em primeiro lugar, você sempre terá uma casa com temperatura ambiente e confortável, nem muito quente no verão, nem muito fria no inverno, já que a madeira absorve o calor. Em segundo lugar, não vai se preocupar com o barulho dos vizinhos, pois esse material também isola a passagem do som.

Como resultado disso, você também terá um ganho de economia (de energia e financeira). Afinal, não vai precisar de ar-condicionado e aquecedor, já que a sua casa estará sempre na temperatura ideal.

5. Produtividade na obra

Até aqui, você aprendeu que uma das principais vantagens do wood frame é a agilidade do processo. Isso porque, as peças pré-fabricadas são fáceis de serem montadas. Mas além disso, todo o passo a passo da obra é mais simples, e essa característica faz com que os profissionais evitem erros e estejam menos estressados em seu dia a dia.

Ainda mais, na construção das casas Alea, a maioria dos processos são automatizados. Em outras palavras, a montagem é mais precisa e ágil. O que certamente é um grande benefício de escolher o wood frame como método construtivo.

6. Manutenção

Obras e reformas podem provocar muito estresse, seja pela sujeira, pelo barulho e principalmente, pelos custos com materiais e mão de obra. Como o wood frame é um método que foi feito pensando em melhorar alguns pontos da alvenaria, a manutenção dos perfis de madeira também é mais fácil de ser feita.

Dessa forma, a maioria das mudanças que você vai precisar fazer são mais simples, como por exemplo, ajustes em encanamento e pinturas. A facilidade do material permite que a manutenção seja descomplicada e até mesmo mais barata.

Além dessas vantagens, na construção com wood frame, podemos citar muitos outros benefícios e facilidades, como:

  • A possibilidade de usar diversos tipos de acabamentos, como: cerâmica, porcelanato, tinta, azulejo, entre outros, de acordo a escolha do cliente;
  • Ter o controle dos gastos ainda na fase inicial do projeto;
  • Matéria-prima renovável, que proporciona mais economia com os custos de compra dos materiais;
  • O wood frame pode ser usado em qualquer tipo de imóvel e em todas as regiões do Brasil;
  • Vida útil semelhante com a da alvenaria.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Componentes do wood frame

Blocos de madeira empilhados | Componentes do wood frame | Método construtivo | Blog Alea

Antes de entender quais são as características desse método construtivo e o passo a passo da construção de uma casa com wood frame, vamos te explicar quais itens compõem essa tecnologia. Confira!

Estrutura do wood frame

Para começar, a estrutura do wood frame é responsável por sustentar a construção. Da mesma forma, conta com três componentes principais:

Montantes

São os pilares de madeira, correspondentes à altura do pé direito.

Barroteamentos

Representam o pavimento que fica acima do térreo.

Travessas

As travessas funcionam como suporte para as janelas, configuradas como peças horizontais.

Vedação do wood frame

Na etapa de vedação, tanto na construção com alvenaria quanto na construção em wood frame, utiliza-se dois componentes: chapas de revestimento e chapas de barroteamento.

Chapas de revestimento

São as chapas do chamado OSB (Oriented Strand Board), que normalmente costumam ser utilizadas na vedação. Assim, são específicas para evitar infiltrações.

Chapas de barroteamento

Neste caso, as chapas de barroteamento contam com uma espessura grossa para realizar a vedação dos assoalhos da casa. Em suma, assim como as chapas de revestimento, são compostas de OSB e também ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Acabamento do wood frame

Os componentes de acabamento finalizam os detalhes para que a construção seja entregue ao futuro morador.

Placas de cimento

As placas de cimento são aplicadas nos locais do imóvel que terão mais contato com áreas úmidas. São exemplos desses lugares: cozinha, banheiro, lavanderia, entre outros.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

São as mesmas instalações que existem na alvenaria. Em resumo, servem para configurar os componentes de energia e saneamento.

Mão-francesa

A mão-francesa na construção com wood frame é responsável por realizar o reforço do contraventamento, um sistema de proteção contra o vento.

Fitas impermeáveis de borracha

Enfim, as fitas impermeáveis de borracha facilitam a conexão de peças de madeira com fundações.

Características do wood frame

Camadas das paredes Alea | Características do wood frame | Método construtivo | Blog Alea

Perfis leves, matéria-prima natural e paredes em várias camadas são as principais características do wood frame. Mas, não são as únicas. A seguir, descubra mais detalhes.

  • Material: a matéria-prima do wood frame é a madeira, que conta com a grande vantagem de poder ser devolvida para a natureza após a conclusão da obra. Geralmente, os construtores usam a madeira Pinus ou Eucalipto;
  • Parede: as paredes das casas construídas com wood frame são feitas com várias camadas, revestidas com OSB (Oriented Strand Board), com a função de tornar a estrutura mais resistente. Além disso, cada camada é projetada para proporcionar conforto térmico, isolamento acústico, vedação e bom acabamento;
  • Instalações: são feitas com canos PVC e PEX, sendo reforçadas pela membrana hidrófuga, protegendo os cômodos mais úmidos das casas. Na mesma linha, os técnicos aplicam diversos produtos para evitar infiltrações e mofos, com  placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além da resina acrílica. Por fim, os fios condutores são cobertos com materiais isolantes, protegendo as instalações do fogo;
  • Lajes: neste caso, podem ser feitas tanto lajes mistas quanto lajes secas. Ambas são cobertas pelo OSB e podem receber variedades de revestimento.

Wood frame no Brasil

Dois engenheiros conversando sobre a obra | Construção com wood frame no Brasil | Método construtivo | Blog Alea

A alvenaria sempre foi o método construtivo mais conhecido e utilizado no Brasil. Além disso, também podemos citar outros sistemas, como o concreto armado. Em 2009, os primeiros registros de wood frame começaram a aparecer no país. Entretanto, foi apenas em 2016 que foi construído o primeiro empreendimento com wood frame: um edifício localizado no Paraná.

Como o wood frame faz parte da construção off-site, que possui benefícios parecidos com o método (maior apelo à sustentabilidade, controle de qualidade e produtividade), essa tecnologia feita no modelo de produção em fábrica permite acompanhar os processos de perto, o que muitas vezes não acontece na construção convencional.

Por esses motivos, o wood frame é uma tecnologia que deve ser explorada e desenvolvida no Brasil, apresentando vantagens em comparação com outros métodos tanto para a obra, quanto para quem vai usufruir do empreendimento, como:

  • Diminuição do tempo útil do prazo e dos custos com materiais e transporte;
  • Geração de empregos mais seguros, em processos automatizados e que oferecem mais qualidade de vida;
  • Processo de produção mais sustentável e menos poluente;
  • Baixa perda de material, que pode ser devolvido para a natureza;
  • Produção móvel, personalizada e acessível;
  • Redução de serviços e custos pós-obra.

Em conclusão, as construções off-site são indicadas especialmente, para obras que precisam de um prazo mais curto ou que possuem um canteiro de obras menor.

Por que o wood frame não é tão difundido no Brasil?

Em primeiro lugar, pelo fato da alvenaria ser uma tradição na construção civil brasileira, ainda não existem muitos profissionais especializados em wood frame no Brasil.

Apesar disso, o crescimento do wood frame no Brasil é cada vez mais evidente, principalmente pelo forte apelo à sustentabilidade, entrega ágil e economia de custos durante a obra. Essas são vantagens que o setor da construção civil vem buscando há muito tempo.

O Brasil já conta com empresas especializadas nesse método construtivo eficiente e sustentável. Por exemplo, a Alea, uma construtora de casas que entende as facilidades que o wood frame pode proporcionar, utilizando os seus painéis multicamadas na construção de imóveis residenciais.

Além disso, para critérios gerais de dimensionamento estrutural do empreendimento, deve ser consultada a norma técnica ABNT NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira, disponível no site da SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais).

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Como uma casa com wood frame é construída?

Miniatura de uma casa de madeira e planta de arquitetura | Construção de uma casa pré-fabricada | Método construtivo | Blog Alea

Em resumo, uma casa ou qualquer outro empreendimento construído com wood frame é feito em etapas, onde cada uma terá um prazo para garantir maior qualidade e desempenho na construção. Além disso, a maior parte das fases é feita após o transporte para o local da obra. Confira a seguir!

1. Desenvolvimento do projeto

Antes de mais nada, é essencial contar com o apoio de arquitetos e engenheiros na montagem da planta da casa. Com isso, serão definidas as medidas de cômodos e paredes, por exemplo, para que ocorra a compra dos materiais necessários.

2. Transporte

Já na segunda etapa, os construtores realizam o transporte dos painéis multicamadas para o canteiro de obras. Essas peças são preparadas, feitas sob medida para que o transporte seja mais seguro e preciso.

3. Fundação

Na etapa de fundação, é feita a montagem de lajes de concreto armado que entram em contato direto com o solo, conhecidas como radier. Essa aplicação é bem rápida e possui baixo custo. Para realizar o procedimento, os construtores aplicam o concreto, criando uma laje em toda a superfície.

4. Montagem dos painéis multicamadas

Nessa fase da construção com wood frame, os engenheiros realizam a montagem dos painéis estruturais, que serão a base da casa. É uma das etapas mais importantes, afinal, somente a partir dela que a casa com wood frame poderá ser construída.

5. Preenchimento das paredes

Visando criar mais resistência, durabilidade e conforto, na hora de preencher as paredes de wood frame, são adicionadas diversas técnicas e ferramentas, como: mantas isolantes térmicas, gesso acartonado, painéis de OSB e muito mais.

6. Instalação hidráulica e elétrica

Agora que as paredes estão instaladas e preenchidas, é hora de criar todo o sistema de instalação hidráulica e elétrica da casa. Em outras palavras, serão feitas aberturas nas placas para acionar os dois sistemas. Acima de tudo, os fios de energia estarão protegidos por materiais isolantes, evitando qualquer tipo de risco.

7. Cobertura e vedação

A cobertura das construções feitas com wood frame também são feitas por madeira. Entretanto, nessa etapa podem ser adicionados outros materiais, desde que estejam previstos no projeto de arquitetura.

8. Acabamento externo

Por fim, chega a etapa do revestimento externo, que é a última da construção com wood frame. Nessa fase, o cliente possui total liberdade para escolher como vai ser o acabamento da casa, desde que esteja de acordo com o que foi previsto no projeto de arquitetura, ainda na primeira etapa. Em resumo, são muitas as possibilidades, que serão escolhidas entre um profissional e o futuro morador.

Conheça as paredes multicamadas das casas Alea

Foto dos materiais que compõem uma parede de wood frame | Camadas das Casas Alea | Método Construtivo | Blog Alea

Uma das etapas mais importantes da construção com wood frame é a preparação das paredes multicamadas, que são a base da estrutura de uma casa. Nessa linha, a Alea entende que é essencial preparar um processo bem estruturado, por isso, as nossas paredes possuem 8 camadas resistentes e duradouras!

Cada camada que você vai ver aqui foi projetada para garantir uma parede muito resistente, que proporciona conforto térmico, isolamento acústico, vedação, acabamento e muito mais. Veja a seguir:

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

OSB

O painel OSB é a camada que proporciona maior resistência e solidez à parede.

OSB

Também feita com OSB, essa camada garante o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes de mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que têm como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona mais resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada da argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura em textura acrílica, que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Casas de wood frame no Brasil

O wood frame no Brasil é uma realidade que vem crescendo cada dia mais. Os benefícios desse método construtivo, que vão desde maior preocupação com o meio ambiente até mais agilidade no prazo de entrega da obra, são pontos de melhoria que devem contribuir para que o método construtivo se torne uma tendência no país.

A Alea, já de olho nessas vantagens, é uma das pioneiras da construção com wood frame no Brasil. Nossa fábrica de 18 mil metros, localizada em Jaguariúna, é responsável pela produção automatizada dos painéis multicamadas que formam a estrutura das casas em condomínio fechado, situadas no interior de São Paulo.

Todas essas características contribuem para a diminuição do déficit habitacional no Brasil. Já que, o método, por ser de baixo custo, pode ser aplicado em qualquer lugar do Brasil, garantindo construções em menos tempo e mantendo uma excelente qualidade.

Acima de tudo, o wood frame é um sistema com muito potencial. Por isso, a Alea investe nessa ideia! Que tal saber um pouco mais sobre? Conheça a Alea.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.