Parede de drywall e wood frame: qual a diferença?

Método Construtivo

Em todo o planeta, o setor da construção civil inova em tecnologias de forma acelerada e sem parar. Isso gera ferramentas, estruturas e técnicas, que facilitam na evolução de toda a classe. Com isso, trazem mais segurança aos consumidores deste mercado. Foi assim, que, em momentos históricos diferentes, surgiram a parede de drywall e wood frame.

Quer saber um pouco mais sobre o que são e quais as diferenças entre essas duas formas de criação? Veja esse conteúdo especial que preparamos para você!

 

O que é drywall?

O que é drywall | Foto de um construtor manuseando gesso | Método Construtivo | Blog Alea

Antes de tudo, para entendermos a parede seca, traduzindo o termo para o português, trata-se de um sistema criado no final do século XVIII. Tida como uma revolução da construção civil, esse tipo de edificação teve a sua primeira versão denominada de placas Sackett. A produção do drywall, atualmente, é industrializada, tendo o gesso como o seu principal componente. Além disso, podemos encontrar composições diferentes nas placas, dependendo da finalidade do uso.

O drywall também está incluso nas formas de construções sustentáveis, pois a sua composição tem a manutenção do meio ambiente e um equilíbrio entre os ambientes construídos e a natureza. Porém, essa forma de estrutura é indicada apenas para áreas internas.

Neste sentido, podemos levar em conta como Drywall os formatos de placas de gesso e papel cartão. As estruturas são muito versáteis e indicadas para a criação de forros, paredes, divisórias e até para a criação de móveis.

 

O que é parede de drywall?

O que é parede de drywall | Foto de uma casa construída com parede de drywall | Método Construtivo | Blog Alea

A parede de drywall é formada por estruturas de aço e chapas de gesso que formam as bases, podendo contar com algumas diferenças.

O perfil de estrutura para a montagem das paredes é feito de aço galvanizado, com as placas presas a essa base por meio de parafusos. As bases de aço são como uma forma de esqueleto para a parede e dão sustentação aos outros membros da formação.

As placas de gesso, mencionadas anteriormente, formam a parte externa da parede. Existem três cores e aspectos diferentes nas placas, sendo a placa standard a mais comum, geralmente na cor branca e indicada para uso geral em áreas secas. A placa de cor rosa, conhecida como placa de resistência ao fogo, é coberta de fibra de vidro e é capaz de retardar a passagem de chamas entre ambientes.

Por fim, temos as placas resistentes à umidade, definida pela cor verde, muito indicadas para áreas de serviço, banheiros, cozinhas, lavabos e lavanderias, já que contam com uma proteção contra respingos e umidades. Mas não se confunda, pois esse tipo de placa não é considerada à prova d’água, não sendo indicada para ambientes externos.

Não podemos esquecer, também, do interior da parede de drywall, agora que já sabemos como são estruturadas as placas. Nesse quesito, as paredes de drywall podem ser ocas (apenas com as passagens de instalações elétricas e hidráulicas ou preenchidas por lã mineral, que auxiliam no isolamento acústico e térmico).

 

Como funciona o drywall?

A versatilidade do drywall permite a criação de formas e usos diferentes para os produtos, assim sendo: a instalação de paredes não estruturais, a instalação de forros, revestimento de paredes, divisão de ambientes, revestimento acústico e térmico.

Portanto, sua composição consegue proporcionar resistência ao peso e tração. Enquanto a partir de sua sustentação é possível utilizar massas e fitas para o acabamento do material, não só nas paredes, como em seus outros usos.

 

Quais as vantagens do drywall?

Como já abordamos anteriormente, o drywall tem diversos pontos positivos. Entre eles, questões como o avanço sustentável, arquitetura, praticidade, entre outras. Com isso, podemos destacar alguns pontos, como:

  • Rapidez na instalação;
  • Criação de móveis e nichos;
  • Acabamento para instalação elétrica;
  • Imunidade ao ataque de fungos e insetos;
  • Leveza dos materiais;
  • Possibilidade de reciclagem de materiais.

 

Componentes do drywall

Placa de gesso | Foto de placas de gesso empilhadas | Método Construtivo | Blog Alea

As placas de drywall possuem componentes distintos, a partir de suas características. Nas placas standard, com composição mais básica, a formação é feita pela placa de gesso encapada com papel cartão. Enquanto isso, as placas resistentes ao fogo contém uma proteção de fibra de vidro, que possui maior resistência contra chamas. Por fim, não menos importante, nas placas resistentes à umidade há uma mistura de aditivos hidrofugantes (quase sempre à base de silicone) à placa de gesso, gerando o efeito desejado.

 

Drywall no Brasil

O drywall chegou no Brasil a partir dos anos 70, quando a primeira fábrica nacional do produto foi inaugurada em Pernambuco, sendo que até a década de 1990 não havia importações desse tipo de material e nenhum outro fabricante por aqui. A partir daí o mercado se expandiu e o drywall começou a ganhar mais fama.

Nas primeiras décadas do drywall no Brasil havia muita desconfiança dos clientes e construtores em relação à resistência do material. Isso dificultou a venda. Contudo, nos últimos anos, houve uma grande expansão do mercado, fazendo com que o uso do drywall esteja, atualmente, entre uma das formas de edificação mais utilizadas em nosso território.

 

O que é wood frame?

O que é wood frame | Foto de várias placas de OSB | Método Construtivo | Blog Alea

Para conseguirmos traçar uma comparação entre a parede de drywall e wood frame, primeiramente, precisamos entender o que são os dois tipos de estrutura. Portanto, quando falamos em wood frame, trata-se de um método construtivo que foi inventado no século XIX. Com isso, vem se espalhando por muitos países, utilizando painéis de madeira como base.

Esse método de construção tem alguns atributos diferentes, como por exemplo, os materiais extremamente resistentes e sustentáveis, as paredes definidas em multicamadas, que permite mais segurança, durabilidade, conforto térmico e isolamento acústico e as instalações hidráulicas que são feitas em canos de PVC e PEX e as elétricas utilizando apenas fios cobertos com materiais isolantes.

Além disso, temos também as lajes, divididas em dois tipos: a mista conta com uma camada de lâmina colocada por cima das de OSB, que por sua vez recebem uma camada extra de concreto, podendo receber qualquer tipo de revestimento. Enquanto isso, a laje seca tem função de contrapiso e também tem sua base de OSB, mas permite apenas aplicações de revestimentos de cerâmica e laminados.

Apesar do amplo uso nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Suécia, esse modelo não é utilizado em grande escala no Brasil. Contudo, as casas em condomínio fechado da Alea são construídas nesse formato.

 

Como o wood frame funciona?

As construções em wood frame têm início nas fábricas onde os painéis são produzidos e chegam aos canteiros de obras já prontos para a montagem.

Durante o processo de montagem há um método de processos de criação regulamentado a partir de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (a ABNT).

Com isso, temos: a projeção da construção, que define a planta, as medidas, posições de janelas e portas e outros detalhes que são vitais para a formação e fabricação das peças. Assim que as paredes estão prontas, elas são transportadas até o canteiro de obra.

Após a chegada das peças, é realizada a fundação com um método rápido e de baixo custo, utilizando do concreto para a criação de uma laje. Com isso, vamos à montagem da estrutura que sustenta a obra, sendo inseridas as placas de madeira unidas a diferentes materiais, como placa cimentícia e gesso.

No próximo passo, já nas partes internas das paredes, há um preenchimento com mantas que serão responsáveis pelo isolamento térmico e as instalações elétricas e hidráulicas. Há ainda uma finalização com acabamentos a gosto do morador.

Por fim, realizamos a vedação e a cobertura de toda a edificação para evitar infiltrações e outros possíveis contratempos ocasionados por situações externas à casa. Além disso, é feito o acabamento de diversas formas, como, por exemplo, o uso de seladores anti-fúngicos e pinturas de resina acrílica, acima de tudo em áreas úmidas.

 

Quais as vantagens do wood frame?

Entre as muitas vantagens do wood frame para a realização de uma construção, temos:

  • Finalização mais rápida;
  • Obra sustentável;
  • Materiais resistentes;
  • Economia de energia;
  • Manutenção fácil.

 

O que é parede de wood frame?

O que é parede de wood frame | Foto das camadas de wood frame da casa Alea | Método Construtivo | Blog Alea

Antes de tudo, devemos entender que as paredes de wood frame, também conhecidas como paredes multicamadas, têm uma formação de vários materiais. Sobretudo, cada um deles de tem grande importância para a manutenção da resistência e segurança das construções.

Em primeiro lugar, vamos falar da estrutura de madeira que é a estrutura central da parede, feita com madeira maciça tratada para evitar problemas com cupins, brocas e, até mesmo, apodrecimento. Além da estrutura principal, temos dois painéis de OSB que tornam a parede mais sólida e permitem instalações de grandes cargas como prateleiras e armários embutidos.

Na parte externa à estrutura das paredes temos a manta hidrófuga, que é um material de revestimento usado para proteger as paredes de mofo e infiltrações. A placa cimentícia, que tem como função segurar as variações climáticas externas, trazendo um maior conforto térmico. A argamassa, que prepara a parede para receber as últimas camadas e a textura acrílica, aplicada em forma de pintura, que permite um melhor acabamento.

Em seguida, temos a parte interna à estrutura central da parede. Ela é composta pelo gesso acartonado (o drywall), que permite uma maior resistência à compressão e um acabamento que tenha uma estética superior em relação a outros materiais. A pintura interna, de preferência realizada, também, com a textura de acrílico, rende um maior conforto.

 

Wood frame no Brasil

Como citamos antes, o wood frame ainda não conta com grande uso no Brasil. O modelo surgiu por volta de 2009. Além disso, o primeiro imóvel que utilizou essa técnica no Brasil foi construído apenas em 2016. Mesmo com todas as vantagens apresentadas, a tradição da alvenaria ainda é muito presente.

Contudo, sem dúvidas, o futuro será positivo, visto que em nosso país, a preocupação com a sustentabilidade cresce a cada dia. Isso muda, até mesmo, a escolha sobre o modelo com o qual a moradia pretendida foi construída.

 

Qual a diferença entre parede de drywall e wood frame?

Qual a diferença entre a parede de drywall e a parede de wood frame | Foto de um construtor passando gesso nas paredes | Método Construtivo | Blog Alea

Para abordar as diferenças entre parede de drywall e wood frame, podemos destacar em primeiro lugar a base das duas formas de construção. A base da parede de drywall é feita de perfis de aço e chapas de gesso, enquanto a base do wood frame é composta por camadas múltiplas feitas de madeira.

Uma das características diferenciais é a forma de uso para os dois modelos. Podemos utilizar o drywall somente em obras internas, já que suas características não permitem exposição às condições climáticas. O sistema wood frame e suas multicamadas têm proteção para ser utilizado em áreas externas e até mesmo para construções de casas inteiras.

Por fim, não podemos deixar de destacar a forma sustentável das construções em wood frame. Apesar das paredes de drywall terem seus componentes recicláveis, o wood frame tem uma integração enorme com os meios naturais. Sua base em madeiras de reflorestamento e outros materiais que, além de recicláveis, causam poucos danos ao meio ambiente.

A Alea, por exemplo, é uma das pioneiras em construção wood frame no país, responsável pelo maior fábrica de casas de toda a América Latina! Veja os nossos imóveis à venda disponíveis e entre em contato com o nosso time de atendimento. Vamos te ajudar a encontrar a casa perfeita para você e sua família!

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem-estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.