Ícone do site Alea

Construção wood frame: saiba como a casa Alea é construída!

Construção wood frame | Ilustração do empreendimento Alea Itapetininga | Método Construtivo | Blog Alea

O wood frame é um método construtivo que utiliza peças de madeira para a construção de casas e edifícios com até 5 pavimentos. Esse sistema foi criado nos Estados Unidos, no final do século XIX, e é muito popular devido aos benefícios que apresenta, como mais sustentabilidade na obra e agilidade na construção wood frame.

Aqui na Alea, as casas são feitas utilizando o wood frame, garantindo uma construção mais rápida, sustentável e com excelente durabilidade. Quer saber mais sobre esse método e como funciona a construção de wood frame de uma casa Alea? Então, confira o conteúdo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é wood frame?

Antes de mais nada, para entender mais sobre a construção wood frame, é preciso conhecer o que é wood frame e como ele funciona.

Wood frame, que significa estrutura de madeira, é uma técnica que utiliza painéis com multicamadas na estrutura de casas e edifícios. Em resumo, o método construtivo wood frame foi criado nos Estados Unidos e até hoje segue sendo um dos mais utilizados no país.

Nesse sentido, o wood frame ganhou visibilidade e se tornou muito popular em países como Canadá, Alemanha e Suécia. Apesar de ter alcançado relevância em diferentes locais, no Brasil a utilização ainda não é ampla, mas a cada ano mostra um crescimento. As casas em condomínio fechado da Alea, por exemplo, são fabricadas com esse método.

Só para ilustrar, a utilização de materiais sustentáveis está entre as principais vantagens do wood frame, gerando uma série de benefícios, como redução no custo, preservação do meio ambiente e valorização do imóvel.

O que é construção em wood frame?

A construção em wood frame é o processo de fabricação de uma casa ou edifício, com, no máximo, 5 pavimentos, utilizando perfis de madeira e outros componentes do wood frame.

Normalmente, a construção wood frame possui etapas parecidas. O wood frame é faz parte da construção pré-fabricada, onde os componentes são produzidos industrialmente antes do início das obras, adiantando o tempo de entrega do empreendimento. Para isso, os engenheiros transportam todas as peças que compõem a edificação até o local da obra, que será o futuro endereço do morador.

Dessa forma, podemos dizer que a construção com wood frame é feita dentro do sistema off-site, que nada mais é do que uma fabricação fora do canteiro de obras, como acontece com as casas Alea, que são feitas na maior fábrica de casas da América Latina.

Sabendo disso, as estruturas chegam prontas até a obra, agilizando o processo de montagem e entregando o imóvel em menos tempo. Com isso, o método é uma das maiores tendências da construção civil, porque além de diminuir o tempo de entrega, também reduz o desperdício de materiais e gera economia no orçamento total.

Construção wood frame: passo a passo da fabricação das casas Alea

A construção de uma casa Alea é feita em 8 etapas estratégicas, que têm como função entregar a melhor estrutura ao futuro morador e tornar o prazo da obra mais curto. Em seguida, você confere os detalhes de cada fase:

1. Projeto

Em primeiro lugar, é feito o desenho da planta da casa, feita por arquitetos e engenheiros em conjunto. Com isso, eles vão definir as medidas de cômodos e paredes, por exemplo, para que ocorra a compra dos materiais necessários.

2. Transporte das peças

Depois de definir a estrutura e fazer o tratamento químico dos perfis de madeira, os responsáveis vão realizar o transporte das peças (feitas sob medida), de forma totalmente segura para o local da montagem da parede de wood frame.

3. Fundação

A fundação é a etapa em que os construtores fazem a montagem de lajes de concreto armado. Para isso, os construtores aplicam o concreto, criando uma laje em toda a superfície. É uma aplicação rápida e com baixo custo de produção.

4. Montagem dos painéis multicamadas

Sendo uma das fases mais importantes, neste momento acontece a montagem da parede de wood frame, responsável por sustentar toda a estrutura da casa. A partir disso, o restante do empreendimento poderá ser concluído.

5. Preenchimento das paredes

Para garantir conforto e durabilidade, a próxima etapa é o preenchimento da parede de wood frame. Nessa linha, os engenheiros finalizam o painel de madeira com a manta hidrófuga, gesso acartonado, argamassa, entre outras aplicações que vão gerar a resistência ideal para a parede.

6. Instalação hidráulica e elétrica

Agora que as paredes estão preenchidas, é hora de criar todo o sistema de instalação hidráulica e elétrica da casa. Em outras palavras, serão feitas aberturas nas placas para acionar os dois sistemas. Acima de tudo, os fios de energia estarão protegidos por materiais isolantes, evitando qualquer tipo de risco.

7. Cobertura e vedação

Já finalizando a construção com wood frame, a cobertura também é feita com madeira. Neste caso, podem ser adicionados outros materiais que também tragam mais resistência, desde que sejam previstos no projeto.

8. Acabamento externo

A última etapa é a fase em que os construtores aplicam o revestimento externo na construção. Acima de tudo, nesse momento o cliente possui total liberdade para escolher o acabamento do imóvel, desde que esteja de acordo com o que foi previsto no projeto de arquitetura, ainda na primeira etapa. Em resumo, são muitas as possibilidades, que serão escolhidas entre o profissional e o futuro morador.

Características do wood frame

O wood frame é conhecido por ser uma estrutura feita à base de madeira maciça. Já suas placas de revestimento são compostas pelo OSB, formado por lascas de madeira reflorestada. Com isso, o mais importante é saber que o que caracteriza uma construção com wood frame é ter entre os componentes materiais que contribuem com a natureza.

Na construção wood frame de uma casa Alea, por exemplo, a matéria-prima vem de florestas plantadas, ou seja, a madeira retirada para a construção pode ser replantada e crescer novamente. E mais: o wood frame produz 85% menos resíduos durante a obra. Ou seja, tudo nesse método construtivo é pensado para não causar impactos ao meio ambiente.

Componentes do sistema

O wood frame é composto por diferentes materiais, entre eles, a madeira, que pode ser usada tanto na estrutura quanto nas paredes com multicamadas. Em outras palavras, esse método construtivo conta com diversos elementos que garantem maior qualidade, segurança e durabilidade da obra.

Esse tipo de tecnologia construtiva faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que também conta com o steel frame, que utiliza aço em suas construções.

Componentes estruturais do wood frame

Só para ilustrar, os componentes estruturais são a base de sustentação da casa ou do edifício. Ao todo, existem três considerados os principais. Confira.

Montantes

Os montantes representam os pilares da obra e correspondem à altura do pé direito.

Travessas

As travessas são as peças horizontais e funcionam como suporte para as janelas.

Barroteamentos

Os barroteamentos são o pavimento que fica acima do térreo.

Componentes de vedação do wood frame

Assim como na alvenaria, a construção com wood frame necessita de vedação. E, para isso, existem dois componentes principais:

Chapas de revestimento

São chapas de OSB (Oriented Strand Board) específicas para a vedação vertical. Assim, são feitas com uma espessura mais fina e reforçadas, têm a função de evitar qualquer tipo de infiltração.

Chapas de barroteamento

Também são chapas de OSB, assim como as de revestimento, mas apresentam uma espessura mais grossa, própria para a vedação dos assoalhos. Além disso, auxiliam na contenção lateral de barrotes e travessas.

Componentes de acabamento do wood frame

Por último, os construtores e engenheiros utilizam os componentes de acabamento para finalizar a obra.

Placas de cimento

Aplicadas em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Fitas impermeáveis de borracha

Responsáveis por conectar diferentes peças às fundações da construção.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Iguais às das instalações utilizadas em uma construção em alvenaria.

Mão-francesa

Realizam o reforço dos montantes das extremidades da obra, também conhecidos como contraventamento.

Vantagens do wood frame

Como você viu, o wood frame é um método que possui mais benefícios quando comparado com a alvenaria. Então, a seguir, conheça as 7 principais vantagens do wood frame!

1. Sustentabilidade na obra

Construir casas mais sustentáveis é uma preocupação cada vez mais em alta, tanto dos responsáveis pelo projeto quanto das pessoas que irão morar nesse imóvel. Para esclarecer, a madeira utilizada nas placas de wood frame é extraída do reflorestamento, portanto, garante maior preservação ao meio ambiente.

Em uma construção com alvenaria, por exemplo, alguns componentes como o aço e o cimento gastam muito mais energia do que a madeira. Além disso, esse método construtivo demanda menor quantidade de resíduos, já que não é necessário realizar o descarte.

2. Entrega mais rápida

O processo de construção de uma casa feita com madeira, como acontece com o wood frame, utiliza materiais pré-fabricados e tem peças leves e fáceis de transportar. E tudo isso, claro, faz com que a entrega da obra seja muito mais rápida.

Para se ter uma ideia da agilidade de se construir com wood frame, segundo os profissionais da área, uma casa feita a partir desse método pode ser entregue até dois meses após o início da obra!

3. Construção de alta performance

Esse método construtivo foi pensado para proporcionar melhorias em relação às construções de alvenaria. Em outras palavras, uma das vantagens do wood frame é ter componentes que beneficiam a qualidade de vida do morador. Por exemplo, uma casa construída com wood frame é feita para evitar que ruídos de fora atrapalhem o conforto do lar, já que o material proporciona isolamento acústico.

Assim, o wood frame garante que as paredes absorvam até 40 vezes menos calor do que paredes de alvenaria. Por outro lado, a sua madeira, um ótimo isolante térmico, tem o poder de manter o calor no interior da casa em dias frios. Essas vantagens resultam em uma casa mais fresquinha no verão e mais aquecida no inverno.

4. Produtividade na construção wood frame

Como você viu, o wood frame utiliza material pré-fabricado, o que torna a construção mais simples e rápida, além de facilitar a vida dos operários. Esses, por trabalharem com estruturas que já chegam montadas à obra, estão menos sujeitos a problemas de segurança e ao estresse causado por possíveis erros técnicos.

5. Mais resistência e durabilidade

O tratamento que as peças de madeira de wood frame recebem é feito pensando em evitar o máximo possível de problemas, como o surgimento de possíveis cupins, fungos e outros organismos que poderiam causar danos ao imóvel. Assim, uma casa de madeira pode durar até 50 anos!

O wood frame é composto por chapas de OSB (Oriented Strand Board), que conferem alta resistência e rigidez. Em seguida, os engenheiros adicionam placas cimentícias e de drywall, que tornam a estrutura ainda mais forte e resistente.

6. Economia

A madeira utilizada no wood frame tem componentes que ajudam a economizar a energia gasta. Como já visto no terceiro tópico, o wood frame é um material que é construído pensando em oferecer isolamento acústico e conforto térmico. Na mesma linha, essas características também são responsáveis por gerar economia de energia, como você verá a seguir!

Por contar com temperatura agradável o ano todo, independente do clima, quem mora em casas construídas com o método wood frame acaba utilizando menos eletrodomésticos como o ar-condicionado e o aquecedor, por exemplo. Dessa forma, além de o wood frame evitar desperdício de energia, o que contribui para a sustentabilidade, também traz a oportunidade de você economizar nas contas de luz. Um ótimo benefício, não é mesmo?

7. Fácil manutenção

Sabemos que, apesar de o wood frame tornar o processo de construção muito mais fácil, imprevistos podem acontecer. Porém, qualquer manutenção após a entrega da casa é muito mais fácil do que em um imóvel feito em alvenaria. Por exemplo: caso um cano embutido se rompa, o conserto não levará mais que um dia. Afinal, é só cortar a placa e realizar o reparo.

Já no caso da alvenaria, seria necessário quebrar a parede, realizar o reparo e a montagem de volta, gerando uma grande quantidade de sujeira e gastos mais elevados.

Como funciona a construção em wood frame no Brasil?

A alvenaria sempre foi o método construtivo mais conhecido e utilizado no Brasil. Além disso, também podemos citar outros sistemas, como o concreto armado. Em 2009, os primeiros registros de wood frame começaram a aparecer no país. Entretanto, foi apenas em 2016 que foi construído o primeiro empreendimento com wood frame: um edifício localizado no Paraná.

No entanto, o wood frame ainda não é muito popular no Brasil, e você deve estar se perguntando o porquê, visto que essa tecnologia apresenta muitas vantagens. Vamos te explicar!

Em primeiro lugar, pelo fato da alvenaria ser uma tradição na construção civil brasileira, ainda não existem muitos profissionais especializados em wood frame no Brasil.

Apesar disso, o crescimento do wood frame no Brasil é cada vez mais evidente, principalmente pelo forte apelo à sustentabilidade, entrega ágil e economia de custos durante a obra. Essas são vantagens que o setor da construção civil vem buscando há muito tempo.

O Brasil já conta com empresas especializadas nesse método construtivo eficiente e sustentável. Por exemplo, a Alea, uma construtora de casas que entende as facilidades que o wood frame pode proporcionar, utilizando os seus painéis multicamadas na construção de imóveis residenciais.

Multicamadas das casas Alea

Como vimos, na construção wood frame, o preenchimento das paredes é uma das etapas mais importantes. Afinal, é nessa fase que os construtores vão garantir a durabilidade, conforto e segurança do imóvel.

Então, para assegurar que todos esses diferenciais sejam aplicados, a construção das paredes das casas Alea é feita em camadas estratégicas:

A seguir, conheça cada uma delas em detalhes.

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

OSB

O painel OSB é a camada que proporciona maior resistência e solidez à parede.

OSB

Também feita com OSB, essa camada garante o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes de mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que têm como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona mais resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada da argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura em textura acrílica, que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Normas técnicas do wood frame

Por ser uma técnica ainda nova no Brasil, não existe uma regulamentação específica para o uso do wood frame na construção civil. Porém, o registro da ABNT NBR 7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira) é a principal referência para critérios gerais de direcionamento estrutural.

Se você tiver interesse, é possível encontrar a documentação sobre a regulamentação do wood frame no Brasil no site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais). Lá é possível consultar os procedimentos operacionais do sistema e os critérios mínimos de desempenho.

Em conclusão, o wood frame é um método construtivo que apresenta muitos benefícios, tanto em sua construção, quanto para o futuro morador, que vai usufruir do imóvel.

Apesar de pouco conhecido no Brasil, possui uma tendência de crescimento. A Alea, por exemplo, é uma das pioneiras em construção wood frame no país, responsável pelo maior fábrica de casas de toda a América Latina!

Agora que você já conhece o wood frame, que tal dar o primeiro passo e comprar sua casa Alea? Veja os nossos imóveis à venda disponíveis e entre em contato com o nosso time de atendimento. Vamos te ajudar a encontrar a casa perfeita para você e sua família!

Conheça a Alea 

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre. 

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico. 

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite! 

Sair da versão mobile