Ícone do site Alea

OSB: entenda o que é e como funciona

OSB | Placas de OSB empilhadas | Método Construtivo | Blog Alea

Sustentável, com alta resistência e precisão, o OSB tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil, principalmente quando o assunto é a fabricação de edificações inovadoras e tecnológicas.

Nesse sentido, a placa OSB pode ser usada tanto no design de interiores quanto como painel estrutural, como por exemplo na montagem de uma parede de wood frame.

Você quer entender o que é OSB, como esse componente funciona e como é feita a montagem da parede de wood frame usando a placa OSB? Então, confira o conteúdo completo que preparamos para você. Boa leitura!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é OSB?

Em primeiro lugar, OSB é a sigla para “Oriented Strand Board”, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientada, em tradução livre. Como o próprio nome já diz, o OSB nada mais é do que uma placa composta por tiras de madeira (extraídas do reflorestamento) prensadas na mesma direção.

Criado nos Estados Unidos, o OSB foi um material amplamente aceito, substituindo outros tipos de painéis utilizados em construções. Na mesma linha, ele é muito popular em países como Canadá e o próprio Estados Unidos.

O OSB é um material resistente, estável e versátil, que pode ser aplicado de diferentes formas em uma construção. Ele pode ser usado na criação de móveis, tapumes, mezaninos, coberturas e claro, no revestimento de paredes, como é feito na construção de uma parede de wood frame.

O que é a placa OSB?

A placa OSB é um quadro de madeira, composta por OSB, muito usada em construções de casas feitas com wood frame.

Os profissionais unem as tiras de madeira da placa OSB com resina e prensam sob alta temperatura, o que garante alta resistência e estabilidade quando o assunto é construção à seco.

Além disso, a placa OSB é muito eficaz quando o assunto é conforto térmico e isolamento acústico para o ambiente. Por esse motivo, ela é uma das principais escolhas na hora de construir casas pensadas para garantir ambientes aconchegantes.

Por fim, a placa OSB é um componente altamente sustentável, já que ele é feito principalmente com madeira.

Como é feita a montagem da placa OSB?

Antes de mais nada, para a fabricação da placa OSB, as tiras de madeira são dispostas em uma direção, prensadas em camadas em ângulo reto e coladas com resina em alta temperatura. Com isso, torna o material rígido e resistente, principalmente a impactos físicos e a umidade.

Nesse sentido, a placa OSB é muito usada na construção de casas para evitar infiltrações, na etapa de vedação. Esses perfis também podem ser revestidos com a manta hidrófuga, por exemplo, para conferir maior resistência as paredes.

Assim, outro ponto interessante é que a fabricação da placa OSB garante um elevado rendimento da madeira. Para esclarecer, é possível transformar cerca de 90% do tronco de uma árvore em OSB, valorizando a matéria-prima.

Vantagens do OSB

Como dito, o OSB é um material muito presente em construções à seco e também na fabricação de mobílias e objetos decorativos. Acima de tudo, esse componente é a principal escolha por uma série de motivos. Confira!

1. Sustentabilidade

Como a base do material é a madeira extraída do reflorestamento, a placa OSB apresenta um impacto ambiental muito menor quando comparada com itens da construção com alvenaria, por exemplo.

Além disso, os responsáveis gastam menos água na fabricação, já que a madeira não precisa muito desse recurso, sendo também um material mais fácil de ser devolvido ao meio ambiente.

2. Padronização

O OSB é um material consistente e uniforme, e por isso, não deixa espaços vazios. Em outras palavras, garante um padrão sempre que é utilizado.

3. Alta resistência

O processo de produção específico do OSB garante a alta resistência do material e, consequentemente, maior durabilidade da placa OSB.

Outro ponto importante é que o OSB é resistente ao fogo, dentro dos limites estabelecidos pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Em outras palavras, todos os tipos de material superam a resistência mínima de 30 minutos.

4. Custo benefício

Quando comparado com outros componentes de madeira, o OSB costuma ter um preço mais em conta. Um exemplo disso é que o material pode chegar a custar 40% menos do que o MDF.

5. Isolamento acústico e conforto térmico

O OSB é um dos principais componentes que garantem melhor conforto térmico. Ou seja, que mantém o ambiente na temperatura, além do isolamento acústico, diminuindo a quantidade de ruídos entre uma parede e outra.

6. Versatilidade

Para concluir, é possível aplicar o OSB em telhados, pisos, lajes e em paredes, sem falar na decoração. Por isso, o material é considerado muito versátil.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Aplicações do OSB

Como vimos, o OSB é um material compatível com diferentes tipos de fabricações. Nesse sentido, a madeira pode funcionar tanto como item decorativo quanto com função estrutural, como é o caso das construções com wood frame, por exemplo.

Ainda mais, também é possível aplicá-la no canteiro de obras e em coberturas. A seguir, veja outras formas de como o OSB pode ser utilizado.

1. Canteiro de obras

A placa OSB pode funcionar como um tapume, uma vedação temporária muito comum em obras, ajudando a marcar o espaço da construção, trazendo também mais segurança para a equipe e pedestres.

O material também é uma alternativa para a criação de instalações provisórias no canteiro, como no caso de banheiros, por exemplo.

2. Mezaninos

Os construtores também podem usar o OSB para a construção de mezaninos, em conjunto com outros materiais. Nesse sentido, a estrutura pode ser feita com aço ou madeira.

Por ser um material leve, a obra exige menos processos manuais e pode ter um tempo de entrega mais curto. Ainda mais, a resistência do OSB traz durabilidade e segurança para o mezanino.

3. Construções à seco com OSB

Nas construções à seco, como é o caso da construção com wood frame e steel frame, o OSB possui um papel importante: faz parte da estrutura.

Na fabricação das casas Alea, por exemplo, utilizando o método construtivo wood frame, o OSB é responsável pela vedação. Dessa forma, os responsáveis aplicam o material junto com outras placas que vão garantir a resistência e durabilidade da parede.

Além disso, ela também possui um papel importante para tornar o espaço mais confortável, isolando sons externos e deixando a temperatura ambiente, como dito anteriormente.

4. Lajes e coberturas

Com todas as vantagens do OSB, o material também é uma ótima escolha para a construção de lajes e coberturas. Em telhados, a placa OSB oferece alta resistência, rigidez e durabilidade.

Para isso, os engenheiros podem revestir a placa OSB em um dos lados com um foil de alumínio, um componente que absorve menos calor e também garante conforto térmico.

O OSB é muito utilizado em coberturas no assentamento de telhas no estilo “telhado americano”.

5. Design de interiores

Além de ser um ótimo componente na estrutura, o OSB também pode ser uma alternativa para a decoração. Afinal, é um material capaz de levar uma estética natural, além de aumentar a sensação de aconchego.

Assim, ele é prático, mais sustentável e também pode sair mais em conta em relação aos materiais convencionais.

6. Design de móveis

Em conclusão, assim como o OSB pode funcionar como um item decorativo, a placa OSB também pode ser um ótimo material para a confecção de mobílias.

Como dito, o OSB é cerca de 40% mais barato do que o MDF. Nesse sentido, se a ideia for reduzir o custo, ele é uma ótima opção.

Para garantir um bom acabamento, é possível aplicar verniz ou tintas sob a placa OSB. Por fim, esses perfis podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, que podem ser adaptados dependendo do móvel que for montado.

Como funciona a construção com OSB?

Como vimos, o OSB é um componente importante na estrutura de fabricações de algumas edificações. Nesse sentido, a construção utilizando a placa OSB tem como foco aproveitar as propriedades do material para garantir resistência, conforto e durabilidade.

Para esclarecer, normalmente o OSB é mais comum em dois métodos construtivos: o steel frame e o wood frame. Por terem características muito parecidas, essas tecnologias também são semelhantes quando falamos em fases de fabricação.

Em outras palavras, os engenheiros vão usar o OSB na fase de montagem das paredes. Dessa forma, seguindo o projeto de arquitetura desenvolvido no começo, o papel desse material é garantir que a edificação que está sendo construída tenha uma estrutura qualificada.

Em resumo, os construtores aplicam a placa OSB logo após a montagem da estrutura base. No caso do steel frame, depois das inserção da estrutura de aço, e para o wood frame, logo após a montagem da estrutura de madeira.

Em seguida, os engenheiros irão aplicar todas as camadas necessárias para concluir a estrutura da edificação, seguindo para a próxima fase do projeto.

O que é steel frame?

Como vimos, o OSB está mais presente em dois tipos de métodos construtivos: o steel frame e o wood frame. Mas afinal, o que são essas tecnologias?

Antes de mais nada, steel frame é um método que utiliza o aço galvanizado para montar a estrutura de uma edificação. O nome, que na tradução significa “estrutura de aço”, faz parte de um sistema construtivo a seco, muito popular nos Estados Unidos.

Na construção em steel frame, o aço é a principal matéria-prima, e por isso, não precisa do uso de tijolos, cimento ou concreto. Nesse sentido, é um método mais sustentável, ágil e que apresenta alta performance.

Composição do steel frame

Os engenheiros podem usar as peças de steel frame tanto na estrutura quanto em vigas secundárias, de piso, tesouras de telhado, entre outros componentes, que você confere a seguir:

Vantagens do steel frame

Como o steel frame e o wood frame são métodos muito parecidos, se distinguindo apenas pela matéria-prima, as suas vantagens também são semelhantes. Em resumo, veja quais são os principais benefícios do steel frame:

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

O que é wood frame?

O wood frame, que significa “estrutura de madeira”, é um método construtivo à seco, que utiliza placas de madeira para construir casas e edifícios de até 5 pavimentos.

Assim como o steel frame, ele foi criado nos Estados Unidos, onde é muito popular devido a uma série de vantagens. Na mesma linha, ele faz parte da construção pré-fabricada, ou seja, as peças são transportadas diretamente para o canteiro de obras.

Por usar madeira extraída do reflorestamento, é uma tecnologia mais sustentável e que oferece mais qualidade a obra. A seguir, conheça a composição do wood frame.

Composição do wood frame

1. Estrutura

A estrutura é a fase inicial, pois representa a sustentação do imóvel. Aqui, temos três principais componentes:

2. Vedação

A vedação também é uma etapa importante da construção da casa pré-fabricada com wood frame. Confira os detalhes dessa etapa:

3. Acabamento

Por fim, a função dos componentes de acabamento é finalizar a construção e preparar a estrutura para o revestimento que o morador escolher. Veja:

Vantagens do wood frame

O wood frame é o método construtivo utilizado na fabricação das casas Alea. Ao conhecer as vantagens dessa tecnologia, é fácil entender a escolha, afinal, o wood frame é sustentável, ágil, proporciona conforto térmico e isolamento acústico e também pode acelerar o processo de fabricação de uma casa, por exemplo.

Além disso, o wood frame é muito popular nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Japão, que já conhecem todo o potencial e os benefícios de investir na construção de casas nesse modelo.

No Brasil, o wood frame é uma tendência de crescimento. Nessa linha, a Alea possui a maior fábrica de casas de toda a América Latina, sendo pioneira na fabricação de imóveis utilizando o método construtivo no país.

Em resumo, as principais vantagens do wood frame são:

A seguir, conheça como é feita a montagem das paredes de uma casa Alea no método construtivo wood frame e entenda o papel da placa OSB.

Conheça as camadas das casas Alea

A montagem das paredes é uma das principais etapas da construção com wood frame. Afinal, ela é responsável por toda a estrutura da casa, garantindo resistência, durabilidade, conforto térmico e isolamento acústico, entre outras vantagens.

Acima de tudo, nas casas Alea, a parede é fabricada focando em oferecer mais resistência, durabilidade e conforto. Para isso, a parede de wood frame da Alea é feita em camadas estratégicas:

A seguir, conheça detalhes sobre cada uma delas.

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

OSB

A placa OSB é a camada que proporciona maior resistência e solidez à parede.

OSB

Também feita com OSB, essa camada garante o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes de mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que têm como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por drywall, proporciona mais resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada da argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura em textura acrílica, que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Qual a importância do OSB na construção de uma casa?

Para concluir, por ser um componente que apresenta alta resistência, bom isolamento térmico e acústico, além de ser versátil e sustentável, o OSB é um item essencial na construção de casas mais tecnológicas e confortáveis.

Assim, a placa OSB tem o papel de garantir a resistência das paredes, tanto no steel frame quanto no wood frame, método utilizado na fabricação das casas Alea. Além disso, o OSB apresenta boa resistência ao fogo, sendo um material seguro e confiável.

Por fim, ele pode ser uma ótima aposta decorativa, além de desempenhar o papel estrutural. Seja para decorar uma parede ou em um móvel novo, o OSB possui muitas vantagens.

Gostou de conhecer mais sobre o OSB e o seu papel na construção com wood frame? Que tal conhecer todos os benefícios na prática?

Se você está em busca de uma casa moderna e confortável, então, morar em uma casa Alea vai ser uma ótima opção para você e para a sua família!

As casas Alea são construídas com a tecnologia wood frame em um processo automatizado, seguro e que entrega maior qualidade e desempenho. Ao morar aqui, você vai viver em uma casa confortável, resistente e duradoura, além de sustentável.

Para saber mais, conheça as nossas casas à venda disponíveis e encontre a melhor opção para você e para a sua família!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Assim, além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Portanto, todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. Agora, a Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Ou seja, vem escolher a sua!

Sair da versão mobile