Ícone do site Alea

Alvenaria x Wood Frame: quais são as principais diferenças?

Alvenaria x Wood Frame | Foto de uma miniatura de casa e uma planta de construção | Método Construtivo | Blog Alea

A alvenaria é o sistema construtivo mais utilizado no Brasil. Já o wood frame, é uma tecnologia que possui muito utilizada em países como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Suécia. Afinal, qual é a diferença entre a alvenaria e o wood frame?

Neste post, você vai entender tudo sobre os dois métodos, as vantagens de cada um e as suas principais diferenças. Boa leitura!

Table of Contents

Toggle

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é alvenaria?

Alvenaria é um tipo de estrutura que usa tijolos, pedras e blocos para a construção de imóveis e outros tipos de edificação.

A principal função da alvenaria é oferecer boa resistência, vedar espaços e fornecer conforto e térmico e acústico para a construção.

Ou seja, uma casa de alvenaria, por exemplo, construída de tijolos, pedras ou ainda blocos de cimento, e não de madeira, como é o caso do wood frame.

Nesse sentido, por ser o método construtivo mais econômico e viável no Brasil, a alvenaria está presente em cerca de 88% das paredes das casas brasileiras, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, outro fator que contribui para a grande escala da alvenaria no Brasil é a alta experiência dos profissionais no país.

Como a alvenaria surgiu?

Sendo um dos tipos de construção mais antigos da história, alguns especialistas apontam que tudo começou no Oriente Médio, na Mesopotâmia, entre 8.000 a.C. e 4.000 a.C.

Os primeiros materiais usados na construções de alvenaria foram o adobe, o barro queimado, a argila seca ao sol e os blocos de arenito. Nesse contexto, estudos apontam que as pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos, no Egito, utilizaram pela primeira vez na história concreto entre os blocos.

Durante o século XX, novos materiais foram criados a partir de modelos matemáticos e de programas de arquitetura e engenharia, o que impulsionou cada vez mais a alvenaria.

Quais são os tipos de alvenaria?

A alvenaria é dividida entre dois tipos: estrutural e de vedação, também conhecida como alvenaria convencional. A seguir, conheça mais detalhes sobre cada uma.

Alvenaria estrutural

Para começar, a alvenaria estrutural é o tipo de sistema construtivo que usa técnicas da alvenaria para montar a estrutura de uma casa.

O objetivo desse modelo é dar suporte ao peso das paredes, da laje, dos móveis e das pessoas que vão ocupar o espaço.

Nesse sentido, a alvenaria estrutural pode ser feita com blocos cerâmicos, ecológicos, de concreto celular ou adobe.

O projeto de arquitetura de uma casa de alvenaria estrutural deve ser feito pelo arquiteto em conjunto com profissionais de elétrica e hidráulica, que irão definir os vãos das janelas e o espaço da garagem, entre outros detalhes, de acordo com a medida modular do bloco.

Alvenaria de vedação

Por outro lado, a alvenaria de vedação, ou alvenaria convencional, tem como função apenas vedar e separar ambientes, como por exemplo pelo uso de estruturas como vigas e pilares de concreto armado.

Ela é feita para suportar apenas o seu próprio peso e a carga das portas e janelas instaladas. Ou seja, a alvenaria de vedação não possui função estrutural na construção e por isso precisa de vigas e pilares.

Com isso, esse sistema é o mais utilizado no Brasil, pois as possibilidades estéticas de um projeto são maiores. Em resumo, ela pode ser feita com blocos cerâmicos, ecológicos, de concreto celular ou adobe e deve proporcionar conforto térmico e isolamento acústico para os futuros moradores.

Quais são os materiais usados na construção com alvenaria?

Tanto a alvenaria estrutural quanto a convencional utilizam uma variedade de materiais. Entre os principais, estão:

A partir disso, é possível criar diversas obras com alvenaria, desde as paredes de uma casa até churrasqueiras e piscinas, por exemplo.

Quais são os componentes da alvenaria?

Antes de mais nada, por se tratar de dois tipos de alvenaria com suas particularidades, a composição da alvenaria estrutural e da alvenaria convencional tem diferenças:

Componentes da alvenaria estrutural

Os componentes da alvenaria estrutural fazem o tijolo desse método um material mais econômico, podendo reduzir em até 30% o custo da estrutura. A seguir, conheça mais detalhes.

Modulação

A modulação é uma parte importante na construção com alvenaria. Essa técnica consiste no cálculo de todas as dimensões da edificação, de forma que sejam múltiplos ou submúltiplos do bloco.

Com isso, é possível fazer uma obra sem desperdícios e improvisos, o que resulta em uma importante redução de custos.

Graute

Também chamado de micro-concreto, o graute é formado por pedriscos, cimento e areia, e serve para preencher as cavidades dos blocos onde serão acomodadas as armaduras e as amarrações das paredes. Em resumo, ele atua como enrijecedor estrutural para diversos pontos da alvenaria.

Na mesma linha, o arquiteto deve prever os pontos do graute no projeto. Além disso, esse componente também tem a função de suprir as deficiências locais de argamassa, ajudando a distribuir melhor os esforços da alvenaria.

Amarração

Por fim, a chamada “amarração em T” é um encontro de duas alvenarias verticais com entrelaçamento dos blocos. Seu objetivo é promover a consolidação do conjunto das alvenarias e a melhor distribuição do peso da edificação.

Componentes da alvenaria convencional

Já a alvenaria convencional, que é aquela que tem como função apenas vedar e separar ambientes, sem apresentar função estrutural, tem em sua composição pilares, vigas e lajes, sendo que os vãos podem ser preenchidos com tijolo cerâmico, tijolo comum ou com blocos de concreto.

Vantagens da alvenaria

A alvenaria é o sistema construtivo mais popular do Brasil, especialmente pela mão de obra e pelos materiais acessíveis. A seguir, conheça todos os seus benefícios.

Mão de obra acessível

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens da alvenaria é contar com a mão de obra acessível, visto que o método construtivo já é popular no Brasil há muitos anos.

Por isso, é mais fácil encontrar profissionais que trabalhem com alvenaria e que ofereçam seus serviços para os mais diversos tipos de fabricações.

Materiais comuns

Antes de mais nada, a maioria dos materiais de uma obra com alvenaria, como tijolos, blocos e cimento, é fácil de encontrar, o que também é uma vantagem tanto para os engenheiros quanto para o cliente.

Custo

Como os materiais e a mão de obra são de fácil acesso, a alvenaria apresenta um bom custo-benefício.

Regulamentação

A alvenaria é o método construtivo mais usado na construção de edificações no Brasil. Na mesma linha, existem diversas normas que oferecem maior segurança e praticidade para profissionais e clientes.

Nesse sentido, há duas normas que regem a fabricação e o controle de qualidade dos blocos de concreto. São elas:

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

O que é wood frame?

O wood frame é uma técnica de construção que utiliza painéis com multicamadas na estrutura de casas e edifícios. A tecnologia, que significa “estrutura de madeira”, surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos, sendo até hoje um dos principais métodos construtivos desse país.

Além de ser muito popular nos Estados Unidos, o wood frame também possui forte presença em países como Alemanha, Suécia e Japão, principalmente pelos benefícios que apresenta, como a utilização de materiais ecologicamente corretos, o que torna a obra muito mais sustentável, gerando uma série de benefícios como redução no custo, preservação do meio ambiente e valorização do imóvel.

Na mesma linha, apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, cada vez mais o wood frame se torna uma tendência. Por exemplo, as casas em condomínio fechado da Alea são fabricadas com esse método.

Como o wood frame surgiu?

Por volta do século XIX, a Costa Oeste norte-americana sofria com o aumento populacional em larga escala. Dessa forma, foi necessário pensar em um método de fabricação de casas ágil e rápido, sem deixar a qualidade de lado.

Como a região possuía muita concentração de madeira, essa foi a matéria-prima utilizada na fabricação das casas, e assim surgiu um novo método construtivo, o wood frame. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a técnica do wood frame foi evoluindo, se tornando ainda mais eficiente, segura, sustentável e econômica.

No Brasil, a tecnologia começou a aparecer em meados de 2009. Mas foi apenas em 2016 que o primeiro edifício com wood frame foi construído, no Paraná.

Apesar da alvenaria ser uma técnica mais popular e com mão de obra especializada, o wood frame não deixa de ser uma tendência para a construção civil no Brasil. Afinal, o método é muito mais sustentável, ágil e eficaz.

A Alea, por exemplo, possui a maior fábrica de casas da América Latina, utilizando o método construtivo wood frame.

Quais são os componentes do wood frame?

O wood frame é composto por diferentes materiais, sendo a madeira extraída do reflorestamento o principal deles.

Assim, podem ser usadas a madeira Pinus ou o Eucalipto, árvores que são secas e sem imperfeições, gerando maior qualidade para a estrutura da casa.

Em seguida, os profissionais realizam o tratamento das peças em um processo químico rigoroso, cobrindo os perfis com membranas impermeabilizantes, respeitando as normas técnicas do segmento.

Além disso, os outros componentes do wood frame também são sustentáveis e garantem alto desempenho para a estrutura do imóvel. Em resumo, a construção é dividida em três etapas: estrutura, vedação e acabamento. Veja a seguir!

Estrutura do wood frame

Para começar, a estrutura é responsável por sustentar a construção. Da mesma forma, conta com três componentes principais:

Montantes

São os pilares de madeira, correspondentes à altura do pé direito.

Barroteamentos

Representam o pavimento que fica acima do térreo.

Travessas

Funcionam como suporte para as janelas, configuradas como peças horizontais.

Vedação do wood frame

Na etapa de vedação, tanto na construção com alvenaria quanto na construção em wood frame, são usados dois componentes: chapas de revestimento e chapas de barroteamento.

Chapas de revestimento

São as chapas de OSB (Oriented Strand Board), que normalmente costumam ser utilizadas na vedação. Assim, são específicas para evitar infiltrações.

Chapas de barroteamento

Neste caso, as chapas de barroteamento contam com uma espessura grossa para realizar a vedação dos assoalhos da casa. Em suma, assim como as chapas de revestimento, são compostas de OSB e também ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Acabamento do wood frame

Por fim, os componentes de acabamento finalizam os detalhes para que a casa seja entregue ao futuro morador.

Placas de cimento

Nesse sentido, os profissionais aplicam as placas de cimento nos locais do imóvel que terão mais contato com áreas úmidas. São exemplos: cozinha, banheiro e lavanderia, entre outras áreas da casa.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

São as mesmas instalações que existem na alvenaria. Em resumo, servem para configurar os componentes de energia e saneamento.

Mão-francesa

A mão-francesa na construção com wood frame é responsável por realizar o reforço do contraventamento, um sistema de proteção contra o vento.

Fitas impermeáveis de borracha

Enfim, as fitas impermeáveis de borracha facilitam a conexão de peças de madeira com fundações.

Vantagens do wood frame

O wood frame também oferece uma série de vantagens. Confira!

Sustentabilidade

Uma das características mais marcantes da construção com wood frame é a preservação do meio ambiente. Para esclarecer, a madeira utilizada na construção pode ser reflorestada, evitando o desperdício de materiais e a poluição do meio ambiente, como acontece muitas vezes na alvenaria, já que a madeira de reflorestamento pode voltar à natureza. O uso de madeiras reflorestadas também permite proteger a extinção das espécies utilizadas e tem menor impacto no ciclo de vida das florestas.

Durabilidade

Assim como as casas de alvenaria, uma casa feita com wood frame pode durar até 50 anos. Isso porque os profissionais realizam o tratamento químico de todas as peças e materiais contra cupins, brocas, fungos e outros organismos que poderiam prejudicar a qualidade da construção.

Além disso, as peças também contam com isolamento contra o fogo, protegendo a estrutura da casa de um incêndio, por exemplo.

Agilidade

Como a construção com wood frame é feita com diversos tipos de peças pré-fabricadas, o processo é mais rápido do que em uma construção com alvenaria. Para esclarecer, além das peças de madeira serem mais leves, o que torna a instalação mais ágil, as estruturas ficam prontas na fábrica, sendo transportadas para o local da obra para serem finalizadas.

Nesse sentido, o prazo também acaba sendo menor. Dependendo das especificações do projeto, a construtora pode entregá-lo em até 2 meses. Ou seja, essa é uma vantagem tanto para a construtora quanto para o morador.

Conforto térmico e isolamento acústico

Quem nunca sonhou não ter de escutar o som alto da casa do vizinho, ou ter um cantinho mais gelado em casa no verão? Com o wood frame, esses desejos se tornam possíveis! Em princípio, a madeira é um tipo de material que oferece isolamento acústico e térmico, já que absorve até 40 vezes menos calor do que a parede feita de alvenaria.

Quais são as diferenças entre a alvenaria e o wood frame?

Uma das dúvidas mais comuns é entender quais são as diferenças entre a alvenaria e o método construtivo wood frame. Nesse sentido, três pontos se destacam:

Em primeiro lugar, o principal material utilizado na construção com wood frame é a madeira, enquanto na alvenaria pode-se usar concreto, cimento, areia, argamassa, e muito mais. Nesse contexto, o wood frame é mais sustentável, pois a madeira pode ser devolvida à natureza, evitando a poluição e o desperdício.

Além disso, o modelo de fabricação de casas e outras edificações também é diferente. Enquanto na alvenaria é necessário começar a obra do zero, o wood frame é um modelo de construção em off-site, em que a estrutura da casa é feita em fábrica e depois é levada para o futuro endereço do morador.

Na mesma linha, a construção em off-site garante uma obra mais ágil e eficiente sem perder a qualidade. Assim, projetos de casas pré-fabricadas podem ser entregues até 6 vezes mais rápido do que casas feitas de alvenaria.

Vale ressaltar que, caso o imóvel precise passar por alguma reforma ou obra, é mais fácil fazer a manutenção em uma peça de madeira do que em uma parede de alvenaria, por exemplo. Só para ilustrar, na casa feita de alvenaria, seria necessário quebrar a parede para realizar o conserto. Mas, no wood frame, é preciso apenas realizar o corte na placa e fazer o reparo.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Saiba mais sobre o wood frame, o método construtivo da Alea

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre a alvenaria e o wood frame, vamos explicar mais detalhes sobre como funciona a construção das casas Alea com essa tecnologia. Continue acompanhando!

Principais características do wood frame

O wood frame, além de ter matéria-prima renovável, também faz parte do off-site, o que determina uma série de características:

Material

Com toda a certeza, os materiais estão entre os diferenciais do wood frame, pois esse sistema destaca elementos sustentáveis, principalmente quando comparado aos usados na alvenaria.

Parede em camadas

As paredes de wood frame são compostas por multicamadas em sua estrutura, garantindo resistência, segurança, durabilidade e também o conforto térmico e acústico. Vale destacar que cada camada tem uma função diferente e conta com matérias-primas distintas. Por exemplo, há revestimentos de OSB, placas de gesso e de cimento, mantas e madeira maciça, entre outros materiais.

Instalações

As casas de wood frame também possuem características específicas em suas instalações. As hidráulicas são feitas com canos PVC e PEX. Por outro lado, nas instalações elétricas são utilizados apenas os fios cobertos com material isolante. Há ainda as placas com antifúngico, instaladas nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

Lajes

Por fim, uma característica do wood frame é a construção de lajes, sendo dois tipos: a mista e a seca. A laje mista possui uma camada de lâmina por cima das chapas de OSB, que recebe outra camada de concreto, utilizada para aguentar qualquer tipo de revestimento. Em contrapartida, a laje seca tem a função de contrapiso. Ela também é feita com OSB e permite a aplicação de revestimentos de cerâmicas e laminados.

Como uma casa com wood frame é construída?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que todos os materiais, componentes, mão de obra e etapas do processo de construção devem estar alinhados com as recomendações da norma NBR 7190/1977 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Essa norma é responsável pela regulamentação no Brasil das construções com madeira. Além disso, vale ressaltar que as paredes multicamadas de wood frame são feitas primeiro na fábrica e depois de prontas, são levadas para o terreno da obra, para serem montadas e finalizadas.

A seguir, conheça o passo a passo da construção de uma casa com wood frame.

Passo 1 – Projeto

Nessa fase a casa é totalmente projetada. É definida a planta, as medidas dos cômodos e das paredes e a posição de janelas e portas, entre outros detalhes. Após o planejamento, todas as peças começam a ser fabricadas.

Passo 2 – Transporte

Depois de fabricadas, as peças são transportadas até o terreno onde a casa será construída.

Passo 3 – Fundação

Nesta etapa, utiliza-se o radier, um tipo de fundação rápida e de baixo custo. Consequentemente, cria-se uma laje na construção com concreto.

Passo 4 – Montagem da estrutura

A estrutura é a grande responsável pela sustentação da obra. Nesse sentido, a parede de wood frame é feita em camadas, ou seja, os profissionais colocam a madeira no meio e em seguida adicionam as placas de diferentes materiais, como a placa cimentícia e de gesso.

Passo 5 – Preenchimento das paredes

Após isso, o profissional habilitado realiza o preenchimento das paredes com mantas que dão vida ao isolante térmico. Consequentemente, inicia-se a cobertura de vedação.

Passo 6 – Instalações elétricas e hidráulicas

Para realizar todas as instalações elétricas e hidráulicas que uma casa necessita, são feitas aberturas no wood frame. Por fim, o acabamento é realizado de acordo com as escolhas do futuro morador.

Passo 7 – Vedação e cobertura

Normalmente, a cobertura de casas construídas com wood frame é feita com madeira. Porém, é permitido utilizar outros tipos de material, desde que estejam previstos no projeto a fim de evitar qualquer mudança adversa.

Passo 8 – Acabamento

Como já citado anteriormente, o acabamento pode ser escolhido pelo cliente e também pelo responsável do projeto. Com isso, existem muitas possibilidades de tons e acabamentos para esta etapa.

Conheça as paredes multicamadas de wood frame da casa Alea

Como vimos até agora, as paredes multicamadas são parte essencial da construção de uma casa. Afinal, são responsáveis por toda a estrutura, resistência e durabilidade do imóvel que será construído.

Por isso, na fabricação das casas Alea, a montagem das paredes é feita de forma estratégica, visando acima de tudo garantir conforto. As principais etapas são:

A seguir, confira no detalhe como cada camada é construída.

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada de OSB é a que proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de OSB garante o suporte de cargas de até 4,5 toneladas. Isso permite instalar com segurança prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura, que garante melhor aderência e acabamento perfeito.

Morar em uma casa de wood frame vale a pena?

Se você está em busca de uma casa confortável e feita com qualidade, então morar em uma casa de wood frame é uma ótima escolha. Além de viver em um imóvel com conforto térmico e isolamento acústico, a construção pode ser entregue muito mais rápido.

A Alea é uma das principais construtoras de casas com wood frame no Brasil. Ao morar em um dos nossos condomínios fechados, você vai ter mais contato com a natureza, conforto e qualidade de vida.

Por isso, não deixe esse sonho para depois. Entre em contato com o nosso time de atendimento para conhecer todas as suas possibilidades!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile