Ícone do site Alea

Entenda como é feita a montagem da parede de wood frame

Camadas das paredes Alea | Parede de wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

O wood frame é um método construtivo com muitas vantagens, principalmente agilidade durante a obra, preocupação com o meio ambiente e alta performance. Nesse sentido, um dos pontos para garantir todos esses benefícios é a parede de wood frame, que é construída de forma precisa.

Quer saber mais sobre a parede de wood frame, como funciona a tecnologia e como são feitas as casas Alea? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos para você!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio e aperte no play para escutar!

O que é uma construção pré-fabricada?

Em primeiro lugar, o wood frame é um modelo que faz parte da construção pré-fabricada, onde os componentes são produzidos industrialmente antes do início das obras, adiantando o tempo de entrega do empreendimento. Para isso, os engenheiros transportam todas as peças que compõem a edificação até o local da obra, que será o futuro endereço do morador.

Dessa forma, podemos dizer que a construção com wood frame é feita dentro do sistema off-site, que nada mais é do que uma fabricação fora do canteiro de obras, como acontece com as casas Alea, que são feitas na maior fábrica de casas da América Latina.

Sabendo disso, as estruturas chegam prontas até a obra, agilizando o processo de montagem e entregando o imóvel em menos tempo. Com isso, o método é uma das maiores tendências da construção civil, porque além de diminuir o tempo de entrega, também reduz o desperdício de materiais e gera economia no orçamento total.

O que é wood frame?

O wood frame tem como principal característica o uso de painéis de madeira na estrutura de uma edificação. Com essa técnica, é possível construir casas e edifícios de até 5 pavimentos, usando como matéria-prima principal a madeira extraída do reflorestamento.

Com origem nos Estados Unidos, o termo significa “estrutura de madeira”. Além disso, o wood frame é muito presente na construção de casas em países como Alemanha, Japão e Suécia, que já conhecem os benefícios do método.

Wood frame no Brasil

No ano de 2009, os primeiros registros de wood frame começaram a aparecer no Brasil. Entretanto, foi apenas em 2016 que foi construído o primeiro edifício com wood frame no país, localizado no estado do Paraná.

Apesar dos grandes benefícios que a tecnologia apresenta, no Brasil o wood frame ainda não é tão difundido em comparação com os países do exterior, principalmente os Estados Unidos, onde o método foi criado.

Para esclarecer, como a alvenaria continua sendo o meio mais utilizado para a construção civil no país, a madeira é considerada um material secundário. Além disso, por ser uma tecnologia nova, ainda existem poucos profissionais brasileiros que estão realizando esse trabalho.

No entanto, o método construtivo é muito promissor, principalmente pelo apelo à sustentabilidade e a agilidade na construção. A Alea, por exemplo, é uma das pioneiras em construção com wood frame no Brasil, responsável pela maior fábrica de casas de toda a América Latina!

Características do wood frame

Por conter matéria-prima renovável e fazer parte da construção em off-site, o wood frame possui características únicas que tornam o sistema um método mais ágil e produtivo:

Material

A fonte do wood frame é a madeira, que conta com a grande vantagem de ter propriedades naturais e sustentáveis. Geralmente, os construtores usam a madeira Pinus ou Eucalipto.

Parede de wood frame

A parede de wood frame é feita em várias camadas, revestidas com OSB (Oriented Strand Board), um material com a função de tornar a estrutura mais resistente. Além disso, cada camada é projetada para proporcionar conforto térmico, isolamento acústico, vedação e bom acabamento.

Instalações

São feitas com canos PVC e PEX, sendo reforçadas pela manta hidrófuga, protegendo os cômodos mais úmidos das casas. Na mesma linha, os técnicos aplicam diversos produtos para evitar infiltrações e mofos, como placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além da resina acrílica. Por fim, os fios condutores são cobertos com materiais isolantes, protegendo as instalações do fogo.

Lajes

Neste caso, podem ser feitas tanto lajes mistas quanto lajes secas. Ambas são cobertas pelo OSB e podem receber variedades de revestimento.

Quais são os componentes do wood frame?

Essa técnica faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), já que usa a madeira Pinus ou Eucalipto como fonte principal. Para esclarecer, os engenheiros usam essas árvores principalmente por terem ausência de imperfeições e serem secas, gerando uma qualidade maior para a estrutura da casa. Em seguida, os profissionais realizam o tratamento das peças em um processo químico rigoroso, cobrindo os perfis com membranas impermeabilizantes, seguindo as normas técnicas do segmento.

Além disso, os outros componentes do wood frame também são sustentáveis e oferecem alto desempenho para a estrutura do imóvel. Em resumo, a construção é dividida em três etapas: estrutura, vedação e acabamento.

A seguir, conheça os principais materiais utilizados durante a fabricação das peças:

Estrutura do wood frame

Para começar, a estrutura é responsável por sustentar a construção. Da mesma forma, conta com três componentes principais:

Montantes

São os pilares de madeira, correspondentes à altura do pé direito.

Barroteamentos

Representam o pavimento que fica acima do térreo.

Travessas

Funcionam como suporte para as janelas, configuradas como peças horizontais.

Vedação do wood frame

Na etapa de vedação, tanto na construção com alvenaria quanto na construção em wood frame, são usados dois componentes: chapas de revestimento e chapas de barroteamento.

Chapas de revestimento

São as chapas de OSB (Oriented Strand Board), que normalmente costumam ser utilizadas na vedação. Assim, são específicas para evitar infiltrações.

Chapas de barroteamento

Neste caso, as chapas de barroteamento contam com uma espessura grossa para realizar a vedação dos assoalhos da casa. Em suma, assim como as chapas de revestimento, são compostas de OSB e também ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Acabamento do wood frame

Por fim, os componentes de acabamento finalizam os detalhes para que a casa seja entregue ao futuro morador.

Placas de cimento

Nesse sentido, os profissionais aplicam as placas de cimento nos locais do imóvel que terão mais contato com áreas úmidas. São exemplos: cozinha, banheiro, lavanderia, entre outros.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

São as mesmas instalações que existem na alvenaria. Em resumo, servem para configurar os componentes de energia e saneamento.

Mão-francesa

A mão-francesa na construção com wood frame é responsável por realizar o reforço do contraventamento, um sistema de proteção contra o vento.

Fitas impermeáveis de borracha

Enfim, as fitas impermeáveis de borracha facilitam a conexão de peças de madeira com fundações.

Vantagens do wood frame

O método construtivo possui uma série de vantagens que proporcionam mais qualidade para as casas, maior agilidade durante a montagem da parede de wood frame e economia de gastos. Vamos conhecer quais são? Continue acompanhando.

1. É um método sustentável

Investir em construções que poluam menos o ambiente é uma preocupação cada vez mais em alta, tanto por parte dos responsáveis pelo projeto, quanto pelo lado de quem vai morar ali. Na mesma linha, o wood frame é um dos métodos mais sustentáveis na atualidade, afinal, a matéria-prima é extraída do reflorestamento, sendo devolvida à natureza após o término das construções, ao contrário dos materiais usados na alvenaria, que muitas vezes são descartados incorretamente, causando mais poluição.

2. Proporciona conforto térmico e isolamento acústico

Da mesma forma, a matéria-prima não é vantajosa apenas para ajudar a natureza, mas também para garantir uma qualidade maior na construção do imóvel. Um exemplo disso é o conforto térmico proporcionado, já que as propriedades da madeira absorvem até 40 vezes menos calor do que uma parede feita com alvenaria. Em outras palavras, a casa terá uma temperatura mais agradável, nem muito quente, nem muito fria. Além disso, o wood frame também apresenta isolamento acústico, ou seja, ameniza a quantidade de barulho entre as paredes.

3. A construção é mais rápida

Uma das principais características desse sistema construtivo é a automatização dos processos, que resulta em menos erros, maior velocidade de produção e precisão na montagem da parede de wood frame. A partir disso, a fabricação das peças, assim como o transporte facilitado são fatores fundamentais para ter a casa em pé em menos tempo, quando comparada com a alvenaria.

Isso acontece porque o wood frame faz parte de uma construção pré-fabricada, ou seja, com peças prontas. Esse aspecto ainda torna o trabalho da mão de obra mais ágil, uma vez que não abre margem para erros, feito em um processo seguro e reconhecido.

4. Oferece mais resistência e durabilidade

Antes de serem montadas, os profissionais responsáveis realizam um tratamento químico completo nas paredes de wood frame, focando em evitar diversos tipos de intempéries, como vento forte, temporais e calor em excesso, assim como insetos e fungos, cupins e brocas. Com toda essa preparação, o material se torna mais resistente e durável. Nesse sentido, estima-se que uma casa de wood frame pode chegar a durar, no mínimo, 50 anos.

5. A manutenção é simples

Apesar de ser um método seguro, sabemos que problemas podem acontecer: infiltrações, vazamentos, rachaduras, e por aí vai. Mas, considerando todas as dificuldades e resultados negativos de obras feitas com alvenaria, o wood frame foi feito pensando em resolver essas questões, e com isso, é mais fácil realizar alguma manutenção ou mudança em uma casa construída com esse sistema.

Assim, na maioria dos casos, é necessário realizar apenas o corte da placa no local e fazer o reparo. Isso pode ser feito por um profissional especializado. Por outro lado, dependendo do tipo de reforma em casas construídas com alvenaria, seria necessário quebrar toda a parede, o que gera mais custo e sujeira.

6. Pode receber diversos tipos de revestimento

Em conclusão, ao término da construção, o wood frame pode receber diversos tipos de revestimento, como azulejo, porcelanato, tinta, cerâmica, dry wall e muitos outros. Dessa forma, o cliente possui maior liberdade para escolher a decoração da estrutura da sua casa.

Como funciona a construção com wood frame?

A montagem de uma casa com wood frame é feita em 8 etapas estratégicas, que têm como função entregar a melhor estrutura e tornar o prazo da obra mais curto. Em seguida, você confere os detalhes de cada fase:

1. Projeto

Em primeiro lugar, é feito o desenho da planta da casa, feita por arquitetos e engenheiros em conjunto. Com isso, eles vão definir as medidas de cômodos e paredes, por exemplo, para que ocorra a compra dos materiais necessários.

2. Transporte das peças

Depois de definir a estrutura e fazer o tratamento químico dos perfis de madeira, os responsáveis vão realizar o transporte das peças (feitas sob medida), de forma totalmente segura para o local da montagem da parede de wood frame.

3. Fundação

A fundação é a etapa em que os construtores fazem a montagem de lajes de concreto armado. Para isso, os construtores aplicam o concreto, criando uma laje em toda a superfície. É uma aplicação rápida e com baixo custo de produção.

4. Montagem dos painéis multicamadas

Sendo uma das fases mais importantes, neste momento acontece a montagem da parede de wood frame, responsável por sustentar toda a estrutura da casa. A partir disso, o restante do empreendimento poderá ser concluído.

5. Preenchimento das paredes

Para garantir conforto e durabilidade, a próxima etapa é o preenchimento da parede de wood frame. Nessa linha, os engenheiros finalizam o painel de madeira com a manta hidrófuga, gesso acartonado, argamassa, entre outras aplicações que vão gerar a resistência ideal para a parede.

6. Instalação hidráulica e elétrica

Agora que as paredes estão preenchidas, é hora de criar todo o sistema de instalação hidráulica e elétrica da casa. Em outras palavras, serão feitas aberturas nas placas para acionar os dois sistemas. Acima de tudo, os fios de energia estarão protegidos por materiais isolantes, evitando qualquer tipo de risco.

7. Cobertura e vedação

Já finalizando a construção com wood frame, a cobertura também é feita com madeira. Neste caso, podem ser adicionados outros materiais que também tragam mais resistência, desde que sejam previstos no projeto.

8. Acabamento externo

A última etapa é a fase em que os construtores aplicam o revestimento externo na construção. Acima de tudo, nesse momento o cliente possui total liberdade para escolher o acabamento do imóvel, desde que esteja de acordo com o que foi previsto no projeto de arquitetura, ainda na primeira etapa. Em resumo, são muitas as possibilidades, que serão escolhidas entre o profissional e o futuro morador.

Como funciona a montagem da parede de wood frame das casas Alea?

A parede de wood frame é feita pensando em garantir mais resistência, durabilidade, conforto térmico e isolamento acústico. Para assegurar que todos esses diferenciais sejam aplicados, a construção das paredes das casas Alea é feita em camadas estratégicas:

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

OSB

O painel OSB é a camada que proporciona maior resistência e solidez à parede.

OSB

Também feita com OSB, essa camada garante o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite a instalação de prateleiras e armários embutidos com segurança.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes de mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que têm como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona mais resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada da argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando mais rigidez, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, permitindo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última camada da parte externa da casa, feita com uma pintura em textura acrílica, que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Qual a diferença entre wood frame e steel frame?

Uma dúvida muito comum para quem está conhecendo o método construtivo é a diferença entre wood frame e steel frame, que apesar de serem parecidos, possuem funções distintas. Para esclarecer, o steel frame utiliza perfis de aço na construção, enquanto o wood frame trabalha apenas com a madeira como principal matéria-prima.

Embora não seja tão sustentável quanto o wood frame, o steel frame também é uma boa opção de material leve e flexível, que permite qualquer tipo de acabamento.

Normas técnicas do wood frame

Apesar de ainda não existir uma regra específica sobre as construções com wood frame, o método pode ser aplicado com base no Projeto de Estruturas de Madeira, que faz parte da norma ABNT NBR 7190:1997. Você pode encontrar essa documentação no site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais).

Como comprar uma casa construída com wood frame?

Apesar de ser uma tecnologia ainda pouco conhecida no Brasil, o wood frame vêm conquistando cada vez mais espaço no país, afinal, possui muitas vantagens para a construção civil, que vão desde preocupação com o meio ambiente até a entrega de casas mais confortáveis e em um prazo menor.

Se você gostou de conhecer o método e como é feita a montagem da parede de wood frame e quer viver em uma casa com todos os benefícios citados, então, morar em uma casa Alea vai ser uma ótima opção para você e para a sua família!

As casas Alea são construídas com a tecnologia wood frame em um processo automatizado, seguro e que entrega maior qualidade e desempenho. Ao morar aqui, você vai viver em uma casa confortável, resistente e duradoura, além de sustentável.

Para comprar uma casa com wood frame pela Alea, você pode contar com a ajuda dos nossos especialistas, que vão te orientar e oferecer as melhores possibilidades. Então, dê o primeiro passo agora mesmo. Fale com a gente!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 9 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Sair da versão mobile