Ícone do site Alea

O que é wood frame?

Wood frame | Método Construtivo | Blog Alea

Atualmente, existem muitas tecnologias na construção civil que permitem produzir empreendimentos com mais rapidez, menor custo e preservando o meio ambiente. Um exemplo é o wood frame, um sistema desenvolvido nos Estados Unidos.

Descubra o que é wood frame, como funciona, seus benefícios e por que esse método construtivo pode ser uma excelente opção para a sua casa.

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é wood frame?

Wood frame, que significa estrutura de madeira, é uma técnica de construção que utiliza painéis com multicamadas na estrutura de casas e edifícios. Em resumo, o método construtivo wood frame foi criado no final do século XIX nos Estados Unidos. Até hoje segue sendo um dos mais utilizados nesse país.

Inegavelmente, o wood frame ganhou visibilidade e se tornou muito popular em países como Canadá, Alemanha e Suécia. Apesar de ter alcançado relevância em diferentes territórios, no Brasil a utilização ainda não é ampla, mas a cada ano mostra um crescimento. As casas em condomínio fechado da Alea, por exemplo, são fabricadas com esse método.

Só para ilustrar, a utilização de materiais sustentáveis está entre as principais vantagens do wood frame, gerando uma série de benefícios, como redução no custo, preservação do meio ambiente e valorização do imóvel.

Wood frame no Brasil

Para entender melhor como o wood frame surgiu e toda a sua história, vamos voltar um pouquinho no tempo. No final do século XIX, o número de habitantes da Costa Oeste dos Estados Unidos cresceu de forma muito acelerada. Por isso, foi preciso encontrar uma maneira rápida e eficiente para abrigar toda essa população.

Como na região havia muita madeira disponível, ela foi o principal material usado para construir as moradias, dando início a um novo método construtivo, o wood frame. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a técnica do wood frame foi evoluindo, se tornando ainda mais eficiente, segura, sustentável e econômica.

No Brasil, o wood frame começou a aparecer por volta de 2009. Mas foi somente em 2016 tivemos o primeiro empreendimento feito por aqui com esse método construtivo, um edifício no estado do Paraná.

Se você está se perguntando o motivo de o wood frame ainda não ser tão popular no Brasil mesmo apresentando tantas vantagens, a resposta é simples: a alvenaria é uma tradição na construção civil do nosso país. Além disso, entre outros motivos, está o fato de a mão de obra especializada em wood frame continuar restrita por aqui.

O wood frame tem futuro no Brasil?

Sem dúvida o wood frame tem futuro no Brasil e ainda pode se tornar uma grande tendência, principalmente pelo forte apelo à sustentabilidade. Afinal, os brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre a importância de preservar o meio ambiente. Assim, as escolhas, incluindo o modo com o qual a moradia foi construída, ficam mais seletivas.

Apesar de esse método construtivo ser mais eficiente e sustentável, empresas especializadas nesse segmento ainda são raras no Brasil. A Alea, por exemplo, é uma delas, produzindo casas em condomínios com uma técnica que utiliza painéis multicamadas na sua estrutura.

Do que o wood frame é composto?

O wood frame é composto por diferentes materiais, entre eles, a madeira, que pode ser usada tanto na estrutura quanto nas paredes com multicamadas. Em outras palavras, esse método construtivo conta com diversos elementos que garantem maior qualidade, segurança e durabilidade da obra.

Esse tipo de tecnologia construtiva faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que também conta com o steel frame, que utiliza aço em suas construções.

Componentes estruturais do wood frame

Só para ilustrar, os componentes estruturais são a base de sustentação da casa ou do edifício. Ao todo, existem três considerados os principais. Confira.

Montantes

Os montantes representam os pilares da obra e correspondem à altura do pé direito.

Travessas

As travessas são as peças horizontais e funcionam como suporte para as janelas.

Barroteamentos

Os barroteamentos são o pavimento que fica acima do térreo.

Componentes de vedação do wood frame

Assim como na alvenaria, a construção com wood frame necessita de vedação. E, para isso, existem dois componentes principais:

Chapas de revestimento

São chapas de OSB (Oriented Strand Board) específicas para a vedação vertical. Assim, são feitas com uma espessura mais fina e reforçadas, têm a função de evitar qualquer tipo de infiltração.

Chapas de barroteamento

Também são chapas de OSB, assim como as de revestimento, mas apresentam uma espessura mais grossa, própria para a vedação dos assoalhos. Além disso, auxiliam na contenção lateral de barrotes e travessas.

Componentes de acabamento do wood frame

Por último, os construtores e engenheiros utilizam os componentes de acabamento para finalizar a obra.

Placas de cimento

Aplicadas em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Fitas impermeáveis de borracha

Responsáveis por conectar diferentes peças às fundações da construção.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Iguais às das instalações utilizadas em uma construção em alvenaria.

Mão-francesa

Realizam o reforço dos montantes das extremidades da obra, também conhecidos como contraventamento.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Principais características do wood frame

Assim como os tipos de material, o wood frame reúne características específicas que determinam o passo a passo do seu método construtivo e dos seus acabamentos. Confira algumas das suas principais características.

Material

Com toda a certeza, os materiais estão entre os diferenciais mais importantes do wood frame, pois esse sistema adota elementos sustentáveis em sua composição. Principalmente se comparado aos usados na alvenaria tradicional.

Parede em camadas

As paredes wood frame possuem multicamadas em sua estrutura, garantindo resistência, segurança, durabilidade e também conforto térmico e acústico. Vale destacar que cada camada tem uma função diferente e conta com matérias-primas distintas. Por exemplo, há revestimentos de OSB, placas de gesso e de cimento, mantas, e madeira maciça, entre outras.

Instalações

As instalações das casas de wood frame também têm características específicas. As hidráulicas são feitas com canos PVC e PEX. Por outro lado, nas instalações elétricas são utilizados apenas fios cobertos com material isolante. Há ainda as placas com antifúngico, instaladas nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

Lajes

Por fim, uma característica do wood frame é a construção de lajes, que são de dois tipos: mista e seca. Na laje mista, uma camada de lâmina é colocada por cima das chapas de OSB, que recebem outra camada de concreto, utilizada para resistir a qualquer tipo de revestimento. Em contrapartida, a laje seca tem a função de contrapiso, também sendo feita com OSB, que permite a aplicação de revestimentos de cerâmica e laminados.

Paredes multicamadas das casas Alea

As paredes de wood frame das casas Alea são feitas com alta tecnologia e são compostas por oito camadas em sua estrutura. Além de muito resistentes, proporcionam conforto térmico e isolamento acústico. Descubra a seguir os detalhes de cada camada.

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus, quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada de OSB proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de OSB garante o suporte de grandes cargas de até 4.5 toneladas. Isso permite instalação com segurança de prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas, proporcionando conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry-wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando maior resistência, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada para todos os tipos de acabamento, oferecendo mais conforto e aconchego para os moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última da parte externa da casa, feita com uma pintura que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Como uma casa em wood frame é construída?

Assim como em outros tipos de construção, o wood frame tem um passo a passo em toda a sua metodologia de produção. Em primeiro lugar, é importante ter em mente que todos os materiais, componentes, mão de obra e etapas do processo de construção devem estar alinhados com as recomendações da norma NBR 7190/1977 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

E aqui vale lembrar que os painéis de wood frame e as estruturas com multicamadas normalmente são feitas em fábricas especializadas. Depois de prontas, essas peças são levadas até o terreno onde ficará a casa, para que assim sejam montadas e finalizadas.

Confira o passo a passo da construção de uma casa com wood frame:

Passo 1 – Projeto

Nesta fase, a casa é totalmente projetada. São definidas a planta, as medidas dos cômodos e das paredes, e a posição de janelas e portas, entre outros detalhes. Após o planejamento, todas as peças começam a ser fabricadas.

Passo 2 – Transporte

Depois da fabricação, os construtores realizam o transporte das peças até o canteiro de obras.

Passo 3 – Fundação

Nesta etapa, os engenheiros utilizam o radier, um tipo de fundação rápida e de baixo custo, para criar uma laje de concreto na construção.

Passo 4 – Montagem da estrutura

A estrutura é a grande responsável pela sustentação da obra. Nesse sentido, a parede de wood frame é feita em camadas, ou seja, os profissionais colocam a madeira no meio e em seguida adicionam placas de diferentes materiais, como a cimentícia e a de gesso.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Passo 5 – Preenchimento das paredes

Após isso, o profissional habilitado realiza o preenchimento das paredes com mantas que dão vida ao isolante térmico, e depois é feita a cobertura de vedação.

Passo 6 – Instalações elétricas e hidráulicas

Para realizar todas as instalações elétricas e hidráulicas que uma casa necessita, são feitas aberturas no wood frame. Por fim, o acabamento é escolhido pelo futuro morador.

Passo 7 – Vedação e cobertura

Normalmente, a cobertura de casas construídas com wood frame é feita com madeira. Porém, é permitido utilizar outros tipos de material, desde que estejam previstos no projeto, a fim de evitar contratempos.

Passo 8 – Acabamento

Como já citado anteriormente, o acabamento pode ser escolhido pelo cliente e também pelo responsável do projeto. Nesta etapa, são muitas as possibilidades de tons e acabamentos disponíveis.

Vale ressaltar que os materiais mais indicados para o preenchimento que irá garantir conforto térmico são as mantas de lã de vidro ou a rocha. No entanto, no caso de áreas mais úmidas, como banheiro e cozinha, as placas cimentícias contam com selador anti-fúngico e pintura de resina acrílica.

Os engenheiros finalizam a obra com gesso acartonado e revestimentos como azulejo, por exemplo.

Qual a diferença entre wood frame e steel frame?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à diferença entre wood frame e steel frame. A matéria-prima do primeiro método é a madeira; já no segundo são peças de aço. Mesmo assim, ambos são flexíveis e leves.

Vantagens do wood frame

O wood frame oferece uma série de vantagens. Confira:

Sustentabilidade

Em primeiro lugar, é a característica mais marcante dessa estrutura. Desse modo, a sustentabilidade ocorre pois a madeira utilizada de reflorestamento é mais fácil de ser reposta, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Além disso, gera poucos resíduos como os de argamassa, areia e tijolos, como na alvenaria, por exemplo.

Agilidade

A principal característica do wood frame é a produção feita com diversos tipos de peças pré-fabricadas. Por isso, a construção é mais rápida do que a de alvenaria. Outro ponto relevante é que as faixas de madeira são leves, o que facilita sua instalação.

Sem falar no prazo de entrega, que, dependendo do projeto, pode ser de apenas dois meses! Ainda mais, essa é uma vantagem em que todos ganham, favorecendo tanto os fabricantes quanto os clientes que irão receber o empreendimento.

Conforto térmico e acústico

Quem nunca sonhou em não precisar escutar som alto da casa do vizinho, ou poder aproveitar um cantinho mais gelado em casa no verão? Com o wood frame, esses desejos se tornam possíveis! Em princípio, a madeira é um tipo de material que oferece isolamento acústico e térmico, já que absorve até quarenta vezes menos calor do que a parede feita com alvenaria.

Economia de energia

Além de ser um método ecológico e de oferecer conforto térmico e acústico, o wood frame é uma técnica que ajuda a economizar energia. Afinal, a estabilidade da temperatura permite que as pessoas usem menos ar-condicionado ou aquecedores, por exemplo. Assim, o morador também sai ganhando, literalmente.

Durabilidade

Uma casa de wood frame pode durar até cinquenta anos. Para isso, todas as peças e materiais são tratados rigorosamente, focando em resistência contra cupins, fungos e outros insetos que poderiam prejudicar a qualidade do material.

Aplicação de revestimentos

A madeira também permite aplicar revestimentos para a decoração da casa, como tinta, cerâmica, azulejo, porcelanato, e por aí vai. Além disso, também é possível utilizar o dry-wall.

Existem normas para a construção com wood frame?

Por ser uma técnica ainda nova no Brasil, não existe uma regulamentação específica para o uso do wood frame na construção civil. Porém, o registro da ABNT NBR 7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira) é a principal referência para critérios gerais de direcionamento estrutural.

Se você tiver interesse, é possível encontrar a documentação sobre a regulamentação do wood frame no Brasil no site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais). Lá é possível consultar os procedimentos operacionais do sistema e os critérios mínimos de desempenho.

O wood frame é o método construtivo da Alea?

Sim! Como você pôde ver lendo este artigo, o wood frame é um método construtivo que traz inovação ao mercado, contribui com a sustentabilidade do planeta e economiza nos investimentos tanto para quem vai construir a casa quanto para quem vai ser seu proprietário.

Com base nessas vantagens, a Alea investiu na utilização do wood frame como tecnologia para produzir casas mais confortáveis, resistentes e que irão proporcionar mais qualidade de vida.

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar com segurança, conforto e qualidade de vida em um condomínio fechado de casas. Todos os residenciais priorizam grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo focados no seu bem-estar. Além de oferecer uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois adota um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas são compostas por paredes com oito camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile