Ícone do site Alea

Conheça as 7 principais vantagens do wood frame!

Vantagens do wood frame | Blog Alea

Para que seja possível entregar um projeto perfeito ao futuro morador, a execução de uma obra residencial demanda tempo e investimento. E, como a gente sabe, a demora na entrega e os altos custos com mão de obra e materiais podem atrapalhar os planos de quem está esperando ansiosamente pela casa própria. Por isso, o método construtivo wood frame ganhou força em países como os Estados Unidos, na Suécia, na Alemanha e no Japão, visto que oferece mais agilidade e economia em relação a empreendimentos construídos com alvenaria. Descubra agora quais são as principais vantagens do wood frame e porque a Alea investe nessa tecnologia!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é wood frame?

“Wood frame” vem do inglês, e significa “quadro de madeira”. Afinal, é justamente essa a ideia desse método construtivo: é uma técnica que utiliza placas de madeira de reflorestamento para construir casas com até cinco pavimentos. Para resumir, essa tecnologia foi criada nos Estados Unidos no século XIX e tem entre suas principais vantagens a preservação do meio ambiente, a duração reduzida da obra e a economia de recursos financeiros.

Como consequência, hoje em dia, cerca de 90% das construções nos países em que o wood frame tem mais força são feitas utilizando esse método.

Qual a composição do wood frame?

Por usar madeira extraída do reflorestamento, como Pinus e Eucalipto, por exemplo, o wood frame faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável). Nessa linha, o uso desses materiais no sistema wood frame torna a obra sustentável e de melhor qualidade.

Para começar a entender melhor esse sistema construtivo, é essencial saber que o wood frame tem três etapas em sua composição: estrutura, vedação e acabamento.

Estrutura do wood frame

A estrutura do wood frame é responsável por sustentar a construção. Da mesma forma, conta com três componentes principais:

Montantes

São os pilares de madeira, correspondentes à altura do pé-direito.

Barroteamentos

Representam o pavimento que fica acima do térreo.

Travessas

Por fim, as travessas funcionam como suporte para as janelas, configuradas como peças horizontais.

Vedação do wood frame

Na etapa de vedação, tanto na construção com alvenaria quanto na construção em wood frame, utilizam-se dois componentes: chapas de revestimento e chapas de barroteamento.

Chapas de revestimento

No wood frame, são as chapas do chamado OSB (Oriented Strand Board), que normalmente costumam ser utilizadas na vedação. Assim, são específicas para evitar infiltrações.

Chapas de barroteamento

Neste caso, as chapas de barroteamento contam com uma espessura grossa para realizar a vedação dos assoalhos da casa. Em suma, assim como as chapas de revestimento, são compostas de OSB e também ajudam na contenção lateral de travessas e barrotes.

Acabamento do wood frame

Nesta etapa da construção, são feitos os acabamentos na casa, para que possa ser entregue ao futuro morador.

Placas de cimento

As placas de cimento são aplicadas nos locais do imóvel que terão mais contato com áreas úmidas. São exemplos desses lugares: cozinha, banheiro e lavanderia, entre outras áreas da casa.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

São as mesmas que existem na alvenaria. Em resumo, são as instalações que permitirão ao morador ter acesso a energia e saneamento em sua casa.

Mão-francesa

A mão-francesa na construção com wood frame é responsável por realizar o reforço do contraventamento, um sistema de proteção contra o vento.

Fitas impermeáveis de borracha

Enfim, as fitas impermeáveis de borracha facilitam a conexão de peças de madeira com as fundações.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Principais características do wood frame

Antes de mais nada, o wood frame é conhecido por ser uma estrutura feita à base de madeira maciça. Já suas placas de revestimento são compostas pelo OSB, formado por lascas de madeira reflorestada. Com isso, o mais importante é saber que o que caracteriza uma construção com wood frame é ter entre os componentes materiais que contribuem com a natureza.

Nas construções da Alea, por exemplo, a matéria-prima vem de florestas plantadas, ou seja, a madeira retirada para a construção pode ser replantada e crescer novamente. E mais: o wood frame produz 85% menos resíduos durante a obra. Ou seja, tudo nesse método construtivo é pensado para não causar impactos ao meio ambiente.

Como é feita uma construção em wood frame?

Construir uma casa em wood frame tem etapas bem simples. Para começar, a madeira que será utilizada precisa estar limpa, evitando qualquer tipo de nó ou resíduo. Normalmente, a madeira mais comum para a construção em wood frame é a Pinus. Da mesma forma, também é possível utilizar o Eucalipto.

O primeiro passo da construção é aplicar as chapas de revestimento, mais conhecidas como OSB. Depois, vem o preenchimento das paredes com a manta de isolante térmico. Assim, inicia-se a cobertura com vedação.

Após preparar essa base, os construtores adicionam a madeira ao meio. Em seguida, colocam as placas de madeira e, por último, as placas cimentícia e de gesso.

Para concluir, os profissionais realizam aberturas que finalizam o processo de instalação elétrica e hidráulica. Além disso,  com o projeto entregue, é o proprietário que irá escolher o formato e as cores do revestimento que deseja aplicar nas paredes, por exemplo.

O wood frame existe no Brasil?

No Brasil, o número de construções em wood frame ainda não é muito elevado, em comparação às construções em alvenaria, mas os seus benefícios tornam essa técnica uma tendência no país! Para esclarecer, o wood frame surgiu pela necessidade de abrigar grandes quantidades de pessoas nos Estados Unidos. Na região, a madeira predominava, e por isso foi escolhida para compor o método construtivo.

Em 2016, houve a primeira construção com wood frame no Brasil, que foi um edifício no estado do Paraná.

Qual a diferença entre wood frame e steel frame?

Se você já ouviu falar em steel frame, deve estar se perguntando qual a diferença entre esse método e o wood frame. O primeiro utiliza perfis de aço em sua construção, enquanto o wood frame é composto apenas por madeira.

Embora não seja tão sustentável quanto o wood frame, o steel frame também é uma boa opção de material leve e flexível, permitindo qualquer tipo de acabamento.

7 vantagens do wood frame

1. Sustentabilidade da obra

Construir casas mais sustentáveis é uma preocupação cada vez mais em alta, tanto dos responsáveis pelo projeto quanto das pessoas que irão morar nesse imóvel. Para esclarecer, a madeira utilizada nas placas de wood frame é extraída do reflorestamento, portanto, garante maior preservação ao meio ambiente.

Em uma construção com alvenaria, por exemplo, alguns componentes como o aço e o cimento gastam muito mais energia do que a madeira. Além disso, esse método construtivo demanda menor quantidade de resíduos, já que não é necessário realizar o descarte.

2. Entrega mais rápida

O processo de construção de uma casa feita com madeira, como acontece com o wood frame, utiliza materiais pré-fabricados e tem peças leves e fáceis de transportar. E tudo isso, claro, faz com que a entrega da obra seja muito mais rápida.

Para se ter uma ideia da agilidade de se construir com wood frame, segundo os profissionais da área, uma casa feita a partir desse método pode ser entregue até dois meses após o início da obra!

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

3. Qualidade da construção

Esse método construtivo foi pensado para proporcionar melhorias em relação às construções de alvenaria. Em outras palavras, uma das vantagens do wood frame é ter componentes que beneficiam a qualidade de vida do morador. Por exemplo, uma casa construída com wood frame é feita para evitar que ruídos de fora atrapalhem o conforto do lar, já que o material proporciona isolamento acústico.

Assim, o wood frame garante que as paredes absorvam até 40 vezes menos calor do que paredes de alvenaria. Por outro lado, a sua madeira, um ótimo isolante térmico, tem o poder de manter o calor no interior da casa em dias frios. Essas vantagens resultam em uma casa mais fresquinha no verão e mais aquecida no inverno.

4. Produtividade

Como você viu, o wood frame utiliza material pré-fabricado, o que torna a construção mais simples e rápida, além de facilitar a vida dos operários. Esses, por trabalharem com estruturas que já chegam montadas à obra, estão menos sujeitos a problemas de segurança e ao estresse causado por possíveis erros técnicos.

5. Resistência e durabilidade

O tratamento que as peças de madeira de wood frame recebem é feito pensando em evitar o máximo possível de problemas, como o surgimento de possíveis cupins, fungos e outros organismos que poderiam causar danos ao imóvel. Assim, uma casa de madeira pode durar até 50 anos!

O wood frame é composto por chapas de OSB (Oriented Strand Board), que conferem alta resistência e rigidez. Em seguida, os engenheiros adicionam placas cimentícias e de drywall, que tornam a estrutura ainda mais forte e resistente.

6. Economia de energia

A madeira utilizada no wood frame tem componentes que ajudam a economizar a energia gasta. Como já visto no terceiro tópico, o wood frame é um material que é construído pensando em oferecer isolamento acústico e conforto térmico. Na mesma linha, essas características também são responsáveis por gerar economia de energia, como você verá a seguir!

Por contar com temperatura agradável o ano todo, independente do clima, quem mora em casas construídas com o método wood frame acaba utilizando menos eletrodomésticos como o ar-condicionado e o aquecedor, por exemplo. Dessa forma, além de o wood frame evitar desperdício de energia, o que contribui para a sustentabilidade, também traz a oportunidade de você economizar nas contas de luz. Um ótimo benefício, não é mesmo?

7. Manutenção

Sabemos que, apesar de o wood frame tornar o processo de construção muito mais fácil, imprevistos podem acontecer. Porém, qualquer manutenção após a entrega da casa é muito mais fácil do que em um imóvel feito em alvenaria. Por exemplo: caso um cano embutido se rompa, o conserto não levará mais que um dia. Afinal, é só cortar a placa e realizar o reparo.

Já no caso da alvenaria, seria necessário quebrar a parede, realizar o reparo e a montagem de volta, gerando uma grande quantidade de sujeira e gastos mais elevados.

Existem regras para a construção com wood frame?

O método construtivo wood frame não tem uma regulamentação específica, visto que essa técnica ainda é pouco utilizada no país. Apesar disso, o wood frame já foi registrado na ABNT NBR 7190:1997, no Projeto de Estruturas de Madeira.

Comprar uma casa com wood frame vale a pena?

Morar em uma casa construída com wood frame é sinônimo de conforto, tranquilidade e qualidade de vida. De fato, você irá viver em um ambiente no qual existirá o controle da temperatura e do som, protegido de insetos e fungos, onde será mais fácil realizar qualquer reforma ou aplicação de texturas na parede, se necessário.

Além de tudo, o wood frame é uma opção com ótimo custo-benefício, já que você estará investindo em uma casa com mais qualidade do que as demais.

No Brasil, a Alea é uma das únicas construtoras que utiliza o wood frame como método construtivo, valorizando a segurança, a economia e o apoio à sustentabilidade que essa solução construtiva oferece.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile