Ícone do site Alea

Casa de wood frame: 12 mitos e verdades sobre o tema

Casa wood frame | Blog Alea

Apesar da construção de casas de wood frame ser bem comum em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, muitas pessoas ainda não conhecem esse método construtivo e acabam optando por comprar casas fabricadas em alvenaria. Nesse sentido, surgiram muitos mitos e questionamentos de interessados em saber mais sobre essa tecnologia.

No entanto, o wood frame tem grande relevância no mercado da construção civil. Afinal, é um método sustentável, com excelente custo-benefício e que apresenta uma estrutura de qualidade.

Você ainda tem dúvidas quanto à construção com wood frame, como se ela é segura e, principalmente, se cumpre o seu papel? Se a resposta for sim, continue conosco até o final deste conteúdo para descobrir 12 mitos e verdades sobre a casa com wood frame.

Table of Contents

Toggle

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é wood frame?

Em primeiro lugar, wood frame, que significa “estrutura de madeira”, é um modelo de método construtivo que usa painéis em multicamadas para formar a sustentação na construção de uma casa.

Os construtores retiram a matéria-prima do wood frame diretamente do reflorestamento, permitindo a montagem de casas com até cinco pavimentos.

Criado no final do século XIX nos Estados Unidos, é muito comum encontrar esse método presente também em casas construídas em países como Alemanha, Japão, Canadá e Suécia.

O wood frame conta com uma série de benefícios: é menos poluente, mais sustentável, suas entregas são mais rápidas e economiza energia, por exemplo.

Mesmo sendo a principal tecnologia de construção nesses países, no Brasil o wood frame ainda é pouco utilizado, mas suas construções tendem a crescer. A Alea, por exemplo, usa esse método na fabricação de suas casas. Sem dúvida, o wood frame deve se tornar mais comum no país, principalmente por ser uma forma mais sustentável de construir, o que os brasileiros valorizam, além de ser mais econômico e seguro.

Como funciona a construção com wood frame?

Para entender como os engenheiros aplicam esse método na construção de uma obra residencial, é necessário conhecer as suas principais características. Em primeiro lugar, você deve saber que o material é o grande diferencial desse sistema, principalmente por sua matéria-prima se destacar quando se trata de sustentabilidade.

Em segundo lugar, as paredes de wood frame dispõem de multicamadas, responsáveis por garantir mais resistência, durabilidade, proteção e, claro, conforto.

Essas camadas são compostas por técnicas e componentes diferentes, cada um com o objetivo de tornar a construção única. Assim, as camadas das casas Alea são feitas com madeira quimicamente tratada, painéis OSB (Oriented Strand Board), manta hidrófoga para proteger contra fungos e umidade, placa cimentícia para suportar variações de tempo, gesso acartonado e muito mais.

Na montagem da casa com wood frame, os profissionais realizam instalações específicas para a parte elétrica, com os fios seguramente protegidos por material isolante.

Já na parte hidráulica, os responsáveis pela estrutura utilizam canos PVC e PEX. As áreas úmidas da casa (como banheiro, lavandeira e cozinha), por sua vez, contam com o apoio de placas contendo antifúngico.

Para finalizar, com a tecnologia wood frame, também é possível utilizar lajes mistas, com camadas de lâmina sobre chapas de OSB, adicionando mais uma camada de concreto para reforçar a resistência da construção.

Existem também as lajes secas, que basicamente possuem a função do contrapiso. Assim como a laje mista, a seca recebe uma chapa de OSB, que permite a aplicação de revestimentos.

Quais são os componentes do wood frame?

O método construtivo com wood frame engloba três etapas principais: estrutura, vedação e acabamento. Vale destacar que essa tecnologia faz parte do Sistema de Construção Energitérmica Sustentável, mais conhecido como CES, já que sua matéria-prima é madeira de reflorestamento.

A base do wood frame também pode ser utilizada tanto na estrutura quanto nas paredes multicamadas. Geralmente, as madeiras que fazem parte do processo são o Eucalipto ou a Pinus.

Conheça a seguir cada componente das etapas de construção da casa com wood frame.

Estrutura

Todos os componentes estruturais têm a função de sustentar a construção, sendo os principais:

Vedação

Assim como na fabricação de casas com alvenaria, o wood frame conta com componentes de vedação que são as chapas de revestimento e de barroteamento:

Acabamento

O acabamento, última etapa antes da entrega da obra para o morador aplicar o revestimento do seu gosto, é composto por:

Conheça as principais vantagens do wood frame

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o wood frame conta com uma série de vantagens que podem te surpreender, sendo mais sustentável do que a alvenaria, por exemplo. Saiba a seguir quais são os benefícios desse método construtivo.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

É um método sustentável

Estima-se que aproximadamente 90% das construções nos países onde o wood frame tem mais força utilizam esse método construtivo em sua base.

Essa escolha não é à toa. Afinal, a matéria-prima do wood frame é fácil de ser reflorestada, ao contrário dos resíduos de sobras das construções de alvenaria como argamassa, concreto e areia, que poluem o meio ambiente.

Com isso, o método wood frame traz outros benefícios relacionados à preservação do meio ambiente, como a economia de energia, por isso conta com a aprovação dos clientes que se preocupam em ter casas mais sustentáveis.

Proporciona conforto térmico e isolamento acústico

Você sabia que as paredes de wood frame absorvem até 40 vezes menos calor do que nas casas feitas com alvenaria? A composição natural da madeira conta com propriedades que ajudam a diminuir o consumo de energia.

Ou seja, sua composição permite estabilizar a temperatura do ambiente, economizando também nos gastos com ar-condicionado ou aquecedor.

Por fim, a propriedade do material é isolante natural contra ruídos, evitando que você escute barulhos altos do seu vizinho. Bom demais, né?

Pode agilizar o prazo de entrega

A construção com alvenaria passa por diversos processos até a sua finalização. Essas etapas podem demorar mais do que o previsto para quem deseja sair logo do aluguel.

Em contrapartida, os engenheiros responsáveis pela obra com wood frame costumam entregar mais rápido uma casa, devido a dois fatores importantes: como suas peças são pré-fabricadas, chegam ao local da obra só para serem montadas e, como são leves, podem ser transportadas com mais facilidade, principalmente se o deslocamento for feito da fábrica até o local da futura residência.

Por isso, mais uma vantagem desse método construtivo é ter um prazo menor de entrega. Assim, as características do wood frame facilitam o trabalho dos construtores, o que resulta em uma obra mais segura e com menos erros.

É de fácil manutenção

Apesar de ser um método seguro, sabemos que problemas podem surgir: infiltrações, vazamentos, rachaduras, e por aí vai. Porém, considerando todas as dificuldades e resultados negativos de uma obra feita com alvenaria, o wood frame foi feito pensando em resolver esses problemas, e com isso, é mais fácil realizar alguma manutenção ou mudança de uma casa construída através desse método.

Digamos que um cano se rompa, provocando um vazamento. Em uma construção com alvenaria, seria necessário quebrar a parede para consertar o problema, gerando uma grande quantidade de sujeira e gastos mais elevados. Já na casa com wood frame, feita de material leve, bastaria cortar a placa para fazer o reparo. Tudo muito mais fácil, prático e econômico, até mesmo no caso de reformas.

Garante boa resistência e durabilidade

Seguindo nessa linha, o tratamento que todas as peças de wood frame recebem é feito pensando na proteção contra intempéries (vento forte, temporal, extremo calor) e também insetos (cupins, brocas e fungos).

Dessa forma, a casa wood frame pode durar até 50 anos. Além disso, seus componentes reforçam toda a estrutura do imóvel, como você verá mais adiante.

Permite a escolha dos revestimentos

Para finalizar a série de vantagens do wood frame, ao final da montagem da casa você pode escolher quais serão os revestimentos utilizados nas paredes, como azulejos, porcelanato, tinta, cerâmica e muitos outros. Então se preferir, você também pode optar pelo dry wall, as famosas placas de gesso.

Parede wood frame: conheça as camadas da casa Alea

Apesar de se tratar do mesmo método construtivo, as paredes de wood frame são fabricadas de forma única pelos profissionais da Alea, contando com uma estrutura mais resistente que protege a sua casa contra intempéries e insetos, além de proporcionar conforto térmico e isolamento acústico.

Conheça a seguir como é feita a montagem das paredes das casas Alea:

Estrutura de madeira

Essa camada é responsável pela estrutura da parede, feita com madeira maciça Pinus quimicamente tratada para garantir máxima proteção contra cupim, broca e apodrecimento.

Primeiro painel de OSB

A primeira camada OSB proporciona maior resistência e solidez à parede.

Segundo painel de OSB

Essa segunda camada de OSB garante o suporte de grandes cargas de até 4,5 toneladas, permitindo instalar com segurança prateleiras e armários embutidos.

Manta hidrófuga

A camada de manta hidrófuga consiste em um revestimento que protege as paredes contra mofo e infiltração, permitindo a saída do vapor dos ambientes internos.

Placa cimentícia

A placa cimentícia é uma camada de alta performance, que tem como função suportar as variações climáticas mais extremas para proporcionar conforto térmico.

Gesso acartonado

A chapa de gesso acartonado, composta por dry wall, proporciona maior resistência à compressão, assim como um acabamento superior, pois deixa as paredes mais lisas.

Argamassa

A camada de argamassa é responsável por preparar a parede de wood frame para receber os painéis restantes, proporcionando maior resistência, proteção e deixando o frame pronto para a aplicação da textura.

Pintura interna

A camada da pintura interna acrílica é adequada a todos os tipos de acabamento e oferece mais conforto e aconchego aos moradores.

Textura acrílica

Por fim, a camada de textura acrílica é a última da parte externa da casa, feita com uma pintura que garante melhor aderência e um acabamento perfeito.

Verdades sobre a casa wood frame

Mesmo o wood frame sendo um método confiável e seguro, muitas pessoas se questionam se essa técnica é realmente eficaz por ainda não conhecerem seu potencial. Pensando nisso, trouxemos 6 verdades e 6 mitos sobre esse sistema construtivo.

1. A casa wood frame é mais confortável do que um imóvel feito com alvenaria?

Sim, é verdade. Isso acontece porque a matéria-prima utilizada na composição proporciona muito mais conforto térmico e acústico. Em outras palavras, a casa sempre está com a temperatura equilibrada, seja em dias quentes ou frios. Além disso, esse benefício também contribui para a economia de energia e, consequentemente, para a redução de gastos com as contas da casa. Afinal, uma vez que a temperatura fica sempre agradável, você não precisa usar ar-condicionado ou aquecedor, por exemplo.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

2. Posso fazer reformas em uma casa de wood frame?

Claro! Aliás, as reformas em uma casa com wood frame são muito mais fáceis de serem feitas do que em uma casa em alvenaria, já que a madeira, sua principal matéria-prima, é um material fácil de ser manuseado. E mais: ao reformar uma casa com wood frame, você também economiza tempo e dinheiro, dois recursos essenciais para toda reforma.

3. Esse método construtivo é mais sustentável?

Verdade! Como se sabe, a alvenaria é uma forma de construção que utiliza argamassa, blocos de concreto, pedras, tijolos e por aí vai. Só para ilustrar, depois de concluírem a obra, os responsáveis descartam os materiais, poluindo o meio ambiente.

Por outro lado, já no caso de uma casa com wood frame, que tem como base a madeira, os profissionais realizam o descarte adequado, uma vez que é devolvida ao meio ambiente uma madeira de reflorestamento, tornando este método construtivo mais sustentável do que a alvenaria.

4. A construtora entrega mais rápido a casa de wood frame?

Como você sabe, o wood frame conta com o auxílio de materiais pré-fabricados para completar todo o processo de construção. Além disso, como os engenheiros transportam as peças e painéis com facilidade da fábrica até o local da obra, o prazo final dela costuma ser mais rápido do que de casas feitas com alvenaria, o que com certeza é um grande benefício para quem deseja se mudar logo.

5. O wood frame permite economizar energia elétrica?

Verdade. Morando em uma casa feita com wood frame, você poderá economizar mais energia elétrica. Isso acontece porque a madeira tem propriedades que contribuem para a estabilidade térmica da casa. Ou seja, você não vai precisar gastar energia e dinheiro com ar-condicionado ou aquecedor, já que sua casa sempre vai estar na temperatura ideal.

6. As camadas da casa Alea são duradouras e resistentes?

Sim. As paredes de wood frame das casas Alea, em comparação com as paredes de outros fabricantes do mercado, contam com uma estrutura mais resistente, fabricada para proteger sua casa de intempéries e insetos como cupins e brocas. Estima-se que a casa Alea pode durar por até 50 anos.

Mitos sobre a casa wood frame

Descubra quais são os mitos sobre a casa wood frame.

7. A madeira da casa de wood frame pode atrair cupim?

Mito. A casa com wood frame não corre o risco de ser contaminada, já que os profissionais especializados da área tratam o material que é utilizado na composição do wood frame por meio de um processo químico rigoroso e aprovado por normas do segmento da construção civil, o que resulta em proteção contínua contra cupins, brocas e demais interferências.

8. Minha casa pode pegar fogo?

Mito. Antes da entrega da casa, os responsáveis aprovam toda a estrutura do wood frame com base em normas técnicas. Por isso, as casas não apresentam risco de incêndio. Só para ilustrar, as paredes são compostas por gesso acartonado pelo lado de dentro e por placa cimentícia por fora, ou seja, esses dois materiais são isolantes naturais contra o fogo. Tem mais: todos os pontos de elétrica do imóvel contam com o revestimento de uma camada de proteção de lã de rocha, um protetor natural contra o fogo.

9. É verdade que a madeira das paredes é frágil e não suporta peso?

Não. As paredes das casas Alea são compostas por diversas camadas de proteção, cada uma com uma função específica. Assim, todas são fabricadas para proteger a estrutura da casa contra vento, chuva, insetos e instalações com peso, podendo receber o acabamento que você escolher.

Na mesma linha, as paredes comprovadamente suportam até 4,5 toneladas de peso. Então você pode instalar sem susto armários, pias de mármore ou granito e TVs, já que a estrutura feita com OSB está pronta para suportar tudo isso e muito mais!

10. A madeira precisa ser tratada novamente?

Não precisa. O material utilizado na construção não passa por outro tratamento químico, exceto em casos de avarias, como pode acontecer com infiltrações e vazamentos, por exemplo. Por outro lado, é importante realizar a manutenção da parte externa das paredes (limpeza e pintura), exatamente como acontece com uma casa feita com alvenaria.

11. Pode acontecer de o banheiro se deteriorar com o tempo?

Não. Locais como banheiro, cozinha e lavanderia são mais suscetíveis à umidade em uma casa. Entretanto, o método construtivo de wood frame não permite que esses ambientes sejam afetados. Isso acontece pois no período de tratamento químico, que é feito com base em normas oficiais da construção civil, as áreas mais úmidas recebem uma avaliação rigorosa. Para resumir, não é possível que essas áreas sofram qualquer deterioração com o passar do tempo.

12. É verdade que a casa feita com wood frame é menos resistente do que a casa feita com alvenaria?

Não. As casas construídas utilizando o método wood frame têm a mesma resistência e qualidade das casas feitas com alvenaria. Por outro lado, são mais sustentáveis e entregues mais rapidamente ao proprietário. Além disso, antes da entrega, são certificadas pela norma NBR 15.575, que comprova a qualidade do empreendimento.

Como funciona a construção da casa Alea com wood frame?

Como você viu, o wood frame é uma tecnologia inovadora, com uma proposta sustentável e econômica. Um método construtivo com mais vantagens comparando com a alvenaria, que atualmente é uma proposta menos sustentável e que pode ser cara para as construtoras. Além disso, o seu processo de fabricação é rápido, fazendo com que a sua casa seja entregue em menos tempo. É a proposta ideal para quem quer sair do aluguel e conquistar a casa própria!

Sabendo disso, todas as casas Alea são construídas para garantir mais resistência, durabilidade e conforto para você e sua família. Por isso, os residenciais Alea oferecem o melhor da evolução da construção, seguindo todas as exigências e oferecendo tanta segurança quanto a alvenaria.

Nossos profissionais constroem casas com paredes de diversas camadas, que asseguram conforto térmico, isolamento acústico, vedação e um ótimo acabamento.

Ainda mais, as estruturas das casas Alea são registradas e autorizadas pela norma de desempenho NBR 15.575, que garante a certeza de que você irá morar em uma casa de qualidade!

Quer saber mais sobre a Alea e o que ela pode oferecer a você?

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Sair da versão mobile