9 dicas para comprar uma casa em condomínio fechado

Como comprar uma casa

Quem busca por mais qualidade de vida certamente deseja morar em uma casa em condomínio fechado, afinal, são muitas as vantagens, como variadas opções de lazer, segurança, privacidade e vida em comunidade, por exemplo.

No entanto, a maioria das pessoas acredita que não é possível realizar esse sonho por conta do valor, sem saber que o financiamento imobiliário pode ajudar. Pensando nisso, vamos explicar o passo a passo em 9 dicas para comprar uma casa em condomínio, além dos benefícios de morar em um. Confira a seguir!

O que é um condomínio fechado?

Condomínio Alea Santa Bárbara | Blog Alea

Um condomínio é um espaço compartilhado entre vários proprietários, que pode ser usado para fins residenciais ou comerciais. Em primeiro lugar, cada dono possui uma unidade particular, além de poder usufruir das áreas comuns, junto com os seus vizinhos.

Com isso, os moradores dividem o custo da administração do condomínio considerando os espaços e serviços disponíveis.

O que tem em um condomínio fechado?

Antes de mais nada, vamos te explicar sobre a estrutura de um condomínio fechado, para que você possa entender como ele funciona.

Área comum do condomínio

Assim como existem os locais privados, que são de uso exclusivo do proprietário, a maioria dos condomínios conta com áreas comuns, onde é possível interagir com os vizinhos, conversar com os funcionários, praticar atividade  física e fazer comemorações. Normalmente, os itens da área comum do condomínio são:

  • Portaria;
  • Hall de entrada;
  • Áreas de circulação;
  • Salão de festas;
  • Churrasqueira;
  • Piscina;
  • Playground;
  • Espaço pet;
  • Academia.

Além disso, outros locais de convívio são as escadas, elevadores, jardins, hortas e o estacionamento.

Todos esses itens e os serviços que eles oferecem, somados com o pagamento dos funcionários, formam o valor do condomínio. Porém, essa taxa é dividida entre todos os moradores, onde cada proprietário paga pela unidade que possui, o que acaba tornando o preço mais em conta do que se você pagasse individualmente por cada um, caso morasse em um bairro aberto.

Vantagens de morar em condomínio

Homem e mulher fazendo caminhada em um parque | Vantagens de morar em condomínio | Como comprar uma casa | Blog Alea

As vantagens de morar em uma casa em condomínio fechado são diversas. Acima de tudo, elas proporcionam mais conforto, bem-estar e praticidade. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas.

Segurança

Ao viver em um condomínio fechado, as suas preocupações com segurança vão diminuir, já que a estrutura geralmente conta com itens que reforçam a proteção dos moradores, como:

  • Portaria 24 horas, com controle de entrada e saída;
  • Monitoramento por câmeras de segurança;
  • Vigia noturno;
  • Cerca elétrica.

Sem falar que contratar serviços como esses morando em uma casa em bairro aberto é muito caro. Por isso, a segurança é um dos principais benefícios de morar em condomínio fechado.

Lazer

Boa parte dos condomínios conta com espaços de lazer completos, o que acaba chamando a atenção de pessoas que querem mais facilidade para a rotina. Ainda mais, representa uma economia no orçamento do mês, já que o preço das áreas de lazer é dividido entre todos os proprietários.

Ou seja, você vai ter à disposição diversas opções para cuidar da sua saúde ou de recreação para crianças, o que certamente estimula uma maior qualidade de vida.

Privacidade

Contando com o serviço dos profissionais que trabalham no seu condomínio, é mais fácil garantir privacidade em momentos em que você não deseja receber visitas ou quer ter o controle de quem está por perto de casa. Além disso, a própria gestão do condomínio garante que os moradores terão sossego através da Lei do Silêncio, que proíbe som alto antes das 8h e após às 22h.

Em resumo, você não vai precisar se preocupar com barulho e nem com visitas indesejadas.

Manutenção da casa

Quem mora em casa em bairro aberto sabe como é difícil quando é necessário fazer uma reforma, uma nova obra ou até mesmo simples ajustes. Tudo o que envolve manutenção pode gerar muita dor de cabeça, além é claro, de gastos inesperados.

Em condomínios, o responsável pela manutenção dos imóveis é o zelador. Em outras palavras, é com ele que você poderá contar para resolver problemas de estrutura, que vão desde rachaduras até casos mais sérios, como canos quebrados e infiltrações.

Acima de tudo, o custo com a manutenção também faz parte da taxa condominial. Com isso, você não vai precisar gastar muito toda vez que precisar de um ajuste em casa.

Além de todos os serviços que geram maior bem-estar e conforto, morar em condomínio é uma ótima oportunidade de criar amizades e incentivar a socialização de crianças e até mesmo os adultos. Na mesma linha, a divisão de custos entre os proprietários e a alta valorização do imóvel são benefícios que o morador terá a longo prazo.

Qual a diferença entre casa em condomínio fechado e casa em bairro aberto?

Casal passeando por um condomínio | Diferença entre condomínio fechado e bairro aberto | Como comprar uma casa | Blog Alea

O nível de violência nas grandes cidades ainda representa um número alto, o que deixa muitas famílias assustadas e em busca de alternativas mais seguras. Por isso, muitas pessoas têm o sonho de morar em uma casa em condomínio fechado, afinal, a segurança é uma das principais vantagens.

Logo, as famílias vão poder contar com um reforço em comparação com quem mora em bairros abertos, que acabam dependendo da patrulha feita pela polícia ou até mesmo da própria segurança, através da instalação de itens de proteção, como cadeados e alarmes sonoros.

Além disso, ao morar em condomínio você não vai precisar se preocupar com a manutenção da casa, já que o zelador é o responsável por esses cuidados, enquanto uma pessoa que mora fora vai precisar lidar com qualquer problema, incluindo o custo de obras, compras de materiais e reparos.

Quem vive em condomínio também terá à disposição as áreas comuns, que proporcionam lazer e estimulam a qualidade de vida. Por outro lado, pessoas que moram em bairros abertos vão precisar pagar por esses serviços, na maioria dos casos.

Dessa forma, morar em uma casa em condomínio fechado acaba sendo uma grande vantagem, já que o custo com todos esses itens faz parte do pagamento da taxa condominial.

Qual é melhor: condomínio fechado de casas ou apartamento?

Mão masculina segurando chaves e uma casa de brinquedo | Qual é melhor: condomínio fechado ou apartamento | Como comprar uma casa | Blog Alea

Se você possui dúvidas de qual opção é melhor para você e para a sua família, antes de mais nada é preciso ter em mente o que oferece mais conforto.

Pensando nisso, você deve tomar essa decisão de acordo com o seu perfil, entendendo o que você prefere e o que não gostaria de lidar. Por isso, para decidir qual é o melhor entre condomínio fechado ou apartamento, considere os seguintes pontos:

  • Analise o seu estilo de vida;
  • Entenda as suas necessidades e as dos demais moradores;
  • Defina prioridades, considerando o espaço, a privacidade, segurança e lazer;
  • Saiba o quanto você pode gastar no imóvel.

Com base neles, será mais fácil escolher entre condomínio fechado de casas ou apartamento.

Quanto devo juntar para comprar uma casa em condomínio fechado?

Se você quer contar com todos os benefícios citados anteriormente, é necessário planejar como você vai comprar a sua casa em condomínio fechado.

O que você precisa saber são os valores que serão cobrados mensalmente, como a taxa do condomínio. Em primeiro lugar, essa cobrança é um valor mensal que a administradora cobra para usar e cuidar das áreas comuns, que sempre vão precisar de manutenção e limpeza.

A taxa do condomínio é usada para pagar o salário dos funcionários e o custo das áreas comuns. Normalmente, os proprietários acham o valor justo pelo o que é oferecido, mas é sempre importante consultar se você de fato vai usar tudo o que está disponível para o custo da taxa valer a pena.

Em resumo, existem alguns passos que você pode seguir para conseguir conquistar a sua casa. Confira a seguir!

9 dicas para comprar uma casa em condomínio fechado

Mãos masculinas fazendo contas em uma calculadora | Dicas para comprar uma casa em condomínio fechado | Como comprar uma casa | Blog Alea

1. Faça um financiamento imobiliário

Uma ótima alternativa para quem quer conquistar a casa própria em condomínio mas não sabe se tem condições é o financiamento imobiliário. Antes de mais nada, você deve saber que existem muitas facilidades de programas habitacionais que ajudam famílias de baixa renda, como o programa Casa Verde e Amarela (PCVA), antigo Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Com o programa do Governo Federal, você poderá ter direito à benefícios como o subsídio, a composição de renda, uso do saldo do FGTS nas parcelas e também taxas de juros menoresque já ajudam a diminuir o custo do financiamento.

Porém, também é importante ter pelo menos 20% do valor total do imóvel, que será utilizado para pagar a entrada, que não pode ser parcelada. Ou seja, antes de saber se você pode participar do programa, se organize para juntar essa quantia.

Por fim, vale relembrar que o valor total da parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. Dessa forma, é garantido que você vai conseguir arcar com o custo do financiamento.

2. Faça uma análise do sistema de segurança

Como você viu, a segurança é um dos principais motivos para pessoas escolherem morar em um condomínio fechado. Por isso, antes de assinar o contrato, entenda como funciona o sistema de segurança do imóvel em questão. O ideal é que você encontre um condomínio com a maior quantidade de itens de proteção, como câmeras, cercas elétricas e profissionais qualificados.

3. Considere sua privacidade

Ainda falando sobre as vantagens das casas em condomínio fechado, os profissionais como porteiros e seguranças sempre vão estar de olho em quem entra e quem sai. Ou seja, também é ideal que o condomínio do seu interesse conte com essa estrutura.

4. Avalie o transporte e a localização

Escolher um bairro de fácil acesso, próximo de centros comerciais e com pontos de transporte vai facilitar muito o seu dia a dia. Assim, você e a sua família vão poder se deslocar com mais facilidade.

5. Visite o condomínio e converse com os moradores

Duas vizinhas conversando no portão | Blog Alea

Se mesmo depois de verificar a localização, as proximidades e os custos do condomínio você ainda estiver com muitas dúvidas, vale a pena visitar o local para conhecer de perto a estrutura, as áreas comuns e tirar as suas dúvidas com os profissionais em relação ao funcionamento do imóvel.

Da mesma forma, conhecer os vizinhos também é uma ótima forma de entender melhor se aquele é o condomínio adequado para a sua família. Você vai poder entender como funciona convivência, regras e criar novas amizades antes mesmo de se mudar.

6. Considere a valorização do imóvel

Como dito anteriormente, além de ajudar pessoas com poucas condições, o financiamento imobiliário também tem a vantagem de vender imóveis mais valorizados. Ou seja, escolher um condomínio bem localizado vai te ajudar também no futuro, caso você queira vender ou alugar o seu imóvel.

Aliás, muitos proprietários compram uma unidade em condomínio pensando em fazer uma renda extra com o aluguel. Por isso, pensar na valorização é muito importante na hora de comprar uma casa em condomínio fechado, já que você vai estar garantindo boas condições de vida no presente e se planejando para o futuro.

7. Entenda as necessidades da sua família

Vai se mudar para uma casa em condomínio fechado com a sua família? Então, um dos primeiros passos é conversar com todos os integrantes e entender o que de fato faz diferença na qualidade de vida de cada um. Condomínios com ou sem áreas de lazer, como churrasqueira, salão de festas e playground, próximos à escola das crianças, do local de trabalho, enfim, são muitas possibilidades.

8. Veja tudo que o condomínio oferece

Depois de conversar com a sua família sobre os desejos e necessidades de cada um, é importante entender quais serviços o condomínio do seu interesse oferece para vocês. Como visto, a maioria dos condomínios conta com itens de lazer, como salões de festa, churrasqueira, espaço fitness, playground, entre outros. Ou seja, é importante avaliar o que é oferecido antes de fechar com o condomínio.

9. Conheça as regras do condomínio

Se você gostou das opções de lazer do seu condomínio, da localização e quer assinar o contrato, antes é muito importante conhecer quais são as normas do espaço. Afinal, cada condomínio possui suas próprias regras, e caso alguma delas não seja compatível com a sua realidade, você pode mudar de ideia em relação a escolha.

Você vai poder consultar todas as regras do condomínio de interesse na Convenção do Condomínio e no Regimento Interno, dois documentos que informam o que é permitido e o que não é por parte dos moradores e da gestão.

Morar em casa em condomínio fechado vale a pena?

Em geral, para famílias que priorizam a segurança, opções de lazer e de contato com vizinhos, morar em condomínio fechado vale a pena. A qualidade de vida que os benefícios de um condomínio proporcionam é muito desejada, e como você viu, com um bom planejamento, é possível realizar esse sonho.

Uma das formas de conseguir diminuir o custo do financiamento é com a ajuda do programa habitacional Casa Verde e Amarela, que oferece muitos benefícios para os participantes, desde subsídio habitacional até uso do FGTS no pagamento da entrada.

Felizmente, a Alea é uma grande parceira do programa, e com a nossa ajuda, você pode comprar uma casa em condomínio fechado contando com essas e outras facilidades. Saiba como!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.