Ícone do site Alea

9 dicas para comprar uma casa em condomínio fechado

Casal sorridente recebendo as chaves da nova casa | Casa em condomínio fechado | Como comprar uma casa | Blog Alea

Quem busca mais qualidade de vida certamente deseja morar em uma casa em condomínio fechado. Afinal, são muitas as vantagens, como variadas opções de lazer, segurança, privacidade e vida em comunidade, por exemplo.

No entanto, a maioria das pessoas acredita que não é possível realizar esse sonho por conta do valor, sem saber que o financiamento imobiliário pode ajudar. Pensando nisso, vamos explicar o passo a passo para comprar uma casa em condomínio em 9 dicas, além dos benefícios de morar em um. Confira a seguir!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é um condomínio fechado?

Um condomínio é um espaço compartilhado entre vários proprietários, que pode ser usado para fins residenciais ou comerciais. Em primeiro lugar, cada dono possui uma unidade particular, além de poder usufruir das áreas comuns, junto com os seus vizinhos.

Com isso, os moradores dividem o custo da administração do condomínio considerando os espaços e os serviços disponíveis.

O que tem em um condomínio fechado?

Antes de mais nada, vamos explicar a estrutura de um condomínio fechado, para que você possa entender como ele funciona.

Área comum do condomínio

Assim como existem os locais privados, que são de uso exclusivo do proprietário, a maioria dos condomínios conta com áreas comuns, onde é possível interagir com os vizinhos, conversar com os funcionários, praticar atividade  física e fazer comemorações. Normalmente, as áreas comuns do condomínio são:

Além disso, outros locais de convívio são as escadas, os elevadores, os jardins, as hortas e o estacionamento.

Todos esses espaços e os serviços que oferecem, somados com o pagamento dos funcionários, formam o valor do condomínio. Porém, essa taxa é dividida entre todos os moradores, com cada proprietário pagando pela sua unidade, o que acaba tornando o preço mais em conta do que se você pagasse individualmente por serviço, caso morasse em um bairro aberto.

Vantagens de morar em condomínio

As vantagens de morar em uma casa em condomínio fechado são diversas. Acima de tudo, dentre elas, estão maior conforto, bem-estar e praticidade. A seguir, saiba mais sobre cada uma das vantagens de morar em uma casa assim.

Segurança

Ao viver em um condomínio fechado, suas preocupações com segurança vão diminuir, já que a estrutura geralmente conta com recursos que reforçam a proteção dos moradores, como:

Sem falar que contratar serviços como esses morando em uma casa em bairro aberto é muito caro. Por isso, a segurança é um dos principais benefícios de morar em condomínio fechado.

Lazer

Boa parte dos condomínios conta com espaços de lazer completos, o que acaba chamando a atenção de pessoas que querem mais facilidade para a rotina. Mais ainda, morar em uma condomínio fechado representa economia no orçamento do mês, já que o preço das áreas de lazer é dividido entre todos os proprietários.

Ou seja, você vai ter à disposição diversas opções para cuidar da sua saúde ou para promover recreação às crianças, o que certamente traz maior qualidade de vida.

Privacidade

Contando com o serviço dos profissionais que trabalham no seu condomínio, é mais fácil garantir privacidade em momentos em que você não deseja receber visitas ou quer ter o controle de quem está por perto de casa. Além disso, a própria gestão do condomínio garante que os moradores terão sossego, por meio da Lei do Silêncio, que proíbe som alto antes das oito da manhã e após dez da noite.

Em resumo, você não vai precisar se preocupar com barulho nem com visitas indesejadas.

Manutenção da casa

Quem mora em casa em bairro aberto sabe como é difícil quando é necessário fazer uma reforma, uma nova obra ou até mesmo simples ajustes. Tudo o que envolve manutenção pode gerar muita dor de cabeça, além é claro, de gastos inesperados.

Em condomínios, o responsável pela manutenção dos imóveis é o zelador. Em outras palavras, é com ele que você poderá contar para fazer reparos no imóvel. Acima de tudo, o custo com a manutenção também faz parte da taxa condominial. Com isso, você não vai precisar gastar muito toda vez que precisar de um reparo.

Além de todos os serviços que geram maior bem-estar e conforto, morar em condomínio é uma ótima oportunidade de criar amizades e incentivar a socialização das crianças e até mesmo dos adultos. Sem falar na divisão de custos entre os proprietários e na alta valorização do imóvel a longo prazo.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Qual a diferença entre casa em condomínio fechado e casa em bairro aberto?

Os números de violência nas grandes cidades ainda representa são bem altos, o que deixa muitas famílias assustadas e em busca de alternativas mais seguras. Por isso, muitas pessoas têm o sonho de morar em uma casa em condomínio fechado. Afinal, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

Logo, as famílias vão poder contar com um reforço em comparação com quem mora em bairros abertos, que acaba dependendo da patrulha feita pela polícia ou até mesmo da própria segurança, por meio da instalação de itens de proteção, como cadeados e alarmes sonoros.

Além disso, ao morar em condomínio você não vai precisar se preocupar com a manutenção da casa, já que o zelador é o responsável por esses cuidados, enquanto uma pessoa que mora em uma casa em bairro aberto vai precisar lidar com qualquer problema, incluindo o custo de obras, compras de materiais e reparos.

Quem vive em condomínio também tem à disposição as áreas comuns, que proporcionam lazer e estimulam a qualidade de vida. Por outro lado, pessoas que moram em bairros abertos vão precisar pagar por esses serviços, na maioria dos casos.

Dessa forma, morar em uma casa em condomínio fechado acaba sendo uma grande vantagem, já que o custo com todas essas opções faz parte do pagamento da taxa condominial.

Qual é melhor: condomínio fechado de casas ou apartamento?

Se você tem dúvidas sobre qual opção é a melhor para você e sua família, antes de mais nada é preciso ter em mente o que oferece mais conforto.

Pensando nisso, você deve tomar essa decisão de acordo com o seu perfil, entendendo o que você prefere e com o que não gostaria de lidar. Por isso, para decidir entre condomínio fechado ou apartamento, considere os seguintes pontos:

Com base nessas considerações, será mais fácil escolher entre condomínio fechado de casas ou apartamento.

Quanto devo juntar para comprar uma casa em condomínio fechado?

Se você quer contar com todos os benefícios citados anteriormente, é necessário planejar como você vai comprar a sua casa em condomínio fechado.

O que você precisa saber são os valores cobrados mensalmente, como a taxa do condomínio. Em primeiro lugar, essa cobrança é um valor mensal que a administradora cobra para cuidar das áreas comuns, que sempre estarão disponíveis para você usar quando quiser e vão precisar de manutenção e limpeza.

A taxa do condomínio é usada para pagar o salário dos funcionários e o custo das áreas comuns. Normalmente, os proprietários acham o valor justo pelo que é oferecido, mas para o custo da taxa valer a pena é sempre importante pensar se você de fato vai usar tudo o que está à sua disposição.

Em resumo, existem alguns passos que você pode seguir para conseguir conquistar a sua casa. Confira a seguir!

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

9 dicas para comprar uma casa em condomínio fechado

1. Faça um financiamento imobiliário

Uma ótima alternativa para quem quer conquistar a casa própria em condomínio mas não sabe se tem condições é o financiamento imobiliário. Antes de mais nada, você deve saber que existem muitas facilidades de programas habitacionais que ajudam famílias de baixa renda, como o programa Casa Verde e Amarela (PCVA), antigo Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Com o programa do governo federal, você poderá ter direito a benefícios como o subsídio, a composição de renda, o uso do saldo do FGTS nas parcelas e também as taxas de juros menoresque já ajudam a reduzir o custo do financiamento.

Porém, também é importante ter pelo menos 20% do valor total do imóvel, que será utilizado para pagar a entrada, já que essa não pode ser parcelada. Ou seja, antes de saber se você pode participar do programa, se organize para juntar essa quantia.

Por fim, vale relembrar que o valor total da parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. Dessa forma, é garantido que você vai conseguir arcar com o custo do financiamento.

2. Faça uma análise do sistema de segurança

Como você viu, a segurança é um dos principais motivos para pessoas escolherem morar em um condomínio fechado. Por isso, antes de assinar o contrato, entenda como funciona o sistema de segurança do imóvel em questão. O ideal é que você encontre um condomínio com a maior quantidade de itens de proteção, como câmeras, cercas elétricas e profissionais qualificados.

3. Considere sua privacidade

Ainda falando sobre as vantagens das casas em condomínio fechado, profissionais como porteiros e seguranças sempre vão estar de olho em quem entra e quem sai. Ou seja, também é ideal que o condomínio do seu interesse conte com essa estrutura.

4. Avalie o transporte e a localização

Escolher um bairro de fácil acesso, próximo de centros comerciais e com opções de transporte vai facilitar muito o seu dia a dia. Assim, você e a sua família vão poder se deslocar com mais facilidade.

5. Visite o condomínio e converse com os moradores

Se você ainda estiver com muitas dúvidas, mesmo depois de verificar a localização, as proximidades e os custos do condomínio, vale a pena visitar o local para conhecer de perto a estrutura, as áreas comuns e tirar as suas dúvidas em relação ao funcionamento do imóvel com os profissionais.

Da mesma forma, conhecer os vizinhos também é uma ótima forma de entender melhor se aquele é o condomínio adequado para a sua família. Você vai poder entender como funcionam convivência e regras, além de criar novas amizades antes mesmo de se mudar.

6. Considere a valorização do imóvel

Como dito anteriormente, além de ajudar pessoas com poucas condições, o financiamento imobiliário também tem a vantagem de vender imóveis mais valorizados. Ou seja, escolher um condomínio bem localizado pode ajudar no futuro, caso você queira vender ou alugar o seu imóvel.

Aliás, muitos proprietários compram uma unidade em condomínio pensando em fazer uma renda extra com o aluguel. Por isso, pensar na valorização é muito importante na hora de comprar uma casa em condomínio fechado, já que você vai estar garantindo boas condições de vida no presente e se planejando para o futuro.

7. Entenda as necessidades da sua família

Pretende se mudar para uma casa em condomínio fechado com a sua família? Então, um dos primeiros passos é conversar com todos os integrantes e entender o que de fato faz diferença na qualidade de vida de cada um: condomínios com ou sem áreas de lazer, como churrasqueira, salão de festas e playground, próximos à escola das crianças, do local de trabalho. Enfim, são muitas possibilidades.

8. Veja tudo que o condomínio oferece

Depois de conversar com a sua família sobre os desejos e as necessidades de cada um, é importante entender quais serviços o condomínio do seu interesse oferece a vocês. Como visto, a maioria dos condomínios conta com áreas de lazer, como salões de festa, churrasqueira, espaço fitness e playground, entre outras. Ou seja, é importante avaliar o que é oferecido antes de fechar com o condomínio.

9. Conheça as regras do condomínio

Se você gostou das opções de lazer do seu condomínio, da localização e quer assinar o contrato, antes é muito importante conhecer quais são as normas do espaço. Afinal, cada condomínio possui suas próprias regras, e caso alguma delas não seja compatível com a sua realidade, você pode mudar de ideia em relação à escolha.

Você vai poder consultar todas as regras do condomínio de interesse na Convenção do Condomínio e no Regimento Interno, dois documentos que informam o que é e o que não é permitido aos moradores por parte da gestão.

Morar em casa em condomínio fechado vale a pena?

Em geral, para famílias que priorizam a segurança, opções de lazer e contato com vizinhos, morar em condomínio fechado vale a pena. A qualidade de vida que os benefícios de um condomínio proporcionam é muito desejada. E, como você viu, com um bom planejamento, é possível realizar esse sonho.

Uma das formas de conseguir diminuir o custo do financiamento é com a ajuda do programa habitacional Casa Verde e Amarela, que oferece muitos benefícios para os participantes, desde subsídio habitacional até uso do FGTS no pagamento da entrada.

Felizmente, a Alea é uma grande parceira do programa. Com a nossa ajuda, você pode comprar uma casa em condomínio fechado contando com essas e outras facilidades. Saiba como!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile