8 vantagens de morar em condomínio de casas

Estilo de vida

Um dos maiores sonhos de muitos brasileiros é conquistar a casa própria. Seja para poder sair do aluguel, morar sozinho ou dividir o imóvel com o seu par. Com toda a certeza, uma das opções que mais tem chamado a atenção dos futuros moradores é a de morar em um condomínio de casas.

Morar em um condomínio de casas possui ótimas vantagens, como a segurança, lazer e qualidade de vida.

Atualmente, ter uma casa em condomínio não é apenas para pessoas com boas condições financeiras, visto que muitos programas habitacionais populares, como o Casa Verde e Amarela, também atendem condomínio de casas.

Com este artigo, você vai descobrir as principais 8 vantagens de morar em um condomínio de casas fechado,  entender as diferenças entre morar em condomínio x morar em casa e como você pode adquirir uma casa em condomínio fechado através da Alea!

Como é morar em condomínio de casas?

Crianças brincando em condomínio | Blog Alea

Infelizmente, ainda é muito comum sabermos de notícias do crescimento do nível de violência nas grandes cidades. Por isso, muitas pessoas escolhem por morar em condomínios fechados, já que o reforço na segurança, com portaria e monitoramento diário, por exemplo, são os principais pontos fortes da segurança de um condomínio.

Consequentemente, outro fator que leva ao crescimento na busca por condomínio de casas é que essas propriedades estão cada vez mais raras de serem encontradas nas grandes cidades.

Além disso, o condomínio de casas pode trazer muitos outros benefícios para você, como a valorização do imóvel, economia e incentivo a vida em sociedade.

A seguir, você confere as principais diferenças entre viver em um condomínio de casas fechado e em um bairro comum.

Principais diferenças entre morar em condomínio de casas e em bairro

Diferenças entre condomínio e bairro | Blog Alea

A vida em condomínio possui uma série de vantagens quando comparada a vida em bairros abertos. Com isso, a principal diferença é em relação a segurança, já que no condomínio você conta com a vigia da portaria.

Por outro lado, no caso das casas esse monitoramento se resume a patrulha feita pela polícia em algumas cidades, o que pode não ser o ideal caso você faça questão de viver em um lugar mais seguro possível.

Outra diferença é em relação aos serviços do condomínio. Lá, você paga pelo conjunto, normalmente no pagamento do aluguel, enquanto fora do condomínio, é preciso somar as despesas de academia, aluguel de salão de festas, uso de quadras recreativas, entre outros, que pode acabar saindo mais caro.

Para conhecer a fundo cada vantagem dos condomínios, destacamos os 8 benefícios mais populares abaixo.

8 vantagens de morar em condomínio de casas:

1. Segurança

Segurança em condomínio de casas | Blog Alea

Talvez este seja o principal motivo que leva as pessoas a comprarem casas em condomínio fechado, inclusive, sendo um fator decisivo na hora de escolher aonde morar. Isso porque muitos condomínios de casas contam com esforços que facilitam o dia a dia, como:

  • Portaria 24 horas;
  • Cerca elétrica;
  • Sistema de vigia interna;
  • Controle de entrada e saída;
  • Monitoramento com câmeras de segurança.

Contando com essas estratégias, é muito mais fácil se sentir seguro e poder viver tranquilamente no condomínio: dormir com a janela aberta, deixar as crianças brincarem pelo condomínio sem preocupações e saber quem está rondando pelo residencial são apenas algumas das vantagens.

Além disso, esses serviços poderiam ter um custo muito elevado para pessoas que moram em bairros abertos. Afinal, esse tipo de investimento é dividido pelos moradores, o que facilita a sua adesão e leva tranquilidade para viver bem.

2. Lazer

Lazer em condomínio de casas | Blog Alea

Em segundo lugar, priorizar a qualidade de vida é fundamental na hora de escolher aonde morar. É por isso que os condomínios de casas são excelentes opções, já que a maioria conta com a estrutura ideal para praticar atividade física, para que as crianças possam brincar, se enturmando com outros vizinhos e incentivando a socialização, por exemplo.

Ademais, boa parte dos condomínios de casas dispõem de espaços com salão de festas, churrasqueira, espaço fitness, playground, entre outros, com o propósito de oferecer divertimento e tranquilidade em casa.

Com isso, o morador não dependerá exclusivamente de espaços públicos ou privados para estimular o lazer, já que este é um projeto que normalmente está sempre incluso em condomínio de casas, em suma.

3. Privacidade

Se você é uma pessoa que valoriza a privacidade, então a ideia de morar em um condomínio de casas fechado é a escolha ideal para você e para sua família. Em outras palavras, a estrutura de um condomínio costuma contar com portaria e profissionais responsáveis pela liberação de visitas e entregas em sua casa.

Dessa forma, fica muito mais fácil ter o controle da sua privacidade, e evitar situações indesejadas que possuem mais chance de acontecer quando se mora em uma casa fora de um condomínio.

Outro fator que ressalta a privacidade em condomínio de casas é que, morando em bairros abertos, para respeitar a privacidade, as pessoas investem na construção de muros e reforçam sua segurança com trancas e cadeados. Por outro lado, no condomínio fechado, você fica tranquilo, pois sabe que essa preocupação não precisa existir.

4. Manutenção da Casa

Manutenção em condomínio de casas | Blog Alea

Boa parte do dia de uma pessoa que cuida da própria casa, além das tarefas diárias, é gasto com a manutenção que deve ser realizada periodicamente. Para exemplificar, existem alguns cuidados que devem ser feitos e refeitos em um período específico de tempo, como a pintura das paredes, reparos elétricos, jardinagem, e sem falar quando os problemas repentinos aparecem: infiltração, queda de energia, calha entupida, etc.

Para resolver essas pendências, os moradores gastam um bom tempo (e dinheiro) se preocupando com a manutenção. Mas, a vida em condomínio é diferente, e nós vamos te explicar o porquê! Em condomínios, a responsabilidade da manutenção fica por conta do zelador. Para resumir, o custo pago pelos serviços de zeladoria é rateado entre os moradores, ou seja, é bem menor do que o valor pago para pessoas que moram fora de um condomínio.

Em condomínio fechado, também podemos contar com o serviço do síndico. Mas, você sabe o que ele faz? O síndico, que pode ser um morador ou um profissional externo, é contratado para fiscalizar as manutenções de espaços públicos dos condomínios. A princípio, é a pessoa que é procurada quando os outros condôminos desejam relatar sobre algum problema ou sugestão nas áreas comuns.

Também é responsável pela manutenção de equipamentos, como elevador, câmeras de segurança, portões, entre outros. Para concluir, morar em condomínio de casas permite que você não tenha dores de cabeça com manutenção, onde tudo é feito com muita transparência e responsabilidade por profissionais especializados.

5. Vida em Comunidade

Vida em comunidade de casas | Blog Alea

Um lar, além de proporcionar segurança, conforto e lazer, também deve fazer bem para a sua relação com os vizinhos e para a vida pessoal. Assim, é muito comum que em um condomínio de casas fechado, os vizinhos se aproximem através dos espaços públicos e construam juntos grandes amizades.

Colaborando para o desenvolvimento social das famílias, tanto crianças quanto adultos, a vida em comunidade fortalece esses laços, e a partir disso, é muito mais fácil morar em um lugar no qual você conhece as pessoas e pode contar com elas.

Entretanto, toda comunidade possui regras, e elas existem para evitar problemas e manter a ordem no condomínio. Geralmente, essas regras estão dispostas na convenção do condomínio.

Mas, sobre o que se tratam essas regras? Lei do silêncio, cuidados com animais de estimação, horários de funcionamento, enfim, tudo o que precisa ser estabelecido para manter a boa convivência.

6.  Barulho

Como citado no tópico anterior, um problema que incomoda – e muito – os vizinhos de bairros abertos é o barulho indesejado. É por isso que foi criada a Lei do Silêncio.

A Lei do Silêncio exige que não é permitido música alta nem barulhos que incomodem o descanso dos moradores antes das 8h da manhã e depois das 22h da noite. Porém, essa fiscalização só existe quando a Polícia Militar é acionada, em casos de pessoas que moram em casas na rua.

Já para condomínios, a realidade é diferente. Para esclarecer, caso a Lei do Silêncio seja desrespeitada, os moradores podem pagar multa e até mesmo serem expulsos, reforçando a segurança e o comprometimento dos profissionais com as regras do condomínio.

Além disso, caso seja necessário, o morador irá contatar o porteiro, que pedirá para o vizinho diminuir o barulho, mantendo a boa convivência sem muitos problemas.

7. Divisão de custos

Divisão de custos do condomínio | Blog Alea

Um dos mitos sobre ter uma casa em condomínio é que custa muito caro e que pessoas com pouca condição financeira não podem pagar. Hoje em dia, existem muitas possibilidades de pagamento em condomínio de casas, principalmente se ele fizer parte do programa Casa Verde e Amarela.

Para você entender melhor, todos os benefícios que citamos anteriormente são divididos pelos moradores, facilitando o pagamento. Abaixo, você confere uma lista dos serviços mais comuns oferecidos em condomínio de casas:

  • Segurança;
  • Limpeza e manutenção;
  • Salão de festas;
  • Playground;
  • Quadra de esportes;
  • Espaço fitness;
  • Jardim.

Alguns condomínios ainda contam com piscina, academia, sala de jogos, sauna, etc.

Com isso, o mais importante é saber que esses valores seriam pagos integralmente pelas pessoas da sua casa, se você morasse fora de um condomínio.

8. Valorização do imóvel

Para concluir, os serviços disponibilizados pelo condomínio resultam em uma maior valorização do imóvel. Em outras palavras, imagine que ter uma casa bem cuidada, com manutenção recorrente é bem melhor na hora de avaliar o valor do patrimônio, e por isso, o valor pago vale ainda mais a pena.

Ademais, a localização do condomínio de casas é um ponto-chave para fazer seu imóvel valer mais. Ainda mais quando o condomínio é construído em áreas próximas a comércios, escolas, hospitais, por exemplo, quanto mais a rede de serviços se expande, mais o imóvel se valoriza.

Entenda por que morar em condomínio de casas é uma ótima opção para família

Morar em condomínio de casas | Blog Alea

Todas as vantagens citadas anteriormente acabam resultando em um benefício extra de se morar em condomínio de casas: você ganha mais qualidade de vida!

Ter acesso à uma boa segurança, poder proporcionar lazer e divertimento para seus filhos e família, manter a economia equilibrada e fazer novas amizades são ótimos exemplos de como o seu dia a dia pode se tornar ainda melhor, inclusive em questões de saúde.

Outro diferencial de morar em condomínio de casas é o contato com a natureza. Assim, a experiência de ter contato com as árvores torna a vivência ainda mais agradável e saudável.

Como é morar em condomínio de casas Alea?

Condomínio de casas Alea | Blog Alea

Se você quer fazer parte do grupo que mora em condomínio e ter acesso aos benefícios citados, é necessário escolher a construtora que irá ajudar. A Alea faz parte da Construtora Tenda e possui uma proposta que adicionará ainda mais vantagens a conquista da sua vida própria!

Para saber mais sobre, confira o tópico a seguir:

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.