8 vantagens de morar em condomínio de casas

Estilo de vida

Um dos maiores sonhos de muitos brasileiros é conquistar a casa própria. Seja para poder sair do aluguel, morar sozinho ou dividir o imóvel com o seu par. Com toda a certeza, uma das opções que mais têm chamado a atenção dos futuros moradores é a de morar em um condomínio de casas, que oferece vantagens como segurança, lazer e qualidade de vida.

Atualmente, ter uma casa em condomínio não é apenas para pessoas com boas condições financeiras, já que muitos programas habitacionais populares, como o Casa Verde e Amarela, também atendem condomínio de casas.

Com este artigo, você vai descobrir as 8 vantagens principais de morar em um condomínio de casas fechado,  entender as diferenças entre morar em condomínio x morar em casa e como você pode adquirir uma casa em condomínio fechado por meio da Alea!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Como é morar em condomínio de casas?

Como é morar em condomínio | Foto de Crianças brincando em condomínio | Estilo de Vida | Blog Alea

Infelizmente, ainda é muito comum sabermos de notícias do crescimento do nível de violência nas grandes cidades. Por isso, muitas pessoas escolhem por morar em condomínios fechados, já que o reforço na proteção dos imóveis, com portaria e monitoramento diário, por exemplo, é os principal ponto forte da segurança de um condomínio.

Outro fator que leva ao crescimento na busca por casas em condomínio é que essas propriedades estão cada vez mais raras de ser encontradas nas grandes cidades.

Além disso, a casa de condomínio pode trazer muitos outros benefícios para você, como a valorização do imóvel, economia e incentivo à vida em sociedade.

A seguir, você confere as principais diferenças entre viver em um condomínio de casas fechado e viver em um bairro comum.

Principais diferenças entre morar em condomínio de casas e em bairro

Quais são as diferenças em morar num condomínio e em bairro | Foto de duas mulheres conversando na porta de casa | Estilo de Vida | Blog Alea

De início, a vida em condomínio oferece uma série de vantagens quando comparada à vida em bairros abertos. A principal diferença é em relação à segurança, já que no condomínio você conta com a vigia da portaria.

Por outro lado, ao morar numa casa de bairro aberto, esse monitoramento se resume, em algumas cidades, à patrulha feita pela polícia, o que pode não ser o ideal caso você faça questão de viver o mais seguro possível.

Outra diferença é em relação aos serviços do condomínio. Isso significa que, você pagará pelo conjunto das facilidades do condomínio por meio da taxa condominial, além do aluguel de algumas áreas comuns como salão de festas, churrasqueira, etc. Por outro lado, se você não mora em um condomínio, é preciso somar as despesas de academia, aluguel de salão de festas e o uso de quadras recreativas, entre outros itens de lazer, o que pode acabar saindo mais caro.

Para conhecer a fundo cada vantagem dos condomínios, destacamos abaixo os 8 benefícios mais populares.

8 vantagens de morar em condomínio de casas

1. Segurança

Segurança em condomínio de casas | Foto de câmeras de segurança | Estilo de Vida | Blog Alea

Talvez este seja o principal motivo que leva as pessoas a comprar casas em condomínio fechado. Certamente é um dos fatores mais decisivos na hora de escolher onde morar. Isso porque muitos condomínios de casas contam com reforços que aumentam a segurança no dia a dia, como:

  • Portaria 24 horas;
  • Cerca elétrica;
  • Sistema de vigia interna;
  • Controle de entrada e saída;
  • Monitoramento com câmeras de segurança.

Com esses recursos, é muito mais fácil se sentir seguro e poder viver tranquilamente no condomínio. Ou seja, dormir com a janela aberta, deixar as crianças brincarem pelo condomínio sem preocupações e saber quem está rondando o residencial são apenas algumas das vantagens do sistema condominial de segurança.

E pense: esses mesmos serviços poderiam ter um custo individual muito mais elevado para quem mora em bairros abertos. Já no condomínio de casas, esse tipo de investimento é dividido pelos moradores, o que facilita a sua adesão e traz tranquilidade para viver bem.

2. Lazer

Lazer em condomínio de casas | Foto de um casal correndo no parque | Estilo de Vida | Blog Alea

Em segundo lugar, priorizar a qualidade de vida é fundamental na hora de escolher onde morar. É por isso que os condomínios de casas são excelentes opções, já que a maioria conta com a estrutura ideal para a prática de atividade física e também para que as crianças possam brincar e se enturmando com outros vizinhos, o que ajuda muito na socialização, por exemplo.

Além disso, boa parte dos condomínios de casas dispõe de salão de festas, churrasqueira, espaço fitness e playground, entre outros espaços, com o objetivo de oferecer divertimento e tranquilidade em casa.

Com isso, o morador não fica dependendo exclusivamente de espaços públicos ou privados para relaxar e investir em uma vida saudável praticando exercícios, já que este é um projeto que normalmente está sempre incluso em condomínios de casas.

3. Privacidade

Se você é uma pessoa que valoriza a privacidade, então morar em um condomínio de casas fechado é a escolha ideal para você e sua família. Isso porque a estrutura de um condomínio costuma contar com portaria e profissionais responsáveis pela liberação de visitas e entregas em sua casa.

Dessa forma, fica muito mais fácil preservar sua privacidade e evitar situações indesejadas, que têm mais chance de acontecer quando se mora em uma casa fora de um condomínio, já que, para ter a privacidade respeitada, as pessoas precisam pagar pela construção de muros e reforçar a segurança com trancas e cadeados. Por sua vez, em um condomínio fechado, você tem sua privacidade protegida, sem ter todo o gasto e trabalho.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

4. Manutenção da Casa

Manutenção em condomínio de casas | Foto de um encanador consertando canos | Estilo de Vida | Blog Alea

A princípio, boa parte do dia de uma pessoa que cuida da própria casa, além das tarefas diárias, é gasto com a manutenção que deve ser realizada periodicamente. Para exemplificar, existem alguns cuidados que devem ser feitos e refeitos em um período específico de tempo, como a pintura de paredes, reparos elétricos, jardinagem. Aliás, sem falar no aparecimento de problemas repentinos como: queda de energia, calha entupida, etc.

Então, para resolver essas pendências, os moradores gastam um bom tempo (e dinheiro) se preocupando com a manutenção. Mas a vida em condomínio é bem diferente. E é fácil entender o por quê! Em condomínios, a responsabilidade da manutenção fica por conta do zelador. E como o custo pago pelos serviços de zeladoria é rateado entre todos os moradores, o valor é bem menor do que aquele que pessoas que moram fora de um condomínio pagariam pelos mesmos serviços.

Logo, em condomínio fechado, é possível contar com o serviço do síndico. Mas você sabe o que ele faz? O síndico, que pode ser um morador ou um profissional externo, é contratado para fiscalizar a manutenção dos espaços compartilhados dos condomínios. A princípio, é também a pessoa procurada quando os outros condôminos desejam relatar algum problema ou fazer alguma sugestão nas áreas comuns do condomínio.

Além disso, ele ainda é responsável pela manutenção de equipamentos, como elevador, câmeras de segurança e portões, entre outros recursos do condomínio. Para concluir, morar em condomínio de casas deixa você livre das dores de cabeça com manutenção, já que tudo é cuidado com muita transparência e responsabilidade por profissionais especializados.

5. Vida em Comunidade

Vida em comunidade de casas | Foto de duas amigas felizes se abraçando | Estilo de Vida | Blog Alea

Em especial, um verdadeiro lar, além de proporcionar segurança e conforto, também deve fazer bem para a sua vida pessoal. Aliás, para manter a paz, faz parte manter boa relação com os vizinhos, o que é bastante comum acontecer em um condomínio de casas fechado. Ali, os vizinhos se aproximam por meio dos espaços públicos e muitas vezes constroem juntos grandes amizades.

Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento social das famílias, a vida em comunidade fortalece esses laços, incluindo adultos e crianças. Assim, torna muito mais fácil e prazeroso morar em um lugar no qual você conhece as pessoas e pode contar com elas.

Entretanto, toda comunidade tem suas regras, e elas existem para evitar problemas e manter a ordem. E é importante ressaltar que num condomínio essas regras ficam disponíveis a todos os moradores, que podem consultá-las sempre que quiserem na convenção do condomínio.

Mas sobre o que tratam essas regras? Lei do Silêncio, cuidados com animais de estimação, horários de funcionamento, enfim, tudo o que precisa ser estabelecido para manter a boa convivência.

6.  Barulho

Como citado no tópico anterior, um problema que incomoda – e muito – os vizinhos de bairros abertos é o barulho. E para tratar dessa questão foi criada a Lei do Silêncio.

Essa lei determina que não é permitido música alta nem barulhos que incomodem o descanso dos vizinhos antes das oito da manhã e depois das dez da noite. Porém, para pessoas que moram em casas de rua, essa fiscalização só existe quando a Polícia Militar é acionada.

Já nos condomínios de casas, a realidade é diferente. Para esclarecer, caso a Lei do Silêncio seja desrespeitada, o morador que descumprir essa lei pode pagar multa e até mesmo ser expulso, o que ajuda a reforçar o comprometimento de todos os condôminos com as regras do condomínio.

Além disso, caso seja necessário, o morador pode contatar o porteiro, que pedirá para o vizinho diminuir o barulho, mantendo a boa convivência sem muitos problemas.

7. Divisão de custos

Divisão de custos do condomínio | Foto de um casal analisando as contas | Estilo de Vida | Blog Alea

Um dos mitos sobre ter uma casa em condomínio é que custa muito caro e que pessoas com pouca condição financeira não podem pagar. Hoje em dia, existem muitas possibilidades de pagamento de casas em condomínio, principalmente se essas casas fizerem parte do programa Casa Verde e Amarela.

Para você entender melhor, todos os benefícios que citamos anteriormente são divididos pelos moradores, facilitando o pagamento. Abaixo, você confere uma lista dos serviços mais comuns oferecidos em condomínio de casas:

  • Segurança;
  • Limpeza e manutenção;
  • Salão de festas;
  • Playground;
  • Quadra de esportes;
  • Espaço fitness;
  • Jardim.

Alguns condomínios ainda contam com piscina, academia, sala de jogos, sauna, e outros equipamentos de lazer.

Mas o mais importante mesmo é considerar que, se você morasse fora de um condomínio, os valores para ter acesso a todos esses privilégios seriam pagos integralmente, por você.

8. Valorização do imóvel

Para concluir, os serviços disponibilizados pelo condomínio resultam em maior valorização do imóvel. Agora, imagine: se você tivesse uma casa cuidada por profissionais especializados e com manutenção permanente, em pouco tempo o imóvel estaria valendo bem mais, aumentando assim seu patrimônio.

A localização do condomínio de casas é um outro ponto-chave para fazer seu imóvel valer mais. Principalmente quando o condomínio é construído em áreas próximas a comércios, escolas e hospitais, por exemplo. Quanto mais a rede de serviços se expande, mais o imóvel se valoriza.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Entenda por que morar em condomínio de casas é uma ótima opção para família

Morar em condomínio de casas | Foto de uma família jogando vídeo game | Estilo de Vida | Blog Alea

Todas as vantagens citadas anteriormente acabam resultando em um benefício extra de se morar em condomínio de casas: você ganha mais qualidade de vida!

Ter acesso à uma boa segurança, poder proporcionar lazer e divertimento para seus filhos e família, manter a economia equilibrada e fazer novas amizades são ótimos exemplos de como o seu dia a dia pode se tornar ainda melhor, inclusive em questões de saúde.

Outro diferencial de morar em condomínio de casas é a natureza ao redor. A experiência de estar cercado por árvores tem o poder de tornar sua vida ainda mais agradável e saudável.

Como é morar em condomínio de casas Alea?

Condomínio de casas Alea | Casa Alea Santa Bárbara | Estilo de Vida | Blog Alea

Se você quer fazer parte do grupo privilegiado que mora em condomínio e tem acesso a todos os benefícios citados, é necessário escolher primeiro a construtora que irá ajudá-lo a conquistar esse sonho. A Alea faz parte da Construtora Tenda e oferece uma proposta que pode adicionar ainda mais vantagens a essa conquista!

Para saber mais, confira o tópico a seguir.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.