Área comum do condomínio: conheça os espaços das Casas Alea!

Estilo de vida

Muitos brasileiros sonham em se mudar para um condomínio, principalmente pelas vantagens que esses empreendimentos oferecem. Além de proporcionarem segurança e praticidade, a maioria dos imóveis conta com a área comum do condomínio, formada por espaços para oferecer mais lazer para os moradores, e, sobretudo, maior qualidade de vida!

As casas Alea possuem áreas de lazer com estrutura ideal para atender a todas as necessidades do seu dia a dia, para incentivar a prática de atividades físicas, tanto para adultos quanto para crianças, e também oferecer novas formas de se divertir e conhecer pessoas.

Ainda mais, esses espaços podem trazer outros benefícios, desde segurança até economia de gastos. Pensando nisso, preparamos um artigo para que você possa conhecer todas as áreas comuns dos condomínios das casas Alea e suas vantagens. Confira!

O que é a área comum do condomínio?

O que é a área comum do condomínio? | Blog Alea

A área comum do condomínio é todo espaço que pode ser compartilhado entre os moradores. Na lista de itens da área comum, normalmente é possível encontrar:

  • Portaria;
  • Hall de entrada;
  • Áreas de circulação;
  • Salão de festas;
  • Churrasqueira;
  • Piscina;
  • Playground;
  • Espaço pet;
  • Academia;
  • Estacionamento.

Além desses espaços, elevadores, escadas, jardins, hortas e garagem também são exemplos de área comum do condomínio.

Quais são as outras áreas de um condomínio?

Além da área comum do condomínio, existem outros espaços de uso pessoal e compartilhado dos moradores.

  • Área particular: diferente da área comum do condomínio, na qual é possível dividir os espaços entre os vizinhos, existe a área particular. Assim, ela é de uso exclusivo do proprietário da unidade. Ou seja, a área particular inclui a própria casa e vagas de garagem, dependendo do modelo utilizado pela gestão do empreendimento. Se o imóvel for alugado, é o inquilino que utiliza a área particular;
  • Área total: por outro lado, a área total é a junção dos espaços citados, completando a formação do condomínio.

Quais são as regras para uso da área comum do condomínio?

Regras área comum do condomínio | Blog Alea

Como a área comum do condomínio é compartilhada entre os proprietários, existem regras para garantir a organização dos espaços e para evitar possíveis problemas. Entretanto, é importante saber que cada condomínio define as suas próprias regras, considerando a opinião dos moradores, do síndico e da administradora. Normalmente, essa decisão é feita na Assembleia Geral do Condomínio, por meio do Regimento Interno (RI).

Para começo de conversa, é comum encontrar nas regras informações à respeito do funcionamento dos espaços. Ou seja, quais são os horários permitidos, valores para reserva, taxa de limpeza, e por aí vai. Por isso, é importante consultar as normas que o seu condomínio possui.

A seguir, saiba quais são as regras mais comuns de serem encontradas no Regimento Interno de um condomínio:

  • O horário de funcionamento das áreas comuns deve constar no RI e deve respeitar a Lei do Silêncio;
  • As reservas devem ser feitas para o síndico e registradas oficialmente em um documento;
  • Em caso de danos nas instalações ou móveis das áreas comuns, assim como perda de objetos, o proprietário será o responsável pelo pagamento do que for necessário para corrigir o problema;
  • As áreas comuns não podem servir como depósito de móveis ou materiais dos moradores.

Horário de funcionamento

Geralmente, o horário de funcionamento das áreas comuns costuma seguir o horário aplicado para a Lei do Silêncio: entre às 8h da manhã até às 22h da noite. Para esclarecer, a Lei do Silêncio exige que os proprietários do condomínio não ultrapassem o limite de volume antes ou após os horários citados.

Caso contrário, a gestão do imóvel pode aplicar multa, e se a lei continuar sendo desrespeitada, o proprietário pode correr risco de perder o imóvel. Logo, para fazer o agendamento das áreas comuns, como salão de festas e churrasqueira, estabeleça um horário que respeite essa lei.

Para fazer a reserva, consulte a administradora sobre os processos, valores e regras relacionadas à limpeza e quantidade máxima de pessoas.

Autorização de visitas

Os familiares e amigos dos moradores são classificados como visitas. Normalmente, as visitas podem acessar o condomínio, desde que sejam autorizados previamente pelos proprietários. Com isso, também podem usufruir dos espaços comuns, desde que os mesmos não estejam sendo utilizados por outros condôminos, por exemplo.

Ou seja, além de realizar o agendamento dos espaços, você também precisa confirmar a quantidade de visitas que deseja levar e, se possível, dados pessoais de cada uma delas. Ainda mais, todas as pessoas precisam seguir as regras acordadas no Regimento Interno.

O que acontece se as regras da área comum do condomínio forem descumpridas?

Ocupação indevida da área comum do condomínio | Blog Alea

Caso as regras de funcionamento para área comum do condomínio sejam descumpridas, você receberá uma advertência do síndico, que é o responsável por manter a ordem entre o condomínio e os proprietários.

A partir disso, a administração do empreendimento pode aplicar multas. É importante destacar que todas as regras de funcionamento sempre estarão destacadas no Regimento Interno, assim como definidas na Assembleia Geral. Por isso, é muito importante que você consulte elas antes de usar qualquer item da área comum do condomínio.

Ocupação indevida da área comum do condomínio

A ocupação indevida da área comum do condomínio, além de gerar multas para o morador, pode acarretar na expulsão do proprietário do imóvel. Por isso, tenha a certeza de fazer as reservas dos espaços nos dias permitidos, não ultrapassar os horários recomendados, realizar a limpeza após o uso, autorizar todos os visitantes e, principalmente, pagar as taxas de reserva e taxa condominial no prazo.

Alguns espaços do local podem exigir valores a mais do que já são cobrados normalmente. Assim, destacamos a importância de participar das assembleias e consultar o Regimento Interno do seu condomínio.

Conheça a área comum do condomínio Alea!

A Alea, responsável por incentivar a vida em comunidade, conta com áreas de lazer e convivência, onde todos os espaços são ligados à natureza, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para você e para a sua família. A seguir, conheça todas as áreas comuns do condomínio de casas Alea e suas vantagens!

1. Portaria

Portaria Alea Araraquara | Blog Alea

Mais segurança para viver tranquilo. Essa é a principal característica da portaria do condomínio Alea. Aliás, a função mais importante da portaria é controlar a entrada e saída de pessoas. Neste caso, o porteiro é o profissional responsável por esse controle, além de confirmar com o morador se a visita está autorizada e evitar que qualquer pessoa estranha tenha acesso as casas.

Você também pode contar com os profissionais da portaria para te informarem sobre encomendas recebidas ou problemas de manutenção do condomínio, por exemplo. Finalmente, a portaria também tem a função de proteger os moradores, contando com os itens certos de segurança para os proprietários e suas casas:

  • Monitoramento via câmera de segurança;
  • Guarda noturno;
  • Cerca elétrica;
  • Controle de entrada e saída.

2. Playground

Playground Alea Santa Bárbara | Blog Alea

O playground é o espaço onde a diversão é estimulada, focando especialmente nas crianças. Ainda mais, é possível deixar os pequenos brincando e conhecendo os vizinhos, incentivando também a socialização desde cedo. Acima de tudo, o playground é a área comum do condomínio onde seu filho poderá praticar brincadeiras e atividades físicas, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da criança.

3. Espaço Fitness

Espaço Fitness Alea Araraquara | Blog Alea

Uma das principais vantagens de morar em um condomínio fechado de casas é ter mais qualidade de vida. Pensando nisso, o Espaço Fitness foi criado para que os moradores realizem a prática de exercícios físicos. No condomínio de casas Alea, você vai encontrar equipamentos para os mais diversos tipos de atividades, desde caminhada até musculação.

Assim, você vai ganhar mais uma opção para cuidar da sua saúde, sem precisar sair de casa e economizando, já que o valor pago nas áreas comuns é rateado entre cada proprietário.

4. Salão de festas

Salão de festas Alea Iperó | Blog Alea

Está pensando em fazer uma festa de aniversário? Ou uma comemoração familiar? Então, saiba que o salão de festas é uma ótima opção para reunir familiares e amigos!

Os empreendimentos Alea contam com facilidades para que os moradores possam fazer festas, sem precisar se preocupar com aluguel de espaços por fora. Assim como as outras áreas do condomínio, o valor do espaço é dividido entre os moradores. No caso do salão, é recomendado que você veja com a administração do imóvel se é necessário reservar o espaço e quais são os valores que podem ser pedidos.

5. Churrasqueira

Salão de festas com churrasqueira Alea Santa Bárbara | Blog Alea

A churrasqueira é o espaço ideal para comemorações ao ar livre. Assim como o salão de festas, pode receber convidados de fora. Com isso, é só fazer o agendamento do dia e horário desejados e preparar a organização do ambiente, além da limpeza no final.

6. Estacionamento

Estacionamento Alea Iperó | Blog Alea

Por fim, no estacionamento, os moradores podem compartilhar as vagas, fazendo o esquema de rodízio. Ainda mais, os condomínios Alea possuem vagas destinadas para pessoas com deficiência.

Vantagens da área comum do condomínio

Vantagens da área comum do condomínio | Blog Alea

Ter um espaço para se exercitar, caminhar e socializar faz toda diferença. É por isso que, em muitos casos, a área comum do condomínio é o que faz os proprietários optarem por morar em um imóvel com essas condições.

Sabendo disso, ao morar em condomínio de casas com áreas de lazer, você ganha desde mais qualidade de vida até em economia. A seguir, confira quais são os principais benefícios da área comum do condomínio!

Lazer e conforto

Sabemos que a rotina do dia a dia pode ser cansativa e até mesmo atrapalhar os cuidados com a saúde física e mental, por exemplo. Pensando em resolver esse problema, os espaços de lazer proporcionam mais conforto e principalmente, praticidade.

Ao viver em um condomínio fechado de casas, como os da Alea, você terá acesso a diversos itens, como playground, espaço fitness, salão de festas e churrasqueira, para incentivar o seu bem-estar e qualidade de vida.

Mais ainda, você não vai precisar gastar tempo se deslocando do seu condomínio, reduzindo gastos com a gasolina e estacionamento. Definitivamente, esse é um excelente motivo para escolher morar em condomínio.

Segurança

Certamente, um fator decisivo na hora de se mudar para um condomínio é em relação a segurança oferecida. Como sabemos, os condomínios oferecem melhor estrutura do que as casas em bairros comuns. Por isso, além de oferecerem praticidade, os espaços comuns também garantem que as famílias possam se divertir com segurança.

Acima de tudo, os itens de segurança (câmeras, portões automáticos, profissionais contratados) proporcionam tranquilidade para os moradores com crianças, uma vez que permitem que elas brinquem e socializem sem correr maiores riscos.

Por fim, com o controle de entrada e saída de visitantes, como entregadores e familiares de outros moradores, você não fica preocupado com quem está tendo acesso as casas. Dessa forma, as áreas comuns do condomínio acabam se tornando mais seguras e completas.

Economia

Economia | Blog Alea

Você já parou para pensar nos gastos que teria com as despesas fora do condomínio? Para te ajudar, fizemos uma lista dos serviços oferecidos em condomínio que teriam que ser pagos, caso você morasse em um bairro comum. Confira a seguir:

  • Academia;
  • Recreação para as crianças (escolinhas, cursos);
  • Aluguel de salão de festas ou churrasqueira;
  • Custos com gasolina para deslocamento.

Sem dúvidas, todas essas despesas fazem uma grande diferença na hora de pagar as contas. Como resultado, morando em um imóvel com todas essas instalações, o investimento será feito através da taxa condominial, que basicamente, cobre todos os custos dos espaços de lazer.

Na mesma linha, o valor da taxa condominial é rateado entre todos os proprietários, ou seja, todos irão pagar um pouco pelas áreas comuns do condomínio. Resumindo, você vai poder economizar tendo esses serviços sempre à disposição.

Espaço para visitas

Ao se mudar para um condomínio fechado, o contato com amigos e familiares pode ficar um pouco mais limitado. Afinal, como sabemos, esses imóveis possuem um controle rigoroso de quem entra e quem sai, com a função principal de proteger os moradores.

No entanto, em algumas ocasiões, é possível que os visitantes possam circular pelo condomínio, como no caso de festas organizadas pelos moradores no salão de festas ou na churrasqueira. Com isso, as áreas de lazer permitem a opção de receber visitas, em um ambiente agradável e descontraído, desde que todos sejam autorizados.

Valorização do imóvel

Com todos os itens e serviços de lazer, você concorda que os condomínios que oferecem essa estrutura são os mais desejados? Em resumo, os benefícios são muito atraentes para famílias com o dia a dia mais corrido: praticidade, segurança e economia.

Portanto, o resultado desses benefícios é a valorização do imóvel no futuro. Sabendo disso, morar em condomínio é uma opção que também pode abrir portas para você, caso algum dia queira investir na venda do imóvel.

Melhor qualidade de vida

Para concluir, a soma de todas as vantagens das áreas comuns do condomínio levam mais qualidade de vida para a sua família. Muito mais do que ter à disposição uma estrutura para lazer, vocês ganham mais momentos em família, descanso e conforto.

Um lar é sinônimo de felicidade e segurança, e por isso, a área comum do condomínio é uma das grandes vantagens que morar em empreendimentos como esse apresenta.

O que é a taxa condominial?

Taxa condominial | Blog Alea

A taxa condominial ou taxa do condomínio representa o valor pago pela utilização e manutenção de todos os itens que compõem a área comum do condomínio. Ou seja, a administradora calcula todos os valores necessários para manter os espaços em dia, assim como para atender os pedidos de cada proprietário. Em conclusão, a taxa é paga mensalmente.

Além disso, a taxa condominial também inclui o pagamento dos funcionários que trabalham no condomínio, como o zelador, síndico, porteiro, segurança, jardineiro, equipe de limpeza e mais. Em suma, mesmo as pessoas que não moram no condomínio devem pagar a taxa condominial, isso é, aqueles que moram de aluguel. Como resultado, esses inquilinos terão direito ao uso dos espaços públicos e poderão sugerir propostas na Assembleia Geral do Condomínio.

Diferenciais da Casa Alea

Diferenciais da casa Alea | Blog Alea

Agora que você já sabe quais são os espaços comuns do condomínio e quais as vantagens eles proporcionam para sua vida, chegou a hora de conhecer os diferenciais da casa Alea.

1. Tecnologia de ponta na construção

As casas Alea são construídas com o método wood frame. Esse sistema é baseado na construção de casas utilizando painéis multicamadas que formam a estrutura do imóvel. Com isso, o grande diferencial do wood frame é a montagem de uma casa pré-fabricada, onde os engenheiros transportam as peças da fábrica até o local da construção.

O wood frame é uma tecnologia reconhecida internacionalmente e muito valorizada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha e Suécia, chegando a alcançar a porcentagem de 90% de casas fabricadas com o método nesses países. No entanto, o grande diferencial está nos benefícios apresentados, como:

  • Construção sustentável;
  • Economia de energia;
  • Conforto térmico e isolamento acústico;
  • Prazo de entrega mais rápido;
  • Manutenção de custo menor.

Sabendo disso, a Alea é uma das primeiras empresas brasileiras a usar o wood frame na construção de casas pré-fabricadas, tornando-se pioneira em adotar um método construtivo revolucionário, econômico e focado em entregar casas de qualidade.

2. Casas não geminadas

Um dos pontos fortes da construção com wood frame são as características que a matéria-prima oferece. Com isso, a Alea possui casas não geminadas, que evitam ruídos, são mais confortáveis, pois possuem controle da temperatura e também são independentes.

Em outras palavras, você não vai precisar se preocupar com reformas e barulho, já que o wood frame permite fácil manutenção e possui características que preservam a qualidade da construção.

3. Contato com a natureza

Pensando em qualidade de vida, as casas Alea em condomínios fechados são um refúgio em meio à natureza, com arquitetura e urbanismo planejados para quem tem o sonho de viver em contato com o meio ambiente. Nesse sentido, você terá acesso à áreas comuns do condomínio com contato direto com a natureza.

4. Acabamento com materiais de qualidade

Após o processo de montagem das multicamadas do wood frame, os engenheiros responsáveis realizam o acabamento da casa com materiais de qualidade, focando em oferecer ainda mais resistência. Só para ilustrar, a penúltima camada é uma pintura acrílica interna, adequada para todos os tipos de acabamento. Por fim, a última camada garante aderência perfeita.

5. Conforto térmico e isolamento acústico

As principais características da matéria-prima do wood frame são a preservação do clima agradável, a privacidade e redução de ruídos. Com isso, você terá duas vantagens marcantes ao morar em uma casa Alea: o ambiente sempre estará controlado, ou seja, sua casa não será muito quente e nem muito fria, assim como terá privacidade e não vai precisar se preocupar com o barulho da casa ao lado.

A importância da área comum do condomínio para a sua qualidade de vida

Se mudar para um condomínio fechado de casas é uma novidade que conta com muitos benefícios. A partir disso, você terá à disposição itens de lazer e segurança, que farão parte da sua rotina de uma maneira positiva.

Agora que você já sabe como funcionam as áreas comuns do condomínio, quais são os itens e as vantagens de morar em condomínio, chegou a hora de dar o primeiro passo para realizar esse sonho contando com todos esses benefícios. A Alea é uma construtora de casas, com uma proposta totalmente focada no contato com a natureza, privacidade e conforto. Mais ainda, somos grandes parceiros do programa Casa Verde e Amarela. Assim, você poderá ter direito a benefícios exclusivos do projeto do Governo Federal, como o subsídio, uso do FGTS nas parcelas e a composição de renda.

A seguir, saiba mais sobre a Alea e dê o primeiro passo para a conquista da sua vida própria!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Vem escolher a sua!

 

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.