Ícone do site Alea

Reforma de casa: o guia completo para a sua obra

Reforma de casa | Foto de um casal reformando a casa | Estilo de vida | Blog Alea

Já está pensando na reforma de casa para o ano de 2023? Faz bem! Planejar uma reforma é uma etapa muito importante para quem vai se mudar ou simplesmente deseja dar uma cara nova ao próprio lar.

No entanto, essa é uma missão importante, afinal, além do investimento financeiro, estamos falando da realização de um sonho. Ou seja, é preciso se organizar com antecedência para evitar que qualquer problema possa tornar a reforma mais difícil.

Então, para te ajudar a entender por onde começar uma reforma de casa, evitar possíveis erros e o passo a passo completo (antes e depois), preparamos esse post. Boa leitura!

Como fazer reforma de casa

Você sonha em reformar a sua casa? Em primeiro lugar, para garantir uma reforma com segurança, que caiba no seu orçamento e que atenda todas as suas expectativas, é necessário planejar todas as etapas com tempo e atenção.

Qual o primeiro passo para uma reforma de casa?

Antes de mais nada, a reforma de casa deve acontecer para suprir alguma necessidade ou objetivo, seja renovar o visual dos ambientes ou corrigir problemas. Depois, é preciso identificar se essa reforma precisa ser feita com urgência ou pode esperar mais tempo.

Assim, ao entender a verdadeira motivação por trás do projeto e definir em quanto tempo a obra precisa ficar pronta, vai ser mais fácil entender o valor do orçamento e a prioridade da reforma que você está planejando.

Em resumo, existem muitos motivos para fazer a reforma de casa, sendo os principais:

  1. Reforma inicial
  2. Manutenção;
  3. Atualização;
  4. Venda do imóvel;
  5. Eficiência.

1. Reforma inicial

A princípio, a reforma inicial é o tipo de obra que é feita quando um imóvel é entregue pela construtora apenas com as instalações elétricas, hidráulicas e estruturação, além do revestimento de espaços úmidos (cozinha, banheiro e lavanderia). A grande vantagem de reformar uma casa do zero é a possibilidade de escolha que o morador terá.

Em outras palavras, os moradores poderão definir todos os detalhes do novo lar, desde os revestimentos até o acabamento e decoração. Normalmente, as etapas iniciais envolvem a contratação de profissionais para a montagem e execução do projeto de arquitetura, a compra dos materiais e a definição dos prazos. Assim, é possível que uma reforma inicial possa ser feita em até dois meses.

2. Manutenção

A manutenção de uma casa é necessária para manter tudo sempre em ordem, principalmente se você mora em um imóvel mais antigo. Nesse sentido, é importante manter a parte elétrica, hidráulica e fundações atualizadas, garantindo uma estrutura segura para você e sua família.

Dessa forma, o orçamento de uma reforma para manutenção normalmente é destinado para a contratação de profissionais com experiência e para a substituição de peças e materiais. E dependendo de onde você mora, trabalhos na estrutura ou nos sistemas elétricos exigem licenças e até mesmo inspeções.

Portanto, é necessário saber de todos esses detalhes antes de começar uma reforma para manutenção. De maneira geral, esse tipo de obra tem como objetivo melhorar:

3. Atualização

Mesmo que a estrutura e as instalações estejam em dia, é possível fazer uma reforma de casa com a missão de reinventar ambientes, trazendo decorações modernas e mais atrativas.

Nesse sentido, se você vai reformar algum cômodo, o orçamento deve ser focado para a compra de novos materiais, como pisos, azulejos, móveis personalizados e por aí vai.

Assim, o ideal é que a reforma deva ser feita para atualizar as funções e a decoração ao mesmo tempo. Os principais ambientes escolhidos para uma reforma de atualização são:

Além disso, também é possível experimentar novos estilos mesmo tendo feito a atualização dos ambientes há pouco tempo. Nesse caso, o trabalho é um pouco mais rápido e simples. Alguns exemplos são: pinturas no geral, troca de móveis ou novos materiais para decoração.

Em conclusão, se você gosta de experimentar novos estilos, vale a pena incluir no orçamento a contratação de um arquiteto ou profissional de design de interiores, que além de ajudarem a planejar cada detalhe da reforma, também conhecem todas as tendências e novidades do momento.

4. Venda do imóvel

O objetivo é vender seu imóvel? Então, pode ser necessário fazer alguns reparos na casa: novas pinturas, troca de instalações, ajustes no encanamento e mais.

Acima de tudo, essas mudanças visam melhores rendimentos após a venda do imóvel, pois o mesmo vai estar valorizado. Mas é preciso ter o cuidado de não mexer demais na casa, afinal, os novos proprietários querem decorar de acordo com as suas preferências. O papel de quem está vendendo uma casa é garantir que o imóvel está 100% preparado para receber uma nova família.

5. Eficiência

Há ainda a necessidade de melhorar a eficiência de energia da casa, assim como evitar o desperdício de água e luz, reduzindo também os valores das contas. Em outras palavras, é comum encontrar moradores fazendo atualizações de eficiência energética.

Dessa forma, podem ser adicionados painéis solares, isolamento nas paredes, termostato nas paredes, entre outros. Também é possível incluir projetos de casa inteligente, como sensores, lâmpadas, câmeras de segurança, fechaduras eletrônicas e muito mais. Em resumo, o foco é na otimização de tarefas simples do dia a dia e na economia.

Reforma de casa: confira o passo a passo!

Agora que você já entendeu qual é o objetivo da sua reforma, é hora de aprender mais sobre as etapas para que a obra saia como o planejado. A seguir, veja o passo a passo para a sua reforma ser um sucesso!

1. Faça um planejamento

A princípio, um bom planejamento é capaz de reduzir os riscos de gastos extras e atrasos no projeto, garantindo que a reforma aconteça da forma esperada. Por enquanto, você já sabe qual é a função da reforma que vai fazer, mas também é preciso responder as seguintes perguntas:

No entanto, em relação ao último tópico, é importante considerar a contratação dos profissionais que vão executar os serviços, como os arquitetos e engenheiros, além de incluir a compra dos materiais necessários para a conclusão da reforma de casa.

Mas, esse planejamento inicial é apenas um rascunho da visão inicial sobre a reforma de casa. Com essas informações em mãos, você consegue calcular exatamente quais são os recursos necessários e o tempo que a obra vai levar.

2. Analise cada ambiente

Como vimos, é essencial definir quais serão os cômodos que vão passar pela reforma de casa. Logo, ao analisar os ambientes, você deve pensar nas possibilidades e alternativas para cada ambiente, focando principalmente nos moradores que vão utilizar no dia a dia.

Caso contrário, você pode ter que lidar com um desgaste muito grande. Já pensou em ter que mudar todo o projeto do quarto pois você não considerou alguma necessidade ou desejo sua? Além do gasto financeiro, isso também pode atrasar a obra. Melhor evitar!

Assim, como são vários detalhes envolvidos, é mais fácil pensar desde o começo antes de começar a reforma de casa.

3. Defina o limite de gastos

Um dos maiores empecilhos de qualquer reforma de casa são os custos com a obra. Por isso, antes de começar a contratar profissionais, defina um valor máximo do seu orçamento, baseado nos detalhes que já comentamos anteriormente.

Logo, faça uma pesquisa de preços de tudo o que será necessário desembolsar. Nós preparamos uma lista com os principais gastos:

Além disso, não se esqueça de sempre negociar as melhores condições para o seu bolso e fazer orçamentos com profissionais diferentes para comparar os preços. Dependendo do nível da reforma, haverá um aumento no consumo de energia e água, então também é importante incluir esses gastos no seu orçamento.

Dessa forma, existem diversas opções de aplicativos que mostram o valor que já foi gasto, o que ainda falta comprar e se você está próximo de atingir o limite de custos. Mas você também pode registrar tudo em uma planilha do Excel e fazer esse balanço por conta própria. O mais importante é ter um controle regrado do seu orçamento, respeitando o que foi definido.

4. Escolha bons profissionais

Uma das etapas mais importantes para uma reforma de sucesso é a escolha dos profissionais que serão responsáveis pela construção desse sonho.

Muitas vezes, o barato sai caro, já que um trabalho mal feito pode te prejudicar de muitas formas. O ideal é que os prestadores de serviço entreguem um trabalho completo, dentro do prazo e sem estourar o orçamento.

Assim, para não errar nessa escolha, pesquise por referências e busque indicações de amigos, além de buscar informações sobre o tempo de mercado, comprometimento com prazos e condições de pagamento.

Nesse sentido, investir um tempo de qualidade nessa pesquisa pode evitar muita dor de cabeça com a reforma de casa, tornando essa etapa mais simples e assertiva.

5. Monte o cronograma da reforma

Além de entender quais recursos serão necessários para a reforma e estipular um valor dentro do seu orçamento, é necessário ter o controle do prazo e do tempo estimado para a duração da obra. Esse cronograma deve ser definido em conjunto com o mestre de obras.

Assim, é importante estipular uma data para início e fim da reforma. Mas lembre-se: imprevistos podem acontecer, e por isso é necessário contar com possíveis ocorrências para que o cronograma esteja próximo da realidade.

Nesse sentido, uma boa dica é separar as etapas da reforma e colocar prazos para cada uma das fases e ir acompanhando a evolução de cada uma delas. Ainda mais, registre essas informações em um contrato validado em casos de paralisações ou desistências. Com isso, você consegue se resguardar e garantir os seus direitos.

6. Faça a compra dos materiais

Agora que os profissionais já estão desenvolvendo o projeto da sua reforma e que o cronograma com os prazos está definido, é hora de comprar os materiais necessários para o tão sonhado início das obras!

Acima de tudo, a escolha dos materiais vai depender das necessidades do cliente, dos objetivos do projeto e principalmente do orçamento disponível.

Entretanto, é de extrema importância que os materiais sejam confiáveis, afinal, eles são totalmente responsáveis por garantir que a reforma será bem feita e que nenhum problema possa atrapalhar o lar do morador.

É claro que não é impossível economizar na compra de materiais de construção. Mas quando o assunto é a estrutura da casa, é mais seguro comprar produtos de marcas conhecidas e de melhor qualidade.

7. Busque as autorizações necessárias

Por fim, uma etapa importante, mas que é pouco conhecida são as autorizações para o início das reformas, principalmente se você mora ou vai se mudar para um condomínio. Segundo a norma ABNT NBR 16.280 (Reforma em edificações – Sistema de Gestão de Reformas), as reformas feitas em comunidade precisam ser comunicadas ao síndico ou administração.

Dessa forma, os responsáveis devem apresentar documentos como o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) com a assinatura de todos os envolvidos na reforma. Assim, o síndico vai fiscalizar questões como segurança, descarte de entulho e cumprimento dos horários para reformas.

Quanto custa a reforma de uma casa?

Para saber qual o valor do orçamento que deve ser destinado para a reforma de casa, é preciso considerar muitos detalhes, como o modelo da casa, o tipo de reforma que será feita, quantos profissionais serão necessário contratar e por aí vai.

Além disso, o preço final da reforma pode ser alterado, dependendo dos imprevistos e necessidades que surgirem no meio do caminho. Acima de tudo, é necessário considerar o que você deseja reformar.

Normalmente, os gastos mais elevados estão ligados com a parte civil, ou seja, materiais como pisos e tintas, além da estrutura da parte elétrica e hidráulica, sendo que esses custos podem comprometer em torno de 30% da obra.

Reforma de casa: como decorar casa pequena?

Antes de começar a reforma de casa de verdade é legal já ter em mente algumas inspirações para decoração. Afinal, essa é uma etapa essencial para quem vai fazer qualquer tipo de reforma, já que a decoração representa nossos gostos e estilos preferidos.

Para te ajudar, listamos a seguir as principais tendências de decoração para 2023. Confira!

Tendências de decoração para 2023

Com o ano de 2023 batendo na porta, é importante estar atento ao que pode se tornar tendência para decoração de casas, como uma forma de garantir que a sua reforma vai estar atualizada e moderna.

Veja abaixo o que pode “virar moda” no ano seguinte para garantir uma decoração moderna e atualizada na sua reforma de casa!

1. Decoração confortável

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças para a sociedade. Com as pessoas passando mais tempo em casa, principalmente as que trabalham no modelo de home office, é natural que o conforto seja mais valorizado e buscado, e por isso, essa é uma das principais tendências de decoração para 2023!

Em outras palavras, a missão é criar ambientes funcionais e aconchegantes ao mesmo tempo. Algumas ideias são investir em móveis planejados e acessórios decorativos com toque agradável, além de iluminação natural e plantas.

Por fim, ambientes integrados de forma inteligente podem fazer toda a diferença no conforto do lar. Assim, os espaços de casa se tornam mais otimizados, favorecendo a interação entre pessoas.

2. Design biofílico

Ter ambientes ligados à natureza é um desejo que cresce a cada dia. Nessa linha, o design biofílico veio para ficar, se consolidando como uma das principais tendências de decoração para o ano que vem.

Isso porque cria ambientes que valorizam a natureza, proporcionando bem-estar físico e mental para quem vai morar ali. A forma mais conhecida de investir nessa tendência é o uso de plantas em casa, em espaços de descanso, como na sala e no quarto.

Assim, para quem gosta botar a mão na massa, é possível criar um jardim vertical. Porém, o design biofílico não se limita apenas as plantas. Conheça alguns elementos naturais para garantir esse tipo de decoração:

Legal, né? A principal função do design biofílico é criar ambientes de descanso e relaxamento.

3. Cores neutras e naturais

Nesse sentido, seguindo a valorização de ambientes naturais, as cores neutras são outra tendência para 2023. Você pode investir em móveis de madeira ou usar esse material em pisos e painéis, combinando tons quentes e ricos sem deixar a elegância de lado.

Além disso, tons como branco, cinza e bege nunca saem de moda, principalmente se o foco são cores neutras. Eles combinam com praticamente qualquer tom forte que você queira usar. Mas sem exageros, ok? O foco aqui é no simples e natural.

4. Formas dinâmicas

Já em relação aos móveis e artigos de decoração, a tendência são as formas dinâmicas, ou seja, peças com curvas, lembrando a decoração dos anos 60 e 70. Isso pode ser encontrado em cadeiras, luminárias e espelhos, por exemplo, criando uma decoração dinâmica e divertida.

Até mesmo as paredes que dividem cômodos ganham recortes arredondados. Sem falar que formas dinâmicas combinam com a proposta de cores neutras e naturais, e podem ser usadas em qualquer ambiente: salas, cozinha, quartos e banheiros.

5. Tons de dourado

A princípio, o dourado é uma cor que combina muito bem com tons mais naturais, como os que citamos aqui anteriormente, principalmente se o foco for destacar essa coloração entre as demais.

É uma cor que lembra luxo e sofisticação, combinando com tons terrosos e quentes de forma geral. Você pode usar o dourado em detalhes de louças e pias, torneiras, cubas, entre outros acabamentos do imóvel.

Como reformar uma casa de madeira?

Um ponto importante da reforma de casa é a estrutura e a composição utilizada na construção do imóvel. Nessa linha, se você deseja reformar uma casa de madeira, também conhecida como wood frame, é importante saber de alguns detalhes.

Desse modo, a reforma em uma casa de madeira é totalmente viável. Aliás, a madeira, por ser um material mais fácil de ser manuseado, leva maior facilidade para a obra, podendo otimizar até mesmo o tempo de entrega da reforma.

Além disso, uma das maiores vantagens da reforma de uma casa de madeira é a economia com materiais de construção, mão de obra, energia elétrica e água, quando comparamos com uma reforma de casa de alvenaria, por exemplo.

Isso porque, o wood frame é um método construtivo que economiza mais tempo e utiliza menos recursos do que uma construção com alvenaria, já que estamos falando de um procedimento automatizado e de uma matéria-prima natural.

Nas casas Alea, que são construídas com wood frame, o processo é ainda mais ágil e eficaz, e as reformas podem ser feitas sem a necessidade de gastos maiores com mão de obra, como acontece na alvenaria.

Você tem dúvidas sobre a reforma da casa Alea? Trouxemos as principais respostas sobre o assunto. Saiba mais!

Posso construir um muro dividindo o terreno com o meu vizinho?

Pode sim. As regras sobre construções de muro com divisão de terreno estarão na Convenção de Condomínio, que você vai receber durante a compra do imóvel. É sempre importante consultá-las antes de iniciar qualquer tipo de obra ou reforma.

É possível construir uma ampliação nos fundos da casa Alea?

Sim. As regras para a construção de ampliações na casa Alea também estarão descritas na Convenção de Condomínio, que você terá acesso no momento da compra.

Posso ampliar pontos de tomada na casa?

Sim, é possível. Aliás, esse tipo de reforma é ainda mais simples do que em uma parede tradicional, gerando economia de tempo e dinheiro.

A ampliação precisa ser feita com wood frame?

Não. Você pode executar a ampliação com qualquer material, desde que respeite as regras da Convenção de Condomínio e do Manual de Uso da casa. 

Posso pendurar armários e itens pesados na parede?

Sim! O painel OSB que reveste as paredes internas suporta cargas de até 4,5 toneladas, permitindo a fácil instalação de armários, racks, TVs, pias de mármore e granito. 

É possível instalar pia de mármore ou granito?

Sim! O painel OSB que reveste as paredes internas permite a instalação de pias de diversos pesos. 

Posso trocar o piso ou revestimento das paredes?

Sim. A funcionalidade das paredes das casas da Alea é a mesma de uma casa comum. Você pode fazer o revestimento de acordo com o seu gosto. Não esqueça de consultar sempre um profissional habilitado para fazer esse tipo de projeto na sua casa. 

Posso concretar todo o chão da minha área individual?

Pode, desde que a legislação municipal também o permita. 

Posso construir uma laje na minha área individual?

Não. Um dos itens que a Convenção de Condomínio proíbe é a construção de sobrados nos fundos das casas. 

É permitido cobrir meu corredor lateral?

Não. A Convenção de Condomínio determina que não sejam instaladas coberturas no corredor, para não bloquear a ventilação e iluminação mínimas exigidas pela Prefeitura. 

Se eu quiser trocar uma porta ou janela da casa, perco a garantia?

Dependendo do nível de modificação que fizer, sim. Mudanças mais simples, como mudar apenas a porta ou a janela, sem interferir nos batentes, fazem com que você perca a garantia apenas desses itens. Modificações maiores, como por exemplo mudar o tamanho da janela, que envolvem mudanças estruturais da parede, farão com que se perca a garantia da casa. 

Todas as paredes são estruturais? Posso remover alguma?

Todas as paredes da casa são estruturais. Você não pode removê-las. 

Posso fazer um suíte no segundo quarto?

Tecnicamente é possível (o método construtivo permite), mas isso envolve fazer mudanças nas paredes das casas, o que significa perda de garantia.

Assim, para qualquer reforma ou obra na sua casa Alea, não deixe de consultar a Convenção de Condomínio e suas regras.

Em conclusão, a reforma de casa pode parecer uma missão impossível, mas com planejamento e determinação, as chances de diminuir erros e superar as expectativas com o novo lar são bem maiores.

E se você ainda está buscando um lugar para chamar de seu, conheça os imóveis à venda da Alea! Temos casas em condomínio fechado perfeitas para você e sua família viverem com tranquilidade e bem-estar. Conheça as nossas casas agora mesmo e fique próximo de realizar esse sonho.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile