Ícone do site Alea

Como decorar uma casa Alea: 8 dicas para te ajudar!

Como decorar uma casa | Alea Araraquara | Estilo de vida | Blog Alea

Decorar uma casa é uma tarefa que exige dedicação para que tudo saia conforme o planejado. Nesse sentido, é comum ter algumas dúvidas sobre como decorar uma casa da melhor forma, acima de tudo, criando um ambiente funcional.

Quer descobrir como decorar uma casa Alea? Então, confira as nossas dicas e aprenda o passo a passo completo para a decoração da sua casa. Aproveite!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Como decorar uma casa Alea?

Em primeiro lugar, para decorar uma casa é muito importante levar em consideração dois pontos principais: as suas preferências e a funcionalidade. Afinal, mesmo que você tenha a decoração dos sonhos, se ela não for prática, pode acabar te atrapalhando em algum momento.

Ainda mais, para quem quer aprender como decorar uma casa pequena, alguns truques podem fazer toda a diferença, como por exemplo investir em uma boa iluminação, em cores que valorizem os ambientes e também em móveis funcionais.

Veja a seguir o passo a passo para aprender como decorar uma casa Alea:

1. Planeje os cômodos

Antes de mais nada, você deve planejar como será cada cantinho. Para isso, o primeiro passo é descobrir quais são as medidas exatas do imóvel. Uma boa alternativa é pedir para a construtora a planta da sua casa.

Em seguida, faça uma lista com tudo o que deseja usar na decoração de cada ambiente – tons, cores, móveis e objetos, já considerando a metragem da casa e o tamanho de cada um desses itens.

Depois, faça uma revisão para entender se tudo o que você listou é necessário de fato, deixando apenas o que for essencial para começar a decoração da sua casa.

2. Dê preferência aos móveis multifuncionais

Além de agradar o gosto do morador, a decoração também possui um papel importante quando falamos em funcionalidade. Assim, você consegue aproveitar melhor os ambientes e diminuir a quantidade de mobílias na sua casa.

Nesse sentido, escolher peças que tenham mais de uma função é uma boa dica para otimizar espaço.

Alguns exemplos de móveis multifuncionais são: prateleiras, bancadas que podem servir como mesas, sofás que viram cama, entre outros.

Na mesma linha, os móveis planejados também podem ajudar a criar ambientes mais organizados, o que é fundamental em uma casa pequena.

Dessa forma, cada mobília será feita sob medida, pensando nas necessidades do ambiente e preferências dos moradores.

3. Escolha as cores certas

As cores são protagonistas em qualquer tipo de decoração. Nesse sentido, quando falamos em decoração de casas pequenas, elas podem ajudar a ampliar e aproveitar ainda mais cada um dos cômodos.

Como as cores de tons mais claros trazem a sensação de leveza e amplitude, a dica é que você prefira usá-las em elementos predominantes, como pisos, paredes e móveis grandes (sofás, armários e camas, por exemplo).

Porém, você não precisa usar apenas cores claras para decorar sua casa pequena. Depois de definir os tons dos elementos mais importantes, você pode investir em pontos de cor em objetos decorativos.

Assim, é possível mesclar cores neutras com tons mais quentes e vivos.

4. Tenha cuidado com os excessos

Ter muitos objetos e informação visual em excesso não combina com ambientes pequenos, não é mesmo? Aqui, a dica é que você evite colocar muitos móveis juntos, que além de atrapalharem a circulação, podem deixar a decoração sem funcionalidade.

5. Aproveite as paredes

As paredes podem ser grandes aliadas na hora de ganhar espaço. Nesse sentido, apostar em prateleiras, armários e estantes permite que o piso fique mais livre e organizado.

Na mesma linha, os espaços mais altos das paredes podem servir para guardar objetos como malas, brinquedos, roupas temporais, cobertores, entre outros. Ainda mais, uma outra opção é investir em jardins verticais e quadros.

A parede da casa Alea, feita com wood frame, pode receber diversos tipos de revestimento, como azulejo, porcelanato, tinta, cerâmica, e por aí vai.

Além disso, devido aos componentes usados na montagem da parede de wood frame, a instalação de objetos pesados é muito mais simples do que em paredes de alvenaria ou dry wall. Ou seja, se você quiser pendurar objetos na parede, essa é uma ótima opção, já que ela suporta até 4.5 toneladas.

6. Combine a sala de jantar e de estar

A sala de estar e a sala de jantar devem possuir uma certa harmonia, já que são ambientes próximos.

Sabendo disso, você pode combinar os tons que vai utilizar nesses cômodos, para dar a ideia de ser um espaço integrado.

Certamente, apostar em móveis planejados também vai ajudar a ampliar o ambiente, sem deixar a decoração de lado.

7. Aproveite a área externa

Nas casas Alea, a área externa pode ser aproveitada de muitas formas: para fazer uma churrasqueira, um cantinho da horta, um espaço para o seu pet ou até mesmo uma piscina.

É só usar a criatividade e fazer um planejamento bem estruturado do que você deseja ter nesse ambiente.

Mas, antes de qualquer mudança, lembre-se de consultar o Manual do Proprietário e a Convenção do Condomínio, para entender todos os detalhes do que pode ou não ser feito.

8. Mantenha sua casa organizada

Por fim, parte de aprender como decorar uma casa é também deixá-la sempre organizada. Afinal, ambientes pequenos quando bagunçados podem parecer ainda menores.

Em outras palavras, tente criar uma rotina de organização da sala, quartos, cozinha, banheiro, entre outros cômodos para evitar problemas.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Como decorar uma casa pequena: dicas para cada ambiente

Com um pouco de criatividade, planejamento e dedicação, você tem grandes chances de decorar sua casa da forma que sempre sonhou! Confira algumas dicas para decorar os cômodos de uma casa pequena:

Sala

Para a sala de estar, a dica é investir em móveis planejados e espelhos nas paredes, que além de deixarem o ambiente mais amplo, também vão manter a sua sala sempre organizada.

Por outro lado, se na sua casa você possui a integração da sala de estar com a sala de jantar, esses ambientes precisam seguir a mesma linguagem visual.

Em relação aos móveis, o sofá-cama é uma ótima opção de móvel multifuncional, servindo como um dormitório para visitas.

Já para a sala de jantar, uma mesa redonda com tampo de vidro e cadeiras transparentes, de acrílico, por exemplo, podem ajudar na amplitude do ambiente.

Para concluir, a iluminação deve ser o mais natural possível. Mas, se você quiser investir em lustres sob a mesa de jantar, a preferência é por tons amarelados e modelos de tamanho médio.

Cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais importantes, afinal, passamos boa parte do tempo nela, certo? Nesse sentido, para quem mora em casa pequena, a cozinha americana costuma ser o modelo mais escolhido.

Para esclarecer, a cozinha americana é separada apenas por uma bancada entre a sala de jantar e estar, que pode servir como uma mesa para refeições rápidas ou como suporte para preparos culinários, acompanhada de banquetas altas.

Para decorar sua cozinha da melhor forma, os móveis planejados são grandes aliados. Por exemplo, você pode colocar o armário, a pia e o gabinete em uma só parede.

Não se esqueça de instalar um depurador ou coifa sobre o fogão/cooktop para evitar que o odor dos alimentos alcance outros ambientes.

Em relação a iluminação, assim como a sala, a dica é que você opte por cores frias e luzes brancas para a cozinha.

Quarto de casal

O quarto é um dos cômodos da casa que mais vai precisar de móveis planejados e multifuncionais. Isso porque, qualquer mobília grande demais pode acabar ocupando muito espaço.

Você já pensou em ter uma cama que possa guardar edredons, roupas e cobertores? Sem sombra de dúvidas, essa é uma opção para fazer você ganhar amplitude.

Em relação ao armário, o quarto pequeno pode ficar bem mais espaçoso se o guarda-roupa aproveitar toda a extensão do pé-direito. Além disso, outra opção para ganhar mais espaço é ter portas de correr ao invés de portas que abrem e fecham. Ou seja, investir em um armário planejado é uma ótima escolha.

Aliás, o uso de prateleiras é indicado tanto pela praticidade quanto pela função decorativa. Por exemplo, é possível colocar objetos, porta-retratos, livros, e por aí vai.

Por fim, também é interessante apostar em móveis e peças em tons claros, que como vimos, ajudam a aumentar a sensação de amplitude no quarto.

Mas, se você quiser trazer cores no seu quarto, pode fazer isso através dos edredons, cortinas, almofadas, entre outros.

Quarto infantil

Na hora de decorar a casa, não podemos deixar de falar sobre o quarto infantil. Os móveis planejados também são uma ótima pedida para quarto de criança.

Na mesma linha, ter uma cama, beliche ou até mesmo treliche com gaveta para guardar brinquedos e roupas de cama é uma alternativa que você pode seguir.

Para organizar outros objetos, é possível colocar ganchos atrás da porta, para pendurar mochilas, casacos e muito mais.

Além disso, o uso de adesivos é fundamental para trazer um toque divertido ao quarto.

Banheiro

Se você acha que o banheiro não precisa de decoração, vamos te mostrar que é possível criar um ambiente funcional e bonito nesse cômodo tão importante. Para isso, cada elemento deve ter uma função.

Em primeiro lugar, repita o exercício de manter apenas itens essenciais, mas pensando no banheiro. Perfumes, maquiagem e remédios podem ficar no quarto, por exemplo.

Em outras palavras, evitar excessos previne a bagunça, o que não é ideal quando a casa só tem um banheiro.

E já que estamos falando de organização, nada melhor do que manter as cores claras em relação a mobília, como em gabinetes e prateleiras.

Faltou espaço no seu gabinete? Coloque nichos na parte de cima, eles podem comportar toalhas, rolos de papel higiênico, sabonetes e até mesmo um pequeno vaso com flores para decoração.

Por fim, você pode investir em pastilhas para o revestimento do chuveiro e em um box transparente, que aumenta a sensação de profundidade.

Área de serviço

Por último, você pode organizar a sua lavanderia com armários embutidos, prateleiras, cestos e caixas organizadoras, que certamente vão trazer um toque delicado e funcional para o local.

Não se esqueça da máquina de lavar. Normalmente, os modelos dois em um (lava e seca) são os mais indicados, pois otimizam mais o espaço.

Você também pode aproveitar esse ambiente para colocar outros itens que devem ficar fora de casa, como uma sapateira e um espaço para a tábua de passar roupa.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Como decorar uma casa gastando pouco?

Agora que você já sabe o que deve levar em conta na hora de aprender como decorar uma casa, é importante saber como economizar nessa tarefa.

Para isso, você não precisa ter habilidades manuais de um arquiteto. Basta aprender alguns truques simples e pesquisar sempre pelos melhores preços.

A seguir, confira algumas dicas para decorar uma casa sem gastar muito!

Invista em acessórios

Os acessórios são ótimos para decorar sem precisar de um investimento muito alto. Nesse sentido, tapetes, almofadas e quadros podem fazer toda a diferença na decoração da sua casa.

Mas, lembre-se que objetos mais escuros podem deixar o ambiente menor. Além disso, se você for um fã de estampas, elas devem ter harmonia entre si.

Prateleiras são ótimas aliadas

Como dito, as prateleiras são funcionais e decorativas, e devem ser aproveitadas em praticamente todos os cômodos da casa. Então, utilize as prateleiras na sala para colocar porta-retratos, na cozinha para receber utensílios, no banheiro em formato de nichos, nos quartos para guardar livros, além da lavanderia.

Uma outra opção são caixotes de madeira, que são fáceis de conseguir e decorar. Com isso, vale usar a criatividade: pintar, usar adesivos, e por aí vai.

Tenha pufes multifuncionais

Os pufes são um exemplo de móvel funcional. Eles servem tanto como assento quanto como baús, dependendo do modelo que você escolher.

Por isso, se você quer colocar um pufe na sala ou quarto, a dica é que você prefira modelos com rodinha, que são mais fáceis de serem deslocados.

Papéis de parede podem durar mais

Para quem quer mudar a cara das paredes sem gastar com pintura, os papéis de parede são uma ótima opção.

Isso porque, a durabilidade desse material é maior do que a da pintura, e os gastos com manutenção e mão de obra podem ser menores.

Espelhos ampliam o espaço

É claro que não poderíamos deixar os espelhos de fora dessa lista, certo? Afinal, eles ajudam (e muito) na amplitude do ambiente, principalmente em casas pequenas.

Nesse sentido, eles funcionam muito bem na sala de estar e nos quartos.

Iluminação é essencial

A iluminação é um ponto muito importante se você quer economizar na decoração da sua casa. Por exemplo, ao invés de optar pela iluminação embutida, você pode usar luminárias, que são ajustáveis e podem mudar de lugar, além de saírem mais em conta do que a iluminação fixa.

Tenha plantas em casa

Ter um cantinho verde em casa não precisa sair caro. Um bom exemplo disso é o jardim vertical, que pode ser feito com vasos simples de plástico pendurados em ganchos em ripas de madeira, parafusadas na parede da sua área externa. Os vasos de concreto também podem ser uma boa opção.

Viu só que aprender como decorar uma casa pequena não é tão difícil assim? Com planejamento e criatividade, é possível deixar a sua casa do jeitinho que você sempre sonhou!

Para mais dicas como essa, é só continuar de olho nos posts do Blog Alea. Até a próxima!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Assim, além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Portanto, todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. Agora, a Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Ou seja, vem escolher a sua!

Sair da versão mobile