Ícone do site Alea

Área comum do condomínio: conheça os espaços das Casas Alea!

Área comum do condomínio | Foto de área de lazer de condomínio fechado | Estilo de Vida | Blog Alea

Muitos brasileiros sonham em se mudar para um condomínio, principalmente pelas vantagens que esses empreendimentos oferecem. Além de proporcionar segurança e praticidade, a maioria dos imóveis conta com a área comum do condomínio, formada por espaços voltados para oferecer os moradores poderem ter mais lazer, sobretudo, melhor qualidade de vida!

Com isso, as casas Alea dispõem de áreas de lazer com estrutura ideal para atender a todas as necessidades do seu dia a dia. Além de incentivar a prática de atividades físicas tanto de adultos quanto de crianças, as áreas de lazer são uma ótima maneira para você se divertir e conhecer pessoas.

Além disso, esses espaços podem trazer ainda outros benefícios, como segurança e até economia de gastos. Ficou interessado? Então aproveite: preparamos este artigo para que você possa conhecer em detalhes todas as áreas comuns dos condomínios das casas Alea e suas vantagens. Confira!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

O que é a área comum do condomínio?

Para começar, a área comum do condomínio é todo espaço que pode ser compartilhado entre os moradores. Normalmente, fazem parte da área comum:

Além desses espaços, elevadores, escadas, jardins, hortas e garagem também são exemplos de área comum do condomínio.

Quais são as outras áreas de um condomínio?

Além da área comum do condomínio, existem outros espaços de uso pessoal e compartilhado dos moradores.

Quais são as regras para uso da área comum do condomínio?

A princípio, como a área comum do condomínio é compartilhada entre os moradores, existem regras para garantir a organização dos seus espaços a fim de evitar possíveis problemas. Entretanto, é importante saber que cada condomínio define as suas próprias regras, considerando a opinião dos moradores, do síndico e da administradora. Normalmente, essa decisão é tomada na Assembleia Geral do Condomínio, por meio do Regimento Interno (RI).

Para começo de conversa, é comum encontrar nas regras informações a respeito do funcionamento dos espaços. Ou seja, quais são os horários permitidos, valores para reserva, taxa de limpeza, e por aí vai. Por isso, é importante consultar as normas do seu condomínio.

A seguir, saiba quais são as regras mais comuns de serem encontradas no Regimento Interno de um condomínio:

Horário de funcionamento

Geralmente, o funcionamento das áreas comuns costuma seguir o horário determinado pela Lei do Silêncio: entre às oito da manhã até as dez da noite. Para esclarecer, a Lei do Silêncio exige que os moradores do condomínio não ultrapassem o limite de volume de som antes ou após os horários citados.

Caso contrário, a gestão do imóvel pode aplicar multa, e se a lei continuar sendo desrespeitada, o proprietário corre o risco de perder o imóvel. Logo, para fazer o agendamento das áreas comuns, como salão de festas e churrasqueira, estabeleça um horário que respeite essa lei.

Então, para fazer a reserva, consulte a administradora sobre processos, valores e regras relacionadas à limpeza e à quantidade máxima de pessoas.

Autorização de visitas

De modo geral, familiares e amigos dos moradores são classificados como visitas. Normalmente, as visitas podem acessar o condomínio, desde que sejam autorizadas previamente pelos moradores. Do mesmo modo, também podem usufruir dos espaços comuns, desde que esses não estejam sendo utilizados por outros condôminos, por exemplo.

Ou seja, além de realizar o agendamento dos espaços, você também precisa confirmar a quantidade de visitas que deseja levar e, se possível, informar os dados pessoais de cada uma delas. Ainda mais, todas as pessoas precisam seguir as regras acordadas no Regimento Interno.

O que acontece se as regras da área comum do condomínio forem descumpridas?

De início, caso as regras de funcionamento para área comum do condomínio sejam descumpridas, você receberá uma advertência do síndico, que é o responsável por manter a ordem no condomínio.

A partir disso, a administração do empreendimento pode aplicar multas. É importante destacar que todas as regras de funcionamento sempre estarão destacadas no Regimento Interno, assim como definidas na Assembleia Geral. Por isso, é muito importante que você consultas antes de usar qualquer item da área comum do condomínio.

Ocupação indevida da área comum do condomínio

Para começar, a ocupação indevida da área comum do condomínio, além de gerar multas para o morador, pode acarretar na sua expulsão do imóvel. Por isso, tenha a certeza de fazer as reservas dos espaços nos dias permitidos, não ultrapassar os horários recomendados, realizar a limpeza após o uso, autorizar todos os visitantes e, principalmente, pagar no prazo as taxas de reserva, além da taxa condominial.

O uso de alguns espaços do condomínio podem exigir valores a mais do que já são cobrados normalmente. Assim, destacamos a importância de participar das assembleias (se você for o proprietário do imóvel) e consultar o Regimento Interno do seu condomínio para ficar atualizado sobre esses valores.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Conheça a área comum do condomínio Alea!

A Alea, responsável por incentivar a vida em comunidade, conta com áreas de lazer e convivência com todos os espaços ligados à natureza, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para você e para a sua família. A seguir, conheça todas as áreas comuns do condomínio das casas Alea e suas vantagens!

1. Portaria

Mais segurança para viver tranquilo. Essa é a principal característica da portaria do condomínio Alea. Aliás, a função mais importante da portaria é controlar a entrada e a saída de pessoas. Nesse caso, o porteiro é o profissional responsável por esse controle, além de confirmar com o morador se a visita está autorizada a entrar e evitar que qualquer pessoa estranha tenha acesso às casas.

Você também pode contar com os profissionais da portaria para informar sobre encomendas recebidas ou problemas de manutenção do condomínio, por exemplo. Finalmente, a portaria também tem a função de proteger os moradores, contando com os itens certos de segurança para os condôminos e suas casas:

2. Playground

O playground é o espaço onde a diversão é estimulada, focando especialmente nas crianças. Ainda mais, é possível deixar os pequenos brincando e conhecendo os vizinhos, para também incentivar a socialização desde cedo. Acima de tudo, o playground é a área comum do condomínio onde seu filho poderá brincar e praticar atividades físicas, o que contribui para seu crescimento e desenvolvimento.

3. Espaço Fitness

Uma das principais vantagens de morar em um condomínio fechado de casas é ter mais qualidade de vida. Pensando nisso, o Espaço Fitness foi criado para que os moradores praticarem exercícios físicos. No condomínio de casas Alea, você vai encontrar equipamentos para os mais diversos tipos de atividade, desde caminhada até musculação.

Assim, você vai ganhar mais uma opção para cuidar da sua saúde sem precisar sair de casa, fazendo economia, já que o valor pago nas áreas comuns é rateado entre cada morador.

4. Salão de festas

Está pensando em fazer uma festa de aniversário? Ou uma comemoração familiar? Então, saiba que o salão de festas é uma ótima opção para reunir familiares e amigos!

Os empreendimentos Alea contam com facilidades para que os moradores possam fazer festas, sem precisar se preocupar com o aluguel de um espaços fora do condomínio. Assim como as outras áreas do condomínio, o valor do espaço é dividido entre os moradores. No caso do salão, é recomendado que você consulte a administração do imóvel para saber se é necessário reservar com antecedência o salão de festas e quais valores podem ser pedidos.

5. Churrasqueira

A churrasqueira é o espaço ideal para comemorações ao ar livre. Assim como o salão de festas, pode receber convidados de fora. Com isso, é só fazer o agendamento do dia e do horário desejados e preparar a organização do ambiente, além de se responsabilizar pela limpeza no final.

6. Estacionamento

Por fim, no estacionamento, os moradores podem compartilhar as vagas, fazendo o esquema de rodízio. E mais: os condomínios Alea possuem vagas especialmente destinadas às pessoas com deficiência.

Vantagens da área comum do condomínio

Ter um espaço para se exercitar, caminhar e socializar faz toda diferença. É por isso que, em muitos casos, a área comum do condomínio é determinante para a escolha desse tipo de imóvel.

Afinal, ao morar em condomínio de casas com áreas de lazer, você ganha desde mais qualidade de vida até economia. A seguir, confira quais são os principais benefícios da área comum do condomínio!

Lazer e conforto

Sabemos que a rotina do dia a dia pode ser cansativa e até mesmo atrapalhar os cuidados com a saúde física e mental, por exemplo. Pensando em ajudar a resolver esse problema, os espaços de lazer proporcionam mais conforto e, principalmente, praticidade.

Ao viver em um condomínio fechado de casas, como os da Alea, você terá acesso a diversos itens, para incentivar o seu bem-estar e sua qualidade de vida, como playground, espaço fitness, salão de festas e churrasqueira.

Mais ainda, você não vai precisar gastar tempo se deslocando do seu condomínio para ter seus momentos de lazer, o que fará com que você reduz gastos com gasolina e estacionamento. Definitivamente, só esse já seria um excelente motivo para escolher morar em condomínios que ofereçam espaços para diversão e prática de exercícios, como os da Alea, mas existem outros.

Segurança

Certamente, um fator decisivo na hora de se mudar para um condomínio é a segurança que ele pode proporcionar. Como sabemos, os condomínios oferecem melhor estrutura do que as casas em bairros comuns. Por isso, além de muito práticos, os espaços comuns ainda garantem que as famílias possam se divertir com segurança.

Acima de tudo, os itens de segurança (câmeras, portões automáticos, profissionais contratados) proporcionam tranquilidade para os moradores com crianças, uma vez que permitem que elas brinquem e socializem sem correr maiores riscos.

Por fim, o controle de entrada e saída de visitantes, como entregadores e familiares de outros moradores, permite que você não fique preocupado com quem está tendo acesso às casas. Dessa forma, as áreas comuns do condomínio acabam se tornando mais seguras e convenientes.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Economia

Você já parou para pensar nos gastos que teria com as despesas fora do condomínio? Para te ajudar nesse cálculo, fizemos uma lista dos serviços oferecidos em condomínio que teriam que ser pagos, caso você morasse em um bairro comum. Confira a seguir:

Sem dúvida, todas essas despesas fazem uma grande diferença no orçamento. Como resultado, morando em um imóvel com todas essas instalações, o investimento será feito por meio da taxa condominial, que, basicamente, cobre todos os custos dos espaços de lazer.

E mais: o valor da taxa condominial é rateado entre todos os proprietários, ou seja, todos irão pagar um pouco pelas áreas comuns do condomínio, o que fará com que o valor para cada um seja bem menor. Resumindo, você vai poder economizar tendo esses serviços sempre à disposição.

Espaço para visitas

Especialmente, ao se mudar para um condomínio fechado, o contato com amigos e familiares pode ficar um pouco mais limitado. Afinal, como sabemos, esses imóveis têm um controle rigoroso de quem entra e de quem sai, com a função principal de proteger os moradores.

No entanto, em algumas ocasiões, é permitido aos visitantes circular pelo condomínio, como no caso de reuniões organizadas por moradores no salão de festas ou na churrasqueira. Com isso, as áreas de lazer garantem a opção de receber visitas em um ambiente agradável e descontraído, desde que todos os visitantes sejam previamente autorizados.

Valorização do imóvel

A princípio, com todos os itens e serviços de lazer, você concorda que os condomínios que oferecem essa estrutura são os mais desejados? Em resumo, benefícios como praticidade, segurança e economia são muito atraentes para famílias com o dia a dia mais corrido.

Então, como resultado, os condomínios que oferecem esses benefícios valorizam o imóvel no futuro. Sabendo disso, morar em condomínio é uma opção que também pode abrir portas para o proprietário, caso algum dia queira investir na venda do imóvel.

Melhor qualidade de vida

Para concluir, a soma de todas as vantagens das áreas comuns do condomínio levam mais qualidade de vida para a sua família. Assim, muito mais do que ter à disposição uma estrutura para lazer, vocês ganham mais momentos em família, descanso e conforto.

Isso porque, um lar é sinônimo de felicidade e segurança. E é justamente isso que a área comum do condomínio proporciona, o que a torna uma das grandes vantagens de morar em empreendimentos como esse.

O que é a taxa condominial?

Geralmente, a taxa condominial ou taxa do condomínio, representa o valor pago pela utilização e pela manutenção de todos os itens que compõem a área comum do condomínio. Ou seja, a administradora calcula todos os valores necessários para manter os espaços em dia, assim como para atender os pedidos de cada proprietário. Essa a taxa é paga mensalmente.

Além disso, a taxa condominial também inclui o pagamento dos funcionários que trabalham no condomínio, como o zelador, o síndico, o porteiro, o segurança, o jardineiro, a equipe de limpeza e outros. Por isso, mesmo as pessoas que moram de aluguel devem pagar a taxa condominial, já são as que usufruem de toda a estrutura do condomínio.

Diferenciais da Casa Alea

Agora que você já sabe quais são os espaços comuns do condomínio e quais vantagens eles proporcionam para sua vida, chegou a hora de conhecer os diferenciais das casas Alea.

1. Tecnologia de ponta na construção

Em primeiro lugar, as casas Alea são construídas com o método wood frame. Isso porque, esse sistema utiliza painéis multicamadas que formam a estrutura do imóvel. Com isso, o grande diferencial do wood frame é a montagem de uma casa pré-fabricada, em que as peças da fábrica são transportadas até o local da construção.

Logo, o wood frame é uma tecnologia reconhecida internacionalmente e muito valorizada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha e Suécia, chegando a representar neles 90% das casas fabricadas a partir desse método. Tamanha aceitação não é por acaso, já que essa tecnologia apresenta diversos benefícios, como:

Sendo assim, a Alea é uma das primeiras empresas brasileiras a usar o wood frame na construção de casas pré-fabricadas, tornando-se pioneira em adotar um método construtivo revolucionário, econômico e focado em entregar casas de qualidade.

2. Casas não geminadas

Em especial, a Alea oferece casas não geminadas, que evitam ruídos e são mais confortáveis, pois favorecem o controle da temperatura, além de serem independentes.

Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com reformas e barulho dos vizinhos, já que as paredes wood frame das casas Alea proporcionam conforto térmico, isolamento acústico, vedação e bom acabamento.

3. Contato com a natureza

Pensando em qualidade de vida, as casas Alea em condomínios fechados são um verdadeiro refúgio em meio à natureza, com arquitetura e urbanismo planejados para quem tem o sonho de aproveitar a vida ao ar livre. Numa casa Alea, você terá acesso às áreas comuns do condomínio e contato direto com a natureza.

4. Acabamento com materiais de qualidade

Após o processo de montagem das multicamadas do wood frame, os engenheiros responsáveis realizam o acabamento da casa com materiais de qualidade, focando em oferecer ainda mais resistência. Então, só para ilustrar, a penúltima camada é uma pintura acrílica interna, adequada para todos os tipos de acabamento. Já a última, de textura acrílica, garante aderência perfeita dos acabamentos que o proprietário escolher.

5. Conforto térmico e isolamento acústico

Inicialmente, a matéria-prima do wood frame permite preservar o clima agradável dentro de casa, privilegiar a privacidade e reduzir ruídos. Com isso, você terá duas vantagens marcantes ao morar em uma casa Alea: o ambiente sempre estará controlado. Ou seja, sua casa não será muito quente nem muito fria, assim como terá privacidade e não vai precisar se preocupar com o barulho da casa ao lado.

A importância da área comum do condomínio para a sua qualidade de vida

Mudar-se para um condomínio fechado de casas é uma experiência que traz muitos benefícios, como você ter à disposição itens de lazer e segurança, que farão parte da sua rotina de uma maneira positiva.

Agora que você já sabe como funcionam as áreas comuns do condomínio, quais são os itens e as vantagens de morar em condomínio, chegou a hora de realizar esse sonho para poder contar com todos esses benefícios.

Para concluir, a Alea é uma construtora de casas que tem uma proposta totalmente focada no contato com a natureza, na privacidade e no conforto. Mais ainda, é uma grande parceira do programa Casa Verde e Amarela. Assim, na compra da casa Alea, você poderá ter direito a benefícios exclusivos do projeto do governo federal, como subsídio, uso do FGTS nas parcelas e composição de renda.

A seguir, saiba mais sobre a Alea e dê o primeiro passo para a conquista da sua casa própria!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

 

Sair da versão mobile