6 vantagens dos móveis planejados para o seu lar

Estilo de vida

Quando se trata do uso cada metro quadrado do seu lar, a escolha dos móveis certos pode fazer toda a diferença. Por isso, os móveis planejados surgem como uma solução eficiente. Isso porque eles oferecem não apenas função, mas também um toque pessoal à sua casa.

Hoje, a Alea vai explorar as seis vantagens que tornam os móveis planejados uma opção para transformar os ambientes e refletir o seu estilo de vida. Prepare-se para descobrir como os móveis planejados podem ser a chave para a harmonia e a beleza do seu lar!

O que são móveis planejados?

O que são móveis planejados? | Foto de uma cozinha feita com móveis planejados | Estilo de vida | Blog Alea

Os móveis planejados são uma abordagem única e sob medida para um lar. Essas peças são feitas para se encaixarem no espaço livre. Afinal, dão uma solução única e adaptada às necessidades de cada ambiente. 

Por isso, ao oferecer materiais e estilos diversos, os móveis planejados se destacam por ser versátil. Isto é, podendo ser instalados em diversos cômodos, como quartos, cozinha, banheiro e despensa. 

Essa adaptação os tornam valiosos em espaços pequenos. Onde otimizar o espaço é crucial. Além da função, os móveis planejados também priorizam a estética. Por fim, garante um visual elegante e pessoal. 

Essa atenção ao detalhe e o foco no conforto fazem dos móveis planejados uma escolha popular para aqueles que estão no processo de mobiliar a casa.

Qual a diferença entre móveis planejados e móveis modulados?

A escolha entre móveis planejados e modulados envolve personalizar e produzir. Móveis planejados são feitos para atender às necessidades de cada cliente. Dessa forma, dando opções flexíveis de modelo, cor e tamanho. Além de uma adaptação de qualquer espaço. 

Por outro lado, os móveis modulados são pré-fabricados. Ou seja, oferecem um acabamento único. No entanto, são menos exclusivos devido à produção em larga escala. 

Em termos de material, todos esses tipos de móveis podem ser confeccionados em MDF, MDP ou madeira. Isso porque há diferentes texturas e acabamentos. A escolha entre essas opções dependerá do gosto estético e dos aspectos de cada espaço.

6 Vantagens dos móveis planejados

6 Vantagens dos móveis planejados | Foto de uma família feliz sentada no sofá da sala | Estilo de vida | Blog Alea

Investir em móveis planejados vai além de preencher os espaços da sua casa. Isso porque é uma escolha que combina a praticidade, o conforto e a estética. Seja para otimizar espaços pequenos ou para criar um design exclusivo que reflita o seu estilo. Isso porque os móveis planejados são uma opção versátil e sob medida. 

Continue lendo para explorar seis vantagens dessas peças únicas!

1. Aproveito do espaço

Ao escolher móveis prontos, muitas vezes nos deparamos com a frustração do espaço livre em nossa casa. Essa é uma questão relevante em casas menores, onde cada centímetro conta.

Os móveis planejados, por sua vez, tem o compromisso de aproveitar ao máximo o espaço. Isso porque garantem uma personalização que se encaixa em cada ambiente. 

Em cozinhas, por exemplo, essa característica é crucial. Isso pois os armários planejados exploram cada canto e facilitam o acesso aos itens. Por isso, os móveis planejados garante que nenhum espaço seja esquecido. Dessa forma, se torna uma escolha essencial para quem busca uma vida em ambientes pequenos.

2. Qualidade e durabilidade

Os móveis planejados também se destacam por durarem bastante. Resultado de sua adaptação precisa às demandas de cada ambiente. Seja em uma bancada de cozinha planejada, a resistência desses móveis deve oferecer o uso contínuo e uma vida útil prolongada. Isto é, onde cada centímetro é aproveitado de forma útil.

Ser flexível também é um grande aliado. Isso porque permite que um mesmo móvel desempenhe várias funções. Por isso, ao escolher móveis planejados, preste atenção na função do móvel e uma estética que vai além de uma estética popular do momento. 

Essa dedicação à qualidade preserva a beleza e a função por mais tempo. Além disso, simplifica o cuidado dos móveis. Dessa forma, torna a escolha por móveis planejados uma escolha de grande potencial.

3. Design personalizados

Design personalizados | Foto de algumas plantas baixas com cartelas de cores ao lado | Estilo de vida | Blog Alea

Uma das principais vantagens ao optar por móveis planejados está no personalizar. Isso porque é possível ajustar as dimensões conforme as necessidades. Além disso, conceber peças genuínas que expressem o estilo do novo morador também é viável.

A liberdade de escolher cores e demais elementos estéticos da mobília é um dos benefícios marcantes dos móveis planejados. Cada detalhe é feito com precisão. O que facilita a integração das novas peças com as existentes.

Por fim, o projeto se torna único pois garante não apenas uma criação exclusiva de acordo com seus gostos e estilo de vida.

4. Mais praticidade para o dia a dia

A escolha por móveis planejados oferece uma dose extra de prática para o dia a dia. A função dada por esses móveis é crucial para garantir eficiência no uso do espaço. Isso porque o ambiente é um aliado nesse processo.

Além disso, a capacidade dos móveis planejados de otimizar ambientes torna-os uma alternativa valiosa para a ambientação. Seja em ampliar a sensação de espaço em locais pequenos ou preencher áreas muito grandes com vida.

Mais do que um simples custo, eles representam uma ação a longo prazo. Isso porque oferecem qualidade duradoura, montagem e desmontagem fácil, entre outros benefícios. 

5. Relação custo-benefício

Relação custo-benefício | Foto de um homem fazendo anotações em um caderno | Estilo de vida | Blog Alea

De primeira, os móveis planejados podem parecer uma opção desnecessária. No entanto, a compra destes revelam uma relação de custo-benefício muito favorável. O valor inicial em móveis planejados é compensado pelos ganhos substanciais ao longo do tempo.

Isso porque profissionais nesse negócio conseguem criar soluções que são mais fáceis do que você imagina.  Muitas vezes, é comprado pelo mesmo preço que peças prontas de loja.

Além disso, a qualidade desses móveis são para o futuro. Eles duram mais, são mais elegantes e funcionais. O que compensa o preço inicial lá atrás. Por isso, apenas comparar os preços pode ser injusto. Isso pois adaptar os móveis planejados agregam um valor considerável. Fazendo deles uma opção certa a longo prazo.

6. Assistência profissional

A preocupação em relação aos móveis planejados é normal, em especial quando pensamos em mudanças futuras. O receio de perder o investimento ao trocar de local de trabalho ou casa é uma preocupação de todos. No entanto, a boa notícia é que os móveis planejados são bastante flexíveis. Desmontar e remontar essas peças sem comprometer sua forma original é viável.

O segredo está em contar com a assistência profissional desde o início do processo. Isto é, envolvendo a empresa responsável pela fabricação. Ao planejar a compra dos móveis, é possível discutir e criar soluções sob medida. Isso, é claro, levando em consideração as mudanças no futuro. 

Essa flexibilidade traz calma para quem planeja mudanças e um benefício para aqueles que gostam de renovar a decoração de tempos em tempos.

7 dicas para escolher os seus móveis planejados

7 dicas para escolher da melhor forma | Foto de um arquiteto desenhando um projeto | Estilo de vida | Blog Alea

Escolher os móveis planejados ideais para o seu novo cantinho é mais simples do que parece. Isso porque a chave está em desvendar os elementos que simplificam todo o processo de seleção. 

Alguns exemplos são o conceito estético e a paleta de cores. Além disso, há a qualidade e a compreensão das dimensões para criar o que será a cara do seu lar.

Vamos explorar as vantagens dos móveis planejados e compartilhar 7 dicas para garantir que suas escolhas sejam informadas. Se prepare para transformar sua casa!

1. Conheça as suas necessidades 

É como dizem: conheça a si mesmo. Nesse caso, conheça os aspectos da sua casa. Essa é uma dica vital que muitas vezes passa “batido”. Isto é, analise as atividades frequentes, os objetos mais usados e até mesmo o trânsito das pessoas na área.

Esse exercício simples dá uma visão clara e é a chave para escolher móveis planejados que se encaixem na sua vida. Determine a quantidade e o tipo de espaços necessários para acomodar todos os itens essenciais.

Por fim, conhecendo sua casa, você estará no caminho certo para escolher os móveis que tornam sua rotina mais prática e funcional.

2. Pesquise por uma empresa confiável

Ao se preparar para a conversa com os profissionais você torna a comunicação mais fluida. Além disso, também permite uma compreensão mais profunda de suas preferências. Esse preparo coloca você no comando. Portanto, capacite os profissionais a sugerir soluções adequadas ao seu estilo de vida.

Contudo, antes de dar o próximo passo, é crucial garantir que a empresa escolhida seja digna de confiança. Uma reputação sólida e bem-sucedida no ramo é a âncora que você precisa para navegar entre as empresas. Portanto, verifique a reputação da empresa nos principais canais de contato com o público antes de firmar compromisso. Uma dica é analisar dados como seus sites oficiais e registros que destacam realizações e diferenciais.

3. Entenda qual a sua rotina

Como já mencionamos, ao personalizar seus móveis, você cria um ambiente que se adapta às suas necessidades. Seja para organizar seus pertences de forma eficiente, criar espaços de trabalho funcionais ou facilitar a passagem nos ambientes. Assim, entender sua rotina é o primeiro passo para escolher móveis planejados que fazem sentido para a sua vida.

Por isso, analise a rotina e identifique as atividades frequentes. Além disso, considere os espaços onde passa a maior parte do tempo. É preciso perguntar sobre o espaço e os objetos que usa com frequência.

4. Escolha qual estilo de móveis você prefere

Na hora de produzir os móveis, a estética é mais do que uma simples consideração. É a expressão do seu estilo pessoal no ambiente. Isso porque escolher o estilo certo é uma dica que pode transformar a atmosfera do seu espaço.

Antes de mergulhar nas opções, é crucial definir o estilo desejado. Se você quer uma cozinha rústica, por exemplo, armários de madeira planejados podem ser a escolha ideal.

A versatilidade dos materiais, como MDF ou MDP, permite ajustes precisos na forma e detalhes. Isto é, fácil modelação dos seus móveis. A estética final é determinada pelas escolhas cuidadosas de cores e acessórios, por exemplo. Você pode optar por uma paleta harmônica para uma atmosfera suave ou ousar com contrastes vibrantes entre cores neutras e mais intensas.

5. Defina um orçamento

Antes de fechar qualquer acordo, é vital solicitar um orçamento. Isso porque quando o assunto são móveis planejados, ter um orçamento claro é mais do que uma dica. É a base para decisões conscientes e satisfatórias.

Esse orçamento deve ser transparente, com todas as informações relevantes. Desde as especificações técnicas dos móveis, prazos de entrega e as formas de pagamento. Ao ter todas essas informações em mãos, você estará mais capacitado a tomar decisões informadas. Sendo assim, evitará surpresas ao longo do processo.

6. Pense na função do espaço

Quando se trata de escolher móveis planejados, pensar na função dos móveis é um conselho que faz toda a diferença. A dimensão do ambiente tem um papel crucial na definição do arranjo mais viável para o seu lar.

Por exemplo, em espaços pequenos, a dica é optar por algo linear ou em formato de L. Isso porque esses elementos diminuem a área ocupada da casa. Isto é, uma sensação de amplitude e fluidez ao ambiente.

Já para espaços maiores, os layouts em U ou com ilha ganham destaque. Essas opções melhoram o uso do espaço. Por fim, cria uma área de trabalho mais expansiva e funcional. Além de oferecerem maior capacidade de itens, esses modelos dão uma experiência de convivência mais dinâmica e versátil. 

Função e estilo caminham juntos quando o projeto é pensado de forma única.

7. Fique atento a escolha dos materiais

A escolha dos materiais desempenha um papel vital para garantir resistência ao longo do tempo. 

Por isso é vital que essas peças sejam construídas com materiais que resistam ao clima úmido, altas temperaturas e à presença de gordura em cozinhas e outros ambientes. Nesse sentido, materiais como MDF (Medium Density Fiberboard) ou MDP (Medium Density Particleboard) são escolhas eficazes.

Para garantir uma proteção adicional contra desgaste e manchas, esses materiais podem ser revestidos com materiais específicos. Além disso, esses revestimentos também oferecem uma variedade de opções estéticas. 

Por outro lado, é crucial evitar o uso de madeira maciça sem qualquer tipo de proteção. Esses materiais podem não oferecer a resistência necessária para suportar as condições do ambiente. Isto é, a longo prazo danifica a longevidade dos seus móveis planejados.

8. Priorize móveis que ofereçam praticidade

O objetivo aqui é otimizar a eficiência do espaço. Isto é, garantir uma passagem fluida e intuitiva. Portanto, a palavra-chave é planejar. Antes de iniciar o projeto, pense sobre como você usa cada área da sua casa e como os móveis podem ser organizados para facilitar o dia a dia.

Uma tática útil é adotar o conceito do triângulo de trabalho na cozinha. Nessa abordagem, a pia, o fogão e a geladeira são distribuídos de forma igual. Essa disposição promove uma operação mais eficaz. O que torna as tarefas culinárias mais práticas e funcionais.

A praticidade, aliada a um design ágil, transforma seus móveis planejados em aliados na melhora do seu lar.

Móveis planejados para sala: como escolher?

Móveis planejados para sala: como escolher? | Foto de uma sala de estar em tons claros | Estilo de vida | Blog Alea

Ter uma sala aconchegante é insuficiente se ela não for funcional. Além disso, é preciso antecipar quais eletrodomésticos e acessórios serão usados no ambiente. Por isso, é recomendado optar por móveis planejados, equipados com prateleiras, nichos, superfícies úteis, painéis e gaveteiros. 

Isso assegura que todos os objetos da casa estejam organizados e fáceis quando estiver na sala. No entanto, se houver espaço suficiente, considerar investir em um aparador, mesas de centro e de canto também é uma excelente ideia.

Defina o estilo do ambiente

Evitar comprar móveis de forma impulsiva é ideal. Isso porque ao planejar a sala, escolher um estilo de móveis que reflita sua personalidade e preferências podem ser a peça-chave do ambiente.

Por tanto, mantenha o estilo entre os ambientes da casa para uma sensação de unidade. Além disso, leve em conta o conforto e a impressão que deseja transmitir. Por exemplo, investir em móveis acolhedores para acolher seus amigos e familiares.

Escolha móveis versáteis

Ter uma sala bonita às vezes não ajuda na organização. Isso porque é essencial planejar os eletrodomésticos e acessórios. Isto é, opte por móveis planejados com prateleiras, nichos, painéis, gaveteiros e iluminação adequada. Assim, os objetos ficam arrumados e com fácil acesso. Em espaços maiores, é vantajoso investir em aparadores, mesas de centro e de canto.

Selecione uma paleta de cores

O papel das cores na decoração é de suma importância. Isso porque influenciam de forma significativa o ambiente. As cores harmônicas desempenham um papel vital na criação de salas que transmitem alegria, serenidade, conforto e elegância. Ao mesmo tempo em que podem ser divertidos, tranquilos ou discretos. Tudo dependendo da combinação escolhida. 

Assim, a seleção cuidadosa das cores se torna vital para a atmosfera e o estilo desejados ao ambiente.

Móveis planejados para cozinha: como escolher?

Móveis planejados para cozinha: como escolher? | Foto de uma cozinha com móveis planejados | Estilo de vida | Blog Alea

Optar por armários planejados na cozinha não só aumenta o espaço livre, mas também melhora a rotina dos residentes. Em especial, ao considerar o uso constante do ambiente na vida doméstica. No entanto, há algumas dicas para recorrer. Confira:

Foque no prático

Ser prático é crucial em um projeto de cozinha planejada, por exemplo. Isso porque a mobília pode ser feita com recursos que simplificam a organização e o cotidiano. Em meio à agitação da vida moderna, a presença de móveis funcionais promovem o acesso fácil. Além disso, a movimentação fluida e eficiência no espaço, se revela muito vantajosa.

Faça uso dos espaços altos e espaços pequenos

Ao escolher armários planejados, é possível aumentar cada centímetro. Isto é, crucial em espaços reduzidos. Além disso, instalar armários planejados facilita a passagem e o acesso a todos os itens. Por fim, garante o uso diário. 

Defina a iluminação e cores do ambiente

A cozinha é um espaço central na vida doméstica. Onde a iluminação desempenha um papel crucial. Colocar tons neutros e claros, como branco, cinza e bege, é essencial para garantir uma luz adequada.

No entanto, não se deve descartar por completo tonalidades mais escuras. Em especial ao integrá-las nos móveis planejados. O que contribui para um equilíbrio visual harmônico dentro do ambiente. Encontrar o equilíbrio certo entre luminosidade e profundidade nas cores é vital para criar uma cozinha acolhedora e funcional.

Móveis planejados para quartos: como escolher?

Móveis planejados para quartos: como escolher? | Foto de um quarto infantil em tons de branco, rosa e verde | Estilo de vida | Blog Alea

Com os móveis planejados, é possível adaptar cada elemento específicos do ambiente. Isto é, confere praticidade e estilo à decoração dos quartos. Seja para otimizar áreas espaçosas ou para aproveitar ao máximo espaços reduzidos. Siga esses passos para uma melhor escolha dos móveis planejados para quartos:

Priorize o conforto

Os móveis planejados oferecem um conforto diferente, graças à sua ênfase no uso dos ocupantes. Ou seja, com um encaixe único, há um maior aproveito dos móveis. 

Dentre as opções, encontram-se portas equipadas com amortecedores e gavetas automatizadas. Além disso, há divisórias inteligentes e seções únicas para cabides, prateleiras e gavetas. 

Busque formas de otimizar o espaço

Essa abordagem única garante que cada centímetro do ambiente seja aproveitado ao máximo. Entregando não apenas beleza, mas também ser útil e elegante. Em especial em áreas pequenas, como quartos, encontrar móveis pode ser um desafio.

No entanto, os móveis planejados oferecem maior conforto e praticidade. Isso em comparação com opções tradicionais. Além disso, eles ajudam a manter o ambiente organizado. Dessa forma, evita a sensação de desordem e a ampliam o visual do espaço.

Selecione móveis multifuncionais

Os móveis planejados, conhecidos por muitas facetas, tem um papel na valorização dos espaços. Desse modo, os móveis planejados são feitos para atender às necessidades dos moradores. Ou seja, garante que nada seja deixado ao acaso. 

Esse estilo se reflete nos móveis planejados para quartos, que oferecem uma adaptação excepcional. Ser versátil permite uma variedade de aplicações. Desde estantes que se convertem em camas até mesas de centro que viram mesas de jantar.

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem-estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois usa um método construtivo internacional reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.