Ícone do site Alea

Qual é a importância da área de lazer do condomínio?

Área de lazer do condomínio | Foto de uma mãe e um filho brincando no parque | Estilo de vida | Blog Alea

Além de contar com maior segurança, um dos grandes benefícios de morar em condomínio é ter à disposição uma área de lazer completa. Desde quadras esportivas até churrasqueiras, a área de lazer pode oferecer opções de diversão e relaxamento para os moradores.

Mais ainda, é um espaço para promover a interação e convivência entre vizinhos, o que é fundamental para ganhar um clima ainda mais harmonioso e conquistar a vida em comunidade. Afinal, ter um espaço de convivência bem estruturado e agradável faz toda a diferença!

Por isso, neste post, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a área de lazer do condomínio. Vamos trazer dicas e informações importantes para ajudar você a aproveitar ao máximo.

O que é área de lazer?

A área de lazer do condomínio é um espaço destinado para a diversão e entretenimento dos moradores e visitantes. Essa área pode ser composta por diversas opções de lazer, como salão de festas, churrasqueira ou espaço gourmet, quadra de esportes, playground, academia, entre outros.

Assim, esses locais devem ser funcionais e atender a todas as pessoas que moram no condomínio. Em seguida, você vai conhecer quais são as áreas de lazer dos condomínios Alea e os seus principais benefícios.

Áreas de lazer dos condomínios Alea

Playground

O playground é o espaço ideal para brincadeiras e atividades recreativas, principalmente para os pequenos. Nessa linha, as vantagens de contar com um playground são muitas: é possível usar esse espaço a qualquer hora do dia (dentro dos horários permitidos pelo condomínio), as crianças ganham novos amigos, que podem brincar juntos sempre, além, é claro, do incentivo à prática de atividades físicas e cognitivas desde cedo.

Muitas cidades do Brasil não contam com espaços dedicados para as crianças, que estimulam seu aprendizado e crescimento. Logo, contar com um playground sem precisar sair de casa é uma grande vantagem da área de lazer do condomínio.

Ainda mais nas férias escolares, quando os pequenos estão com bastante tempo e energia para gastar. Ficar apenas dentro de casa e sem uma companhia para brincar pode ser prejudicial. Por isso, o playground é uma das áreas de lazer favorita das crianças e também de seus pais, que não vão precisar se preocupar com a segurança dos filhos.

Espaço Fitness

Assim como as crianças podem aproveitar o playground para se exercitar, os adultos podem usufruir do espaço fitness. Nos condomínios Alea, você vai encontrar equipamentos para os mais diversos tipos de atividade, desde caminhada até musculação.

A correria do dia a dia pode te desanimar na hora de ir até a academia depois do trabalho. Ou a mensalidade pode pesar nas suas economias. Com isso, ter um espaço fitness em casa resolve todas essas questões.

Você ainda pode combinar dias e horários para treinar com seus vizinhos, fortalecendo os laços da sua comunidade e gerando mais incentivo para praticar atividade física. Agora, se você prefere a ajuda de um profissional, também é possível contratar um personal trainer que irá te auxiliar no espaço fitness do seu condomínio. Para isso, é sempre importante consultar as regras da sua comunidade.

Salão de festas

Quer fazer uma festa de aniversário sem sair de casa? Reunir os vizinhos para uma confraternização? Ou chamar seus familiares para conhecer seu condomínio? Então, o salão de festas é perfeito para atender todas essas necessidades!

Os salões de festa dos condomínios Alea permitem que os moradores possam aproveitar esse espaço sem precisar se preocupar com o aluguel alto de buffets fora do condomínio. Além disso, você também vai economizar com decoração, já que é possível até mesmo se arriscar sozinho e tempo de locomoção, pois você não vai precisar sair e voltar do salão de festas várias vezes.

Churrasqueira

Agora, se você prefere comemorações ao ar livre e não dispensa aquele bom churrasquinho, também pode aproveitar a churrasqueira para chamar convidados de dentro e fora do seu condomínio. A grande diferença entre o salão de festas e a churrasqueira é que o segundo é mais focado em reuniões com amigos e familiares mais próximos e para pessoas que gostam de cozinhar.

Assim, para organizar uma festa usando a churrasqueira, é preciso fazer o agendamento com a data e o horário de uso do local, informar quais são os convidados, além de se responsabilizar pela limpeza do espaço depois que a festa acabar.

Qual é a importância das áreas de lazer para os moradores?

Sem sombra de dúvidas, os itens da área de lazer do condomínio brilham os olhos de qualquer pessoa, ainda mais famílias com filhos e que buscam mais praticidade em seu dia a dia. Além de ganhar em qualidade de vida, os moradores contam com muitos outros benefícios que você conhece a seguir!

Segurança

Um dos principais motivos para morar em condomínio é contar com uma proteção reforçada. Muitos condomínios oferecem uma estrutura completa, com câmeras, monitoramento 24h, portão eletrônico e muito mais. Na mesma linha, as áreas de lazer também proporcionam um conforto melhor nesse sentido.

Afinal, ao poder contar com itens de lazer no próprio condomínio, não é preciso sair de casa, pegar trânsito ou ficar vulnerável em locais abertos para se divertir.

Para quem tem filhos, a segurança de um condomínio é um fator ainda mais importante para considerar na hora da escolha do novo lar.

Por fim, o controle de entrada e saída de visitantes, como entregadores e familiares de outros moradores, permite que você não fique preocupado com quem está tendo acesso às casas. Dessa forma, as áreas comuns do condomínio acabam se tornando mais seguras e convenientes.

Facilidade

Você já pensou em praticar atividade física sem precisar sair de casa, pegar trânsito e enfrentar longas filas na academia? Sem falar na economia, já que normalmente os itens da área de lazer são rateados e pagos por todos os moradores do condomínio.

Além de ganhar mais facilidade, esses espaços costumam ser mais confortáveis do que locais que você precisa dividir com o público, como em praças e parques. Você vai poder utilizá-los nos dias e horários que quiser, sem depender das regras desses espaços comuns.

Valorização do imóvel

Imóveis em condomínios com áreas de lazer costumam ser mais valorizados, principalmente por se tratar de espaços com manutenção constante feita pelo corpo de funcionários, que sempre garantem o seu funcionamento correto. Portanto, seja para compra ou aluguel, cada vez mais pessoas procuram por condomínios com essa estrutura.

Sabendo disso, morar em condomínio é uma opção que também pode abrir portas para o proprietário, caso algum dia queira investir na venda do imóvel.

Economia

Morar em um condomínio com uma área de lazer completa trará uma economia significativa com o passar dos anos. Isso porque você vai economizar na mensalidade da academia e no aluguel de um salão de festas, por exemplo.

Mas você já parou para pensar nos gastos que teria com as despesas fora do condomínio? Para te ajudar nesse cálculo, fizemos uma lista dos serviços oferecidos em condomínio que teriam que ser pagos, caso você morasse em um bairro comum. Confira a seguir:

Todos esses gastos podem ser supridos com as áreas de lazer do condomínio, gerando uma ótima vantagem econômica para toda a família. Além disso, o custo desses itens é cobrado em uma única taxa, que, inclusive, é dividida entre todos os moradores, ou seja, todos irão pagar um pouco pelas áreas comuns do condomínio, o que fará com que o valor para cada um seja bem menor. Resumindo, você vai poder economizar tendo esses serviços sempre à disposição.

Espaço para visitas

O contato com amigos e familiares pode ficar um pouco mais limitado ao se mudar para um condomínio fechado. Afinal, esses imóveis têm um controle rigoroso de quem entra e de quem sai, com a função principal de proteger os moradores.

Porém, em algumas ocasiões, é permitido aos visitantes circular pelo condomínio, como no caso de reuniões organizadas por moradores no salão de festas ou na churrasqueira. Com isso, as áreas de lazer garantem a opção de receber visitas em um ambiente agradável e descontraído, desde que todos os visitantes sejam previamente autorizados.

Todas essas vantagens levam melhor qualidade de vida para a família, que ganha mais momentos de lazer, descanso e conforto.

Quais as regras para utilizar a área de lazer do condomínio?

Para manter a área de lazer do condomínio sempre em ordem e funcionando corretamente, o síndico, em conjunto com os proprietários e com a gestão do condomínio, definem as regras para esses espaços, normalmente presentes no Regimento Interno e na Convenção de Condomínio.

Assim, essas regras tem o papel de fiscalizar as atividades dos moradores em relação as áreas de lazer, como definição de horários de uso, reservas, limpeza, segurança, presença de convidados e muito mais.

A seguir, veja quais são as regras mais comuns para o uso das áreas de lazer do condomínio!

Playground

Espaço Fitness

Salão de festas

Churrasqueira

Acima de tudo, as regras da área de lazer do condomínio serão definidas de acordo com os desejos e necessidades da comunidade, em conjunto com o síndico e gestão do condomínio. Por isso, se tiver alguma dúvida sobre as normas do seu condomínio, assim como seus direitos e deveres, sempre consulte a sua gestão.

O que fazer quando as regras da área de lazer do condomínio não são cumpridas?

Caso você perceba que essas regras estão sendo desrespeitadas, é um direito de todo proprietário consultar as penalidades que também vão estar no Regimento Interno e na Convenção de Condomínio. As penas podem variar, desde advertências e multas para até a mesmo a expulsão de um morador.

Ainda mais, as regras que não estiverem presentes no Regimento ou Convenção devem ser comunicadas ao síndico, que com o aval da gestão, poderá determinar as penas.

O mais importante é sempre comunicar a administração sobre possíveis ocorrências e quais as formas de resolver esses conflitos. A área de lazer é um espaço de todos. Portanto, a comunidade deve sempre respeitá-la e preservá-la.

Logo, não é permitido usar as áreas de lazer como depósito e outros pertences, nem limitar o acesso de outros moradores para benefício próprio, por exemplo.

É permitido ter animais em condomínio nas áreas de lazer?

Outro assunto que também é motivo de discussões entre os vizinhos é a presença de animais em condomínio e a circulação de pets nas áreas de lazer. Portanto, caso você seja tutor de um animal e queira passear com o seu amigo nas áreas comuns, sempre entenda quais são as regras que devem ser seguidas, se é permitido o passeio sem coleira, se é necessário o uso de focinheira e também em relação a limpeza dos dejetos, por exemplo.

Assim, importante não apenas para promover mais qualidade de vida para a família, a área de lazer do condomínio proporciona diversos benefícios, desde maior segurança, facilidade, a valorização do imóvel, economia e até mesmo uma experiência positiva para visitas.

Além disso, são espaços que incentivam a socialização entre moradores, despertando o senso de vida em comunidade, fator essencial para viver em harmonia e bem-estar.

Gostou de aprender sobre a importância da área de lazer do condomínio? Ao morar em uma casa da Alea, você poderá contar com todas essas vantagens, vivendo da forma que você sempre sonhou em um condomínio de casas cercado pela natureza.

Para saber mais sobre os nossos empreendimentos, acesse o nosso site e confira os imóveis disponíveis na sua região. Nossos especialistas estão preparados para te atender! Para ter mais praticidade, você também pode contar com a Loja Virtual Alea.

Conheça a Alea 

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre. 

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico. 

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite! 

Sair da versão mobile