Ícone do site Alea

Guia para quem vai morar em condomínio de casas pela primeira vez

Guia para morar em condomínio | Foto de mãe e filha passeando no condomínio fechado | Estilo de Vida | Blog Alea

Morar em condomínio é uma grande novidade para quem nunca passou por essa experiência. Se você faz parte desse grupo e quer ficar bem informado sobre como funciona a convivência em um condomínio e quais são suas regras, Aproveite o nosso guia, leia este texto até o fim e entenda tudo para fazer uma boa mudança!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Vantagens de morar em condomínio de casas

Se você vai morar em condomínio de casas ou está pensando nessa possibilidade, já teve ter ouvido falar que morar em condomínio é bom pela série de benefícios que apresenta: segurança, lazer, privacidade, e por aí vai. Mas, existem outras vantagens que talvez você não conheça. Vamos descobrir quais são?

Segurança

A segurança é o principal benefício apontado por pessoas que desejam morar em condomínio. Poder contar com monitoramento por câmeras, segurança 24 horas e controle de entrada e saída são apenas alguns exemplos de recursos que deixam o morador mais tranquilo. Esses recursos que custariam mais caro pra quem vive fora de um condomínio fechado.

Saber quem está entrando e saindo do condomínio e que esses serviços são desempenhados por profissionais mostra como a segurança pode contribuir para manter sua qualidade de vida.

Lazer

Em segundo lugar, outro benefício que chama muito a atenção das pessoas interessadas em morar em condomínio é o lazer. Contando com uma estrutura pensada para incentivar a prática de atividades físicas e a diversão da criançada, por exemplo, o lazer em condomínios também leva economia ao morador, que não precisará de espaços públicos ou privados para aproveitar seu tempo livre.

Claro que a estrutura de lazer varia de um condomínio para outro. Mas, boa parte deles conta com salão de festas, churrasqueira, espaço fitness, área recreativa para crianças e muitas outras facilidades que favorecem os momentos de descontração das famílias.

Manutenção

Quem nunca teve que lidar com um reparo inesperado, como uma infiltração, ou um problema de energia elétrica? Pois é! Esses imprevistos podem acontecer e acarretar despesas extras ao morador, que é pego de surpresa. Porém, vivendo em condomínio essa realidade pode ser bem diferente.

Isso porque nessa hora é possível contar com a ajuda do zelador, o profissional responsável pela manutenção do condomínio. Então, tudo o que for relacionado a consertos do imóvel será responsabilidade dele. Ainda neste artigo, falaremos mais sobre a importância do zelador e de todos os funcionários de um condomínio.

Por agora, o importante é saber que morar em condomínio dispõe de manutenção é uma mão na roda, já que os custos são rateados por todos que ali residem. Ou seja, todo mundo paga pelo serviço. Dessa forma, o morador não se preocupa com a manutenção da sua casa, nem se vai gastar muito.

Socialização

Fazer amizade em condomínio é provavelmente uma forma de contar com a ajuda nos momentos em que precisar. Afinal, criar vínculos de socialização dentro do seu condomínio, você não só estará aumentando e fortalecendo seu círculo de relacionamentos como também estará investindo no desenvolvimento social dos seus filhos, que terão a chance de fazer amigos para a vida toda.

É muito comum as famílias criarem laços de amizade utilizando os espaços públicos do condomínio. Então, se você acredita que é essencial cultivar relações onde estiver, morar em condomínio é uma opção melhor ainda!

Privacidade

A estrutura de condomínios é feita para garantir a segurança dos moradores. Já que, como visto anteriormente, a grande maioria dispõe de portaria, monitoramento diário e vigias. Mas não é só a segurança que essa estrutura garante. Morar em condomínio fechado acaba se tornando também um investimento na sua privacidade, já que você terá o controle de quem entra e de quem sai.

Para exemplificar, vamos imaginar que você morasse em uma casa de bairro comum, e fosse interrompido no que estava fazendo ao receber uma visita inesperada (e nem sempre desejada). No condomínio, isso não aconteceria, já que as visitas precisam de autorização para entrarem.

Economia

Muitas pessoas dizem que morar em condomínio é impossível, pois os custos são altos. Entretanto, se você levar em consideração toda a estrutura que terá disponível, verá que esse raciocínio não se justifica. Aliás, alguns condomínios de casas, como os da Alea, são parceiros do Casa Verde e Amarela, programa do governo federal que facilita o acesso à moradia no Brasil, tornando essa conquista ainda mais fácil.

Mas voltando à questão dos custos, todos os benefícios do condomínio são divididos entre os moradores, por isso, morar em condomínio, na realidade, tem um ótimo custo-benefício quando comparado aos gastos individuais de quem mora em bairros abertos, que precisa pagar à parte cada item da estrutura.

Além disso, vale lembrar que casas em condomínio são muito mais valorizadas, principalmente se o imóvel estiver localizado a pontos comerciais como mercados, farmácias e escolas. Para concluir, todas essas vantagens acabam gerando um benefício extra: o aumento da qualidade de vida do morador!

Como usar as áreas comuns do condomínio?

As áreas comuns são todos os espaços de um condomínio compartilhados pelos moradores: salão de festas, churrasqueira, playground, piscina, e por aí vai. Normalmente, essas áreas têm regras bem claras para evitar qualquer dano ou conflito caso mais de um morador queira utilizar um espaço ao mesmo tempo.

Dentro dessas regras, costumam incluir informações a respeito de horário de funcionamento, pagamento das taxas do espaço e cuidados com a limpeza do local após a utilização. Vale ressaltar que as regras podem variar de condomínio para condomínio e, por isso, é fundamental que você consulte as normas do seu antes de utilizar qualquer espaço.

Um dos motivos mais comuns para se ter problemas em condomínio é desrespeitar as regras das áreas de uso compartilhado. Por isso, sempre siga as normas da gestão do condomínio: priorize manter a limpeza, não quebrar nenhum objeto e respeitar os moradores que estão compartilhando o espaço com você.

Posso ter animal de estimação em condomínio?

Para muitas pessoas, ter um animal de estimação em casa é sinônimo de companheirismo e amizade. Mas quando se está vivendo em um local com mais pessoas, é muito importante saber se a presença de animais é legal. Ou seja, antes de se mudar para um condomínio, verifique com a gestão se é permitido ter animais de estimação no condomínio.

Então, se for, existem algumas questões que você precisa saber antes de se mudar com o seu pet. É muito importante ter cuidado para evitar que o seu animal de estimação possa incomodar outras pessoas. Para exemplificar, deixar o seu animal chorando ou latindo muito alto, além de não se responsabilizar pela sujeira que ele pode deixar pelo condomínio são bons exemplos do que não fazer.

Também é importante frisar que é essencial respeitar as regras de circulação, além das que envolvem áreas comuns. Portanto, sempre leve seu bichinho de estimação pelo elevador de serviço ou pelas escadas.

Uma dica que pode te ajudar é pedir para o vizinho observar o comportamento do animal enquanto você estiver fora. E, caso ele incomode os demais vizinhos, uma boa opção é consultar um adestrador para melhorar o comportamento do seu pet.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Tenho direito à uma vaga de garagem ao morar em condomínio?

No caso dos condomínios Alea, todo morador tem sua própria vaga de garagem garantida. Entretanto, existem condomínios com estruturas e organizações diferentes. Por exemplos, alguns residenciais não têm o número de vagas ideal para atender todos moradores simultaneamente. Neste caso, o estacionamento se torna rotativo. Esse modelo não garante uma vaga fixa para todos, podendo haver trocas dependendo de quem entrar e sair. Por isso, é de extrema importância conhecer as regras de uso e saber compartilhar essas vagas com os outros moradores.

Tudo dependerá da regra que o condomínio irá estabelecer. Assim, antes de realizar a mudança, é essencial que você faça duas perguntas para a gestão do condomínio: eu tenho direito à uma vaga? Se tiver, é rotativa? Por fim, é importante ficar por dentro de todas as regras para não haver problemas.

Como funciona a Lei do Silêncio ao morar em condomínio?

Um dos principais benefícios de morar em condomínio é poder contar com a privacidade. Porém, sabemos que festas e outros tipos de comemoração podem acontecer e, para não ter problemas, é obrigatório que você respeite os horários de funcionamento das áreas compartilhadas.

Também é preciso respeitar a Lei do Silêncio, que pune os condôminos que ouvem som alto após às dez da noite e antes das oito da manhã. Consequentemente, os moradores que desrespeitam essas regras podem ser punidos com multas ou até mesmo com a expulsão do condomínio.

Caso necessário, o morador deve solicitar ao porteiro que peça ao vizinho para diminuir o volume. Em suma, respeitar essa lei é importante para evitar problemas maiores e manter a boa convivência no condomínio.

Como funciona uma reforma ao morar em condomínio?

Se você precisa ou deseja realizar uma reforma, por exemplo, é recomendado seguir dois passos antes de começar: comunicar os vizinhos mais próximos e a administradora do condomínio.

Dessa forma, você deve saber do condomínio quais as exigências para autorização de entrada dos prestadores de serviço, bem como se informar sobre os dias e os horários em que obras são permitidas. Lembrando que não são todos os condomínios com regras assim. Entretanto, o morador precisa se informar sobre horários e as regras do condomínio, através da participação das assembleias.

Além disso, a responsabilidade de comunicar o prazo de término da obra é sua, assim como descartar o entulho em local adequado.

Como funciona a divisão entre as casas no condomínio?

A divisão entre as casas pode variar muito de um condomínio para outro, pois não existe uma estrutura padrão. Por exemplo, no caso dos condomínios Alea, todas as casas contam com uma divisão, proporcionando mais privacidade e conforto aos moradores. Além disso, essa divisão garante liberdade para criar animais soltos e sem coleira no quintal e tranquilidade de deixar as crianças brincarem sozinhas.

Entretanto, alguns condomínios não têm muros ou qualquer separação entre uma casa e outra. Nessa situação é importante redobrar a atenção e o cuidado com animais, crianças, limpeza e organização de todo o espaço de uso comum.

O que é uma assembleia de condomínio e qual a sua importância?

Para quem sempre morou em bairros abertos, a assembleia de condomínio é uma novidade que merece uma explicação. A assembleia é a reunião dos vizinhos com a gestão do condomínio para apontar possíveis problemas, tirar dúvidas e oferecer sugestões de melhorias para toda a comunidade.

Por isso, é importante que você participe das assembleias sempre que possível. Elas são o momento ideal para expor seu ponto de vista e melhorar a convivência com outros moradores, o que certamente contribuirá para melhorar também a qualidade de vida em sua casa. Então, não deixe de participar das assembleias e garantir seu direito de morador!

Quais são os funcionários de um condomínio?

Como você viu até aqui, um condomínio dispõe de muitas instalações, e para cuidar de todas elas com responsabilidade, é necessário ter um quadro de funcionários dedicados para cada tipo de função. Também é preciso que algumas empresas sejam contratadas para realizar essas tarefas.

Síndico

Caso você nunca tenha morado em condomínio, entender os principais deveres do síndico é fundamental para se adaptar a essa nova realidade. Em resumo, o síndico é o morador (ou o contratado) responsável pela gestão do condomínio. Abaixo, conheça as funções de um síndico:

Apesar de todas as regras serem bem claras, sabemos que é possível que existam desentendimentos com os moradores. Dessa forma, também é responsabilidade do síndico resolver esses problemas. O síndico deverá esclarecer todas as dúvidas, propor soluções, fiscalizar o cumprimento das regras por parte dos condôminos e funcionários, além de aplicar multas em casos de descumprimento das normas do condomínio.

Construtora

A construtora é responsável por realizar a construção do empreendimento com segurança e qualidade. Também é encarregada da contratação da mão de obra, do descarte de entulho em local adequado e do controle de cronograma e entrega do imóvel no prazo acordado.

Administradora

Já a administradora faz parte da vida do morador quando o empreendimento é entregue pela construtora. Normalmente, a administradora costuma ser contratada para organizar questões que envolvem segurança, finanças e limpeza, entre outras necessidades do condomínio.

A contratação da administradora é opcional. Ou seja, os mesmos serviços prestados por ela podem ser realizados pelo síndico. Porém, a administradora costuma facilitar ainda mais a rotina das pessoas que vivem em condomínio, já que, contando com esse serviço, você terá a certeza de contar com uma equipe de profissionais à disposição para lidar com todos os problemas relativos ao condomínio.

O síndico e a administradora do condomínio podem atuar juntos?

A resposta é sim! Porém, as funções do síndico mudam um pouco com essa colaboração. A princípio, a administradora passaria a ter maior controle das funções, e o síndico se tornaria a pessoa responsável por fazer a ponte entre a empresa e os outros moradores.

Da mesma forma, as regras existem para serem seguidas. Assim, caso você perceba problemas na gestão do síndico, informe a administradora. Se o fato dor comprovado, ele poderá ser legalmente responsabilizado por danos ao condomínio e aos seus moradores.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Porteiro

O porteiro é o profissional que fica na entrada do condomínio, controlando a entrada e a saída das pessoas e é um dos profissionais mais importantes. Afinal, ele é diretamente responsável por sua segurança e a da sua família. Ademais, você também pode contar com o porteiro para receber encomendas e informá-lo da entrega. Sempre recorra ao porteiro quando precisar de informações relacionadas a visitas, encomendas e contato com outros moradores.

Segurança

Assim como o porteiro, o segurança também previne riscos e ajuda a manter a sua casa mais protegida. Ele se encontra nas redondezas do condomínio, vigiando e estando ciente de que não haverá problemas com desconhecidos ou até mesmo ladrões. convivência com outros moradores, o que certamente contribuirá para melhorar também a qualidade de vida em sua casa. Então, não deixe de participar das assembleias e garantir seu direito de morador!

Limpeza

O quadro de funcionários da limpeza é um dos mais importantes. Afinal, são esses colaboradores que cuidam de toda a higiene e limpeza do condomínio. Mas é importante destacar que eles são contratados apenas para manter a limpeza das áreas comuns, como salão de festas, piscinas, churrasqueiras e outras disposições do condomínio. A higiene da sua casa é responsabilidade sua.

Alguns condomínios podem contar com mais funcionários, como jardineiros e piscineiros. Tudo irá depender da estrutura do condomínio que você escolher para morar.

Se eu tiver um problema ao morar em condomínio, devo falar com quem?

Caso ocorra um contratempo ou surja uma dúvida, você deve entender qual a raiz do problema para saber a quem deve consultar: a construtora ou a administradora.

Fale com a construtora em casos de:

Assim, também é responsabilidade da construtora autorizar obras que irão alterar a estrutura da casa, visto que essa mudança pode mudar as regras de garantia. Para não ter dúvidas, é fundamental que você consulte o Manual do Proprietário. Nele, você pode se informar sobre as questões estruturais do empreendimento.

Consulte a administradora para falar sobre:

A função da administradora é gerenciar o condomínio, e os assuntos acima são alguns exemplos que podem ser resolvidos por ela. Acima de tudo, vale ressaltar que as funções da administradora devem estar prescritas em contrato, beneficiando todas as partes envolvidas. É importante destacar também que os serviços contratados irão depender do que foi acordado entre os condôminos e a administradora.

E a imobiliária?

A imobiliária também tem um papel importante na hora de fechar o contrato de compra do imóvel e do condomínio. Entretanto, sua função é atuar como mediadora na negociação do empreendimento. Por exemplo, caso a opção seja fazer um contrato de locação, você precisa conferir quais as regras acordadas entre o inquilino e o proprietário.

Quais os direitos e os deveres ao morar em condomínio?

Conhecer os principais direitos e deveres ao se mudar para um condomínio é importantíssimo. Afinal, essas regras favorecem a boa convivência e a tranquilidade no condomínio.

Direitos ao morar em condomínio

Ao assinar o contrato de compra de um imóvel em condomínio, a lei garante os benefícios e também pela legislação interna, sendo eles:

Os direitos dos moradores dependem do que está incluso na infraestrutura do condomínio. Certamente, alguns dos direitos estão relacionados ao cumprimento de obrigações, como veremos a seguir.

Deveres ao morar em condomínio

Morar em um condomínio de casas significa respeitar as regras para manter a comunidade bem organizada, seja em questões financeiras ou de comportamento. Dessa forma, conheça alguns dos principais deveres do morador:

Cumprir os deveres e exigir seus direitos faz parte do contrato. Assim, sempre que tiver dúvidas sobre direitos e deveres no condomínio, consulte a administradora ou a construtora.

Morar em condomínio de casas vale a pena?

Morar em condomínio de casas é a melhor opção para quem está procurando por segurança, privacidade e, consequentemente, qualidade de vida. Certamente, o custo-benefício do condomínio é animador, visto que morando em uma casa em bairro, seria muito difícil arcar com todas as despesas relativas à estrutura de lazer e segurança que um condomínio oferece.

Outra vantagem de viver em condomínio é ter contato com outras pessoas, sejam crianças ou adultos. Socializar faz bem, podem aumentar seu círculo de amigos, e até mesmo levar você a construir amizades duradouras!

Tudo isso contribui para o principal diferencial dos condomínios: a qualidade de vida. Mas, para certificar de que todos esses planos sairão conforme o esperado, você precisa fazer a sua parte.

Então, além de seguir as nossas dicas, leia o regulamento interno no momento da sua chegada. Também participe das assembleias e tire dúvidas com os vizinhos e funcionários para conhecer melhor a estrutura do imóvel e as regras de convivência. Assim, será bem mais fácil cumprir todas as normas e cultivar amizades.

E lembre-se: caso tenha um problema ou dúvida, não deixe de procurar a administradora, a construtora ou o síndico do condomínio. Agora que você sabe a diferença entre cada um deles, é mais simples buscar pelos seus direitos e deveres.

Com este guia, a busca pela casa própria se torna ainda mais motivadora, e a Alea pode ajudar você a conquistar esse sonho!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile