Ícone do site Alea

Vida em condomínio: 8 dicas para viver bem

Vida em condomínio | Imagem de duas miniaturas de casa de madeira e um coração | Estilo de vida | Blog Alea

Segurança, conforto, lazer. Benefícios como esses são o que motivam muitas pessoas a buscar uma vida em condomínio, que além de desejarem morar em um local tranquilo e longe de perigos como assaltos, também buscam por mais qualidade de vida.

Porém, morar em condomínio requer certa preparação, especialmente se você sempre morou em um imóvel independente. Afinal, você vai precisar compartilhar algumas decisões com os seus vizinhos e com os funcionários da comunidade, e, para que tudo ocorra bem, é indispensável criar um bom relacionamento.

Nesse sentido, preparamos um guia com as principais dicas para quem está buscando a vida em condomínio. Aqui, você vai encontrar as principais dúvidas sobre morar em condomínio e como resolver possíveis problemas. Confira!

O que é vida em condomínio?

Antes de mais nada, um condomínio é um espaço dividido entre proprietários, que também compartilham áreas comuns.

Cada morador possui uma unidade privativa, uma casa por exemplo, no caso de quem possui um imóvel em um condomínio para moradia.

Logo, a vida em condomínio possui diversas vantagens: contar com mais segurança, ter o apoio de profissionais para resolver diversas questões, ter áreas de lazer completas à disposição, maior praticidade para manutenção e claro, fazer parte de uma comunidade, conhecer pessoas novas e criar laços de amizade para a vida toda.

Entretanto, a vida em condomínio também pode ter muitos desafios, pois são várias pessoas vivendo e convivendo no mesmo ambiente, com hábitos, culturas, costumes e pensamentos que podem ser diferentes e até mesmo contrários.

Nesse sentido, a convivência entre vizinhos pode ser um grande desafio para quem nunca morou em condomínio. Os casos mais comuns acontecem por atitudes de moradores que acabam prejudicando o bem-estar da comunidade, e que podem se tornar um problema ainda maior quando os envolvidos não conseguem ter um diálogo respeitoso, tolerância e empatia.

Ninguém quer passar por isso ao começar uma nova vida em condomínio, não é mesmo? A seguir, você vai entender os principais pontos de morar em um condomínio e como lidar com as questões da sua comunidade.

O que devo saber antes de morar em condomínio?

Se você está de mudança para um condomínio, é muito importante entender quais são as principais regras da sua comunidade, assim como os direitos e deveres que cada morador deve ter. Veja a seguir:

Regras do condomínio

Antes de mais nada, tudo o que pode ou não ser feito está na Convenção de Condomínio e no Regimento Interno.

Para esclarecer, a Convenção de Condomínio é o conjunto de leis mais importantes do condomínio. Essas regras são definidas por toda a comunidade, e por isso, sempre que um problema surge, é na convenção que estão as soluções do que fazer.

Já o Regimento Interno funciona como um complemento à convenção. É um documento que reúne todas as regras de convivência entre moradores, funcionários e prestadores de serviço.

Em outras palavras, são documentos que vão te orientar quando você tiver qualquer problema ou quiser tirar alguma dúvida. Todos os moradores devem ter uma cópia da convenção e do regimento para consultar quando quiser.

Antes de fazer a mudança, é interessante ler bem os documentos e caso você tenha dúvidas, procure o síndico para esclarecer os assuntos.

Festas

Uma das principais vantagens de morar em condomínio é ter a sua disposição as áreas comuns. Normalmente, a maioria dos condomínios possui itens de lazer nesses espaços, como academias, espaços para animais de estimação, playgrounds, piscinas e claro, os salões de festa.

Logo, é ótimo poder contar com um ambiente para organizar festas pessoais. Porém, festas tumultuadas, com som alto e sem a aprovação da comunidade podem gerar muitos problemas.

Além disso, é necessário que o dono da festa faça a limpeza do ambiente depois da utilização. Caso contrário, os vizinhos podem ficar mais irritados ainda, pois esse espaço é de todos e deve ser preservado.

Portanto, se você deseja usar o salão de festas para uma comemoração, é imprescindível consultar o síndico, assim como a Convenção de Condomínio e o Regimento Interno para entender todos os detalhes com antecedência.

Animais de estimação

Ter um animal de estimação em casa é sinônimo de companheirismo e felicidade. Mas, quem mora em condomínio deve ter cuidado com o comportamento do pet e precisa entender quais são as regras de convivência para animais em condomínio.

A Constituição Federal garante o direito à propriedade para todas as pessoas, e isso inclui os pets que fazem parte da família. Por isso, nenhum condomínio pode proibir os moradores de conviverem com animais de estimação.

Porém, é importante seguir algumas regras para evitar problemas com os vizinhos, já que como sabemos, latidos, sujeira e um mau comportamento não são atitudes agradáveis.

Assim, o ideal é que você se informe antes com a gestão do condomínio sobre os principais direitos e deveres para ter animais em condomínio e não enfrentar nenhum problema.

Lei do Silêncio

Neste mesmo contexto, um dos maiores problemas entre moradores de condomínio é o barulho alto provocado por vizinhos, seja em festas, por conta dos animais de estimação ou até mesmo ao escutar música alta em casa.

Para evitar que isso aconteça, existe a Lei do Silêncio, um conjunto de regras que determina os horários em que é proibido provocar som alto e, caso isso aconteça, quais são as punições.

Acima de tudo, essas regras vão depender de cada condomínio, mas segundo a lei do silêncio, os moradores devem respeitar o limite de 55 decibéis para o período diurno (das 7h às 20h) e de 50 decibéis para o período noturno (das 20h às 7h).

Por isso é tão importante conhecer a lei do silêncio e evitar som alto nos horários estabelecidos. Assim, você não correrá riscos de ter que pagar multas ou até mesmo ser expulso do condomínio.

Taxas do condomínio

A taxa de condomínio é um valor mensal que o condômino paga para poder usar os espaços comuns e para continuar morando na sua unidade. O valor da taxa normalmente é usado para custear o salário dos funcionários e para fazer a manutenção das áreas compartilhadas.

Muitos moradores fazem questionamentos sobre o pagamento desse valor. Na mesma linha, podem surgir problemas quando não há clareza sobre quais taxas devem ficar por conta dos proprietários.

Por isso, sempre consulte a administração do seu condomínio para entender se existe a cobrança da taxa de condomínio, qual é o valor mensal e o que está incluso nesse custo.

Área comum

Como vimos, as áreas comuns do condomínio são de todos, e por isso devem ser cuidadas por toda a comunidade. Normalmente, a limpeza ou manutenção desses espaços não é responsabilidade dos moradores, mas é dever dos mesmos zelarem e respeitarem o uso.

O condomínio deve contratar profissionais para esses serviços, e os moradores tem a missão de fiscalizar se tudo está sendo feito conforme o planejado.

Vagas de garagem

As vagas de estacionamento em um condomínio podem causar muitos conflitos entre os vizinhos. Alguns exemplos de problemas comuns são: parar o carro em uma vaga que não é sua, estacionar em frente ao veículo do próximo, dificultando a passagem de outro morador e também usar vagas de garagem de imóveis que estão vazios.

Nesses casos, é preciso até mesmo envolver o síndico. Dessa forma, o ideal é entender qual é a sua vaga e evitar estacionar fora dela.

Quais os benefícios da vida em condomínio?

Cada vez mais, novos condomínios são construídos pensando em oferecer infraestruturas completas, que garantam o bem-estar de quem vai morar ali.

Quer entender quais facilidades você vai poder ter ao morar em condomínio? Confira a seguir!

Segurança

Em primeiro lugar, a segurança é um dos principais motivos para pessoas escolherem morar em condomínio fechado. Isso porque normalmente as comunidades contam uma infraestrutura completa de segurança, seja de vigias, câmeras, portões elétricos, entre outros.

Vale lembrar que em um condomínio fechado, tanto as áreas de convivência quanto de lazer são privativas. Ou seja, somente os moradores, funcionários e pessoas autorizadas podem entrar no local. Além disso, os seguranças monitoram toda e qualquer movimentação no condomínio, na maioria das vezes durante 24 horas.

Lazer

Além de morar em um condomínio seguro, muitas pessoas buscam por propriedades que apresentem opções de lazer, como quadras esportivas, playgrounds, churrasqueiras, salões de festa e de jogos, espaço pet, piscinas, hortas, academia e muito mais.

Por isso, esse é um dos pontos que mais pesa na escolha pela vida em condomínio, pois você terá uma qualidade de vida maior. O grande objetivo das áreas de lazer é proporcionar as melhores experiências aos moradores.

Com isso, além de ter a disposição uma infraestrutura que garante bem-estar, você também vai morar em um condomínio mais valorizado, o que pode ser ótimo no futuro caso você queira vender a propriedade, por exemplo.

Praticidade da vida em condomínio

Outra vantagem de morar em um condomínio é a praticidade, pois a maioria dos residenciais são bem localizados, próximos de pontos de comércio, transporte público, escolas, hospitais, mercados, entre outras opções.

Assim, os moradores terão mais conforto e facilidade para resolver questões cotidianas.

Privacidade

Para quem preza por sossego, evitando barulhos externos, a vida em condomínio proporciona mais privacidade, especialmente por serem áreas preservadas.

De forma geral, a entrada e a saída sempre é controlada pela segurança, e com isso os moradores não possuem contato com agentes de fora, como carros com alto falante, vendedores ambulantes, entregadores, e por aí vai.

Natureza

Você gosta de se conectar com a natureza? Então, morar em condomínio é uma ótima opção para você, já que na maioria dos residenciais existe a preservação das áreas verdes, proporcionando um contato direto com o meio ambiente.

Por fim, vale destacar que o custo para manter os itens do condomínio é bem menor do que seria gasto em um imóvel individual, por exemplo, pois todos os proprietários vão dividir o valor da manutenção das áreas comuns.

Como fazer amizade com pessoas do condomínio?

Para muitos, a convivência com os vizinhos ao se mudar para um condomínio é o maior desafio. Situações desagradáveis e problemas podem surgir a qualquer hora do dia – ou da noite – e também podem ser de várias naturezas.

Aqui, é importante destacar que para viver bem em condomínio (isso inclui manter a paz entre a vizinhança), o respeito e a empatia pelo próximo são dois pontos que não devem ser desconsiderados.

Além disso, a vida em comunidade é uma ótima oportunidade para criar novas amizades e fortalecer conexões com as pessoas que moram literalmente ao seu lado, principalmente se você tem crianças em casa, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos.

Por isso, não faltam ideias para você ganhar novos amigos e se relacionar melhor com os moradores do seu condomínio:

Como viver bem em condomínio?

Para morar em condomínio com tranquilidade é essencial ter uma boa convivência com os vizinhos. Nós separamos algumas dicas para você colocar em prática e garantir a paz entre todos os moradores. Confira!

1. Saiba quais são as regras do condomínio

Ao se mudar para uma nova comunidade, é muito importante que você conheça quais são as regras do condomínio, até mesmo para planejar como a sua mudança vai acontecer.

A maioria dos condomínios segue as mesmas regras, como em relação a Lei do Silêncio e a presença de animais, por exemplo. No entanto, é preciso sempre consultar a Convenção de Condomínio para entender o que pode ou não ser feito, assim como o Regimento Interno para entender os direitos e deveres de cada morador.

Portanto, procure o síndico ou a administradora do seu condomínio e fique por dentro de como a comunidade funciona.

2. Participe das reuniões

Sempre que for possível, procure participar das reuniões entre moradores e profissionais do condomínio em que você mora. Afinal, esse é o momento ideal para tirar dúvidas sobre as regras da Convenção e do Regimento Interno, expor possíveis problemas e principalmente, encontrar formas de resolvê-los.

Além disso, qualquer novidade será comunicada nessas reuniões. Por isso, é fundamental participar e contribuir com a sua comunidade.

3. Respeite a Lei do Silêncio

Como vimos, a Lei do Silêncio é um dos conjuntos de regras mais importantes para quem mora em condomínio. Caso alguma regra seja descumprida, você terá que lidar com as penalidades.

Logo, é melhor prevenir do que remediar, certo? Fique atento aos barulhos feitos principalmente durante os horários em que a lei está em vigor, evitando conversar alto demais, escutar música e usar eletrodomésticos com ruído (como liquidificadores e secadores de cabelo).

Assim, você terá a garantia de que cumprirá a Lei do Silêncio e também vai poder fiscalizar se os seus vizinhos estão seguindo essas regras.

4. Garanta a segurança das crianças

Um dos principais benefícios de morar em condomínio são as áreas de lazer, que proporcionam diversão e mais qualidade de vida para os moradores, em especial, para as crianças.

Porém, os adultos devem supervisionar os mais novos, evitando que eles se machuquem ou possam quebrar algum brinquedo, o que traria um certo prejuízo para os donos do imóvel. Esse cuidado ajuda a promover o bem-estar de todos.

5. Cuide dos animais de estimação

Da mesma forma, é muito importante manter o controle e o cuidado dos bichinhos. Eles podem ficar estressados ao ficarem sozinhos, provocando barulhos como latidos, uivos e até mesmo arranhar portas, o que pode incomodar os vizinhos.

Portanto, se você deseja criar um animal de estimação, não deixe de se dedicar a ele: faça passeios, não deixe ele sozinho por muito tempo, tenha cuidado com pulgas e carrapatos e certifique-se de que ele está sempre bem alimentado, hidratado e bem abrigado de sol e chuva.

Esses cuidados são essenciais tanto para manter a boa convivência no condomínio quanto para preservar a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas.

6. Mantenha os espaços limpos

Além de preservar a comunidade onde você vai morar, prezar pela limpeza das áreas comuns do condomínio é um hábito saudável para o meio ambiente. Ajude a manter os jardins, playground, churrasqueiras, salão de festas limpos, evitando jogar papeis e outros objetos no chão.

7. Respeite o uso das vagas de garagem

Sempre evite deixar caixas e objetos em geral ocupando o espaço das vagas de garagem. Se no seu condomínio as vagas forem rotativas, ou seja, são compartilhadas entre moradores, tente combinar com um vizinho próximo os horários para que nenhum problema aconteça.

Ainda mais, para os condomínios que possuem vagas de garagem para visitantes, entenda quais são as regras para utilização e tenha sempre bom senso para que todos possam usufruir.

8. Converse com os vizinhos e funcionários do condomínio

Acima de tudo, uma simples conversa é capaz de resolver problemas e mal-entendidos. Por isso, uma das dicas mais valiosas para viver bem em condomínio é estar aberto ao diálogo e também para receber críticas, afinal, as vezes nem tudo sai como o esperado. Porém, o importante é procurar a melhor solução para todos.

No entanto, se você estiver passando por uma situação mais séria, na qual não é possível resolver apenas em uma conversa, procure o síndico e administradora do condomínio e entenda quais são os seus direitos e deveres como morador.

Morar em condomínio vale a pena?

A vida em condomínio é a melhor opção para famílias que estão em busca de lazer, conforto e uma sensação de comunidade. Apesar dos desafios da convivência com os vizinhos e de entender todas as regras que é necessário seguir, uma vez que você se adaptar a rotina de um condomínio, poderá aproveitar todas as facilidades que esse estilo de vida proporciona.

Para isso, na hora de escolher o condomínio em que você deseja morar, é preciso considerar o perfil da sua família. A nossa dica é que você faça uma lista de quais são os quesitos que não podem faltar no seu lar dos sonhos.

Em seguida, é importante montar um planejamento financeiro e entender os custos do imóvel e também o que você vai precisar pagar ao morar em um condomínio, como a taxa condominial.

Se você está em busca de um condomínio que proporcione para você e para a sua família lazer, tranquilidade, contato com a natureza e todos os benefícios que conhecemos nesse post, conheça os condomínios de casas Alea, localizados no interior de São Paulo.

Você também pode contar com a ajuda do Programa Casa Verde e Amarela para facilitar a sua conquista e encontrar o imóvel que cabe no seu bolso. Para saber mais, clique aqui e converse agora mesmo com o nosso time de atendimento.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile