Festas de fim de ano: 9 dicas para economizar

Estilo de vida

Estamos chegando na reta final do ano de 2023 e durante todo o mês de dezembro as pessoas já se animam para começar a montar as festas de fim de ano, que costumam ocorrer entre os dias 24 e 25 para celebrar o Natal, e entre os dias 31 e 01 para celebrar a chegada do ano novo.

Para te ajudar na redução de gastos para ambos os festejos, montamos uma lista incrível com várias dicas. Venha conferir nosso texto completo e saiba muito mais como fazer sua festa com menos dinheiro.

Significado das festas de fim de ano

Significado das festas de fim de ano | Foto de uma família reuniada em volta da mesa de jantar | Estilo de vida | Blog Alea

Nossas dicas começam falando sobre as festas de fim de ano. Elas são vitais para estar com a família, mesmo só com quem mora com você. Essas festas de fim de ano marcam o fim de um ciclo e o início de outro. É um tempo para agradecer pelo ano que passou e planejar o próximo. Além disso, representam união familiar e amizade. Nesse tempo, parentes se unem, celebram e descansam juntos. No dia a dia, é difícil estar com quem amamos. Mas, no fim do ano, podemos curtir esses momentos preciosos.

9 dicas para economizar nas festas de fim de ano

Curtir o as festas de fim de ano sem gastar muito parece um desafio, certo? Contudo, dá para fazer isso, e vamos te mostrar como. Portanto, se você se preocupa em gastar pouco no fim de ano, temos dicas e ideias. Com elas, você pode guardar dinheiro e evitar gastos em excesso.

Planeje suas finanças. Faz diferença! Anote despesas e veja onde cortar gastos. Compras? Compare preços antes. Dá para achar boas ofertas!

Evite comprar por impulso. Pense bem antes de gastar. Assim, você evita dívidas e fica no azul. E lembre-se: o que importa é curtir.

1. Planeje com antecedência as festas de fim de ano

Planejar tudo antes é crucial, pois facilita metade do trabalho. Além disso, com a pressa do comércio e os preços subindo, evite deixar para a última hora. Organize-se cedo, planeje os valores para as festas de fim de ano em casa. Isso inclui o menu e a decoração.

Faça uma lista do que tem que ser comprado, como comidas e enfeites. Revise bem e corte o que não é vital, para gerar menos gasto. Logo após, pesquise os preços e compre onde for mais em conta. Uma dica é comprar aos poucos. Assim, quando perceber, já terá tudo para a festa.

Na hora de comprar, peça ajuda. Aliás, os mercados lotam nesta época, e com auxílio, fica mais rápido e fácil. Só não deixe para a última hora.

2. Defina um orçamento para as festas de fim de ano

Cuidar das suas finanças começa com o passo de entender de forma clara o seu ganho e gastos fixos. Registrar esses detalhes é vital para um controle do seu dinheiro. Além disso, definir um valor e planos para despesas futuras é crucial. Assim, ao escolher suas necessidades e definir onde investir seu dinheiro, você molda um caminho com valores mais sólidos. Metas bem fixas servem como guia nesse processo.

Não se esqueça de criar uma reserva para problemas de última hora. Essa precaução é vital para lidar com esses problemas sem destruir suas finanças. Portanto, ter um plano é a chave para evitar dores de cabeça, já que algumas coisas não são possíveis evitar. Separar um fundo para esses momentos garante uma rede de segurança, fazendo com que você enfrente essas fases com mais calma. Com isso, fazer o uso eficaz do seu dinheiro é o melhor investimento para um futuro com dinheiro estável.

3. Escolha o local da festa

Na escolha do local para as festas de fim de ano, é vital levar em conta alguns pontos cruciais. Em primeiro lugar, o local deve ser de fácil acesso. Com isso, torna mais fácil a chegada das pessoas para o evento. O lugar precisa ter amplo espaço, gerando livre circulação e dando áreas para conversas, fotos e conforto, evitando aflição. É vital que o local esteja dentro das regras sanitárias pós-COVID, para garantir um ambiente seguro para todos os presentes. Além disso, a proteção física do espaço é crucial para garantir a paz durante a festa de fim de ano.

Por fim, a decoração deve estar de acordo com o clima festivo do fim de ano, ainda mais com áreas externas para ver os fogos, abertura de espumantes e outros pontos que gerem o clima festivo. Esses critérios são determinantes para uma escolha criteriosa e adequada do local para a realização da festa, independentemente de seu tamanho ou formato desejado.

4. Organize o cardápio para as festas de fim de ano 

Ao montar o menu, explore opções de menor gasto sem deixar de lado o sabor. Use as suas noções na cozinha para criar uma seleção que atraia e seja acessível, unindo comidas simples de maneira criativa. Além disso, chame os convidados para se envolver nesse processo, chamando-os a ajudar de formas diversas.

5. Não deixe as compras para o último minuto

Planejar antes as suas compras é uma forma eficaz para gerar menos custo para as festas de fim de ano. Ao estar um passo a frente, você ganha a chance de pesquisar e achar os locais onde os produtos têm preços mais baixos. Com isso, a sugestão inicial é criar uma lista com possíveis presentes e, em seguida, usar sites que comparem preços, para ter uma visão mais ampla dos custos. Com isso, é possível fazer suas compras antes do que a maioria, o que gera um aumento de valores para a época do natal. Além disso, evita-se o estresse dos locais lotados, longas filas e do caos do trânsito, que podem gerar gastos a mais para se mover ou achar uma vaga para o seu carro.

6. Determine o número de convidados

Montar uma festa é um processo que demanda cuidados, e tudo começa com a lista de pessoas para a festa. Lembre de incluir todos os parentes e amigos, pedindo a ajuda de alguém próximo para conferir os nomes e não deixar ninguém de fora. Montar a lista por famílias deixa o processo mais simples. Além disso, pense em adicionar cônjuges e confirmar a presença de todos, em especial dos casais, que podem alternar entre as festas das famílias.

Além disso, listar os convidados por sexo e idade é útil para calcular o quanto de comida e bebida precisa. Ter esses dados à mão no final da lista agiliza o plano. É vital pedir a confirmação de presença até uma data viável para garantir compras e montagem eficientes, em especial, durante o fim do ano, quando as pessoas costumam ter planos fixos. Esta confirmação deixa mais fácil o processo e garante uma festa legal para todos os presentes.

7. Aposte na ceia colaborativa

Uma abordagem colaborativa para ceias das festas de fim de ano inclui: permitir que convidados escolham pratos, diversificando sabores; coordenar compras individuais dos ingredientes acordados, enquanto alguém cozinha; estabelecer um prazo para compra, garantindo sincronia na preparação. Também é viável assumir responsabilidade total pela ceia e ingredientes, desde que custos sejam acordados. O foco está em fortalecer laços e celebrar juntos o espírito festivo.

8. Use o 13° salário com sabedoria

É tentador usar o décimo terceiro para suprir os gastos sazonais, como os do final de ano. Entretanto, o ideal é não contar com esse dinheiro extra para despesas não planejadas das festas de fim de ano. Por outro lado, priorizar um planejamento financeiro que se baseie no rendimento mensal regular, deixando o décimo terceiro como um recurso adicional para fortalecer a estabilidade financeira.

Para maximizar o benefício desse pagamento extra, considerar estratégias como quitar dívidas com juros mais elevados é uma excelente opção. Além disso, depositar em contas que oferecem maior rentabilidade, que duplica os ganhos em comparação à poupança, ou direcionar para investimentos alinhados com as metas de longo prazo para o próximo ano, são alternativas inteligentes.

Dessa maneira, ao utilizar o décimo terceiro de forma estratégica e consciente, é possível fortalecer as finanças pessoais e criar uma base sólida para alcançar objetivos futuros.

9. Use decorações no estilo “faça você mesmo”

Investir no simples é mais do que uma opção para cortar gastos; é uma chance de expor sua criatividade e aspectos originais. Optar por criar suas próprias decorações, em vez de comprar prontas, não apenas reduz custos, mas também permite uma conexão mais profunda com seu espaço. A ampla gama de recursos online oferece um universo de ideias de baixo custo, usando materiais recicláveis, tecidos, papel, velas e muito mais. Ao usar essas opções, você descobre modos únicos de adornar seu lar, podendo ajustar cada detalhe para refletir seu estilo e escolhas. Ou seja, o simples se torna uma forma de fazer do ambiente um local único e criativo, moldando sua casa em um verdadeiro reflexo de quem você é.

Dicas para tornar as festas de fim de ano mais animadas

Dicas para tornar as comemorações mais animadas | Foto de um grupo de amigos comemorando em uma festa | Estilo de vida | Blog Alea

Além dos gastos menores, é vital, para a sua festa de fim de ano, que o evento seja animado. Ainda assim, alguns pontos não podem faltar quando você for montar. Entre eles estão a música e, em principal, o entretenimento entre a família e amigos.

Escolha músicas divertidas

Para criar o clima perfeito durante a ceia de Natal, a seleção de músicas temáticas é vital. De tal forma que, escolher canções que tragam o clima de natal, com melodias festivas e um ritmo que contagie de alegria é a chave para envolver a todos nesse momento especial de união. Desde clássicos de todos os tempos até arranjos atuais, a diferença musical dá a trilha sonora ideal para aumentar o clima festivo, tornando a reunião um momento ainda mais memorável. Assim, cada acorde, cada nota, contribui para uma experiência encantadora, unindo corações e espalhando a magia única do Natal.

Organize brincadeiras em família

Quando se trata de crianças, especialmente se houver um grande número delas na festa, é crucial planejar atividades que as mantenham entretidas. Reserve um espaço com materiais para que possam se divertir sozinhas ou monte brincadeiras que incluam toda a família. Folhas em branco, lápis, giz e até mesmo brinquedos eletrônicos são excelentes opções para garantir que as crianças se divirtam tanto quanto os adultos durante a celebração. Além disso, jogos interativos, como esconde-esconde, caça ao tesouro ou até mesmo uma sessão de dança podem manter a energia e a diversão em alta para os pequenos presentes. Afinal, uma festa memorável é aquela em que todos os convidados, independentemente da idade, se divertem ao máximo.

Festas de fim de ano em condomínio 

Festas de fim de ano em condomínio | Foto de diversas pessoas sorrindo e se divertindo em uma festa de fim de ano | Estilo de vida | Blog Alea

Viver em um condomínio é sinônimo de conforto e conveniência, especialmente pela presença de áreas dedicadas a encontros sociais. O salão de festas, um dos grandes atrativos, oferece um ambiente adequado para celebrações entre vizinhos e amigos. No entanto, para usufruir desse espaço de forma harmoniosa, é essencial compreender e respeitar as normas estabelecidas pela administração. Isso inclui desde agendamentos prévios até a manutenção da ordem durante o evento. Conhecer as diretrizes contribui para preservar o ambiente, garantir a equidade no uso e promover a convivência saudável entre os condôminos. Desse modo, ao seguir tais diretrizes, torna-se possível desfrutar plenamente das vantagens oferecidas pelo salão de festas, criando momentos memoráveis e fortalecendo os laços na comunidade condominial.

Comemoração no salão de festas 

O salão de festas em condomínio é um ambiente multifuncional e atrativo para os residentes que almejam realizar celebrações e reuniões. Acima de tudo, é equipado com uma diversidade de recursos, como uma cozinha completa, churrasqueira, instalações sanitárias, mesas, cadeiras e demais utilidades, torna-se um espaço ideal para eventos sociais.

No entanto, é fundamental considerar que as dimensões e condições desse espaço podem variar consideravelmente entre os condomínios. Por isso, é crucial revisar e compreender o regulamento interno específico de cada localidade antes de agendar qualquer evento. Esclarecer questões relativas à reserva, horários disponíveis, regras de uso e possíveis restrições é essencial para uma organização eficaz e para evitar conflitos entre os moradores. Além disso, estar a par das diretrizes estabelecidas pelo condomínio ajuda a garantir uma experiência agradável e harmoniosa para todos os envolvidos.

Verifique a disponibilidade do salão de festa para as festas de fim de ano

Ver a disponibilidade para a reserva do salão de festa com muita antecedência é vital para que você consiga a vaga. Isso se dá, pois a busca pela reserva deste tipo de ambiente ganha muita procura para as festas de fim de ano. Além disso, não se esqueça que existe a chance de o condomínio impor uma taxa para locação do salão, justamente por conta da alta demanda.

Cuidado com a limpeza e organização após as festas de fim de ano

Ao terminar o uso do salão de festas, seguir as regras é vital. Em certos espaços, a norma pode incluir a lavagem da louça, enquanto em outros, a ênfase recai sobre a limpeza geral e a montagem do ambiente. Além disso, é imperativo recolher todo o lixo gerado, realizar a higienização completa da cozinha e dos utensílios utilizados, deixando o espaço pronto e adequado para o próximo usuário. Em alguns condomínios, há a cobrança separada pelo serviço de limpeza; por isso, é aconselhável verificar previamente as condições e as regras estabelecidas, garantindo a conformidade com as diretrizes vigentes. Essas medidas são essenciais para manter a harmonia e o respeito mútuo no compartilhamento desses espaços coletivos.

Respeito o espaço

Os limites de capacidade em salões de festas são fundamentais para assegurar a segurança de todos os participantes. Estabelecidos com base em regulamentos de segurança, esses critérios visam mitigar riscos e garantir um ambiente seguro e controlado durante eventos. Ao respeitar esses limites, além de cumprir as normas estabelecidas, é possível proporcionar uma experiência mais tranquila e protegida para todos os presentes. A conscientização sobre essas restrições não apenas demonstra responsabilidade, mas também contribui para a prevenção de situações indesejadas. Portanto, ao planejar qualquer evento, é essencial considerar e respeitar rigorosamente essas diretrizes para assegurar a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.

Confira as regras para usar o local durante as festas de fim de ano

Além dos horários e limites de convidados, as regras do salão de festas podem abranger orientações sobre limpeza após o evento, restrições de barulho, políticas de decoração e até mesmo normas de segurança, mesmo durante as festas de fim de ano. É fundamental respeitar tais diretrizes para garantir a harmonia entre os frequentadores e preservar o local para futuros eventos. A organização prévia, a comunicação clara com os responsáveis pelo espaço e o cumprimento das normas estabelecidas são passos essenciais para usufruir do ambiente de maneira adequada e aproveitar ao máximo o momento festivo.

Festa em casa

Festas organizada em casa | Foto de um casal animado sendo recepcionado em uma festa | Estilo de vida | Blog Alea

Quando se monta uma festa em casa, é crucial ter consideração. Respeitar o direito dos vizinhos ao descanso é fundamental, especialmente devido à Lei do Silêncio vigente. Como, então, promover um evento nesse espaço, independentemente do tamanho do imóvel? O morador tem o direito de celebrar, mas é essencial seguir algumas diretrizes para evitar possíveis queixas. Conflitos entre os condôminos podem surgir se não forem observadas tais regras, levando o síndico a aplicar advertências e multas. Manter um equilíbrio entre a celebração e o respeito ao ambiente coletivo é a chave para garantir uma festa agradável para todos os envolvidos.

Pense na divisão dos espaços para organizar as festas de fim de ano

É essencial considerar o espaço disponível ao montar eventos com várias pessoas reunidas no mesmo local. Em ambientes compactos, como apartamentos pequenos, é recomendável afastar os móveis para garantir a circulação e evitar danos. Ao fazer isso, você reduz a chance de os convidados arrastarem ou colidirem com os móveis, minimizando ruídos excessivos e preservando a tranquilidade do ambiente durante a festa. Essa precaução contribui para uma experiência agradável e confortável para todos os presentes.

Tenha respeito pelos vizinhos durante as festas de fim de ano

Em condomínios, respeitar a máxima “minha liberdade acaba onde começa a do outro” é crucial. Sendo assim, evite perturbar os vizinhos com barulhos altos e lembre-se de que ninguém é obrigado a suportá-los. Para evitar exceder limites, convide pessoas que não sejam barulhentas e, se necessário, peça gentilmente para diminuírem o volume. Comunique-se com os vizinhos e o síndico sobre problemas de barulho e, para criar simpatia, gestos como oferecer uma planta ou chocolate podem amenizar possíveis desentendimentos. 

Cuidado com a Lei do Silêncio 

Em meio à atmosfera festiva, é crucial reiterar a lei do silêncio após as 22h, quando os ruídos devem diminuir. Contudo, é fundamental exercitar a tolerância. Ruídos inevitáveis, como conversas mais altas, circulação de pessoas e o arrastar de cadeiras, fazem parte de uma festa, podendo incomodar. É essencial agir com bom senso e buscar um equilíbrio. Em ocasiões assim, talvez valha a pena propor, em uma reunião, uma extensão temporária do horário para até a meia-noite, considerando o bem-estar de todos os envolvidos e promovendo um entendimento mútuo.

Conheça a Alea

A Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem-estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite.

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.