Presentes de Natal: 8 dicas para economizar e aproveitar!

Estilo de vida

Se tem algo que amamos mais do que as luzes cintilantes e as canções natalinas, é a alegria de presentear nossos entes queridos durante a temporada festiva. No entanto, não é segredo que o Natal pode colocar uma pressão extra no bolso. Mas não se preocupe, estamos aqui para desvendar os segredos de presentear sem esvaziar a carteira! Hoje, vamos compartilhar oito dicas espertas que não só vão deixar os presentes de Natal mais econômicos. Mas irão também garantir que sejam embalados com o espírito festivo.

8 dicas para economizar nos presentes de Natal

8 dicas para economizar nos presentes de Natal | Foto de diversos presentes no chão, ao redor da árvore de Natal | Estilo de Vida | Blog Alea

Seja você um expert em economia ou alguém que está prestes desbravar o mundo das finanças pessoais, estas oito dicas vão te ajudar a manter o brilho nas suas celebrações sem deixar sua conta bancária exausta. Afinal, o Natal não deve ser um festival de estresse financeiro. Mas sim, um momento de compartilhar amor e alegria de forma sustentável. Confira!

1. Estabeleça um orçamento  

Antes de se deixar envolver pela magia das compras natalinas, é hora de uma direção financeira sólida que pode fazer toda a diferença. Isto é, em vez de mergulhar de cabeça nas lojas, sugerimos começar o seu plano de Natal de 2023 com um passo crucial: a gestão das suas finanças.

Em primeiro lugar, priorize o pagamento das faturas atrasadas e dívidas pendentes. Isso porque esses compromissos muitas vezes carregam juros que, se ignorados, podem mudar de forma séria a sua vida financeira. 

A dica-chave aqui é calcular o quanto você pode gastar para as compras natalinas apenas após pagar todas as suas contas fixas e dívidas. Esse limite não apenas dá uma visão clara do seu orçamento disponível. Mas também serve como uma barreira protetora contra excessos que teriam um baque negativo nas suas finanças. Isso de forma inevitável.

2. Faça uma lista de compras dos presentes de Natal

Faça uma lista de compras dos presentes de Natal | Foto de uma moça com a expressão pensativa escrevendo uma lista de presentes | Estilo de Vida | Blog Alea

Manter os pés no chão durante o cronograma das compras de Natal pode ser a chave para uma celebração mais equilibrada e saudável para o bolso. O primeiro passo? Identifique de forma cuidadosa as pessoas que você deseja presentear. Embora o desejo de agradar a todos seja real, nem sempre é viável. Neste ponto, a realidade precisa se alinhar aos nossos desejos, e é isso que faz toda a diferença no orçamento.

Por isso, crie uma lista com os nomes e presentes. Uma dica, dá para organizar por prioridade. Em seguida, divida o total de dinheiro disponível para a compra dos presentes pelo número de pessoas na lista. Voilà! Você agora terá uma visão clara de quanto pode gastar em cada presente. Portanto, o objetivo é garantir que cada escolha seja consciente e esteja alinhada ao orçamento combinado.

3. Não deixe para a última hora os presentes de Natal

A última semana antes do Natal é, sem dúvida, um turbilhão de atividades para todos. No entanto, essa correria não precisa ser uma armadilha financeira para quem busca economizar durante as festas. A palavra de ordem? Antecipação.

Realizar suas compras com antecedência dá espaço para análises mais criteriosas das opções disponíveis. Sem a pressão do tempo, você pode explorar diferentes alternativas, comparar preços e garantir que cada escolha seja significativa. Isso tudo é mais amigável ao seu bolso.

Além disso, negociar com os vendedores torna-se uma tarefa mais suave quando o cenário não está saturado de consumidores de última hora. A calma dada pela antecipação não apenas favorece melhores acordos. Ela também permite que você faça escolhas mais certas.

4. Fique atento as promoções 

Dedique um tempo para analisar se o desconto é genuíno ou apenas uma artimanha para atrair consumidores. Essa prática preventiva protege seu bolso de possíveis enganos. Além disso garante que você obtenha o melhor custo-benefício em suas compras natalinas.

Aproveitar ao máximo as promoções é a estratégia certa para presentear com estilo sem acabar com as suas finanças. Quanto mais atento você estiver às ofertas legais, maiores serão suas chances de ter presentes memoráveis a preços acessíveis.

5. Pesquise e compare os preços

Pesquise e compare os preços | Foto de uma moça segurando um papel e usando a calculadora | Estilo de Vida | Blog Alea

Na mesma linha da dica anterior, para garantir que seu orçamento seja econômico, a palavra-chave é pesquisa. O primeiro passo é imergir no vasto universo online. Realize uma série de pesquisas detalhadas dos produtos desejados, anote de forma cuidadosa os preços encontrados.

Isso porque essa prática dá uma visão abrangente das opções disponíveis. Ela pode também criar uma base sólida para suas futuras decisões de compra. Assim, com as informações em mãos, a próxima etapa é comparar as ofertas. Ao visitar lojas físicas, leve consigo a lista de preços que encontrou online. Essa estratégia permite que você faça uma análise instantânea das opções, vendo as melhores ofertas e evitando surpresas negativas no caixa.

Outra tática inteligente é acessar o site da loja no exato momento em que estiver dentro da loja física. Essa abordagem valida os preços online. Além disso cria um espaço interessante para negociar. Use as informações obtidas na internet como uma ferramenta para argumentar por reduções de preço junto aos vendedores. Isso transforma a pesquisa em economia real.

6. Faça presentes de Natal a mão

Faça presentes de Natal a mão | Foto de uma criança abrindo um presente de Natal | Estilo de Vida | Blog Alea

Se, por exemplo, você tem uma criança especial em sua lista de presentes, dê uma olhada nos brinquedos esquecidos no seu quarto. Por que não dar uma segunda vida a um brinquedo antigo? Uma boneca pode se tornar uma obra-prima de brincadeira com uma nova roupa e um adereço no cabelo. A imaginação é o limite!

Se você tem habilidades com costura, o universo de opções se amplia ainda mais. Elabore roupas exclusivas ou confeccione itens de decoração que iluminarão o lar de seus familiares. A grande vantagem? Seu investimento se concentra apenas em tecidos e linhas. O que resulta em presentes personalizados e repletos de afeto.

Ao optar por presentes feitos à mão, você não apenas economiza, mas também oferece algo único e cheio de carinho. Essa prática revitaliza objetos esquecidos. Isso porque adiciona um toque especial ao ato de presentear. Então, neste Natal, deixe sua criatividade florescer e presenteie de forma única e econômica.

7. Não compre por impulso

O primeiro passo para evitar compras impulsivas é reconhecer os gatilhos que geram esse comportamento. Seja a atmosfera festiva das lojas, as promoções irresistíveis ou a pressão de encontrar o presente perfeito, identificar esses fatores é crucial para tomar decisões conscientes.

Uma estratégia eficaz é fazer uma lista de compras antes de sair para as lojas ou navegar online. Além disso, é preciso dar um passo para trás antes de finalizar a compra. Pergunte a si mesmo se o item é mesmo necessário e se ele se encaixa no seu orçamento. Avalie se a compra é movida por impulso emocional ou se é uma escolha ponderada.

8. Considere fazer compras online

Considerar a transição para compras online no período natalino pode ser uma estratégia inteligente para economizar tempo e dinheiro. Por isso, pense em explorar uma variedade de opções e comparar preços de maneira eficiente. Dessa forma, os consumidores podem encontrar as melhores ofertas sem a necessidade de percorrer diversas lojas físicas. 

Alguns benefícios são as promoções exclusivas e a facilidade nas trocas e devoluções. Além disso, há o conforto de evitar aglomerações nas lojas tradicionais. Isso tudo contribui para uma experiência de compra mais tranquila e personalizada. Dessa forma, permitindo que a temporada de festas seja celebrada de maneira econômica e eficiente.

Ideias de presentes de Natal acessíveis 

Ideias de presentes de Natal acessíveis | Foto de uma pessoa segurando um presente de Natal | Estilo de Vida | Blog Alea

Com o Natal batendo à nossa porta, sabemos que encontrar presentes incríveis pode ser um desafio, em especial quando queremos manter o equilíbrio no orçamento. Mas não se preocupem, vamos desbravar juntos algumas ideias de presentes de Natal acessíveis que vão fazer todo mundo sorrir, sem deixar ninguém de cabelo em pé na hora de conferir o extrato bancário. Vamos lá, vamos espalhar o espírito natalino sem quebrar o cofrinho!

Presentes de Natal: bijuterias

A escolha de bijuterias como presentes acessíveis brilha como uma opção encantadora. Os estilos diversos, desde brincos delicados até colares elegantes, permite que se encontre algo para cada pessoa na lista de presentes. Isso é claro, sem comprometer o orçamento. Além de sua beleza, as bijuterias oferecem a vantagem de presentes personalizáveis. Dessa forma, permitindo que você demonstre cuidado ao escolher algo que se alinhe ao estilo único do destinatário.

Celebrar o Natal com bijuterias enfeita e ilumina o caminho para uma temporada festiva econômica e cheia de estilo.

Presentes de Natal: livros 

Se você está em busca de presentes econômicos que vão além do material e inspiram, os livros são escolha perfeita. E você não precisa dar apenas aos amigos ávidos por uma nova leitura. Isso porque presentear com um livro pode ser a maneira ideal de cultivar o hábito da leitura. Essa opção não apenas oferece uma experiência enriquecedora, mas também se destaca como uma lembrança acessível. Sendo assim, capaz de nutrir mentes e corações de maneira duradoura. 

Presentes de Natal: roupas

As roupas também se destacam como escolhas acertadas para surpreender seus entes queridos neste Natal. Desde peças clássicas até opções modernas, o universo da moda oferece uma variedade que se adequa a todos os gostos. Além de serem acessíveis, presentear com roupas demonstra cuidado ao escolher algo que não apenas enfeita. Dessa forma, você também complementa o estilo individual de quem o receberá. 

Presentes de Natal: sapatos 

Com uma variedade que atende a todos os gostos e ocasiões, presenteie com calçados. Você estará dando um toque de elegância ao guarda-roupa de seus entes queridos.  Isso tudo sem comprometer seu orçamento. Por isso, seja para uma caminhada casual ou uma noite especial, os vários modelos dos sapatos torna-os uma opção de presente que envolve os passos de quem recebe em conforto e moda. O que garante uma celebração natalina repleta de estilo.

Presentes de Natal: cartão de presente

Quando a indecisão paira sobre a escolha do presente ideal para familiares ou amigos, a solução sem erro está nos cartões presente. Com uma ampla variedade de opções, desde gift cards até cartões para restaurantes, lojas de roupas e acessórios.  Essa alternativa oferece prática na vida pessoal. Portanto, optar por um vale-presente de uma loja frequentada pela pessoa presenteada é uma estratégia infalível e bem-recebida.

Presentes de Natal: fone de ouvido

Em um mundo onde a trilha sonora do dia a dia é quase tão importante quanto a própria rotina, os fones de ouvido tornaram-se itens vitais. Seja na viagem diária para o trabalho ou em outros eventos, quem não aprecia uma boa trilha sonora? A boa notícia é que fones de ouvido são bastante acessíveis. Dessa forma, antes de escolher o presente ideal, descubra se a pessoa em questão precisa de um novo par de fones e aposte nessa opção que une uso, o moderno e o acessível!

Presentes de Natal: cremes para o corpo

Em busca de opções de presente de Natal que sejam ao mesmo tempo criativas e amigáveis ao bolso? Considere os cremes corporais. Opte por um hidratante que seja delicioso e perfumado. Isso garantirá a satisfação da pessoa presenteada. Além de ser uma escolha acessível, a sensação de cuidado e a fragrância envolvente tornam os cremes corporais uma opção irresistível para elevar a experiência de presentear.

Presentes de Natal: carteira

Seja para ela ou para ele, as carteiras se destacam como excelentes presentes de Natal. Além da praticidade, dar uma carteira como presente pode ser uma maneira simbólica de transmitir votos de boa sorte e prosperidade para o próximo ano. Só não se esqueça de escolher um modelo que combine com o estilo da pessoa presenteada.

Dicas para manter o controle financeiro durante as compras dos presentes de Natal 

Dicas para manter o controle financeiro durante as compras dos presentes de Natal | Foto de umab pessoa fazendo anotações em um caderno, com uma calculadora ao lado | Estilo de Vida | Blog Alea

Se você chegou até aqui, se prepare! Nesse momento vamos compartilhar dicas descontraídas e diretas ao ponto. Isso para garantir que você encerre o ano sem surpresas ruins no extrato bancário. Se prepare para economizar, manter o orçamento na linha e ainda conquistar aquela lista de presentes incríveis para o Natal. Vamos nessa!

Crie um planejamento financeiro

A empolgação para presentear nossos entes queridos é grande. Mas como fazer para garantir que essa celebração não se torne um pesadelo financeiro? A resposta está em um planejamento financeiro sólido e bem elaborado. Vamos explorar como criar essa estratégia pode ser a chave para manter o controle durante as compras de Natal.

Antes de se perder na empolgação das compras natalinas, faça uma análise honesta de sua situação financeira. Avalie receitas, despesas e dívidas existentes. Entender seu ponto de partida é ideal para um plano eficaz.

Logo após, defina um orçamento específico para as despesas relacionadas ao Natal. Isso inclui presentes, decorações e eventos festivos. Ter uma quantia clara em mente ajuda a evitar gastos e mantém suas finanças sob controle.

Cuidado ao usar o cartão de crédito

Cuidado ao usar o cartão de crédito | Foto de uma moça segurando o celular e o cartão de crédito | Estilo de Vida | Blog Alea

Crie um limite realista e evite compras parceladas devido às altas taxas de juros. Por fim,  monitore seus gastos  de forma regular. Não esqueça de pagar o saldo integral no final do mês. Além disso, é preciso evitar compras por impulso e usar recompensas com sabedoria. Essas são estratégias vitais para manter o controle financeiro durante as festas. O que garante um Natal encantador de verdade sem o peso de dívidas a longo prazo.

Evite compras parceladas

Quer mesmo economizar durante as compras de Natal? Então, a dica de ouro é escapar, sempre que possível, das compras parceladas. Portanto, optar pelo pagamento à vista apenas oferece vantagens financeiras. Assim como abre espaço para descontos irresistíveis.

Além do benefício imediato, a escolha pelo pagamento à vista tira preocupações com limites futuros. Dessa forma, permite mais liberdade para compras seguidas. Por isso, com a temporada de Natal chegando, considerar o uso do décimo terceiro salário para pagamentos à vista é uma estratégia inteligente. Isso evita comprometer a vida financeira.

Aproveite o décimo terceiro, mas com cautela

O décimo terceiro salário é como um presente esperado no final do ano. No entanto, é preciso manter a cabeça fria para não mudar esse bônus para danos financeiros. Em vez de cair na tentação de gastar todo o dinheiro em compras, ter mais calma sugere um plano estratégico.

A prioridade ao receber o décimo terceiro deve ser quitar dívidas pendentes. Além disso, deve ser seguido pela construção de uma reserva de emergência. Somente após esses passos é que podemos pensar em usar o bônus para comprar presentes à vista. Em resumo, a regra de ouro é aproveitar esse dinheiro extra somente se você estiver livre de dívidas e com uma reserva já pronta.

Por isso, não se esqueça! Afinal, endividar-se na tentativa de presentear ou arriscar ficar sem uma reserva financeira são situações que devem ser evitadas a todo custo.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem-estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua e aproveite!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.