Como financiar um imóvel pela Caixa? Confira 6 passos

Como comprar uma casa

Ter o imóvel próprio é o maior sonho de boa parte dos brasileiros. Afinal, além de poder sair do aluguel, também é possível ter um patrimônio. Nesse sentido, como financiar um imóvel pela Caixa continua sendo um dos assuntos mais buscados por quem quer conquistar a casa própria.

Isso não acontece por acaso, já que a Caixa Econômica Federal oferece taxas de juros mais baixas e possui um processo mais facilitado. No entanto, para fazer um financiamento imobiliário, é necessário se planejar.

Por isso, se você quer entender como financiar um imóvel pela Caixa, veio ao lugar certo. Preparamos um conteúdo completo respondendo todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Como financiar um imóvel pela Caixa?

Financiamento da Caixa | Um corretor de imóveis entregando as chaves da casa própria para o cliente | Como comprar uma casa | Blog Alea

Antes de mais nada, para descobrir como financiar um imóvel pela Caixa, é importante entender quais são as condições que o banco federal exige para que o comprador tenha a solicitação de financiamento aprovada.

Seja para comprar um terreno, um imóvel usado, na planta ou em construção, a Caixa Econômica Federal exige que o comprador siga algumas regras, que são:

  • Ser brasileiro ou naturalizado no país e maior de idade;
  • Ter renda mensal bruta suficiente para o pagamento das parcelas pelo prazo máximo do financiamento Caixa;
  • As prestações do financiamento não podem ultrapassar 30% da renda mensal do cliente;
  • Apresentar comprovação de renda válida;
  • Não ter o CPF negativado e inscrito em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros;
  • Para financiamentos feitos pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o imóvel deve custar no máximo R$ 1,5 milhão; já para o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), não existe limite de valor;
  • Não ter usado o valor do FGTS antes em outro financiamento habitacional.

Como funciona o financiamento da Caixa?

Em primeiro lugar, um financiamento imobiliário é uma concessão de crédito que tem como objetivo a compra de um imóvel. Nesse sentido, normalmente ele é feito através de um banco, instituição financeira ou construtora.

No Brasil, a Caixa Econômica Federal é o maior operador de financiamentos de imóveis. Para esclarecer, o comprador deve pagar o valor de entrada, e o restante do preço da casa ou apartamento poderá ser financiado.

Em seguida, depois de passar pela análise de crédito e pagar a entrada, o banco vai aprovar a solicitação de financiamento e o contrato será assinado. Assim, a empresa vai comprar o imóvel à vista e você vai  pagar parcelas mensais com juros.

Dessa forma, ao ter o contrato aprovado, você já pode se mudar para o imóvel. Mas, enquanto o financiamento não for quitado, ele ainda pertence a empresa que o comprou.

Quais são as vantagens de financiar um imóvel pela Caixa?

Vantagens de financiar um imóvel pela Caixa | Casal fazendo uma pesquisa no computador | Como comprar uma casa | Blog Alea

Como vimos, a Caixa Econômica Federal possui um dos créditos habitacionais mais desejados do país, afinal, apresenta condições que facilitam a conquista do imóvel próprio.

A seguir, confira os benefícios de escolher a Caixa para financiar a sua casa.

1. É um financiamento seguro

Sem sombra de dúvidas, a CEF é a maior concessora de crédito imobiliário no país. Assim, a empresa possui experiência de anos no segmento, e os profissionais que trabalham na Caixa poderão te ajudar com todas as etapas do financiamento.

Nesse sentido, existe o Caixa Habitação, um aplicativo que simplifica muitos processos. Por exemplo, é possível encontrar informações sobre a entrada, valor das parcelas, prazos de pagamento, documentação necessária, e por aí vai.

Acima de tudo, fazer um financiamento pela Caixa é uma opção segura.

2. Possibilidade de usar programas habitacionais

A Caixa Econômica Federal é o banco pelo qual o Governo Federal realiza seus programas habitacionais. Com isso, é possível se inscrever em um desses facilitadores para comprar a casa própria. O maior exemplo é o programa Casa Verde e Amarela.

Antigamente, o Casa Verde e Amarela era conhecido como Minha Casa Minha Vida, mas passou por uma série de mudanças que tornaram o programa mais acessível. Assim, as principais vantagens do Casa Verde e Amarela estão nas taxas de juros, no subsídio, uso do FGTS e composição de renda.

Ainda mais, o programa prioriza famílias com baixa renda, sendo o teto de limite de renda R$ 8 mil. Ou seja, quem tiver uma renda mensal até essa quantia, pode contar com condições especiais para financiar um imóvel.

3. Menores taxas de juros do mercado

Um dos grandes diferenciais do financiamento feito pela Caixa é o valor das taxas de juros, que costuma ser menor quando comparado com os valores apresentados por outras empresas de crédito.

Assim, quem se encaixar em um dos grupos de renda do programa Casa Verde e Amarela, poderá contar com taxas de juros mais baixas.

Dessa forma, o pagamento das parcelas mensais poderá se tornar mais fácil, visto que o Custo Efetivo Total (CET) também será menor.

4. Prazos maiores para pagamento

Prazo de pagamento do financiamento Caixa | Pessoas calculando contas | Como comprar uma casa | Blog Alea

Quem busca o financiamento imobiliário como forma de comprar um imóvel, certamente leva em conta o longo prazo de pagamento. Na mesma linha, para quem quer financiar um imóvel pela Caixa, ele pode ser uma grande vantagem.

Em outras palavras, essa facilidade pode ajudar na hora de diminuir o valor da parcela mensal. O prazo máximo de um financiamento feito pela Caixa é de até 35 anos, ou seja, é possível parcelar a compra do imóvel em até 420 meses.

5. Facilidade para pagar o valor de entrada

O financiamento é uma das opções mais vantajosas para que famílias de baixa renda possam conquistar a casa própria. No entanto, o valor de entrada costuma ser uma preocupação, já que ele representa uma quantia alta e deve ser pago à vista.

Porém, no Casa Verde e Amarela, é possível parcelar a entrada em até 48 vezes, o que pode ajudar a amenizar o custo, que totaliza cerca de 20% a 30% do preço total do imóvel. Dessa forma, a entrada facilitada é mais uma das vantagens de financiar um imóvel pela Caixa.

6. Uso do FGTS

Além do parcelamento da entrada, uma outra opção aceita pela Caixa para pagar não somente o valor de entrada, mas também amenizar ou até quitar o financiamento é o uso do saldo do Fundo de Garantia.

Em outras palavras, caso você siga os requisitos para usar essa quantia, como ter trabalhado pelo menos três anos com carteira assinada, você poderá contar com o valor do FGTS para comprar sua casa própria.

Como dito, você poderá usar o valor para pagar a entrada, para amenizar as parcelas mensais ou, se tiver a quantia necessária, para quitar o financiamento. Sem sombra de dúvidas, é um grande benefício do financiamento da Caixa.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Quais são as etapas para financiar um imóvel pela Caixa?

Etapas para financiar um imóvel pela Caixa | Homem fazendo contas | Como comprar uma casa | Blog Alea

Para entender como financiar um imóvel pela Caixa, é importante saber que o processo possui algumas etapas. Em seguida, conheça os detalhes sobre cada uma delas.

1. Simulação de financiamento

Antes de pedir o financiamento imobiliário para a Caixa, é importante entender como esse empréstimo se aplica na prática. Por isso, o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel pela Caixa é fazer uma simulação.

Com a simulação de financiamento, você vai poder entender as condições para o seu financiamento, prazos de pagamento, se poderá contar com facilidades, como o subsídio e o uso do FGTS, entre outros detalhes.

Para isso, basta acessar o site da Caixa e preencher a simulação com os seus dados, o tipo de financiamento desejado, o valor estimado do imóvel e também a localização da casa ou apartamento. Além disso, você também deve responder o valor da sua renda mensal, se você já tem imóvel próprio, se a casa é nova ou usada, entre outros.

Acima de tudo, é importante preencher as informações corretamente, já que o banco vai considerar esses dados para aprovar ou não o crédito imobiliário.

2. Entrega da documentação

Depois de fazer a simulação e entender se as suas condições permitem que você tenha o crédito imobiliário, é hora de separar a documentação necessária para comprovar que você tem direito ao financiamento da Caixa.

Dessa forma, os documentos para financiar um imóvel pela Caixa normalmente são os seguintes:

  • Documento de identidade (RG, CNH) com CPF;
  • Certidão de estado civil;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Extrato do FGTS;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Carteira de Trabalho.

Como comprovar renda no financiamento da Caixa?

A comprovação de renda é uma das etapas do financiamento que mais gera dúvidas, especialmente para quem trabalha como autônomo.

Nesse sentido, o modelo de comprovante de renda vai depender do regime de trabalho no qual você participa. Veja a seguir:

Como comprovar renda sendo CLT:

  • Apresentar os últimos três holerites;
  • Entregar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF);
  • Apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Como comprovar renda sendo autônomo:

  • Apresentar os três últimos extratos bancários da conta corrente;
  • Entregar o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA);
  • Apresentar o Pró-Labore ou Decore.

3. Análise de crédito

Análise de crédito | Corretora negociando com um cliente | Como comprar uma casa | Blog Alea

Uma das etapas mais importantes de qualquer financiamento é a análise de crédito. Para esclarecer, é nessa fase em que a Caixa vai conferir todos os documentos entregues, avaliando se o comprador poderá ter o financiamento aprovado ou não.

Em outras palavras, caso o banco entenda que o comprador pode apresentar chances de se tornar inadimplente e não cumprir com o acordo, o financiamento será recusado.

O financiamento pode ser reprovado por uma série de fatores, entre os principais, ter o nome sujo, ter muitas dívidas e não possuir renda suficiente para pagar as parcelas do crédito habitacional.

Além disso, um outro ponto é que ter uma conta aberta na Caixa facilita o processo de análise de crédito, já que a empresa poderá consultar todo o seu histórico financeiro diretamente. Em resumo, nessa etapa a Caixa também vai identificar qual tipo de crédito é o mais adequado para cada cliente e se é possível usar o FGTS nas parcelas ou na entrada.

4. Avaliação do imóvel

A próxima fase é a avaliação das condições do imóvel escolhido pelo comprador. Para esclarecer, mesmo que o crédito seja aprovado, caso o imóvel não esteja nas condições exigidas pelo banco, a solicitação será interrompida.

Mas afinal, quais são as regras para o imóvel ser aprovado? Em primeiro lugar, deve ser residencial e urbano, ou seja, só é possível comprar uma casa ou apartamento com a finalidade de moradia, e o empreendimento não pode estar localizado em área rural.

Além disso, o imóvel em questão não deve ter pendências com a prefeitura onde está localizado, pois a Caixa não aceita irregularidades no fechamento de contrato. Isso vale para o vendedor da propriedade, que deve estar em dia com a Receita Federal e o INSS, por exemplo.

Por isso, sempre verifique as condições do imóvel que você escolher, para não atrasar o seu financiamento.

5. Avaliação técnica da Caixa

Em seguida, a Caixa fará a avaliação técnica do imóvel, que funciona da seguinte forma: um especialista do banco vai até a casa ou apartamento escolhido para avaliar as condições de habitação, assim como o valor solicitado para o financiamento.

Ainda mais, o banco também vai avaliar a documentação enviada pelo vendedor do imóvel. Somente após a aprovação do agente da Caixa, é que o laudo será emitido e o financiamento enfim será aprovado.

6. Assinatura do contrato

Sem sombra de dúvidas, a etapa mais esperada do financiamento com a Caixa é a assinatura do contrato. Na mesma linha, tanto o comprador quanto o vendedor do imóvel devem ir até uma agência da Caixa Econômica para formalizar o acordo.

Depois, o comprador precisa registrar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis. Vale ressaltar que o valor dessa taxa pode variar, dependendo do estado em que você mora.

No entanto, caso você não consiga a aprovação do financiamento imobiliário da Caixa, a boa notícia é que você pode tentar de novo. Mas para isso, é importante entender o que pôde ter ocasionado na reprovação.

Por exemplo, se você não conseguir o crédito por estar com muitas dívidas e o nome sujo, tente regularizar essa situação antes de fazer uma nova solicitação. Assim, as suas chances podem ser maiores.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Como usar o FGTS para financiar um imóvel pela Caixa?

Como usar o FGTS para financiar um imóvel pela Caixa | Celular com logo do FGTS e fundo com logo da Caixa Econômica Federal | Como comprar uma casa | Blog Alea

O Fundo de Garantia, direito de todo trabalhador de carteira assinada, além de funcionar como uma reserva para os funcionários que forem demitidos sem justa causa, também pode te ajudar a conquistar a casa própria.

Nesse sentido, o FGTS pode ser usado como parte do pagamento das parcelas (até 80% do valor em 12 meses), como valor de entrada e também para amortizar ou liquidar o saldo devedor. Em outras palavras, para quitar o financiamento.

Porém, tanto o imóvel escolhido quanto o comprador devem seguir os requisitos exigidos pelo FGTS, que são os seguintes:

Para o comprador

  • Ter pelo menos três anos de carteira assinada sob regime FGTS. Ainda mais, esses três anos podem ser consecutivos ou não, na mesma empresa ou em empresas diferentes;
  • Não ter um financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não possuir imóvel registrado no nome na cidade em que mora ou trabalha;
  • A titularidade do contrato de financiamento e do benefício do FGTS devem ser a mesma;
  • Caso você use o seu saldo para reduzir parcelas, será preciso estar em dia com o pagamento das prestações.

Para o imóvel

  • O imóvel deve ser residencial e urbano, ou seja, não pode estar localizado em área rural ou ser de uso comercial;
  • A propriedade precisa estar localizada na cidade em que você mora ou trabalha há pelo menos 1 ano;
  • A finalidade da casa ou apartamento deve ser apenas a moradia do comprador, e não aluguel;
  • A propriedade pode ser usada ou nova;
  • O imóvel deve estar matriculado no Registro de Imóveis e não pode apresentar qualquer impedimento à sua comercialização;
  • O empreendimento de interesse não pode ter sido financiado com o FGTS há pelo menos três anos;
  • A propriedade precisará ser avaliada em vistoria com um agente da Caixa Econômica Federal, atestando a finalidade de uso do imóvel e as condições de habitação, para só após essa avaliação, liberar a casa ou apartamento para o comprador.

A Caixa pode financiar 100% de um imóvel?

É importante ressaltar que o financiamento, seja na Caixa ou em qualquer outra empresa credora, dificilmente é feito sobre o valor total do imóvel. Nesse sentido, só é possível financiar 100% de um imóvel em condições muito específicas.

Na maioria dos casos, as empresas chegam a financiar até 80% do valor do imóvel, e o restante é pago na entrada pelo proprietário.

Dicas para financiar um imóvel pela Caixa

Dicas para financiar um imóvel pela Caixa | Cliente fechando acordo | Como comprar uma casa | Blog Alea

Para concluir, agora que você já sabe como funciona o financiamento da Caixa e quais as condições para participar, confira as nossas dicas para aprender como financiar um imóvel pela Caixa e sair do aluguel de uma vez por todas!

Saiba qual é a sua renda mensal bruta

Muitas pessoas não sabem ou têm dúvidas em entender o que é a renda mensal bruta, mas nós vamos explicar como ela funciona.

Renda mensal bruta é o valor total do quanto você ganha por mês, sem considerar os descontos do seu salário com impostos e benefícios da CLT. Em outras palavras, é o seu salário líquido.

Acima de tudo, os bancos como a Caixa consideram sempre a renda mensal bruta para o financiamento. Ainda mais, o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da sua renda. Então, o primeiro passo é entender de fato qual é valor total dos seus rendimentos.

Elimine gastos desnecessários

Depois de entender o valor da sua renda mensal bruta, é muito importante saber como incluir o custo das prestações da sua casa própria no seu orçamento mensal. Afinal, o financiamento é uma dívida que não pode ser atrasada e que também pode durar muitos anos, ou até mesmo décadas.

Por isso, na hora de fazer o financiamento de uma casa, é essencial eliminar gastos desnecessários para economizar mais e focar o seu orçamento. Você pode cancelar serviços que não usam, como streamings e academias, ou mudar planos de assinatura para um valor mais em conta, e por aí vai.

Planeje-se para pagar a entrada

Como vimos, o valor de entrada pode ser uma das maiores dificuldades. Por exemplo, digamos que você queira financiar uma casa com o valor de R$ 150 mil. Isso significa que a entrada deve custar entre R$ 30 mil a R$ 45 mil.

Ou seja, é essencial juntar uma quantia para pagar esse custo com mais facilidade. Além disso, quanto maior for o valor de entrada, menor poderão ser as parcelas e até mesmo a duração do financiamento imobiliário.

Para isso, você pode buscar por uma renda extra e claro, se tiver trabalhado como CLT por três anos (consecutivos ou não) e na mesma empresa ou em empresas diferentes, pode usar o saldo do seu FGTS.

Faça uma consulta do seu CPF

Como consultar o CPF | Pessoa mexendo no celular | Como comprar uma casa | Blog Alea

Mesmo que você junte o valor de entrada e organize suas finanças, seu financiamento não será aprovado se você estiver com o nome sujo. Para esclarecer, tanto a Caixa quanto qualquer outro banco quer evitar riscos de inadimplência, e clientes com o CPF negativado podem apresentar riscos.

Em outras palavras, é essencial saber qual o status do seu nome e se você tem dívidas em aberto, para resolver todas elas antes de entrar com o pedido de financiamento.

Fazer essa consulta é muito simples: basta acessar o site de um dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC. Assim, se você tiver alguma dívida, o ideal é quitar ela um tempo antes de solicitar o crédito imobiliário.

Reúna os documentos antecipadamente

Como você viu, a documentação do financiamento imobiliário da Caixa é extensa. Portanto, nada de deixar esses papéis para o último dia, certo?

Aliás, em alguns casos podem ser pedidos outros documentos, dependendo das suas condições financeiras e também das regras do banco que você escolher. Por isso, sempre consulte a empresa credora sobre a documentação necessária e já tente adiantar alguns documentos básicos para agilizar o processo.

Fique atento aos custos com taxas e impostos

O financiamento de imóveis inclui custos cartoriais, taxas e impostos sob os imóveis. Quem não está preparado para arcar com esses valores pode se assustar, e por isso, é importante saber o que é e quais os valores de cada um desses custos.

Nesse sentido, o mais relevante é o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), que varia de acordo com o preço do imóvel na cidade, mas que costuma representar cerca de 2% do valor da casa ou apartamento escolhidos.

Veja se o imóvel está em dia

Para concluir, sempre confirme se o imóvel que você escolheu está regularizado. Naturalmente, a Caixa ou outro banco fará essa avaliação para aprovar o financiamento, mas para não perder muito tempo e evitar atrasos, você também deve entender se a casa ou apartamento está em dia.

Caso você tenha comprado o imóvel na planta, uma boa dica é consultar o histórico da construtora e ver avaliações sobre os empreendimentos já entregues. Se for usado, vale a pena fazer uma pesquisa na internet e entender se o imóvel possui problemas, se precisa de reforma, entre outros detalhes.

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar para você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam um grande contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Assim, além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e tecnologia, pois possui um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Portanto, todas as casas possuem paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. Agora, a Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela, por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Ou seja, vem escolher a sua!

Escrito por:

Autor do post | Logo Alea | Condomínio de casas | Casas Alea

A casa dos seus sonhos. Possível. Acessível. Viável.

Saia do aluguel e conquiste a sua Alea. Dê o primeiro passo agora!

Ops! Precisamos saber sua região.
Ops! Precisamos saber seu nome.
Ops! Precisamos saber seu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.