Ícone do site Alea

Decoração de Natal: aprenda como decorar a sua casa

Decoração de Natal | Foto de uma criança decorando a árvore de Natal | Estilo de vida | Blog Alea

Uma das épocas mais esperadas do ano finalmente está chegando. Sinos, guirlandas, piscas-piscas. Já sabe do que estamos falando, né? Chegou a hora de preparar a decoração de Natal da sua casa!

Para entrar no clima do dia 25 de dezembro, muitas famílias começam a decoração de Natal ainda no mês de novembro. Seja uma decoração completa ou apenas alguns enfeites simples, enfeitar a casa para essa comemoração exige dedicação.

Nesse post, você vai aprender como decorar a sua casa para o Natal e comemorar as festas de fim de ano em um ambiente aconchegante e encantador. Tenha uma ótima leitura!

Como fazer decoração de Natal?

Qual é a primeira coisa em que você pensa quando ouve “decoração de Natal?” Árvores de Natal, Papai Noel e guirlandas vermelhas? Normalmente, tudo isso faz parte das decorações tradicionais, mas você também pode apostar em outros estilos, desde que façam parte do seu gosto pessoal.

Por exemplo, a decoração de Natal para casa pode ser feita com um estilo mais clean, em tons de dourado ou até mesmo trazendo mais cores, como rosa, azul, roxo e muito mais.

Com isso, um dos primeiros passos antes de começar a preparar a decoração de Natal é ter em mente quais cores e enfeites você gostaria de ter na sua casa. Assim, você já consegue escolher a decoração com mais clareza.

Depois de definir as cores da sua decoração de Natal, pense em quais tipos de enfeites você imagina na sua casa: guirlandas, arranjos para a mesa, velas e flores, a fachada da sua casa e claro, a árvore de Natal.

Como decorar árvore de Natal?

Se o assunto é decoração de Natal, é claro que a grande estrela não pode ficar de fora. Para muitos, decorar a árvore de Natal é um desafio, mas aqui você vai aprender que é possível enfeitar uma árvore linda e que traga todo o clima natalino para o seu lar.

O modelo mais tradicional é o pinheiro cheio de bolinhas, pisca-pisca e enfeites com papais-noéis, sinos  e laços. Mas, também é possível abusar da criatividade e criar uma árvore de Natal diferente.

Atualmente, existem diversos tipos, tamanhos e cores de árvores de Natal, desde naturais até artificiais. Porém, antes de escolher o modelo que você mais gosta, é importante saber de algumas coisas.

Para decorar a sua árvore de Natal, confira abaixo alguns pontos importantes:

1. Local

Em primeiro lugar, para escolher a sua árvore de Natal, é preciso ter em mente o local da casa em que você vai montar a decoração. Nesse sentido, é necessário que o morador pense bem nesse aspecto, para que a árvore não atrapalhe a circulação devido a falta de espaço.

Ou seja, o tamanho da árvore vai depender do tamanho do cômodo onde ela será montada. Além disso, ela precisa ser posicionada perto de uma tomada para ligar o pisca-pisca.

Uma dica para calcular o espaço disponível é saber o diâmetro de base (a parte mais larga) e deixar pelo menos 60cm a mais para as laterais.

Dessa forma, você pode montar a árvore de Natal em um espaço mais tradicional, como no canto da sala, para não atrapalhar a passagem, ou de forma criativa, como em um espaço ao ar livre, principalmente se você escolher uma árvore natural.

2. Tamanho

Depois de definir o local, é hora de escolher o tamanho da sua árvore de Natal. O ideal é que ela não seja muito grande nem muito pequena, mas que combine com o ambiente escolhido para a montagem.

3. Material

Desde árvores tradicionais, como as de plástico que podem ser desmontadas a cada ano, as artesanais e até mesmo as naturais, que são aquelas em que a decoração é feita em um pinheiro natural, para a escolha do material é importante entender as suas preferências: praticidade, conforto, criatividade, entre outros.

4. Cor

A árvore de Natal clássica é verde para simbolizar a vegetação natural da planta. Mas, se você quer ousar e apostar em uma decoração diferente e criativa, existem diversas cores: branca, dourada, azul e muito mais.

5. Enfeites

Os enfeites são como a cereja do bolo. Aliás, esse momento pode e deve ser aproveitado entre família e amigos, quando cada um escolhe um item especial para montar a árvore de Natal.

Você pode misturar cores diferentes de enfeites, usar apenas um tom, aqui, tudo é válido! Na mesma linha, as peças devem cobrir todas as disposições da árvore, e não apenas na parte em que a árvore vai ficar mais exposta.

6. Pisca-pisca

A iluminação da árvore de Natal dá um toque diferente para a decoração. Ele pode envolver todo o comprimento do pinheiro ou pode ser colocado em pontos específicos, tudo vai depender do seu gosto. Além disso, podem ser coloridos, normalmente utilizados em árvores tradicionais, ou com apenas uma cor, para decorações mais minimalistas e delicadas.

7. Suporte

Se a árvore de Natal for alta, você pode colocá-la direto no chão. Caso contrário, mesas e bancos podem ajudar a aumentar o tamanho de árvores pequenas. Para essa opção, uma dica é estender uma toalha natalina para esconder o suporte e levar um charme para a decoração.

Tipos de árvore de Natal

Depois de entender em qual espaço você vai montar a sua árvore de Natal, você vai escolher qual modelo mais gosta e mais se encaixa na decoração dos sonhos. Para entender melhor, veja a seguir os principais tipos de árvore de Natal.

Árvore de Natal natural

A árvore de Natal natural nada mais é do que um pinheiro comum. Entretanto, se essa for a sua escolha para a decoração, é importante lembrar que essa planta requer cuidados especiais.

Portanto, a nossa dica é que você compre o seu pinheiro de Natal após o dia 05 de dezembro. Assim, você evita que os galhos estejam secos e que as folhas caiam no período das festas.

Para que a sua árvore continue verdinha e viva, é importante regá-la periodicamente. Além disso, o ideal é que o vaso tenha aqueles buraquinhos embaixo, pois são eles que ajudam na vasão da água que rega a planta.

Por fim, por ser uma árvore de verdade, o ideal é que ela esteja localizada em um local com sol e ventilação. Acima de tudo, para ter um pinheiro natural, é preciso tomar alguns cuidados básicos para garantir que a decoração vai estar intacta no dia do Natal.

Árvore de Natal artificial

Por outro lado, a árvore de Natal artificial exige menos cuidados e é a mais comum de ser encontrada nas decorações, especialmente pela praticidade. Nesse sentido, existem diversos modelos de árvores artificiais. Saiba mais!

Árvore de Natal tradicional

É o modelo mais conhecido, especialmente pelas cores e enfeites que compõem a decoração clássica de Natal.

Árvore de Natal branca

Esse tipo de árvore remete a neve que cai sobre os pinheiros em países onde o Natal é comemorado no inverno. Como o branco é uma cor neutra, a árvore dessa cor vai combinar muito bem com ambientes com estilo minimalista, clean e moderno.

Além disso, você também pode apostar em enfeites com cores fortes, como vermelho, verde e dourado.

Árvore de Natal dourada

Para uma decoração de Natal mais sofisticada e elegante, a árvore com enfeites dourados é a melhor pedida. Isso porque o tom dessa cor está relacionado com significados especiais, como sabedoria, felicidade, prosperidade, iluminação e riqueza. São desejos perfeitos para essa comemoração entre familiares e amigos.

Árvore de Natal colorida

A sua árvore de Natal também pode ser colorida, desde que você escolha as cores que mais te agradam e que combinam com a decoração do ambiente.

Por exemplo, a árvore de Natal rosa é uma ótima opção para uma decoração mais delicada, na qual você pode usar enfeites dourados e brancos que vão dar mais personalidade ao objeto.

Uma outra ideia é a árvore de Natal azul. Você pode escolher um pinheiro verde ou branco e enfeitá-lo com peças azuis, que também harmonizam bem com dourado, prata e branco.

Porém, para fazer uma árvore de Natal colorida, é importante saber o tom que você quer que ela tenha. Se for mais claro, os enfeites devem ser mais vivos e intensos. Agora, se a árvore for mais escura, as bolas, laços e pisca-piscas devem ser mais claros e com cores diferentes.

Árvore de Natal DIY

Há também a possibilidade de montar uma árvore DIY (do-it-yourself), que na tradução significa “faça você mesmo”. É uma ótima opção para quem gosta de artesanato e decorações manuais.

Você pode criar uma árvore de Natal com diversos materiais: garrafas pet, feltro, tecidos, cordas e muito mais.

Árvore de Natal na parede

Você já conhecia esse modelo? As árvores na parede estão conquistando cada vez mais pessoas, por serem práticas e super criativas. Além disso, é ideal para casas pequenas, pois não ocupa muito espaço.

Agora que você já conhece todas as opções disponíveis para a sua árvore de Natal, confira seis passos práticos para decorar a sua e criar um ambiente natalino cheio de charme e elegância:

  1. Defina qual vai ser o ambiente para a sua árvore de Natal;
  2. Escolha as cores que você quer usar na decoração;
  3. Separe todos os enfeites;
  4. Coloque primeiro o pisca-pisca;
  5. Vá adicionando os enfeites maiores e depois os menores;
  6. Faça o acabamento com fitas decorativas ou festão.

E pronto! Você terá uma linda árvore de Natal, do jeitinho que sempre sonhou. Ainda mais, se você quer aprender como decorar árvore de Natal pequena, o passo a passo é o mesmo, mas com atenção redobrada para o espaço em que você vai colocar o pinheiro e as cores desse ambiente.

Quando montar a árvore de Natal?

A data certa de começar a montar a árvore de Natal é uma dúvida para você? Antes de mais nada, segundo a tradição cristã, o dia certo é no primeiro domingo do Advento – tempo litúrgico que dura em torno de quatro semanas. Em 2022, é no dia 27 de novembro.

Logo, se você quer seguir a tradição, o ideal é que a montagem comece entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro.

No entanto, nada impede que a sua decoração comece antes ou depois dessa data. Acima de tudo, o importante é entrar no clima e preparar o seu lar para receber pessoas queridas nesse dia tão especial.

Além disso, também existe uma data específica para desmontar a árvore de Natal: dia 06 de janeiro, Dia de Reis, somente após a virada do ano.

Qual é a cor do Natal 2022?

Se você adora tendências e gosta de ficar por dentro do que está na moda, saiba que o clássico trio das cores verde, vermelho e dourado são sempre boas ideias para a decoração de Natal da sua casa.

Isso porque são tons que remetem ao Natal logo de cara, além de transmitir uma mensagem de celebração: o verde como a cor da esperança, traz também a relação com a natureza. Já o vermelho simboliza o amor e a paixão. Por fim, o dourado e o prata significam o brilho da estrela de Natal.

Mas, não pense que essas são as únicas cores para usar na sua decoração de Natal. O que também está em alta são tons de azul-bebê, rosa-bebê, bege e amarelo claro.

Acima de tudo, o importante é escolher cores que você gosta e tons que combinem com a decoração da sua casa e dos ambientes em que você vai comemorar essa festa tão esperada.

Como fazer decoração de Natal simples?

Há quem diga que é impossível fazer uma decoração de Natal sem gastar muito com enfeites e árvores. Entretanto, preparar uma decoração simples e bonita e que agrade o gosto dos moradores acima de tudo não é um bicho de sete cabeças.

Nem sempre a decoração de Natal precisa ser carregada de enfeites e arranjos volumosos. Você pode muito bem aproveitar os itens que foram utilizados no Natal do ano passado e investir em ideias fáceis de fazer.

Se você gosta de decoração e já tem uma facilidade em fazer peças artesanais, o Natal é uma ótima oportunidade para montar os seus próprios enfeites e arranjos, que devem combinar com toda a decoração de Natal que foi planejada para a sua casa.

Lembre-se que você não precisa criar nada extraordinário ou muito complexo, mas sim decorações mais simples, como capas para almofadas de sofá, guirlandas para as portas, lembrancinhas e tudo o que estiver ao seu alcance.

Outra dica de decoração de Natal simples é espalhar pequenos enfeites pela casa, principalmente nos cômodos onde você vai concentrar a sua decoração. Você pode usar garrafas personalizadas, arranjos, plantas com enfeites, pisca-pisca e tudo o que mais gosta.

Aqui, a ideia é decorar os ambientes de casa sem se preocupar em criar uma decoração com muitos detalhes, mas uma que tenha a sua cara.

O que não pode faltar na decoração de Natal?

Alguns itens não podem ficar de fora de uma boa decoração de Natal. Por isso, veja a nossa lista de itens de decoração para essa ocasião tão especial:

Árvore de Natal

Como já vimos por aqui, a árvore de Natal é o principal destaque de qualquer decoração natalina. O pinheiro verde recheado de bolinhas e enfeites, além do pisca-pisca é o modelo mais clássico, mas nada impede que você use a imaginação e faça uma árvore de Natal diferente.

Aqui, tudo vai depender das suas preferências e criatividade, seja para decorar um pequeno vaso de planta ou até mesmo para montar a sua própria árvore caseira, por exemplo.

Guirlanda

A guirlanda é aquele item de decoração que já começa encantando desde a entrada. Ela pode ser encontrada de diferentes formas: mais simples e artesanais, com flores, brilho e até mesmo as que são feitas com pinha. Basta escolher a sua preferida!

Para esclarecer, a guirlanda é responsável por dar as boas-vindas às energias positivas. Segundo a tradição de Natal, ela atrai felicidade, prosperidade, sorte e recomeços.

Você pode usá-las nas principais portas de casa, como a porta de entrada ou a porta da sala, por exemplo. Também é possível pendurá-las na parede ou até mesmo para compor a decoração da mesa de Natal.

Papai Noel

O Papai Noel é presença confirmada nas decorações de Natal, seja em enfeites para a árvore, em toalhas de mesa para a ceia, na guirlanda ou até mesmo em forma de bonecos pelo ambiente. Sobretudo, o bom velhinho está sempre presente para despertar a magia do Natal nos lares brasileiros, principalmente para as crianças.

Luzes de Natal

As luzes de Natal podem ser feitas com o clássico pisca-pisca, com velas para a decoração da mesa, entre outras opções para encantar. Acima de tudo, devem proporcionar aconchego e felicidade ao ambiente.

Além de ser usado na árvore de Natal, o pisca-pisca também pode decorar arranjos, enfeites para a sacada e nas janelas de casa.

Enfeites

É claro que os enfeites natalinos não poderiam ficar de fora dessa lista! Só para ilustrar, você pode usar uma variedade de itens decorativos, como:

Arranjos de mesa

Se você vai comemorar o Natal em casa e preparar uma ceia daquelas, os arranjos de mesa vão dar um toque especial para a sua celebração ser ainda mais especial.

Você pode usar todos os itens decorativos que já citamos (como guirlandas e velas), além de arranjos com galhos, pinhas e flores.

E não se esqueça de caprichar na toalha, nos jogos americanos e até mesmo na louça. Você pode encontrar boa parte desses itens com facilidade na versão natalina.

Presentes

Por fim, você pode aproveitar a troca de presentes para decorar a sua casa, especialmente a árvore de Natal, já que é muito comum colocar os mimos embaixo do pinheiro na noite de Natal.

Assim, além de dar e ganhar presentes, você terá uma decoração criativa que vai despertar a curiosidade de todos os convidados!

Como decorar mesa de Natal?

A ceia é uma tradição mundial onde as famílias celebram e agradecem pelo ano que está chegando ao fim. Vai receber os convidados na noite de Natal? Então, para montar uma decoração bonita e elegante para a mesa, é preciso se planejar.

Uma dica é usar um grande arranjo no centro da mesa ou elaborar uma decoração que tenha arranjos laterais, para evitar um acúmulo de objetos na mesa.

Além disso, você também pode usar os alimentos da época para decorar a sua mesa de Natal. Já pensou que legal usar frutas como morangos, cerejas e maçãs para combinar com a decoração vermelha?

Em conclusão, use e abuse das flores e combine louças, talheres e taças para montar uma mesa posta ainda mais especial.

Como fazer decoração de Natal para sala?

Seja para passar horas jogado no sofá assistindo um filme, seja para ficar reunido em família ou para receber visitas, a sala é um dos espaços de casa mais importantes, e é claro que no Natal não é diferente.

Portanto, a decoração de Natal para sala é uma das principais, e também uma das que exige mais dedicação para que tudo saia perfeito.

Como normalmente a árvore de Natal é montada na sala de estar, a decoração do ambiente pode receber vários elementos para complementar a árvore, como almofadas, pisca-pisca, festão e até mesmo um belo arranjo para a mesinha de centro.

Não é preciso de muito para decorar a sala: pense em detalhes que vão ajudar a incrementar esse cômodo e deixá-lo ainda mais bonito. Alguns exemplos são: bolas de Natal espalhadas, arranjos de flores com pinhas, luzes e tudo o que harmonizar com o ambiente.

Como decorar guirlanda de Natal?

Desde guirlandas tradicionais até as mais moderninhas, sem sombra de dúvidas, esse enfeite está presente em muitas casas brasileiras.

Para esclarecer, o costume de decorar fachadas e portas com guirlandas surgiu em Roma, pois os habitantes acreditavam que ramos de planta traziam saúde e prosperidade. Por isso, essa decoração é tão utilizada no Natal, época de agradecer e prosperar para o ano que chega.

A guirlanda verde com laços vermelhos é a mais clássica, mas nada impede que você inove e crie guirlandas coloridas, como nas cores dourado, rosa e azul. Tudo vai depender da cor que você escolheu para decorar a sua casa, como falamos no início do post.

Além disso, também é possível decorar a casa com guirlandas feitas de materiais diferentes: com galhos secos, rolhas, crochê, bolas de Natal, feltro e por aí vai. Basta escolher o material que mais te agrada.

Ainda mais, você também pode criar a sua própria guirlanda, utilizando peças artesanais e decorando de acordo com o seu gosto pessoal.

Sobretudo, a decoração de Natal é um momento muito especial do ano em que você pode reunir a família e os amigos e preparar tudo para a chegada de uma época de paz, celebração e muito amor.

Agora, é só anotar todas as nossas dicas e colocar a mão na massa! Temos certeza que a sua decoração vai ficar incrível e com a sua cara.

E se você ainda quer realizar o sonho de ter um imóvel próprio e poder decorá-lo do jeito que você preferir, conheça as casas à venda da Alea, uma construtora de casas em condomínio fechado no interior de São Paulo. Nossos especialistas vão entrar em contato com você e apresentar todas as possibilidades!

Conheça a Alea

Alea nasceu com o propósito de proporcionar a você a oportunidade de morar em um condomínio de casas com segurança, conforto e qualidade de vida. Todos os residenciais priorizam contato com a natureza e oferecem a liberdade de viver em espaços amplos, abertos e ao ar livre.

São casas não geminadas e sem muros, em condomínios fechados que contam com projetos arquitetônicos e de paisagismo, focados no seu bem estar. Além de uma nova forma de morar, a Alea se diferencia pelo alto padrão e pela tecnologia, pois utiliza um método construtivo internacionalmente reconhecido, o wood frame. Todas as casas dispõem de paredes com 8 camadas, que entregam resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico.

Aquele seu sonho de morar em um condomínio de casas agora pode se tornar realidade. A Alea é uma das grandes parceiras do Casa Verde e Amarela. Por esse motivo, você pode usar todas as vantagens e benefícios do programa no financiamento da sua casa. Venha escolher a sua!

Sair da versão mobile